Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais!
Bem vindo ao maior fórum de animes de Brasil & Portugal!

Não deixe de registrar sua conta para poder participar do fórum! Leia nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE e configure suas opções de privacidade: https://www.forumnsanimes.com/privacy (ao acessar nosso site, você aceita nossas políticas de privacidade)

Poste 5 mensagens no fórum para ativar o seu primeiro rank e começar sua jornada! Aqui, você irá fazer amigos, participar de eventos, subir de rank e até ganhar prêmios!

Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais!
Bem vindo ao maior fórum de animes de Brasil & Portugal!

Não deixe de registrar sua conta para poder participar do fórum! Leia nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE e configure suas opções de privacidade: https://www.forumnsanimes.com/privacy (ao acessar nosso site, você aceita nossas políticas de privacidade)

Poste 5 mensagens no fórum para ativar o seu primeiro rank e começar sua jornada! Aqui, você irá fazer amigos, participar de eventos, subir de rank e até ganhar prêmios!

Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais!
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais! Entrar

[Death Note] Quem é mais inteligente, Light Yagami ou L?

+3
SirLongevo
Paçoca do Mato
Wick
7 participantes

description[Death Note] Quem é mais inteligente, Light Yagami ou L? Empty[Death Note] Quem é mais inteligente, Light Yagami ou L?

more_horiz
Sem fanboyzice.

________________________________________________

[Death Note] Quem é mais inteligente, Light Yagami ou L? CDhydeg

Uma longa trajetória nas competições de argumentação de Naruto, desde 2012...
→ Juiz da 11ª, 12ª, 13ª, 14ª, TDP, 15ª, 16ª e 17ª Temporada de JutsusVERSUS
→ Juiz da 1ª, 2ª, 3ª, 4ª, 5ª, 6ª e 9ª Temporada de NarutoVERSUS
→ Campeão da 13ª temporada de JutsusVERSUS (Suna), Vice-campeão da 5ª temporada de JutsusVERSUS (Uchiha), Vice-campeão da 14ª temporada de JutsusVERSUS (Jinchuuriki)
→ Campeão da 3ª temporada de NarutoVERSUS (Samehada)

description[Death Note] Quem é mais inteligente, Light Yagami ou L? EmptyRe: [Death Note] Quem é mais inteligente, Light Yagami ou L?

more_horiz
Tem uma galera que diz que Kira é mais inteligente por ter vencido o "L". Acho que a propria autora disse isso certa vez, que KIRA era um pouco mais inteligente (pelo menos eu lembro de ter visto isso em uma page no Facebook), mas eu vejo de uma forma diferente... É claro que eles não estavam jogando nas mesmas condições... "L" sempre esteve em desvantagem nesse jogo, e embora Kira tbm foi genial muitas vezes, e se arriscou tbm... "L" teve que se arriscar muito mais pra conseguir o minimo de informações pra prosseguir na jogada... É como jogar Xadrez sem torres ou cavalos... E msmo depois da morte, deixou informações cruciais para seus pupilos (Near e Melo).

Pra mim "L" é um pouco superior ao KIRA por isso...

description[Death Note] Quem é mais inteligente, Light Yagami ou L? EmptyRe: [Death Note] Quem é mais inteligente, Light Yagami ou L?

more_horiz
Não tem disputa, o Light soma mais pontos no databook e é superior ao L.

description[Death Note] Quem é mais inteligente, Light Yagami ou L? EmptyRe: [Death Note] Quem é mais inteligente, Light Yagami ou L?

more_horiz
Light é mais inteligente de acordo com o autor, mas temos que interpretar também que a personalidade do Light é mais imatura, precoce e egocêntrica. Essas caracteristicas prejudicam bastante numa disputa "intelectual" de dois indíviduos com níveis semelhantes, tanto que se formos analisar friamente, o Light esteve próximo de ser descoberto pela sua impulsividade várias vezes e ele até mesmo recebeu ajuda do roteiro mais de uma vez para conseguir disputar naquela "disputa teatral" contra o L.

A própria esposa do Raye Penber, a Naomi Misora poderia ter prejudicado bastante o Light se ela se encontrasse com o L, e o Light encontrou ela antes de forma magica dentro do roteiro de uma forma um tanto imbecil. A Misa pode ter causado diversos problemas pro Light, mas ela também era uma baita de uma arma para ser usada contra o L.

Enfim, o Light é mais inteligente sim, mas é muito precoce e está lotado de defeitos estratégicos. Nesse sentido, L tem menos defeitos e ainda tem a experiência adicional de já ter investigado diversos casos problemáticos anteriormente, então eu acho que a inteligência do L tem um valor maior, apesar de ser inferior.

description[Death Note] Quem é mais inteligente, Light Yagami ou L? EmptyRe: [Death Note] Quem é mais inteligente, Light Yagami ou L?

more_horiz
Concordo com o Ben, mas o Light já se destacou em frente ao próprio L em uma mesma investigação com sua ''mente normal''.

description[Death Note] Quem é mais inteligente, Light Yagami ou L? EmptyRe: [Death Note] Quem é mais inteligente, Light Yagami ou L?

more_horiz
Eu acho que eles tem pontuações semelhantes, mas cada um com sua vantagem:

Estratégia: Kira leva vantagem, o plano de abrir mão do caderno é genial.

Criatividade: L leva vantagem, ele tinha que imaginar e supor muitas coisas sobrenaturais.

Social e Persuasão: Kira leva vantagem, ele conseguiu ludibriar o L por certo momento com essa capacidade de dissimulação.

Vantagens: Por mais que o Kira tivesse o caderno como vantagem, de certa forma, também era uma desvantagem já que era como esconder uma arma ao mesmo tempo que você é vigiado. L tinha toda a força tarefa como suporte.

Se você inverter os papéis, L não conseguiria atuar e manipular pessoas, mas Light provavelmente conseguiria chegar tão longe em uma investigação contra um Kira pois demonstrou capacidade de investigação de alto nível assim como L.

L tem um carisma excêntrico e está do "lado do bem", e por ter uma moral que a maioria das pessoas concordam, algumas pessoas colocam ele como mais inteligente. Mas veja bem, tirando que o autor já cravou pra gente quem é o mais inteligente, por exemplo, não existe essa discussão, o Light tem ampla vantagem com destaque em skill sociais, na obra realmente o Light é mais inteligente e por isso ele venceu o combate pessoal porque como eu já expliquei, se os papéis fossem invertidos, o L se daria muito mal.

A galera costuma odiar a obra depois da morte do L, porque sabem que o Light foi nerfado, ele começou agir como um imbecil e o roteiro já não mais sustentava aquela versão prime que conhecemos. Resumindo, o L até pode ser um investigador melhor e com mais experiência, mas não é tão bom lidando com pessoas como o Light.

Explicação com números:
Se o L possuir 200 pontos de pontos em investigação e possuir 50 pontos em skills sociais. Light possui 150 pontos em investigação e 150 pontos em skills sociais. Na balança final, a vantagem é do Light, com mais pontos gerais.

description[Death Note] Quem é mais inteligente, Light Yagami ou L? EmptyRe: [Death Note] Quem é mais inteligente, Light Yagami ou L?

more_horiz
Gostaria de ver mais opiniões dos outros membros.

description[Death Note] Quem é mais inteligente, Light Yagami ou L? EmptyRe: [Death Note] Quem é mais inteligente, Light Yagami ou L?

more_horiz
Light tá melhor pontuado no databook com um ponto na frente do L, apesar disso, a personalidade dele foi o que fez ter disputa, o que não é um déficit de inteligência.

description[Death Note] Quem é mais inteligente, Light Yagami ou L? EmptyRe: [Death Note] Quem é mais inteligente, Light Yagami ou L?

more_horiz
L é significativamente mais inteligente do que Light. Uma compreensão mínima sobre a obra te permite afirmar isso: enquanto Lawliet estava se mantendo com pura inteligência e genialidade, Light contava com dois seres sobrenaturais ao seu lado (o shinigami dele e o da garota).

Quem lembra o mínimo sobre o mangá lembra que, além do Light ter precisado da Rem (shinigami da garota) pra efetivar aquele plano onde ele apagou as próprias memórias, ele ainda assim foi encurralado pelo Lawliet e precisou que a Rem o matasse no exato momento onde o L venceria a disputa.

Exclua o suicídio da Rem que matou o L e você teria um desfecho simplesmente óbvio: Light perderia no jogo de inteligência. Isso está disponível para qualquer um abrir o mangá e checar.

Light não venceu L numa batalha franca, ele venceu com seres sobrenaturais e ajuda externa. Sem isso, ele JAMAIS teria contornado a inteligência do L.

[Death Note] Quem é mais inteligente, Light Yagami ou L? SMXinYG

Isso se torna ainda mais visível quando Near e Mello são introduzidos mais pra frente no mangá e encurralam Light. O resultado: Light foi completamente "outsmarted", foi encurralado no jogo da inteligência (assim como foi contra o L).

E foi dito que Mello + Near conseguiram se equiparar ao L:

[Death Note] Quem é mais inteligente, Light Yagami ou L? 54Tm63J

Pragmaticamente, Light foi sobrepujado por uma dupla que, de acordo com a própria mídia canônica, estava no mesmo nível que o Lawliet. Basta fazer as contas: Near + Mello = L > Light.

O final do mangá foi o Light sofrendo exatamente o mesmo destino que ele iria sofrer contra o L se não tivesse um deus da morte transtornado se suicidando pra matá-lo.

description[Death Note] Quem é mais inteligente, Light Yagami ou L? EmptyRe: [Death Note] Quem é mais inteligente, Light Yagami ou L?

more_horiz
[Death Note] Quem é mais inteligente, Light Yagami ou L? Img_2128
[Death Note] Quem é mais inteligente, Light Yagami ou L? Img_2129

Podem pontuar os argumentos que forem, o databook está aí, L tem menos conhecimento (1 ponto a menos).

Podem falar de Shinigami, vantagens pro Light, mas o fato é que pelos autores o Light é superior e ponto.

description[Death Note] Quem é mais inteligente, Light Yagami ou L? EmptyRe: [Death Note] Quem é mais inteligente, Light Yagami ou L?

more_horiz
SirLongevo escreveu:
[Death Note] Quem é mais inteligente, Light Yagami ou L? Img_2128
[Death Note] Quem é mais inteligente, Light Yagami ou L? Img_2129

Podem pontuar os argumentos que forem, o databook está aí, L tem menos conhecimento (1 ponto a menos).

Podem falar de Shinigami, vantagens pro Light, mas o fato é que pelos autores o Light é superior e ponto.

O mangá está aí e ele foi escrito pelos autores. E, no mangá, quem ia vencer sem fatores externos era o L. Além de uma citação indireta de que o L > Light. Ponto final, isso é fato. Falar de "blablabla databook" não muda isso, pois a autoridade do Databook está atrás do mangá.

Near tem pontuação máxima no Databook, UM PONTO A MAIS do que Lawliet. Ou seja, Near é mais inteligente do que o L. Veja o que o mangá diz sobre isso:

Spoiler :


Near admite que jamais seria capaz de chegar aos pés de L, precisando da ajuda do Mello pra se equiparar. É uma confissão de inferioridade empírica. Então decida: Near é MAIS ou MENOS inteligente do que o L?

Qual leva precedência? O mangá ou pontuações do Databook? Das duas uma: ou o Databook está errado, ou dentro do critério "Inteligência" há fatores que não estão sendo levados em consideração na sua acepção de inteligência.

Só isso já refuta essa bullshit de ficar usando pontuação de Databook.

description[Death Note] Quem é mais inteligente, Light Yagami ou L? EmptyRe: [Death Note] Quem é mais inteligente, Light Yagami ou L?

more_horiz
Claro que não de onde você tirou isso? O Databook é literalmente uma seção de informações escritas pelos autores diretamente para o público revelando informações da obra que só eles sabem. Databook > Mangá, pois é onde os autores se comunicam diretamente com o público.

Sobre o Near ser mais inteligente que o L, resta a você se espernear, se está escrito que o Near tem 9 pontos em conhecimento e o L 8 pontos, você vai querer passar por cima do autor para dizer o contrário??

Near admite que jamais seria capaz de chegar aos pés de L, precisando da ajuda do Mello pra se equiparar. É uma confissão de inferioridade empírica. Então decida: Near é MAIS ou MENOS inteligente do que o L? escreveu:

Eu sinto muito se você leva a opinião do personagem acima da verdade do autor, pois isso é um conceito básico.

É dito com todas as letras que as capacidades do Near de dedução e observação são equiparáveis as do L, além de ser mais calmo que o L nas situações mais críticas!

Tudo isso começando a operação com 13 anos tá?

[Death Note] Quem é mais inteligente, Light Yagami ou L? Img_2130
Gostar mais do L ok, mas querer colocar sua interpretação do mangá sobre os fatos estabelecidos pelos autores não.

description[Death Note] Quem é mais inteligente, Light Yagami ou L? EmptyRe: [Death Note] Quem é mais inteligente, Light Yagami ou L?

more_horiz
SirLongevo escreveu:
.Claro que não de onde você tirou isso? O Databook é literalmente uma seção de informações escritas pelos autores diretamente para o público revelando informações da obra que só eles sabem. Databook > Mangá, pois é onde os autores se comunicam diretamente com o público

Não. O mangá está acima porque o databook se baseia no mangá, não o mangá no databook.

O databook é uma mídia com função de complemento, o mangá é o conteúdo original.

Mangá é fonte primária, Databook é secundária. Lógica básica.
Sobre o Near ser mais inteligente que o L, resta a você se espernear, se está escrito que o Near tem 9 pontos em conhecimento e o L 8 pontos, você vai querer passar por cima do autor para dizer o contrário??

Quem está passando por cima do autor é VOCÊ, não eu.

O mangá foi escrito pelo autor e, no mangá, o L venceu o Light. No mangá, o L foi dito superior ao Light.

É factual e objetivo, nem é sequer interpretação.
Eu sinto muito se você leva a opinião do personagem acima da verdade do autor, pois isso é um conceito básico.

É dito com todas as letras que as capacidades do Near de dedução e observação são equiparáveis as do L, além de ser mais calmo que o L nas situações mais críticas!

O seu argumento não faz sentido porque não é apenas a opinião de Near. Se fosse, isso já seria o suficiente, pois é bullshit você achar que o autor do mangá fez o Near mentir. Lembre-se que o autor se comunica com o público ATRAVÉS DOS PERSONAGENS.

Você claramente não tem a menor noção narrativa, por isso acha que a admissão de inferioridade do Near foi só "opinião de personagem".

Mas mesmo se eu considerasse essa falácia grotesca, você permanece errado, porque não é apenas uma admissão. É um fato. Pra vencer o Light, Near precisou da ajuda do Mello. L não precisou da ajuda de ninguém pra vencer o Light no jogo da inteligência. A fala do Near não foi aleatória, ela foi escrita pra explicar a situação do momento.

E essa última parte aí nem sequer foi afirmada na imagem que você mostrou, é puro delírio.

Quem está contra o canon aqui é você, não sou eu. Veja que você nem está tentando contra-argumentar os fatos que eu mostrei, pois sabe que são irrefutáveis, prefere usar uma fonte secundária e ignorar a primária.

description[Death Note] Quem é mais inteligente, Light Yagami ou L? EmptyRe: [Death Note] Quem é mais inteligente, Light Yagami ou L?

more_horiz
Não. O mangá está acima porque o databook se baseia no mangá, não o mangá no databook. O databook é uma mídia com função de complemento, o mangá é o conteúdo original. Mangá é fonte primária, Databook é secundária. Lógica básica. escreveu:

O Mangá é a obra, o databook é um livro de informações sobre ela escrito pelos autores, qual a dificuldade de entender isso? Nesse databook, diz o grau de inteligência do Light, me diz onde no mangá tem dizendo informações tão bastidores?

Quem está passando por cima do autor é VOCÊ, não eu. O mangá foi escrito pelo autor e, no mangá, o L venceu o Light. No mangá, o L foi dito superior ao Light. É factual e objetivo, nem é sequer interpretação. escreveu:


[Death Note] Quem é mais inteligente, Light Yagami ou L? Img_2131

Venceu onde? Não há margem para dúvidas, os autores escreveram que ele perdeu, além disso eu nem precisaria trazendo essa scan pra trazer algo óbvio, Light manipulou a Rem e venceu dois coelhos com uma cajadada só. E isso é dito várias vezes, no databook e até pelo Near ''Encaramos o Kira que VENCEU o L''.

O seu argumento não faz sentido porque não é apenas a opinião de Near. Se fosse, isso já seria o suficiente, pois é bullshit você achar que o autor do mangá fez o Near mentir. Lembre-se que o autor se comunica com o público ATRAVÉS DOS PERSONAGENS. escreveu:


A menos que você queira passar pro cima da palavra dele que diz que o Near tem mais conhecimento fique a vontade, é como dizer que a grama não é verde ou o céu não é azul.

E aqui vai a cereja do bolo:

É um fato. Pra vencer o Light, Near precisou da ajuda do Mello. L não precisou da ajuda de ninguém pra vencer o Light no jogo da inteligência. A fala do Near não foi aleatória, ela foi escrita pra explicar a situação do momento. escreveu:


Near precisou da ajuda do Mello pois iria perder assim como o L perdeu. L nunca se sobressaiu sobre o Light em inteligência, sempre foi um jogo de vai e vem, e o Light fez um plano que deu certo e finalizou o L, ponto final.

description[Death Note] Quem é mais inteligente, Light Yagami ou L? EmptyRe: [Death Note] Quem é mais inteligente, Light Yagami ou L?

more_horiz
SirLongevo escreveu:
O Mangá é a obra, o databook é um livro de informações sobre ela escrito pelos autores, qual a dificuldade de entender isso? Nesse databook, diz o grau de inteligência do Light, me diz onde no mangá tem dizendo informações tão bastidores?

Qual a dificuldade de entender que, em caso de contradição entre mangá e databook, quem sobressai é o mangá porque ele é a fonte primária e o databook é a fonte secundária? Você tem dificuldade em entender que se o mangá diz que X > Y e o Databook diz que Y > X, nós temos que considerar o mangá e não o Databook?

Pior, o seu argumento provavelmente está errado mesmo levando em consideração o Databook. Quais são os critérios que o Databook está usando para definir o que é inteligência? A tradução do Databook é "conhecimento".

Será que o Databook está levando em consideração apenas raciocínio lógico, articulação estratégica, sagacidade? Aparentemente não, o Databook obviamente está considerando conhecimento e outros fatores dentro do critério. Quem sabe mais sobre a Grécia é mais inteligente?

Isso por si só te refuta, já que aqui quando citamos inteligência não estamos falando desses fatores. O próprio mangá diferencia L e Light, onde é dito que Lawliet é um gênio natural e incomparável, enquanto Light é um "sheltered genius", isto é, alguém cuja genialidade foi CONQUISTADA.

Você claramente precisa reler o mangá, pois não sabe de nada do que fala. Você lembra qual era o background do Light como estudante? Releia o mangá e venha aqui me responder.

Então antes de vir falando bullshit com stats de databook, pegue a explicação de cada critério e poste aqui.
Venceu onde? Não há margem para dúvidas, os autores escreveram que ele perdeu, além disso eu nem precisaria trazendo essa scan pra trazer algo óbvio, Light manipulou a Rem e venceu dois coelhos com uma cajadada só. E isso é dito várias vezes, no databook e até pelo Near ''Encaramos o Kira que VENCEU o L''.

Leia o próprio trecho que você postou. "Levando em consideração apenas o resultado".

Sua lógica não faz O MENOR SENTIDO. Se estamos jogando xadrez, eu estou prestes a te dar um xeque-mate, e algum amigo seu saca uma pistola e me dá 2 tiros na cabeça. Você venceu? Sim. Agora, me responda: você é mais inteligente por isso?

Aqui o debate não é "Quem venceu, quem teve os melhores artifícios". Aqui o debate é: quem é mais inteligente? E isso não é debatível. Qualquer macaco que leia o mangá vai perceber que Light passou O MANGÁ INTEIRO sendo ludibriado e sobrepujado pelo L, até o fim Light estava perdendo no jogo da inteligência, sendo salvo por um shinigami suicida.

Se você quer contrariar isso releia o mangá, simples assim.
A menos que você queira passar pro cima da palavra dele que diz que o Near tem mais conhecimento fique a vontade, é como dizer que a grama não é verde ou o céu não é azul.

[Death Note] Quem é mais inteligente, Light Yagami ou L? MS6rwMd

Discuta contra o mangá e aprenda a interpretar stats de Databook. Não me venha trazendo um status do qual você NEM SEQUER SABE os critérios e tentando canonizar o seu headcanon que está diametralmente contrário ao mangá.

L nunca se sobressaiu sobre o Light em inteligência,


"L nunca se sobressaiu ao Light em inteligência, ele apenas encurralou um ser com olhos divinos e dois deuses da morte ao seu lado usando pura inteligência durante o mangá inteiro, fazendo o Light ser salvo por um shinigami suicida que nem era dele."

:genious: :genious: :genious:
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos