Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais!
Bem vindo ao maior fórum de animes de Brasil & Portugal!

Não deixe de registrar sua conta para poder participar do fórum! Leia nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE e configure suas opções de privacidade: https://www.forumnsanimes.com/privacy (ao acessar nosso site, você aceita nossas políticas de privacidade)

Poste 5 mensagens no fórum para ativar o seu primeiro rank e começar sua jornada! Aqui, você irá fazer amigos, participar de eventos, subir de rank e até ganhar prêmios!

Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais!
Bem vindo ao maior fórum de animes de Brasil & Portugal!

Não deixe de registrar sua conta para poder participar do fórum! Leia nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE e configure suas opções de privacidade: https://www.forumnsanimes.com/privacy (ao acessar nosso site, você aceita nossas políticas de privacidade)

Poste 5 mensagens no fórum para ativar o seu primeiro rank e começar sua jornada! Aqui, você irá fazer amigos, participar de eventos, subir de rank e até ganhar prêmios!

Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais!
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais! Entrar

Nacionalismo em Naruto

+4
Comando Omega
ShinobinoKami
Orochilherme
Harumi-San
8 participantes

descriptionNacionalismo em Naruto  EmptyNacionalismo em Naruto

more_horiz
Naruto gira muito em torno de proteger o lugar em que nasceu, além do protagonista é claro, a vontade do fogo, uma crença bem vibe nacionalista, mas até que ponto isso é legal e chega ao ponto de exagero na obra ? Comentem quais personagens vocês acham que são extremistas demais nesse quesito e que chega a ser irritante.

Obs: Me inspirei em um posto abaixo falando do Itachi pro família e conservador.

descriptionNacionalismo em Naruto  EmptyRe: Nacionalismo em Naruto

more_horiz
Na verdade eu acho legal, porque as vilas vieram exatamente pra facilitar a vida de todos os ninjas, então essa 'necessidade' de protegê-la a todo custo é uma motivação justa. Também não sei se existe um personagem que leva essa filosofia a níveis irritantes, no máximo o Hiruzen, mas ele é chefe de estado, foi preparado pra ser Hokage desde a infância e comandou a folha desde que era um adolescente/jovem-adulto; foi uma vida inteira dedicada a servir um povo.

Supondo que eu seja obrigado a apontar um exagero, eu diria que o resgate ao Sasuke foi bem estranho. Ninguém lá além do Naruto realmente gostava dele - ignorando que era uma missão.

descriptionNacionalismo em Naruto  EmptyRe: Nacionalismo em Naruto

more_horiz
Eu já pensei sobre isso, mas o nacionalismo é algo muito arraigado na cultura japonesa, o deus deles é literalmente o pai do chefe de Estado, é como se para nós ocidentais, o rei fosse filho de Jesus, então nem dá para colocar o nacionalismo como um dos temas da obra, embora no Clássico tivesse uma forte ênfase sobre como os laços entre os habitantes da Vila são tão fortes quanto os laços de sangue. Agora dentro dessa lógica, todos os Hokages eram extremamente nacionalistas, é um tema como todos eles estão dispostos a sacrificar a própria vida para proteger a Vila.

descriptionNacionalismo em Naruto  EmptyRe: Nacionalismo em Naruto

more_horiz
pain escancara essa hipocrisia para o naruto no melhor discurso da serie

descriptionNacionalismo em Naruto  EmptyO que é Nacionalismo ?

more_horiz
Antes devemos nos perguntar O que é Nacionalismo ?

O nacionalismo é uma ideologia política, uma corrente de pensamento que valoriza todas as características de uma nação e coloca seus interesses acima de tudo.


Características:
-o patriotismo;
-a exaltação dos símbolos nacionais como o hino e a bandeira;
-a valorização de figuras históricas;
-a rememoração de grandes batalhas históricas daquele povo;
-o apreço pelas belezas e riquezas naturais;
-a exaltação da cultura;

ideias ser defendidas por nacionalistas:

-a preservação da nação;
-a defesa de territórios e fronteiras;
-a conservação do idioma;
-a conservação das manifestações culturais;
-a oposição a todos os processos que possam destruir essa identidade ou transformá-la.


Características do Nacionalismo extremista, também conhecido como Ufanismo.
-a proibição, expulsão e opressão a imigrantes;
-a criação de inimigos externos ao país;
-o militarismo;
-o uso da propaganda política em prol do regime.

fonte: https://www.brasilparalelo.com.br/artigos/nacionalismo




Como o @Orochilherme disse desejar proteger a vila é uma motivação justa, mas há medidas e MEDIDAS para fazer isso. Dentre os chefes de Estado (kages) eu posso citar os qque mais levaram isso a sério.

-Muu (considerando a mentalidade de se aproveitar de situações de pós guerra para conseguir espólios)
-Ay (desconfiados de outras vilas, sem contar que montou um fucking canhão para acabar com a Lua em segredo)
-Onoki (apenas um produto dos ensinamentos do Muu)
-Ao

Apesar desses acima terem ações moralmente questionáveis, não acho que tenham necessariamente cometido crimes de guerra, são mais "ações maquiavélicas". Já os citados a seguir de fato fizeram coisas injustificáveis:

-A (terceiro) (também bem desconfiado das outras vilas ao ponto de não se desmilitarizar e sequestrar shinobis de outras aldeias)
-Rasa (desconfiar de uma aldeia é uma coisa, mas se unir ao tio orochi para destruir um outra vila é sacanagem, Rasa acabou pagando coma vida)
-Danzou (preciso explicar ?)
-Itachi (preciso explicar ?²)
-Hiruzen(deixou danzou fazer o que fez)
-Tobirama (apesar de não ter caçado os uchihas diretamente, não acho que a segregação dele tenha um fundo)
-Kaguya (considerando que o que ela fez foi pensando na Terra como nação não acho justificável, ela sacrifique pessoa para a árvore divina periodicamente por meio de lavagem cerebral, seguindo o anime é claro)

descriptionNacionalismo em Naruto  EmptyRe: Nacionalismo em Naruto

more_horiz
Nao vejo esse nacionalismo todo

Hashirama literalmente deu Bijuus a outras vilas, deixou qualquer clã que quisesse se unir aos uchihas e senjus para que fizesse parte de konoha
Tobirama criou um sistema de intercambio cultural baseado em testes de sobrevivencia
Hiruzen preferia sacrificar membros de konoha a iniciar guerras vide pai do neji e minato
Tsunade literalmente usou tudo o que tinha a disposiçao para salvar o kage de outra vila


A verdade é que se konoha fosse mais nacionalista, protecionista e etc... eles ja poderiam ter destruido uma ou duas vilas facil, jogado o mundo em uma guerra muito maior dos que as que tiveram

descriptionNacionalismo em Naruto  EmptyRe: Nacionalismo em Naruto

more_horiz
Ser nacionalista não significa odiar os outros países, ou querer fazer guerra com os outros países a todo o tempo e por qualquer motivo.

descriptionNacionalismo em Naruto  EmptyRe: Nacionalismo em Naruto

more_horiz
Pacifistas (Preocupados com o bem estar do mundo inteiro)

- Naruto
- Hashirama
- Hagoromo
- Ashura
- Gaara

Nacionalistas pacifistas (Só tomam medidas quando o pais estiver sob ameaça direta, isto é, enquanto estiver tudo bem não haverá sangue por parte deles.

- Minato
- Hanzo
- Nagato
- Obito
- Hiruzen

Nacionalistas extremistas (Para eles o seu pais é o centro do mundo e, quem se atrever a ameaçá-lo tera seu troco, "dente por dente, olho por olho". Ainda são aqueles capazes de sacrificar ate acrianças pelo bem do seu pais.

Tobirama
Danzo
Itachi
Todos Tsuchikages (excepto Kurotsuchi)
Todo Raikages (Excepto Darui)
Todos Kazekages (excepto Gaara)
Todos Mizukages (excepto Choujoro)

No caso dos kages, muitos deles foram capazes de mudar um pouco no final.

descriptionNacionalismo em Naruto  EmptyRe: Nacionalismo em Naruto

more_horiz
A vontade do fogo e tratar os aldeões como sua família é mais do que um pedaço de terra. Isso não chega a me incomodar, até acho interessante.

O nacionalismo começa a incomodar a partir do Itachi, que por causa da vila exterminou a própria família junto de inúmeras pessoas que não tinham nada a ver com o assunto.

descriptionNacionalismo em Naruto  EmptyRe: Nacionalismo em Naruto

more_horiz
Em pensar que matou ate crianças, e ainda justifica que poupou seu irmão por ser menor... :dude:

descriptionNacionalismo em Naruto  EmptyRe: Nacionalismo em Naruto

more_horiz
No caso do Itachi, não foi uma questão de nacionalismo, mas sim de utilitarismo (se bem que eu não me lembro se isso de fato está no cânone, ou é uma invenção daquela novel porca) ele escolheu matar o Clã Uchiha porque assim morreriam menos pessoas, não porque ele amava a Vila mais do que o Clã.

descriptionNacionalismo em Naruto  EmptyRe: Nacionalismo em Naruto

more_horiz
Uma questão lógica. Porém macabra, Itachi fez o que Danzo mandou, e ainda me chamaram o vulgo Madara/Obito pra ajudar na matança.

descriptionNacionalismo em Naruto  EmptyRe: Nacionalismo em Naruto

more_horiz
O único motivo do Danzou ser odiado e o  Itachi ser lambido, é porque o Itachi é hypado e estiloso e o Danzou é só um velho.

Mas na prática, eles estão no mesmo nível de psicopata. Talvez o Itachi seja até pior, já que seu alvo foi a própria família.

Fora o mangá tentando colocar o Itachi como bonzinho, nojo total.

Última edição por Scarlet em Qua 05 Out 2022, 20:24, editado 1 vez(es)

descriptionNacionalismo em Naruto  EmptyRe: Nacionalismo em Naruto

more_horiz
ShinobinoKami escreveu:
Ser nacionalista não significa odiar os outros países, ou querer fazer guerra com os outros países a todo o tempo e por qualquer motivo.

Cara acho que voce antes de falar isso precisa relembrar o que aconteceu no manga, só ali no classico x shipuuden vimos Konoha ser traida por suna, o hokage morrer e menos de 3 anos depois Konoha salvar o kazekage da akatsuki enquanto todas as outras naçoes apenas ignoraram.

Konoha podia ter simplesmente ignorado o kazekage ser sequestrado pela akatsuki
Konoha podia ter simplesmente usado todo seu poder para tentar destruir suna depois que suna invadiu konoha no meio do exame chunnin

E muitos casos assim existem na historia do manga onde Konoha nao revidou quando foi atacada e ajudou quando nao era obrigada a ajudar, isso me faz crer que eles nao sao tao nacionalistas como voces colocaram

Quando destruiram a Vila do redemoinho será que konoha começou uma guerra ?
Quando um Uchiha jogou a Kyuubi no meio da vila e o Hokage morreu, começou uma guerra ?

Casos onde Konoha podia ter respondido com violencia é o que nao falta no manga

descriptionNacionalismo em Naruto  EmptyRe: Nacionalismo em Naruto

more_horiz
Scarlet escreveu:
O único motivo do Danzou ser odiado e o  Itachi ser lambido, é porque o Itachi é hypado e estiloso e o Danzou é só um velho.

Mas na prática, eles estão no mesmo nível de psicopata.

Fora o mangá tentando colocar o Itachi como bonzinho, nojo total.

Não, Danzou de fato planejou massacrar os Uchiha por amar a Vila, no caso, ele via os Uchiha como uma ameaça. Danzou é de fato um nacionalista.

Se fosse para colocar em uma régua moral, eu diria que o Itachi é pior que o Danzou.

Ellos escreveu:
ShinobinoKami escreveu:
Ser nacionalista não significa odiar os outros países, ou querer fazer guerra com os outros países a todo o tempo e por qualquer motivo.

Cara acho que voce antes de falar isso precisa relembrar o que aconteceu no manga, só ali no classico x shipuuden vimos Konoha ser traida por suna, o hokage morrer e menos de 3 anos depois Konoha salvar o kazekage da akatsuki enquanto todas as outras naçoes apenas ignoraram.

Konoha podia ter simplesmente ignorado o kazekage ser sequestrado pela akatsuki
Konoha podia ter simplesmente usado todo seu poder para tentar destruir suna depois que suna invadiu konoha no meio do exame chunnin

E muitos casos assim existem na historia do manga onde Konoha nao revidou quando foi atacada e ajudou quando nao era obrigada a ajudar, isso me faz crer que eles nao sao tao nacionalistas como voces colocaram

Quando destruiram a Vila do redemoinho será que konoha começou uma guerra ?
Quando um Uchiha jogou a Kyuubi no meio da vila e o Hokage morreu, começou uma guerra ?

Casos onde Konoha podia ter respondido com violencia é o que nao falta no manga

Novamente, nacionalismo não tem nada a ver com querer dominar outros países, ou vingança contra outras nações, ou coisas dessa natureza, nacionalismo é amar incondicionalmente a nação, lembrando que "nação" nesse contexto são os símbolos e tradições de um país, os elementos que diferenciam ele dos outros países. Existem nacionalistas pacifistas, os exemplo mais clássico é o Gandhi.
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos