Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais!
Bem vindo ao maior fórum de animes de Brasil & Portugal!

Não deixe de registrar sua conta para poder participar do fórum! Leia nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE e configure suas opções de privacidade: https://www.forumnsanimes.com/privacy (ao acessar nosso site, você aceita nossas políticas de privacidade)

Poste 5 mensagens no fórum para ativar o seu primeiro rank e começar sua jornada! Aqui, você irá fazer amigos, participar de eventos, subir de rank e até ganhar prêmios!

Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais!
Bem vindo ao maior fórum de animes de Brasil & Portugal!

Não deixe de registrar sua conta para poder participar do fórum! Leia nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE e configure suas opções de privacidade: https://www.forumnsanimes.com/privacy (ao acessar nosso site, você aceita nossas políticas de privacidade)

Poste 5 mensagens no fórum para ativar o seu primeiro rank e começar sua jornada! Aqui, você irá fazer amigos, participar de eventos, subir de rank e até ganhar prêmios!

Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais!
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais! Entrar

Jornalismo é de esquerda?

+6
Rin
Staz
YamiNoKemono
Deusa Hinata
Comando Omega
TyeYona
10 participantes

descriptionJornalismo é de esquerda? - Página 2 EmptyRe: Jornalismo é de esquerda?

more_horiz
O que se sabe é que estatisticamente mais de 80% dos jornalistas são de esquerda. É aquilo né, contra estatísticas não se briga, fato é fato.

Não apenas os jornalistas, mas também os estudantes de humanas no geral. Jovens também possuem um pendor a ser de esquerda, quando crescem alguns viram conservadores. Sim, Winston Churchill estava certo.

descriptionJornalismo é de esquerda? - Página 2 EmptyRe: Jornalismo é de esquerda?

more_horiz
Não, jornalistas são de esquerda, antigamente haviam alguns jornalistas relevantes de direita (Otto Lara Resende, Paulo Francis, Paulo Campos), mas foi-se o tempo. Mesmo nessa época a maioria da casta jornalista era de esquerda, tem uma famosa crônica do Nelson Rodrigues em que ele fala sobre isso, como as reuniões editoriais da época (fim do Regime Militar) eram cultos de Esquerda onde Marx era um deus ("Marx é o Novo Jesus" é o nome da crônica). Tem uma entrevista do Nelson Motta com o Jucá Kfouri em que ele fala um pouco disso também, como era basicamente obrigatório ser de Esquerda na faculdade de jornalismo e ser de Direita era motivo de ostracismo.

Eu não sei o quão engajado você é, então vou evitar fazer afirmações, mas a Veja era uma das poucas fontes jornalísticas politizadas abertamente de Centro-Direita, para Centro-Esquerda, para ser mais especifico já que o espectro é confuso para muita gente, a Veja era socialmente e economicamente liberal. A Globo, na época em que o Roberto Marinho estava vivo, também era, embora não abertamente, de Direita no sentido conservador. O Roberto Marinho sempre foi abertamente conservador e de Direita, embora hoje a Globo tente esconder isso. Mesmo a maioria dos jornalistas sendo de Esquerda, obviamente o Roberto Marinho tinha a última palavra.

A eleição de 89 também é um péssimo exemplo para tentar se conversar sobre o posicionamento de algum jornal, o principal adversário do Collor era o Lula, que mais do que de Esquerda era populista, além disso o Collor associou ele ao Comunismo e nessa época ocorreu a queda da cortina de ferro, e o mundo viu o desastre que foi o Comunismo, e um grupo terrorista de Esquerda sequestrou o Abílio Diniz, um empresário famoso, e teve grande repercussão. Para piorar os sequestradores apareceram com camisas do PT. Logo a maioria dos que fosse de esquerda, mas liberal ou mais centrista, evitaria apoiar o Lula.

Sobre o posicionamento politico do Collor, ele era de Direita sim, embora fosse mais liberal e tivesse algumas posições esquerdistas, ele sempre foi de partidos de Direita e era ferrenhamente anticomunista.

descriptionJornalismo é de esquerda? - Página 2 EmptyRe: Jornalismo é de esquerda?

more_horiz
YamiNoKemono escreveu:
90% dos jornalistas são esquerdistas (assim como nas faculdades e meio artístico), e sim, a grande mídia segue uma linha bem mais a esquerda.



true, planejo não me misturar com a classe artistica caso faça sucesso. não é nem pelo posicionamento, a classe artística faz coisas estranhas mesmo.

descriptionJornalismo é de esquerda? - Página 2 EmptyRe: Jornalismo é de esquerda?

more_horiz
O Jornalista até pode ser de esquerda, mas a mídia não.
As pessoas nascem na ideologia dominante, mas quando chagam na faculdade, ao qual encontram as mais variadas pessoas e as mais variadas ideologias tendem a mudar de opinião.

descriptionJornalismo é de esquerda? - Página 2 EmptyRe: Jornalismo é de esquerda?

more_horiz
@Comando Omega

progressistas são do espectro político da esquerda, mas específicamente a liberal.

Africa ? deixa eu adivinhar Angola ? lá o pessoal fala português, deve ser fácil um br viajar pra lá


Contrariei tudo!? :facepalm3:
Enfim, deu para enter ao menos... Ne?

Não, estou em Moçambique em casa dos meus avos onde meu pai nasceu... :Luan adora:

descriptionJornalismo é de esquerda? - Página 2 EmptyRe: Jornalismo é de esquerda?

more_horiz
Os jornalistas mais presentes na grande mídia são de maioria esmagadora de esquerda, além da direita se sentir representada por uma parcela bem pequena do mainstream, vamos dizer assim. Tanto que os 'meios de informação da direita' são sempre subalternos, como a Revista Oeste, Brasil Sem Medo e coisas do tipo.

descriptionJornalismo é de esquerda? - Página 2 EmptyRe: Jornalismo é de esquerda?

more_horiz
@TyeYona eu discordo um pouco. Claro que o posicionamento politico muda com passar do tempo. A Veja por exemplo, é em sua maioria é supostamente progressista, mas na real sempre com viés anti-horario. Nisso me refiro a Veja, Folha de São Paulo, UOL, Globo... O que perde sua confiabilidade quando se quer uma noticia real. Por exemplo, eu acompanho o G1, ainda da pra ler... Embora se aproveite uns 30%. Já o resto, não se aproveita nada. Isso é obvio. Até eu que não gosto do Bozo, e nunca votei, to pensando em votar na merda do atual presida, só pra não dar gosto de poder pra esses fdp...

descriptionJornalismo é de esquerda? - Página 2 EmptyRe: Jornalismo é de esquerda?

more_horiz
A pergunta correta é:

O DONO DO JORNAL É DE ESQUERDA OU DE DIREITA?

O jornalista é apenas um funcionário do jornal, um proletário. O patrão manda no pensamento dele.

Todo jornal tem uma linha editorial própria. Pra saber qual é, leia o editorial do jornal.

Raul Seixas dizia o seguinte: não compre jornais, minta você mesmo.

OBS: todo jornal é uma empresa, precisa vender e ganhar dinheiro pra se manter. Logo, o jornal não tem obrigação com a verdade, mas, sim, com seus interesses. Pensem nisso, carinhas 😉

descriptionJornalismo é de esquerda? - Página 2 EmptyRe: Jornalismo é de esquerda?

more_horiz
Zeno escreveu:
A pergunta correta é:

O DONO DO JORNAL É DE ESQUERDA OU DE DIREITA?

O jornalista é apenas um funcionário do jornal, um proletário. O patrão manda no pensamento dele.

Todo jornal tem uma linha editorial própria. Pra saber qual é, leia o editorial do jornal.

Raul Seixas dizia o seguinte: não compre jornais, minta você mesmo.

OBS: todo jornal é uma empresa, precisa vender e ganhar dinheiro pra se manter. Logo, o jornal não tem obrigação com a verdade, mas, sim, com seus interesses. Pensem nisso, carinhas 😉


Oh, nunca imaginei que iria concordar plenamente com vc.

descriptionJornalismo é de esquerda? - Página 2 EmptyRe: Jornalismo é de esquerda?

more_horiz
TyeYona escreveu:
Zeno escreveu:
A pergunta correta é:

O DONO DO JORNAL É DE ESQUERDA OU DE DIREITA?

O jornalista é apenas um funcionário do jornal, um proletário. O patrão manda no pensamento dele.

Todo jornal tem uma linha editorial própria. Pra saber qual é, leia o editorial do jornal.

Raul Seixas dizia o seguinte: não compre jornais, minta você mesmo.

OBS: todo jornal é uma empresa, precisa vender e ganhar dinheiro pra se manter. Logo, o jornal não tem obrigação com a verdade, mas, sim, com seus interesses. Pensem nisso, carinhas 😉


Oh, nunca imaginei que iria concordar plenamente com vc.



Eu sou o máximo :xablau:

descriptionJornalismo é de esquerda? - Página 2 EmptyRe: Jornalismo é de esquerda?

more_horiz
TyeYona escreveu:
O Jornalista até pode ser de esquerda, mas a mídia não.
As pessoas nascem na ideologia dominante, mas quando chagam na faculdade, ao qual encontram as mais variadas pessoas e as mais variadas ideologias tendem a mudar de opinião.

Isso depende de duas questões:
1. O que é a mídia?
2. Que direita ou esquerda?

Se a mídia é o mainstream cultural, ele é de Esquerda, muitos são de Extrema-Esquerda inclusive, embora obviamente não os maiores (que são as grandes corporações). Se você está se referindo aos grandes meios de comunicação, boa parte deles é economicamente e socialmente liberal, aí vai ficar a cargo do que o individuo considera mais importante, a economia ou os costumes.  

Embora nos últimos tempos eles tenham cada vez se tornado menos economicamente liberais, principalmente por terem colocado a bandeira da Justiça Social em pauta. Então pode-se dizer que mesmo os grandes meios de comunicação hoje são mais de Esquerda que de Direita. 

Disclaimer: Obviamente estou falando da mídia brasileira e norte-americana, no Reino Unido por exemplo o maior jornal é abertamente conservador, no Japão os principais jornais são de direita.

Raul Seixas dizia o seguinte: não compre jornais, minta você mesmo.

Raul Seixas nunca disse isso, isso é nome de um programa do PCO baseado em um aforismo de Esquerda.

descriptionJornalismo é de esquerda? - Página 2 EmptyRe: Jornalismo é de esquerda?

more_horiz
Correção:

"Eu não preciso ler jornais, mentir sozinho eu sou capaz." - Raul Seixas

Tá aí o videoclipe original:

descriptionJornalismo é de esquerda? - Página 2 EmptyRe: Jornalismo é de esquerda?

more_horiz
Zeno escreveu:
A pergunta correta é:

O DONO DO JORNAL É DE ESQUERDA OU DE DIREITA?

O jornalista é apenas um funcionário do jornal, um proletário. O patrão manda no pensamento dele.

Todo jornal tem uma linha editorial própria. Pra saber qual é, leia o editorial do jornal.

Raul Seixas dizia o seguinte: não compre jornais, minta você mesmo.

OBS: todo jornal é uma empresa, precisa vender e ganhar dinheiro pra se manter. Logo, o jornal não tem obrigação com a verdade, mas, sim, com seus interesses. Pensem nisso, carinhas 😉

Lúcido

descriptionJornalismo é de esquerda? - Página 2 EmptyRe: Jornalismo é de esquerda?

more_horiz
ShinobinoKami escreveu:
TyeYona escreveu:
O Jornalista até pode ser de esquerda, mas a mídia não.
As pessoas nascem na ideologia dominante, mas quando chagam na faculdade, ao qual encontram as mais variadas pessoas e as mais variadas ideologias tendem a mudar de opinião.

Isso depende de duas questões:
1. O que é a mídia?
2. Que direita ou esquerda?

Se a mídia é o mainstream cultural, ele é de Esquerda, muitos são de Extrema-Esquerda inclusive, embora obviamente não os maiores (que são as grandes corporações). Se você está se referindo aos grandes meios de comunicação, boa parte deles é economicamente e socialmente liberal, aí vai ficar a cargo do que o individuo considera mais importante, a economia ou os costumes.  

Embora nos últimos tempos eles tenham cada vez se tornado menos economicamente liberais, principalmente por terem colocado a bandeira da Justiça Social em pauta. Então pode-se dizer que mesmo os grandes meios de comunicação hoje são mais de Esquerda que de Direita. 

Disclaimer: Obviamente estou falando da mídia brasileira e norte-americana, no Reino Unido por exemplo o maior jornal é abertamente conservador, no Japão os principais jornais são de direita.

Raul Seixas dizia o seguinte: não compre jornais, minta você mesmo.

Raul Seixas nunca disse isso, isso é nome de um programa do PCO baseado em um aforismo de Esquerda.


Quando falo de mídia estou me referindo a mídia jornalistica, tais como telejornais, portais de notícia etc...
Embora a mídia mainstream trazem pautas progressista e esquerdista estrategicamente para gerarem lucro. Pois tudo é se ressume a lucro! Eles não mudam suas logo para a bandeira do arco-iris, pois são pessoas que se importam com as causas sociais. E sim para conseguir mais públicos/clientes. Ao invés de focar só no branco e hétero, eles também querem levar para o seu lado, negros, gays, lésbicas etc... pois essas pessoas também trazem lucros! E quanto mais pessoas, para consumir seus produtos, melhor!

descriptionJornalismo é de esquerda? - Página 2 EmptyRe: Jornalismo é de esquerda?

more_horiz
É impressionante quem em pleno 2022 as pessoas ainda acreditam que as agendas não existem.

O mercado global a décadas é monopolizado em todo mundo pelas mesmas empresas e mídias de todos os tipos, financiadas por banqueiros de todos os tipos. Vocês realmente acham que essa galera tá se importando com dinheiro e lucros se praticamente não tem concorrência? Eles são aliados de seus pouquíssimos rivais.

Tentem ver o mundo como um quebra cabeça.

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos