É bem verdade que os membros do Fórum NS não são muito bons em analisar proporções, mas convenhamos que o Kishimoto também é péssimo fazendo isso, não que isso seja um grande problema, pois ele não é obrigado a ser perfeito em algo que não é tão relevante para sua obra, muito menos nós fãs, então é normal que incoerências relacionadas à proporção aconteçam nas várias argumentações que passam por este recinto.
Em relação ao Suiryuudan, o DB descreve que a quantidade de água aplicada na técnica depende da habilidade do usuário, o que influencia diretamente no tamanho da técnica. Na época, o Kakashi e o Zabuza foram os únicos usuários da técnica e eles eram jounins. É lógico pensar que um ninja de nível Kage, como o Tobirama e a Mei seriam capazes de fazer algo mais grandioso mesmo que nunca tivessem mostrado isso. Porém, também reconheço que o objetivo principal disso aí é dizer que a Mei poderia matar um adversário só com o Suiryuudan, destruir paredes de terra, etc. E isso já é outra questão que deveria ser tratada diretamente.
Já o ácido da Katsuyu reconheço como uma habilidade subestimada mesmo. Pela descrição do DB parece ser algo realmente difícil de lidar, mas a descrição é frustrada pela única utilização que a técnica teve no mangá. O ponto é que tanto o Orochimaru quanto o Manda conheciam a Katsuyu de longa data, por isso que a técnica dela não funcionou, tal como várias técnicas não funcionaram por puro conhecimento dos alvos. Seria bem mais justo considerar isso como uma técnica perigosa para qualquer adversário da Katsuyu sem conhecimento/velocidade alta/defesa eficiente contra ácido do que como um recurso inútil que qualquer um vai lidar com facilidade extrema.
No geral, dá pra resolver tudo com uma análise minuciosa que combina imagens do mangá com textos do DB, além de um pouquinho de bom senso.