Devo concordar plenamente com esse tópico e assinar embaixo.
Sasori é subestimado pela escória intelectual dos espectadores/leitores de Naruto, aquela massa de fanboys pré-adolescentes e pirralhos pseudo-machistas que só sabem pagar pau pra personagens masculinos descolados. Só pra constar, eu não sou nada militante e acho idiotice menosprezá-lo pela derrota por questões de mais pura lógica.
Pra começar, Sakura e Chiyo são chunin/jounin pródigas, muito acima da média e com habilidades únicas. E nem isso justifica, pois em questões de poder e força mesmo, Sasori ainda é muito mais forte que as duas juntas.
As duas conseguiram vencê-lo por terem o conjunto de habilidades específicas que coincidiam exatamente com as maiores fraquezas do Sasori, e eu diria que elas são uma combinação em mais de mil que poderia derrotar ele. Fora outras questões que envolvem preparação e sorte, como a Sakura que conseguiu colher veneno preparar antídoto dias antes, até conhecimento précio da Chiyo que tinha simplesmente ensinado a arte titeriteira ao Sasori e sabia como evadir.
Mesmo naquele estado - Chiyo muito velha, Sakura muito nova - elas eram fortes pra seus postos e figuravam entre as melhores do mundo em suas especialidades. Chiyo pra mim é sem dúvidas uma Jounin lendária, no patamar de Kakashi, Gai e afins. Além de uma das que melhor domina arte de marionetes, ter bonecos do pŕoprio criador disso (Chikamatsu Monzeamon) ela também selou um Bijuu e tal. Sakura, a mesma coisa no posto de Chunin, já colhia ótimos resultados pelo treinamento de uma Sanin, a Godaime Hokage, e era uma das melhores nin-médicas do mundo.
Sasori é simplesmente estrondoso em feitos, se for pra falar de sua força. Um dos Akatsukis mais apavorantes nesse quesito: 1-) Matou 1 Kage mais forte da história e ainda se apropriou de sua habilidade (Sandaime, Satetsu); 2-) Já derrubou e derrotou um país inteiro (c/ exército de 100 Marionetes); 3-) Deidara, um Akatsuki de bem alto-nível, viveu admitindo inferioridade chamando-o de mestre (-Dana) e disse com todas palavras e letras ser mais fraco que ele.
Aliás, isso é algo que ninguém deve duvidar, pois Sasori >>> Deidara é uma das hierarquias mais evidentes. Além do dito e mostrado, nas comparações hipotéticas também não há nada do Deidara que arranhe seu mestre Sasori. É cientificamente comprovado que ele escapa ileso de todas bombas mais perigosas. C3, tranquilamente barrado por uma cápsula de Satetsu já que areia comum já bastou (física); C4, inefetivo em seu corpo de marionete (biologia); C2 é facilmente arregaçado pela areia de ferro e por aí vai...
Francamente, eu consideraria Sasori o 3º mais forte da Akatsuki, atrás apenas de Nagato-Pein e Itachi, respectivamente. Kisame fundido à Samehada está num nível acima dele, admito, mas como ele jamais dominou aquela técnica a ponto de usá-la quando quiser (ao contrário do que muitos imbecis pensam), não a considero, então pra mim o tubarão disputa com o Kakuzu entre o 4º e 5º lugar.