Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais!
Bem vindo ao maior fórum de animes de Brasil & Portugal!

Não deixe de registrar sua conta para poder participar do fórum! Leia nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE e configure suas opções de privacidade: https://www.forumnsanimes.com/privacy (ao acessar nosso site, você aceita nossas políticas de privacidade)

Poste 5 mensagens no fórum para ativar o seu primeiro rank e começar sua jornada! Aqui, você irá fazer amigos, participar de eventos, subir de rank e até ganhar prêmios!

Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais!
Bem vindo ao maior fórum de animes de Brasil & Portugal!

Não deixe de registrar sua conta para poder participar do fórum! Leia nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE e configure suas opções de privacidade: https://www.forumnsanimes.com/privacy (ao acessar nosso site, você aceita nossas políticas de privacidade)

Poste 5 mensagens no fórum para ativar o seu primeiro rank e começar sua jornada! Aqui, você irá fazer amigos, participar de eventos, subir de rank e até ganhar prêmios!

Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais!
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais! Entrar

Tudo vira Bosta

+9
Rin
Eumenes
Zetes
Comando Omega
Saitama
Crimson Lilac
Big Head
Lionel Messi
TyeYona
13 participantes

descriptionTudo vira Bosta - Página 2 EmptyRe: Tudo vira Bosta

more_horiz
Lonny escreveu:
Pois, MPB é sim uma cultura de classe baixa, ao pensar em MPB,  o primeiro gênero que vem na minha cabeça é na de muitos é o samba, que é um gênero com origem negra e com alta popularidade dentro das comunidades, que no começo inclusive sofria forte repressão,  e com o tempo se tornou a cara do Brasil , o gênero mais popular. A grande maioria dos artistas de MPB ( Milton Nascimento , cartola, adoniram, djavan, jorge ben jor)são pessoas de origem humilde que viraram lendas através da música, e em algumas de suas letras até falam sobre a realidade vivenciada pelo pobre e criticam a mesma, sendo assim, uma música do povo para o povo

1. O seu primeiro argumento não refuta o meu segundo parágrafo. É exatamente o que eu disse, o caráter "popular" da MPB não se trata de mirar em um público-alvo pobre, se trata de ser um gênero inclusivo com manifestações artísticas que representam todas as culturas (daí popular). Esse é o ponto principal do meu texto, a ideia de que a MPB é um "gênero pra pobre" e, portanto, o uso desse argumento para descaracterizar algumas músicas como sendo MPB, é idiotice.

2. Por fim, esclareço que não estou dizendo que MPB é música de rico. Mas isso não muda o fato de que: primeiro, algumas músicas da MPB são extremamente características da elite carioca; segundo, alguns dos maiores produtores de MPB fazem parte da elite carioca. Portanto, a tentativa de descaracterizar a MPB com base nisso pelo outro ser ali é puro delírio.
E segunda geração do Bossa Nova foi de arder os olhos, há uma grande e enorme diferença entre Bossa Nova e o que chamamos de MPB,  escuta um tom Jobim e depois vai escutar cartola, alcione, tim maia, definitivamente não tem quase nada na obra desses artistas que se inspira no Bossa Nova, muito pelo contrário, suas obras tem influência do samba( "criado"por escravos brasile iros) soul, jazz blues, rock ( black music americana), tu tentou elitizar o MPB, mas a verdade é que majoritariamente o MPB é do "povo".

Uma parte eu já cobri no outro texto, mas todo mundo sabe que o principal expoente que influenciou a MPB foi a bossa nova. O MPB é basicamente a bossa nova sendo fundida com elementos de outras culturas. Sendo que a bossa nova, de fato foi um gênero musical extremamente atrelado à elite carioca.

O principal ponto que eu busquei replicar era: MPB não deixa de ser MPB só porque é consumida pela elite, tampouco porque é influenciada por gêneros americanos e estrangeiros no geral (até porque, como eu já disse, MPB em sua essência já é influenciada por jazz americano já que foi influenciada pela Bossa Nova).

descriptionTudo vira Bosta - Página 2 EmptyRe: Tudo vira Bosta

more_horiz
Discussão interessante

descriptionTudo vira Bosta - Página 2 EmptyRe: Tudo vira Bosta

more_horiz
Eu acho que a galera tende a super valorizar o MPB, por achar que é um estilo musical intelectual. É um estilo bom até...

descriptionTudo vira Bosta - Página 2 EmptyRe: Tudo vira Bosta

more_horiz
Paçoca do Mato escreveu:
Eu acho que a galera tende a super valorizar o MPB, por achar que é um estilo musical intelectual.


Concordo

descriptionTudo vira Bosta - Página 2 EmptyRe: Tudo vira Bosta

more_horiz
Eu creio que seja uma "elite" bem entre aspas, pois quem escutava era uma "elite intelectual", jovens brancos, de esquerda e universitários, classe média. Pois duvido que o MPB era de interesse da burguesia, que tinha críticas a ditadura militar, que a burguesia apoiava.

descriptionTudo vira Bosta - Página 2 EmptyRe: Tudo vira Bosta

more_horiz
Totalmente indiferente quanto à morte da Rita Lee. Na verdade, achava ela chata pra caralho e nunca gostei de nenhuma música, ainda que tenha conhecido poucas. Quanto à sua qualidade, por desconhecimento eu não consigo medir, mas também não acho que seja critério pra ser "gostável" ou não.

descriptionTudo vira Bosta - Página 2 EmptyRe: Tudo vira Bosta

more_horiz
Nunca nem ouvi uma música dela, e quando ouvia o nome dela, pensava que ela era uma poeta ou vinculada a literatura brasileira, Descanse em Paz, Cancêr é coisa braba.
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos