Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais!
Bem vindo ao maior fórum de animes de Brasil & Portugal!

Não deixe de registrar sua conta para poder participar do fórum! Leia nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE e configure suas opções de privacidade: https://www.forumnsanimes.com/privacy (ao acessar nosso site, você aceita nossas políticas de privacidade)

Poste 5 mensagens no fórum para ativar o seu primeiro rank e começar sua jornada! Aqui, você irá fazer amigos, participar de eventos, subir de rank e até ganhar prêmios!

Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais!
Bem vindo ao maior fórum de animes de Brasil & Portugal!

Não deixe de registrar sua conta para poder participar do fórum! Leia nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE e configure suas opções de privacidade: https://www.forumnsanimes.com/privacy (ao acessar nosso site, você aceita nossas políticas de privacidade)

Poste 5 mensagens no fórum para ativar o seu primeiro rank e começar sua jornada! Aqui, você irá fazer amigos, participar de eventos, subir de rank e até ganhar prêmios!

Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais!
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais! Entrar

descriptionO que você pensa sobre os movimentos para redução da jornada de trabalho no Brasil? EmptyO que você pensa sobre os movimentos para redução da jornada de trabalho no Brasil?

more_horiz
Há um movimento no tiktok e uma petição que já tem 500 mil assinaturas, para reduzir a jornada de trabalho no Brasil, acabando com escala 6x1, reduzir de 44 para 36 horas semanais totais.

descriptionO que você pensa sobre os movimentos para redução da jornada de trabalho no Brasil? EmptyRe: O que você pensa sobre os movimentos para redução da jornada de trabalho no Brasil?

more_horiz
Pro trabalhador braçal seria bom, trabalhar menos significa se fuder menos.

Entendo que do ponto de vista econômico é ruim. Ou o trabalhador vai ganhar menos, ou vai vir uma lei que obriga a pagar o salário mínimo mesmo com menos horas, o que vai fazer a empresa contratar menos para não ter prejuízo.

descriptionO que você pensa sobre os movimentos para redução da jornada de trabalho no Brasil? EmptyRe: O que você pensa sobre os movimentos para redução da jornada de trabalho no Brasil?

more_horiz
Jony escreveu:
Há um movimento no tiktok e uma petição que já tem 500 mil assinaturas, para reduzir a jornada de trabalho no Brasil, acabando com escala 6x1, reduzir de 44 para 36 horas semanais totais.


Movimento de TikTok e abaixo assinado não quer dizer muia coisa não. Mas em muitos lugares estão se adotando escalas de jornadas para 4 dias semanais. Alguns lugares estão considerando um bom saldo. Até porque, quanto tempo nós temos ocioso em nossa jornada de trabalho diária? Mas vamos analisar o seguinte tbm...

1- Sera que o tempo ocioso não vai continuar o mesmo em porcentagem geral?

2- Será que isso vai abrir margem para redução salarial?

Acho que o segundo ponto é ainda mais importante, por que pense bem... Uma empresa que trabalha por produção, precisa que o funcionario fique o maior tempo possivel na empresa, se ela for obrigada a reduzir o tempo do funcionario na empresa, isso resultara em redução da produção, o que fara com que a empresa tenha que contratar mais funcionarios ainda, aumentando assim sua gasto na produção do produto, e refletindo no preço final lá no consumidor. Ou seja, você terá o mesmo salario, mas as coisas irão ficar bem mais caras.

Bem é isso que eu penso quando se fala de redução de carga horaria, pode ter mais pontos negativos, e positivos não precisamos nem listar, mais um dia de folga na semana o que poderá resultar em mais consumo e mais movimentação da economia, mas... Se o povo não tiver grana, e as coisas estiverem mais caras, isso de nada vai adiantar.


Como funcionario eu queria muito trabalhar um dia a menos, como Brasileiro, eu tenho um pouco de medo dos resultados.

descriptionO que você pensa sobre os movimentos para redução da jornada de trabalho no Brasil? EmptyRe: O que você pensa sobre os movimentos para redução da jornada de trabalho no Brasil?

more_horiz
Acho foda

descriptionO que você pensa sobre os movimentos para redução da jornada de trabalho no Brasil? EmptyRe: O que você pensa sobre os movimentos para redução da jornada de trabalho no Brasil?

more_horiz
Todo mundo sabe que não vai acontecer e se reclamarem eles botam a escala 7/7, somos explorados o máximo possível até nossa morte.

descriptionO que você pensa sobre os movimentos para redução da jornada de trabalho no Brasil? EmptyRe: O que você pensa sobre os movimentos para redução da jornada de trabalho no Brasil?

more_horiz
Gostaria de ver na prática, em outros países está dando bons resultados.

descriptionO que você pensa sobre os movimentos para redução da jornada de trabalho no Brasil? EmptyRe: O que você pensa sobre os movimentos para redução da jornada de trabalho no Brasil?

more_horiz
Confusão de conceitos aí, jornada ≠ carga horária ≠ semana de 4 dias.

Os dois primeiros tem a ver com a CLT, que diz que a CH não pode passar de 44h/semana e nem 8h/dia, essa CH pode ser dividida em uma jornada que pode ser 6x1 (a mais comum no comércio) diz que a cada 6 dias trabalhados o trabalhador tem direito a 1 dia de descanso. Semana de 4 dias é um modelo que empresas de alta qualificação aplicam, principalmente empresas de tecnologia, já que a produtividade é praticamente independente da CH.

Se eu entendi bem, o objetivo desse "movimento" é reduzir a CH semanal máxima permitida pela CLT de 44h para 36h. No caso, as empresas contratariam mão de obra extra para sustentar a produtividade: "Segundo o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), a redução da jornada para 40 horas semanais vai virar mais de 3 milhões de novos postos de trabalho e, uma subsequente redução para 36 horas geraria aproximadamente 6 milhões de empregos."

O que eu penso?
Em algum momento uma escala de 4 dias pode se tornar comum no comércio, mas isso vai vim acompanhado com automatização e o fim da maioria dos postos de trabalho, eu já vejo isso acontecendo em alguns hipermercados aqui da minha região, inauguraram um recentemente (2020) aqui perto de onde eu moro e metade dos caixas são automáticos e conforme o tempo vai passando eu vejo cada vez mais pessoas se acostumando a usar os caixas automáticos.

Na maioria dos Shoppings daqui, praticamente toda grande loja tem atendentes automáticos (e isso já antes da IA começar a se popularizar) para você vê os tamanhos ou comprar online (mesmo estando na própria loja)

Se aprovassem uma redução agora, duvido que eles demitiriam em massa e derrubariam os salários, talvez houve uma queda ou desaceleração, ou alguma redução, o que eles fariam de fato seria acelerar a automatização e gradualmente ir contratando menos.

Chuto que, sem uma redução na CH, em uns 20 anos caixas e atendentes serão tão raros quanto sapateiros (obviamente excluindo pequenos comércios, onde na maioria dos casos os funcionários são os donos ou parentes), com ela esse tempo cai para 5 anos.

descriptionO que você pensa sobre os movimentos para redução da jornada de trabalho no Brasil? EmptyRe: O que você pensa sobre os movimentos para redução da jornada de trabalho no Brasil?

more_horiz
Lojas físicas ainda vendem muito. Aqui da minha cidade, todas batem as metas quase todos os meses. Essas taxações realmente ajudaram o comércio local e gerou empregos aqui na região, pelo que disseram os comerciantes aqui.

Eu, penso que realmente, o comércio online é um responsável pelos altos índices de desemprego e aumento de preços. Isso porque até 2014, os comércios lucravam muito mais, por isso conseguiam contratar mais pessoas e reduzir algumas horas a carga horária dos funcionários. Antigamente tinha muita empresa que a carga horária era 6 horas, hoje usam os funcionários o máximo possível e com múltiplas funções.

Tem que tentar reduzir os impostos em lojas físicas, para que eles consigam vender produtos no mesmo preço ou mais barato do que online.

Em geral, no comércio, seria apenas benefício, mas eu não sei como isso afetaria a indústria, que muitas devem funcionar por 24 horas.

Depois eu faço um POST mais detalhado sobre o tema do tópico.

E obviamente, 4 dias, 30 horas semanais, ia quebrar, inicialmente, tem que ser 36 horas. Chile reduziu carga horária de 45 para 40 horas semanais.

descriptionO que você pensa sobre os movimentos para redução da jornada de trabalho no Brasil? EmptyRe: O que você pensa sobre os movimentos para redução da jornada de trabalho no Brasil?

more_horiz
Apoio, só não sei se vai dar certo, só isso mesmo.

descriptionO que você pensa sobre os movimentos para redução da jornada de trabalho no Brasil? EmptyRe: O que você pensa sobre os movimentos para redução da jornada de trabalho no Brasil?

more_horiz
https://www.saudebusiness.com/mercado/quase-90-das-empresas-do-brasil-registraram-funcionarios-afastados-por-doencas-mentais-neste

https://extra.globo.com/economia-e-financas/emprego/no-brasil-cerca-de-90-estao-infelizes-no-trabalho-22780430.html
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos