Fórum NS - Discussões incríveis sobre animes e mangás!
Bem vindo ao maior fórum de animes de Brasil & Portugal!

Não deixe de registrar sua conta para poder participar do fórum! Leia nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE e configure suas opções de privacidade: https://www.forumnsanimes.com/privacy (ao acessar nosso site, você aceita nossas políticas de privacidade)

Poste 5 mensagens no fórum para ativar o seu primeiro rank e começar sua jornada! Aqui, você irá fazer amigos, participar de eventos, subir de rank e até ganhar prêmios!

Bem vindo ao maior fórum de animes de Brasil & Portugal!

Não deixe de registrar sua conta para poder participar do fórum! Leia nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE e configure suas opções de privacidade: https://www.forumnsanimes.com/privacy (ao acessar nosso site, você aceita nossas políticas de privacidade)

Poste 5 mensagens no fórum para ativar o seu primeiro rank e começar sua jornada! Aqui, você irá fazer amigos, participar de eventos, subir de rank e até ganhar prêmios!

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fórum NS - Discussões incríveis sobre animes e mangás! Entrar

VOTAÇÃO DA MINUTA INICIAL - Regimento Interno do NSRPG

+14
Darkon
Nero Sparda
TyeYona
Keel Lorenz
Asa Noturna
SamuelCosta
Ninjalx
ShinobinoKami
Inosuke
Gaius
Yagito
Iriw
Heimdall
The Wick
18 participantes

descriptionVOTAÇÃO DA MINUTA INICIAL - Regimento Interno do NSRPG - Página 2 EmptyRe: VOTAÇÃO DA MINUTA INICIAL - Regimento Interno do NSRPG

more_horiz
Voto: Opção 2

Justificativa: Pelo que li, ambas as opções são razoavelmente semelhantes, salvo em algumas questões.

Lembrando que não devemos confundir "progressão de um clã" com "ficha do player".

Pelo que pude perceber, a primeira diferença entre as duas é que, na opção 1, caso alguma coisa seja alterada no regimento ou na tabela de clã, os players que já possuíssem tal recurso anteriormente teriam o direito de reter a versão antiga. Já passei por essa exata situação na edição passada do NSRPG. Depois de um tempo jogando com a Tabela do Clã Hyuga, acabaram por aprovar uma alteração que diminuía os pontos dados por ela. Não foi algo necessariamente agradável, mas também não achei tudo isso. No fim, ficaram elas por elas, pois - conforme é assegurada em ambas as opções - o narrador teve autonomia para me dar coisas que compensassem a falta que esses pontos iriam fazer a longo prazo na minha ficha. Então, no fim, não tem muito problema quanto a isso.

A diferença mais relevante de todas, porém, é a capacidade de players contestarem aspectos do sistema via votação compulsória e global. Excetuando, claro, itens/habilidades/jutsus criados por narrador/player. Por mais que entenda o receio dos players, ainda acho que essa não é a melhor saída para resolver os problemas. Estaríamos abrindo a possibilidade de criar discussões como essa (absurdamente alongadas, diga-se de passagem) diariamente. Algo que não apenas cansaria todo mundo, como também não resolveria a temeridade principal da Opção 1, que seria a suposta "oligarquia", como dizem, tomar decisões extremamente enviesadas em sua votação. Até porque na Opção 1 esta mesma teria a capacidade de vetar as votações com sua quase-unanimidade.

Ademais, endereço a questão como "suposta oligarquia", porque eu mesmo não acredito que seja esse o caso. Ao meu ver, todo RPG sempre tem trabalho a ser feito: atualizações, alterações de sistema a serem feitas, players a serem narrados e, principalmente, eventos a serem narrados (que, nota-se, são os mais difíceis de encontrar pessoal pra fazer). Por essas e outras, considerando que o grupo esteja sempre aberto para gente que consiga fazer os trabalhos necessários, acho que essa ideia de existir uma espécie de elite cai por terra. Fosse assim, em seus quase 6 anos de funcionamento, acredito que o OPRPG - onde os players também não podem votar para impugnar aspectos do sistema - já teria passado por problemas semelhantes a estes ou os previstos pela Opção 1.

Não me entenda mal, não quero dizer que o player que não narra, por qualquer motivo que seja, não deveria ter direito de reclamar. Sim, ele tem. Mas, acho que para de fato ter a sua como uma voz ativa dentro dos processos decisórios de sistema, você também tem que ter atitudes ativas. Todo mundo sabe que isso aqui é uma forma de lazer, mas não custa nada ajudar a manter o jogo funcionando. Seria o análogo a limpar o que você suja numa área comum ou contribuir com algo em uma festa.

descriptionVOTAÇÃO DA MINUTA INICIAL - Regimento Interno do NSRPG - Página 2 EmptyRe: VOTAÇÃO DA MINUTA INICIAL - Regimento Interno do NSRPG

more_horiz
Voto na opção 1

Acho melhor pela a liberdade aos players.

more_horiz
Keel Lorenz escreveu:
Voto: Opção 2

Justificativa: Pelo que li, ambas as opções são razoavelmente semelhantes, salvo em algumas questões.

Lembrando que não devemos confundir "progressão de um clã" com "ficha do player".

Pelo que pude perceber, a primeira diferença entre as duas é que, na opção 1, caso alguma coisa seja alterada no regimento ou na tabela de clã, os players que já possuíssem tal recurso anteriormente teriam o direito de reter a versão antiga. Já passei por essa exata situação na edição passada do NSRPG. Depois de um tempo jogando com a Tabela do Clã Hyuga, acabaram por aprovar uma alteração que diminuía os pontos dados por ela. Não foi algo necessariamente agradável, mas também não achei tudo isso. No fim, ficaram elas por elas, pois - conforme é assegurada em ambas as opções - o narrador teve autonomia para me dar coisas que compensassem a falta que esses pontos iriam fazer a longo prazo na minha ficha. Então, no fim, não tem muito problema quanto a isso.

A diferença mais relevante de todas, porém, é a capacidade de players contestarem aspectos do sistema via votação compulsória e global. Excetuando, claro, itens/habilidades/jutsus criados por narrador/player. Por mais que entenda o receio dos players, ainda acho que essa não é a melhor saída para resolver os problemas. Estaríamos abrindo a possibilidade de criar discussões como essa (absurdamente alongadas, diga-se de passagem) diariamente. Algo que não apenas cansaria todo mundo, como também não resolveria a temeridade principal da Opção 1, que seria a suposta "oligarquia", como dizem, tomar decisões extremamente enviesadas em sua votação. Até porque na Opção 1 esta mesma teria a capacidade de vetar as votações com sua quase-unanimidade.

Ademais, endereço a questão como "suposta oligarquia", porque eu mesmo não acredito que seja esse o caso. Ao meu ver, todo RPG sempre tem trabalho a ser feito: atualizações, alterações de sistema a serem feitas, players a serem narrados e, principalmente, eventos a serem narrados (que, nota-se, são os mais difíceis de encontrar pessoal pra fazer). Por essas e outras, considerando que o grupo esteja sempre aberto para gente que consiga fazer os trabalhos necessários, acho que essa ideia de existir uma espécie de elite cai por terra. Fosse assim, em seus quase 6 anos de funcionamento, acredito que o OPRPG - onde os players também não podem votar para impugnar aspectos do sistema - já teria passado por problemas semelhantes a estes ou os previstos pela Opção 1.

Não me entenda mal, não quero dizer que o player que não narra, por qualquer motivo que seja, não deveria ter direito de reclamar. Sim, ele tem. Mas, acho que para de fato ter a sua como uma voz ativa dentro dos processos decisórios de sistema, você também tem que ter atitudes ativas. Todo mundo sabe que isso aqui é uma forma de lazer, mas não custa nada ajudar a manter o jogo funcionando. Seria o análogo a limpar o que você suja numa área comum ou contribuir com algo em uma festa.

Bom eu vou seguir a mesma linha argumentativa do @Keel Lorenz nosso novo narrador. A um tempo estávamos aguardando um novo player ou uma redistribuição para adicionar o GM do OPRPG na equipe, até para dar uma aliviada. Aos poucos ele vai se ambientando para pegar mais players (se quiser).

Seguindo a ótica do Keel, o meu voto é óbvio para a proposta 2 formulada pelos narradores, embora um deles tenha entendido, posteriormente, em alterar sua posição (supreendentemente). É uma proposta mais enxuta, que amarra todos os pontos necessários, e rechaçando os argumentos de que permite regras não expressas e etc, é a melhor proposta. Isso porque a outra engessa de mais e passa a responsabilidade de avaliação/criação a uma votação global que de três uma: Ou vai ter poucos votos e não vai representar como é a ideia do regimento interno uma maioria de jogadores, ou vai criar discussões alongadas e fazer todos perderem tempo nisso, brigar, discutir, fazer inimizades grandes (imagine a equipe vetando algo aprovado por exemplo), ou, por fim, vai acabar no rumo de votações feitas nas coxas sem que se quer os narradores opinem em nada para não perder tempo e todos os efeitos citados, o que causaria um problema. Essa é minha visão como alguém que contribui para o RPG desde o fim de 2018.

No mais a proposta nova quebra os problemas de proporcionalidade, ao passo que os próprios players, dentre eles quem reclamava, reconheceram que é melhor deixar o narrador livre para poder criar seus plot, seu jogo e afins, desde que não interfira nos demais, enfim, liberar logo para reduzir dor de cabeça.

Embora reconheça que o Adm Geral aparentemente está com boa-fé em alterar as situações do jogo, mesmo considerando de baixo impacto, creio que seja um equívoco, pois pode acabar afetando negativamente o NSRPG (e para mim, isso é 99% de chance de certeza).

A proposta 2, por outro lado, traduz essa mudança de paradigma e evita maiores problemas e perdas de tempo, deixando o jogo mais simples e objetivo. Ainda deixa a mecanização de jutsus criados ao próprio narrador, que pode resolver com o seu player as questões de mecanização de jutsus criados dele pela tabela.

Dessa maneira oficializo meu voto na proposta 02 criada e endossada pelo pleno da equipe de narradores, apesar da situação mencionada.

Não vou prosseguir com discussões porque eu vi que está ficando grande o tópico em termo de parágrafos e isso pode acabar complicando no fim. Eu me abstive de fazer isso no outro tópico, mesmo querendo desmitificar um monte de coisas da proposta inicial e interpretações errôneas/destoantes das finalidades da proposta.

more_horiz
@Iriw

Mas seu voto já foi contabilizado desde a página 1...

more_horiz
The Wick escreveu:
@Iriw

Mas seu voto já foi contabilizado desde a página 1...

Achei que não tivesse porque eu não cheguei a expor diretamente as motivações, e por isso eu vim expor (evitar dúvidas).

more_horiz
Opção 1, talvez em um tópico posterior eu justifique mais. Mas é pela questão da voz dos players.

more_horiz
Deixando claro que voto pela proposta 2. O principal motivo é que a proposta 1 irá exigir demais dos narradores, os quais já gastam tempo demais fazendo um trabalho gratuito que é narrar os jogadores.

A proposta 1 basicamente quer que o narrador olhe várias e várias regras antes de fazer algo, enquanto quer que o jogador possa fazer X e Y e o narrador tenha que seguir o caminho do jogador, querendo ou não. É o mesmo que falar que o Kiba vai se tornar Hokage porque sim. Claramente quem criou a proposta 1 nunca foi um narrador de RPG, pois várias regras sugeridas pela proposta iriam tornar muito mais trabalhoso a função de um narrador e limitando demais a função.

Proposta 2, embora não seja perfeita, é a melhor e tem meu voto.

more_horiz
Voto na opção 1.

Motivos: Analisando novamente, seria uma forma para ajudar até mesmo iniciantes que 
acabaram de ingressar.

more_horiz
Obviamente a Opção 1, que foi sugerida por @The Wick

No momento certo vou criar um tópico questionando algumas coisas, e apontando dois pesos e duas medidas em algumas decisões. Não vou fazer nada agora, mas há um grupo de jogadores, como eu, que estão descontentes.

Eu iria além dessa votação, e já colocava em pauta que @The Wick assumisse o RPG como diretor também. O motivo é que o Wick é mais confiável.

A grande quantidade de tentativas de nerfar determinados jogadores, desanima até mesmo de continuar a participação no próprio RPG.

more_horiz
Peço perdão pela falta de frequência nos últimos dias. Questões pontuais.

Meu voto vai para a Proposição 1, e resumindo o motivo, ela dá a oportunidade dos players participarem ativamente num aspecto primordial do rpg: seu funcionamento mecânico - através da discussão sobre jutsus e afins.

Este pra mim é um ponto preponderante porque muito dos problemas do rpg em geral acontecem pela carência de entendimento sobre aspectos técnicos sobre o sistema em seu aspecto objetivo.

Eu entendo a opinião da proposta no que tange o receio de acabar "empacando" o jogo, mas este aspecto de envolver os players como um todo nessa discussão é uma parte importante do processo de diminuir as dificuldades e divergências sobre jutsus habilidades e como explorar os recursos criativos possíveis ingame.

E volto a repetir: Qualquer rpg que se preze tem por obrigação ser favorável à permissão do explorar criativo dos players, sob a orientação e tutela do narrador.

O objetivo de qualquer discussão dentro de um RPG é criar uma atmosfera de condições saudáveis que permita que a vontade dos players se manifeste, e não o contrário.

Nenhuma discussão deveria ter caráter de rejeição no aspecto mecânico-criativo do jogo, e a proposta que votei proporciona uma melhor abordagem neste sentido, já que abre possibilidade para que o processo 'educativo' aconteça.

more_horiz
Votação Parcial

Opção 1: Obteve 8 Votos.

Opção 2: Obteve 8 Votos.

Desde abertura desse tópico até o dia 13/05/2022 às 22:11.

more_horiz
Meu voto é na opção 1, por deixar os players mais incluídos e seguros, algumas coisas da opção 2 ficaram em falta em comparação a 1, de toda forma já adianto que sou contra alguns artigos da primeira, (11, 15 e 17), que restringem os narradores de forma excessiva, mas entre as duas parece a melhor.

more_horiz
Placar final da votação:

OPÇÃO 1 - 9 votos (7 players, 1 narrador, 1 membro interessado por motivo expresso de novos jogadores)

OPÇÃO 2 - 8 votos (2 players, 6 narradores)

A opção 1 é a vencedora, incontestável na preferência dos que estão inscritos somente na condição de jogador da atual edição do NSRPG.

Com a chegada do dia 14, teremos agora a fase de discussão de alterações do texto base, marcada para ser encerrado no dia 16 pelo mediador.
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos