Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais!
Bem vindo ao maior fórum de animes de Brasil & Portugal!

Não deixe de registrar sua conta para poder participar do fórum! Leia nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE e configure suas opções de privacidade: https://www.forumnsanimes.com/privacy (ao acessar nosso site, você aceita nossas políticas de privacidade)

Poste 5 mensagens no fórum para ativar o seu primeiro rank e começar sua jornada! Aqui, você irá fazer amigos, participar de eventos, subir de rank e até ganhar prêmios!

Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais!
Bem vindo ao maior fórum de animes de Brasil & Portugal!

Não deixe de registrar sua conta para poder participar do fórum! Leia nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE e configure suas opções de privacidade: https://www.forumnsanimes.com/privacy (ao acessar nosso site, você aceita nossas políticas de privacidade)

Poste 5 mensagens no fórum para ativar o seu primeiro rank e começar sua jornada! Aqui, você irá fazer amigos, participar de eventos, subir de rank e até ganhar prêmios!

Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais!
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais! Entrar

"Gibi não é Literatura"

+5
Yuvisøn
Zeno
Big Head
Saitama
Comando Omega
9 participantes

description"Gibi não é Literatura"  Empty"Gibi não é Literatura"

more_horiz
Disse James Akkel que disputa vaga na ABL com maurício de Sousa: https://veja.abril.com.br/cultura/gibi-nao-e-literatura-diz-james-akel-que-disputa-vaga-na-abl/

O que acham ?

description"Gibi não é Literatura"  EmptyRe: "Gibi não é Literatura"

more_horiz
Acho que o pessoal que premiou Maus discorda dessa afirmação.

description"Gibi não é Literatura"  EmptyRe: "Gibi não é Literatura"

more_horiz
Roteiro de filme também é literatura então? Pois tem vários que viram livros.

description"Gibi não é Literatura"  EmptyRe: "Gibi não é Literatura"

more_horiz
A ABL não tem apenas escritor e poeta, mas tem tbm historiador, cientista, músico, compositor, atriz, antropólogo, sociólogo, economista etc

Então um criador de GIBI também poderia entrar na ABL, pois a ACADEMIA é para todas as artes e ciências.

description"Gibi não é Literatura"  EmptyRe: "Gibi não é Literatura"

more_horiz
Nn mentiu

description"Gibi não é Literatura"  EmptyRe: "Gibi não é Literatura"

more_horiz
Maas ñun é meeeesmu!!!

description"Gibi não é Literatura"  EmptyRe: "Gibi não é Literatura"

more_horiz
O GIBI parece ser híbrido, pois é uma mistura de Literatura com Pintura (desenho).

Não é totalmente literatura, mas é uma forma de arte.

Aí tem de perguntar pra um doutor no assunto heheheheheh

OBS: a literatura e a pintura (ou desenho) são artes.

description"Gibi não é Literatura"  EmptyRe: "Gibi não é Literatura"

more_horiz
Já vi muita gente dizendo que "HQ é uma forma de literatura" num tom elogioso e nem sei se concordo como um grande apreciador de quadrinismo. Acho que os quadrinhos são uma arte tão sofisticada e complexa que merecem ser considerados e classificados em seu gênero próprio, sem serem considerados um mero sub-gênero literário.

De fato é uma arte que mescla o visual e o escrito, explorando ambos recursos, sendo assim algo único. Pra constar, adoro (obviamente) os mangás japoneses e as bande'sinées franco-belgas, e não muito os comics norte-americanos que são o gênero mais clichê e difundido pelo mundo.

Sobre o assunto do tópico que é gibis, ainda mais infantis como os da Turma da Mônica, realmente pode não ser considerado arte da mais sofisticada nem no mundo HQ, quão menos gênero de literatura. Embora admire os quadrinhos, tem que separar as coisas, até porque o gênero envolve coisas bem curtas como as charges, tirinhas e tal.

description"Gibi não é Literatura"  EmptyRe: "Gibi não é Literatura"

more_horiz
Eumenes escreveu:
Já vi muita gente dizendo que "HQ é uma forma de literatura" num tom elogioso e nem sei se concordo como um grande apreciador de quadrinismo. Acho que os quadrinhos são uma arte tão sofisticada e complexa que merecem ser considerados e classificados em seu gênero próprio, sem serem considerados um mero sub-gênero literário.


Carinha, tendo a concordar contigo nesse ponto.

description"Gibi não é Literatura"  EmptyRe: "Gibi não é Literatura"

more_horiz
Quem diz que hq não é literatura deve ser por considerar algo infantil, fútil.
De fato, a maioria é infantil, mas não se pode generalizar, Alan Moore é um dos caras que revolucionaram o gênero, trazendo uma pegada adulta e séria. E mesmo que que seja no caso uma obra infantil, ainda é um livro.

description"Gibi não é Literatura"  EmptyRe: "Gibi não é Literatura"

more_horiz
BigHed escreveu:
Quem diz que hq não é literatura deve ser por considerar algo infantil, fútil.


Oque é uma grande ignorância ou idiotice, diga-se de passagem. Até acho que um empecilho pruma maior popularização dos quadrinhos é esse estigma.

Você mesmo deve saber que não, até porque há um tempo atrás usava um avatar d'O Máskara de HQ legítimo, cujo filme todos conhecem. Outra coisa que deve contribuir pra isso é que a imensa maior parte dos quadrinhos que viram franquias de mídia e filme norte-americanos são esses de super-heróis, de longe o gênero mais popular. Muita gente ainda acha isso fútil, infanto-juvenil ou coisa de nicho nerd-geek.

Eu, que nem sou fã de comics, devo discordar. Pra ser honesto, a única franquia de super-heróis americanos que aprecio e acho muito boa é X-Men. De resto, quase nada.

E falando nisso, há pouco consegui um exemplar novo-em-folha raríssimo da bande-desinée franco-belga Os Companheiros do Crepúsculo, uma das melhores HQ de todos os tempos por consenso de público e crítica. É esse tipo de quadrinho que deveria se popularizar mais e ter o merecido reconhecimento.

description"Gibi não é Literatura"  EmptyRe: "Gibi não é Literatura"

more_horiz
Considero até nossas histórias do RPG como literatura, caso alguém decida lê-las (eu mesmo já o fiz em caráter de entretenimento no RPG passado). O cara botar num papel e comercializar não faz disso um critério excludente para outras mídias no gênero, talvez no máximo o qualifique como um bom autor.

description"Gibi não é Literatura"  EmptyRe: "Gibi não é Literatura"

more_horiz
Gibi é Gibi, e pronto!

De ser um gênero de arte próprio, isso é inegável; mas não é literatura.
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos