Fórum NS - Discussões incríveis sobre animes e mangás!
Bem vindo ao maior fórum de animes de Brasil & Portugal!

Não deixe de registrar sua conta para poder participar do fórum! Leia nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE e configure suas opções de privacidade: https://www.forumnsanimes.com/privacy (ao acessar nosso site, você aceita nossas políticas de privacidade)

Poste 5 mensagens no fórum para ativar o seu primeiro rank e começar sua jornada! Aqui, você irá fazer amigos, participar de eventos, subir de rank e até ganhar prêmios!

Bem vindo ao maior fórum de animes de Brasil & Portugal!

Não deixe de registrar sua conta para poder participar do fórum! Leia nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE e configure suas opções de privacidade: https://www.forumnsanimes.com/privacy (ao acessar nosso site, você aceita nossas políticas de privacidade)

Poste 5 mensagens no fórum para ativar o seu primeiro rank e começar sua jornada! Aqui, você irá fazer amigos, participar de eventos, subir de rank e até ganhar prêmios!

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fórum NS - Discussões incríveis sobre animes e mangás! Entrar

VOTAÇÃO DA MINUTA INICIAL - Regimento Interno do NSRPG

+14
Darkon
Nero Sparda
TyeYona
Keel Lorenz
Asa Noturna
SamuelCosta
Ninjalx
ShinobinoKami
Inosuke
Gaius
Yagito
Iriw
Heimdall
The Wick
18 participantes

descriptionVOTAÇÃO DA MINUTA INICIAL - Regimento Interno do NSRPG EmptyVOTAÇÃO DA MINUTA INICIAL - Regimento Interno do NSRPG

more_horiz
OPÇÃO 1 - Administrador @The Wick
Spoiler :

OPÇÃO 2 - @Heimdall e Administrador @Iriw (sob consulta aos narradores do NSRPG)

Spoiler :

Votos não-justificados não serão contabilizados.

Obs: Essa votação é sobre a minuta inicial. Qualquer ponto em que haja discordância poderá ter alterações votadas na próxima fase final. Sendo assim, essa votação trata-se sobre o caráter geral, o todo de cada minuta. A discussão sobre pontos específicos e detalhes acontecerá já na próxima fase, em relação a minuta escolhida.

Última edição por The Wick em 14/5/2022, 04:19, editado 1 vez(es)

descriptionVOTAÇÃO DA MINUTA INICIAL - Regimento Interno do NSRPG EmptyRe: VOTAÇÃO DA MINUTA INICIAL - Regimento Interno do NSRPG

more_horiz
Voto: Opção 2

Justificativa:

A opção 2 é um modelo mais eficiente para as discussões e decisões, deixando o máximo de decisões possíveis na mão do Narrador, já que ele é quem tem que criar os desafios de combate na trama. Nessa opção, se reduz consideravelmente o trabalho secundário de todos os narradores, aumentando o tempo disponível para narrar, que é o maior interesse da maioria.

Para a equipe fica apenas a parte que envolve players de mais de um narrador (Leia-se Jutsus e Habilidades Rankeados para todos, Plots globais, etc). Essa separação foi pensada de forma que um narrador não precise aceitar uma decisão unilateral de outro, o que poderia dificultar seu trabalho em criar desafios para os players.

Um último ponto, acerca de mudanças no regimento do game (Tabela de clã, regras gerais), a ideia é que ao dar mais autonomia para o narrador criar/conferir os prêmios que achar adequados, este possa complementar clãs que por ventura estejam mais fracos e abrir possibilidade do player conseguir recursos que tenha interesse, mesmo que não esteja na tabela.

Como não teve no post inicial, vou deixar aqui a marcação para o pessoal conferir (Dei uma limpada na lista anterior, tem um bocado de gente que nunca jogou ou quitou ali.

MARCAÇÕES:

@Ninjalx @Iriw @Keel Lorenz @Inosuke @Ben Ikneg @Thousand Mirrors @Darkon @Nero Sparda @Lady @BitterWoman @Chinelo_verde @Yagito @Gaius  @TyeYona  @Staz @Heimdall @Asa Noturna @Uman @The Wick @Luan @Shinobinokami

descriptionVOTAÇÃO DA MINUTA INICIAL - Regimento Interno do NSRPG EmptyRe: VOTAÇÃO DA MINUTA INICIAL - Regimento Interno do NSRPG

more_horiz
VOTO: Opção 1

Eu voto na opção 1. Mudei alguns detalhes que certos players, apesar de terem gostado muito da opção, haviam se incomodado. Então, para atender essas necessidades e já remover de cara esses detalhes que não foram totalmente agradáveis, fiz alterações finais em relação à versão anterior.

A opção 2, apesar de ter alguns pontos bons (que eu mesmo gostei), é certo que essa opção é intencionalmente omissa a várias necessidades dos players e a várias questões éticas sob o pretexto de "mais tempo para narrar". O que é até curioso, já que grande parte dessas necessidades se resume a, por exemplo, o dever expresso de NÃO fazer algo, como mexer nas coisas dos players, ter o direito de tomar e alterar as coisas deles.

E é intencionalmente omissa, pois os idealizadores já tinham lido a opção 1 (inclusive copiando alguns pontos que originalmente eram dela, percebam isso), e deixaram esses direitos e deveres de fora.

Então fica essa curiosidade bem peculiar, em que o dever de NÃO fazer algo não pode existir pra sobrar... mais tempo pra narrar (?). Não faz sentido.

Digo isso porque várias coisas estão sorrateiramente ausentes na opção 2, tornando o caráter geral dela incompleto. É fácil de indicar as coisas que simplesmente "sumiram" e que ela se omitiu:

1. Na opção 2, não há qualquer vedação as "regras não-expressas". Ou seja, pela opção 2, os players e narradores ainda podem ser surpreendidos com as infames "regras não-expressas", que inclusive estavam propostas para serem oficializadas antes de eu contestar com a minha minuta, no tópico passado. Regras não-expressas é: isso não está escrito em lugar nenhum, mas vou usar contra o seu narrador com força de regra.

2. Na opção 2, os players não tem direito de serem ouvidos e criarem suas próprias discussões (com força de alterar) sobre deturpações nas mecanizações, sobre fichas que estão fracas demais.

3. Na opção 2, os players podem ter seus recursos nerfados e removidos, sem direito à versão antiga e que pegaram a ficha, gastaram tempo, recursos, planejamento e trabalho duro justamente para ter acesso. Por que será que essa proposta de minuta se omitiu sobre esse direito, que está contido no art. 3 da opção 1? Será que "gasta tempo demais" não ter o direito de tirar as coisas das pessoas para que elas tenham segurança?

4. Na opção 2, os players não tem o direito descrito no art. 9 da opção 1, de protocolar jutsus que não estão listados para serem adicionados no jogo. Eu consigo, com os pés nas costas, trazer 50 jutsus perfeitamente balanceados e inofensivos que não estão listados no NSRPG. Será que tirar esse direito dos players serve para "poupar tempo"? Será que eles gastam menos tempo fazendo isso sozinhos e sem qualquer chance dos players darem suas opiniões efeitvamente?

5. Na opção 2, não consta nenhuma discussão pública. Todas as decisões, inclusive as que afetam vocês (por exemplo, nerfar recursos que vocês já tem), seguem acontecendo de maneira fechada, secreta e debaixo de 7 chaves. Por que será? Será que os players terem acesso às discussões que afetam o trabalho duro deles deixam os narradores "sem tempo para narrar"?

E não, não pensem que eu estou tirando da minha cabeça. Eu presenciei discussões para nerfar o Manto Jin do @Staz, mesmo ele já tendo adquirido ele, situação em que defendi que ele tem direito a ter os próprios recursos, sem outros players-narradores interferirem para tirar dele ou piorar algo que ele já ganhou.

Agora somem isso ao fato do direito de não ter as coisas removidas e pioradas estar marotamente omisso na opção 2, e as discussões públicas estarem sorrateiramente inexistentes. Aliás, vocês só estão tendo o direito de opinar e votar alguma coisa aqui porque eu determinei que houvesse uma discussão pública sobre o regimento, em que os players fossem ouvidos. Quando foi a última vez que vocês discutiram, opinaram ou votaram alguma coisa que afeta diretamente vocês no NSRPG? Quero ouvir só de quem não faz parte dos narradores e que vai ser afetado por isso.

Vai ser no mínimo uma ironia muito grande ler na cara dura, em uma discussão pública, argumentações tentando convencer que publicidade e diálogo aberto não são necessários. Dica: o autor da argumentação vai ser alguém que a existência de discussões públicas é irrelevante para ele poder ter alguma voz. E olha que a opção 1 nem dá essa publicidade toda, apenas dá algumas coisinhas, um pequeno espaço para os players poderem dialogar e serem ouvidos.

E não, meus jovens, isso não depende da boa vontade, do bom humor e do bom coração. Isso tem que estar oficializado, ou vocês vão voltar direto pro limbo em questão de 7 dias. :okai:

6.  Na opção 2, existem raras e escassas exceções ao que eu estou falando, mais especificamente no ponto 5 das competências do Diretor do NSRPG. Estou citando para não virem aqui depois e usarem isso contra mim, como se eu já não tivesse lido e estivesse ciente de que essa insuficiente e escassa exceção existe.

7. Leia o art. 10 da opção 1. Ele não existe na opção 2, foi ignorado. Questione-se o porquê. Será que gasta tempo?

8. Enfim, não vou me estender sobre cada direito e dever que foi excluído/omisso, porque sinceramente, eu até me perco. O único jeito é ler a opção 1, ler a opção 2, e pensar em tudo que se perdeu. Votar na opção 2 é votar para tudo que ela se omitiu não esteja presente na minuta do Regimento. É votar para que o teor geral seja que essas coisas não existam.

9. Alguns deveres importantíssimos que existem na opção 1 e que ficaram omissos na opção 2, sendo ignorados:

Art. 21. É dever dos narradores levar em consideração a satisfação dos seus players, seguindo o princípio de deixar o mesmo construir a própria história dentro do mundo ninja, sem prejudicá-lo ou obrigá-lo, de qualquer forma, a seguir o roteiro que o narrador planejou pra ele no lugar dos seus próprios planos e pretensões.

Art. 23. É dever dos narradores respeitar e zelar pelas regras do NSRPG, pelo regimento do NSRPG, pela boa experiência dos jogadores, pelo tempo e confiança investido pelos jogadores.

Art. 24. É dever dos narradores respeitar os princípios da segurança e confiabilidade no NSRPG, evitando criar problemas para os players e situações de insegurança quanto à continuidade dos recursos e conquistas dos mesmos.

Art. 27. É dever dos narradores levar em consideração, de boa-fé, as sugestões realizadas pelos players quanto ao funcionamento do jogo, fichas e mecanizações, sem tentar frustrar o pleno exercício desse direito ou votar contrariamente de forma injustificada.

Art. 29. É dever dos players agir de boa-fé, especialmente no que tange as votações globais, sempre justificando seus votos de maneira objetiva e evitando o campo pessoal-individual.

Art. 30. É vedado aos narradores descartar publicamente e sem discussão, sugestões de players garantidas por este regimento.

Parágrafo único. Também é vedado aos narradores, dado sua condição superior, iniciar campanhas, complôs e articulações para aprovar ou desaprovar mudanças. O tópico de discussão deve ser usado para esse fim.

Minha pergunta final pra vocês é: por quê? Por que correram para fazer, em 24h, uma minuta para disputar com a opção 1, copiando pontos dela que nem iam existir (na proposta inicial do Iriw e apoiada pelo @Heimdall no tópico anterior) e ignorando todas essas coisas e mais outros direitos ainda mais importantes? Eu demorei duas noites inteiras só pra pensar, refletir e escrever com cuidado a opção 1.

É simples. O teor da opção 2 não é só propor aqueles detalhes. A consequência principal da opção 2 é impedir que a opção 1 seja aprovada, junto com todos os pontos e princípios que eu mencionei aqui no meu post.

Por fim, alerto que haverá uma dose inicial de votos na opção 2, composta por @Iriw @Heimdall (autores) @Darkon @Yagito (idealizadores) e talvez @Gaius e mais alguém. Entretanto, o NSRPG vai muito além disso em questão de número de votantes. Então leiam, pensem por si e tirem suas próprias conclusões. A votação dura dois dias e, até lá, muito mais gente vai (felizmente) ter finalmente o direito de votar e dar a opinião.

São coisas simples e rápidas, mesmo os pontos mais críticos, se resumem a abrir em 2 minutos um tópico para coletar as opiniões dos players. O resto, são obrigações que não gastam tempo: POUPAM tempo, já que são obrigações de NÃO fazer algo, como prejudicar o player nerfando o jutsu que ele já conquistou.

Não acredite que você ter esses pequenos direitos básicos, muitos que envolvem que alguém NÃO faça algo prejudicial e degradante com você, é algo que vai "matar o RPG". Não é verdade e isso nunca matou NSRPG nenhum. O que sempre matou foi justamente a insatisfação de players que se sentiam prejudicados, frustrados, injustiçados e desconsiderados. Nunca existiu sequer um regimento interno que trata sobre direitos e deveres éticos. Não se deixe levar por essa narrativa.

Citações:

@ninjalx @iriw @Keel Lorenz @Inosuke @Ben Ikneg @Thousand Mirrors @Darkon @Nero Sparda @Lady @JuliaDark @BitterWoman @Mr. Causality @Chinelo_verde @Yagito @Ulysses @Gaius @Ciel @Rin @TyeYona @Bernoulli @Staz @Heimdall @Asa Noturna @Uman @Funge @Aburame Hidan @The Wick @Uman @Luan @Fresh prince @Kazanmaru @pavlesk @Zenitsu

Última edição por The Wick em 12/5/2022, 10:13, editado 2 vez(es) (Motivo da edição : Art. 31 constava como não-incluso, mas está incluso na opção 2, aparentemente)

more_horiz
Chegando apenas para contestar a fala do ADM Geral e dizer que é informação falsa, nunca houve discussão para nerfar NENHUM recurso de nenhum jogador nem mesmo as mais absurdas como umas laranjas por ai. O máximo que foi feito foi solicitar informações quando o próprio Narrador informou que haviam informações não claras.

Quanto ao manto do Staz ele nunca foi mecanizado ou oficializado, nunca foi postado nos jutsus rankeados ou no jornal informativo, o que se fez foi deixar utilizar o recurso enquanto não estava mecanizado. Isso foi feito, pelo contrário, para permitir que o user não ficasse sem recurso ante a indecisão da equipe, porque a questão gerou controvérsias. Se alguém lhe mostrou algo sem definição concreta da equipe, fez de modo eminentemente provisório.

Então a informação é falsa.

Por fim também declaro que é falso essa ideia de que os Narradores vão nerfar coisas escondido e a sete chaves como o Adm Geral fez parecer, inclusive grifando de vermelho, isso nunca ocorreu e agora não vai ocorrer.

Sobre a votação creio que nem há necessidade de novamente expressar opinião aqui, porque a minuta já veio da equipe de narradores em concordância unânime. Então só aguardar os demais players votarem.

more_horiz

Justificativa:

Buscando evitar ou mitigar qualquer tentativa de controlar e fiscalizar cada vez mais o trabalho (voluntário) dos narradores e a experiência dos players, participei ativamente da criação do segundo conjunto de regras.

Contextualizando, após INCONTESTÁVEL desproporção de nível dos players levantada por mim e pelo Heimdall, que à época ainda não éramos narradores, no tópico "Comparativo entre os narradores" (Link), optamos por advogar pela DEFESA DO BEM ESTAR DOS PLAYERS ao sugerir que o PvP fosse totalmente facultativo, ou até mesmo abolido, tendo em vista o risco de se perder recursos das fichas ou ser punido in-game durante esse tipo de evento. Dessa forma, a solução, obviamente não ideal, passava pela ideia de evitar cobrar os narradores por fiscalizações mais intensas na distribuição de Exp e recursos como Jutsus e Habilidades. Nesse viés, os narradores ficariam com maior liberdade e os players com maior segurança.

Houve muita resistência à época, especialmente por motivações pessoais, que inclusive levou aos players que estavam sendo beneficiados pela desproporção organizarem um motim, como Uman e Staz, saindo do grupo do WhatsApp em protesto por simplesmente ter sido mostrado que não havia um equilíbrio geral. Essas são as mesmas forças que estão atuando de forma contrária ao que já foi unânime entre os narradores: Levi, Heimdall, Iriw, Ben, Darkon e eu.

Mesmo com a aprovação praticamente unânime das medidas que levaram ao PvP ser facultativo, o que inclui bônus de Exp para todos os players etc, viram como necessidade formalizar o papel dos narradores, o que nunca foi exatamente um problema, mas com isso vieram essas tais "minutas", acompanhadas de atrocidades que simplesmente comprovam desrespeito, desconhecimento, má vontade, dissimulação e megalomania de quem sequer participa ativamente do jogo ou da organização.

Em resumo, foi criada uma opção a quem quer continuar jogando o jogo de forma tranquila. Essa é a opção 2. O regimento foi escrito com o objetivo de simplesmente formalizar o que já vem acontecendo na prática, além de deixar de forma clara e objetiva as atribuições e garantias de cada lado no NSRPG, seja a direção, a equipe de narradores ou os players.

A única e principal mudança permanece a que motivou a alteração no PvP: para evitar que os narradores sejam controlados e os players atacados por suas bonificações, permite-se maior liberdade aos narradores, sem extenuar sua carga de trabalho com votações, discussões, ajustes, alterações no regimento etc. Ao invés disso, destaca-se que a função do narrador é narrar. Aos players, os mesmos direitos já vigentes são formalizados e expressos.

Eis a enquete que determina o viés do regimento da opção 2:
Você, como player do NSRPG, considerando que não há PvP direto entre os players, aceita que não seja feito controle por parte da equipe acerca da proporcionalidade entre os narradores?

Entende-se por proporcionalidade:
- Missões de mesmo Rank tenham dificuldades compatíveis entre os diversos narradores;
- Fichas de NPC classificados de um certo nível (Genin, Chunin, Jonin especializado ... Kage) sejam compatíveis entre os diversos narradores;
- Recursos criados pelo narrador, sejam jutsus, itens ou habilidade, não destoem em poder e efetividade em relação aos recursos já rankeados no jogo;
- A velocidade de progresso de um modo geral seja compatível entre os players.

Nota: Aprovando-se a aceitação dessa desproporção, também se acorda que: Players do Narrador A não podem usar decisões do Narrador B para exigir ação de seu narrador.

Exemplo: Player 1 cria um jutsu Rank B (Tabela 4100) e este é aprovado pelo Narrador A. O Player 2, narrado pelo narrador B não pode usar isso como argumento para forçar seu narrador a aceitar o jutsu.

Basicamente, ao apoiar a opção 2, você concorda que não sejam feitos mais controles em cima de bonificações, dificuldade de missões etc de outros players e narradores. Aceitando isso, que foi o que todos que aprovaram a alteração no PvP apoiaram, e estranhamente uma parte segue insatisfeita e conspirando, corta-se pela raiz qualquer necessidade de travar o jogo, como está sendo feito agora, para mudanças estruturais no RPG.

Leia-se: contrato. Você aceitou os termos, criou uma ficha e participa ativamente do jogo. Você concorda com o regimento e se exime de conspirar, planejar ou sugerir atacar o regimento, os narradores ou os players, como estão fazendo agora? Se sim, seja bem vindo, seu voto é na Opção 2.

more_horiz
Sobre o post do @Yagi

Basta ler as duas minutas e verá que não existe isso de que "se você apoia não-interferência, vote na opção 2".

A opção 2 é justamente a que permite os players-narradores nerfarem seus jutsus em reuniões secretas e você não vai ter direito a versão antiga que você adquiriu.

Acreditar no que ele disse requer que você não tenha lido as minutas, e sim se guiado só pelo que ele está afirmando, e eu sei lá de onde ele tirou isso.

Aliás, a opção inicial apoiada pelos criadores da opção 2, não tinha nenhum direito de player, e instituía a interferência na narração dos outros. A opção 1 foi a primeira e a única que definiu a liberdade do narrador como princípio fundamental.

Se você apoia não-interferência, leia as duas minutas e decida sobre qual permite os outros de tirarem de você, em reuniões secretas, o que você conquistou, sem te dar direito à versão não-nerfada que você tinha antes, alterando a mecanização?

É fato. A opção 1 veda isso. A opção 2 deixa o caminho livre pra isso acontecer. É só abrir e ler.

Sobre o post do @Iriw, o que dizer, né?

Ele disse que a opção 2 é unânime entre os narradores. Será que se fosse em benefício dos players, seria necessário falar algo que é literalmente mentira, isto é, inverdade?

O @Ninjalx não apoia a opção 1, e o @Ben Ikneg, apesar de estar aparentemente sofrendo duras pressões, não se manifestou sobre qual versão final tem o voto dele.

more_horiz
@The Wick é tópico de votação ou discussão? Achei que a discussão era ontem. Porque se ficar os membros discutindo aqui, inclusive você, vai acabar enchendo o tópico de informações e vai fazer com que os membros tenham preguiça de ler um tópico enorme, você leu no grupo gente reclamando disso no outro tópico.

more_horiz
The Wick escreveu:
Sobre o post do @Yagi

Basta ler as duas minutas e verá que não existe isso de que "se você apoia não-interferência, vote na opção 2".

A opção 2 é justamente a que permite os players-narradores nerfarem seus jutsus em reuniões secretas e você não vai ter direito a versão antiga que você adquiriu.

Acreditar no que ele disse requer que você não tenha lido as minutas, e sim se guiado só pelo que ele está afirmando, e eu sei lá de onde ele tirou isso.

Aliás, a opção inicial apoiada pelos criadores da opção 2, não tinha nenhum direito de player, e instituía a interferência na narração dos outros. A opção 1 foi a primeira e a única que definiu a liberdade do narrador como princípio fundamental.

Você é um mentiroso.

"permite nerfarem jutsus"

Isso nunca foi permitido. Qualquer Jutsu ou habilidade que se mostre simplesmente inadequado para os padrões do jogo, ou da mecanização, sofrerá mudanças mediante autorização dos players que tiverem esse recurso. As votações secretas são secretas justamente para evitar que pessoas como você pressionem a equipe ou seu narrador para um determinado viés.

A sua proposta é literalmente abrir as entranhas do regimento do jogo e permitir que sejam feitos movimentos organizados contra a equipe e contra um sistema que já está em vigor, basicamente tornar toda e qualquer regra, mecanização ou narração contestáveis por qualquer um que seja, tornando COMPULSÓRIA a discussão e votação das solicitações, o que é inclusive o que você está fazendo agora, ameaçando e contestando a integridade de uma equipe nomeada por um ADMINISTRADOR DO FÓRUM e sabotando asquerosamente o andamento de um jogo que você mal participa e não organiza.

more_horiz
Iriw escreveu:
@The Wick é tópico de votação ou discussão? Achei que a discussão era ontem. Porque se ficar os membros discutindo aqui, inclusive você, vai acabar enchendo o tópico de informações e vai fazer com que os membros tenham preguiça de ler um tópico enorme, você leu no grupo gente reclamando disso no outro tópico.

Não me lembro de ter dito que era proibido discutir no decorrer da votação.

Aliás, a proposta de minuta de vocês ficou pronta ontem de noite, na cara do começo da votação. Aí é interessante que seja proibido discutir sobre ela? Os membros tiveram 48h para discutir sobre ela? Porque tivemos 48h para discutir sobre a opção 1, com toda tranquilidade, sem problemas.

Não tem nem 15h de discussão disponível sobre a opção 2 e você já está se queixando que não pode discutir os problemas e omissões que ela propõe? Os idealizadores tem que coordenar palavras finais incontestáveis sobre o teor de uma opção não-discutida?

Contrariar fatos objetivamente falsos, como a sua alegação de que "todos os narradores apoiam, é unânime", não é "poluir o tópico com informações". É extensão da justificativa do meu voto.

@Yagito

É só ler o seu post e vai ficar claro qual de nós dois é o mentiroso. Temos testemunhas de pessoas que sofreram interferências e ingerências. @Ninjalx. @Uman. @Staz. Me poupe. Você defende o direito de continuar sendo possível essas interferências.

Você acha que as pessoas são o que, meu jovem? Trouxas? Que não vão ler o que está escrito e vão, em vez disso, se embasar por post de Yagi?

Não existe isso que você alegou. Os players podem impugnar mecanizações, se reunirem assinaturas o suficiente, garantindo um espaço de discussão, uma mínima voz para eles. Você, que é narrador e tem poderes especiais, não quer perder 1% dos privilégios que acabou de conseguir através de promoção do @Iriw e por isso cria esse espantalho de que "tudo no jogo vai ter que ser votado agora". E ainda tem coragem de chamar alguém de mentiroso.

Íntegra do artigo, para que fique exposto o seu dolo ou, no mínimo, péssima interpretação do que está escrito.

Art. 4. Os players do NSRPG têm direito à impugnar mecanizações de jutsus/habilidades/armas, sugerindo alterações, com um dos seguintes objetivos:

I- Complementar sua mecanização com informações e funcionamentos que estão faltando e que são relevantes.
II- Corrigir distorções ou incorreções feitas sobre seu funcionamento, de maneira a prejudicar algum aspecto de seu uso.
III- Compatibilizar seu nível de poder com outros jutsus da mesma categoria em rank ou nível, ou alterar seu rank ou nível.
IV- Balancear uma determinada ficha (ex: ficha Nara) que esteja fraca demais, conferindo a elas recursos adicionais e aumento de força

§1. Haverá votação global com, no mínimo, 48 horas de duração, para que os players votem sobre a aprovação ou não da alteração.
§2. A link da votação deverá ser publicada no grupo do WhatsApp do NSRPG, e no Jornal Informativo do NSRPG, com marcação de todos os players do jogo.
§3. O quórum dos narradores poderá vetar a alteração, desde que haja unanimidade ou quase-unanimidade (apenas um voto contrário).
§4. Para o início da votação global, devem ser coletadas 5 assinaturas.

Compare isso com o discurso dramático que você acaba de fazer. Não quer a mínima voz dos players. Quer ter o direito de alterar, secretamente e em elite, as mecanizações dos jutsus deles, sem dar o direito à versão antiga que eles tinham previamente. Assim como tentaram fazer com o @Staz e você apoiou, sendo que ficou fazendo lobby por dois dias junto a staff para aprovar ter a habilidade de voo Gai com 8 gates ativos. Com 80 de velocidade. Ou seja, o @Staz não pode ter o manto que ele já tinha conquistado e usado daquela maneira já definida na narração dele, enquanto você caminha pelos ares igual o Gai 8 gates. Não é novidade pra mim que você esteja se prestando a esse papel, de tentar impedir com unhas e dentes os direitos dedicados aos players que a opção 1 propõe. Quem era asqueroso mesmo?  :sorry:  

Prefere que os poderes de interferência do @Iriw não estejam regulados, justamente para que seja possível fazer com o @Ninjalx (e seus narrados) a injustiça que vocês tentaram, com o seu apoio (registrado por mim com provas). Ou será que é coincidência que a sua opção 2 convenientemente se esquece de regular os casos em que isso é possível, por exemplo, em relação a expulsar um narrador, como você mesmo apoiou fazer enquanto desferia ofensas verbais a ele?

E logo depois foi promovido... pela pessoa que queria fazer isso. São os fatos. As conclusões cabem a quem estiver lendo.

Não vou aceitar, sem responder com os devidos fatos, o seu teatro, a sua enganação e a sua hipocrisia. Os players não são trouxas a serem tapeados por você. Quanto mais quiser prolongar isso, mais coisas eu posso trazer para discussão pública e conhecimento geral. Ainda nem comecei a gastar o combustível, se quer saber.

more_horiz
Não esperava menos que ter que justificar a escolha nessa votação, claramente pra prolongar debates e fazer os membros darem murro em ponta de faca. Paciência.

Voto: Opção 2 (dois).

Justificativa:

Antes de tudo, uma risada para isso:

Por fim, alerto que haverá uma dose inicial de votos na opção 2, composta por @Iriw @Heimdall (autores) @Darkon @Yagito (idealizadores) e talvez @Gaius e mais alguém. Entretanto, o NSRPG vai muito além disso em questão de número de votantes. Então leiam, pensem por si e tirem suas próprias conclusões. A votação dura dois dias e, até lá, muito mais gente vai (felizmente) ter finalmente o direito de votar e dar a opinião.

:ata:

Bom, vejamos: a proposta da oligarquia comandada pelo Iriw e pelo Heimdall é basicamente para encerrar os problemas iniciados pelo Ninjalx, sendo um complemento da nossa longa reunião de duas semanas atrás. A liberdade adquirida após a abolição do PvP obrigatório permite que os narradores possam arranjar plots e recompensas mais interessantes aos seus narrados, sem que haja uma preocupação excessiva ou mesmo necessidade de fiscalização por parte dos players e mestres para algo que fuja muito do usual e do bom senso.

A planilha elaborada pelos players Heimdall e Yagito demonstrou qual era o maior problema do RPG nos últimos meses: disparidade entre players narrados por pessoas prudentes e players narrados pelo Ninjalx. Infelizmente, mesmo após dias e dias de discussão no grupo do Whatsapp, o mesmo narrador manteve sua postura e concedeu as polêmicas recompensas do Exame Chunin, fora de qualquer mínimo de proporcionalidade e razoabilidade, sendo quase unânime a remediação via concessão de pontos extras para todos os outros. Imagine a necessidade de fiscalização quase que diária da equipe para checar eventuais (ou melhor, rotineiras) bizarrices. Eu mesmo, se narrador fosse, dropparia sem hesitar caso tivesse ainda que exercer a função de babá dos outros.]

O que é proposto pelos colegas é, em minha visão, um passo a mais para deixar o jogo mais leve, com cada um na sua, sem se preocupar mais do que o necessário com narrações alheias. É permitir ao narrador criar seus plots sem muita interferência e poder beneficiar, com base na proporcionalidade, seus players, com gratificações devidas. Cito a última missão que fizemos, a maior de todo o RPG8, terminada em semanas e em dezenas de turnos, com a ajuda de dezenas de NPCs nível Jounin e dois nível Kage, onde, infelizmente, o Administrador Geral tirou de contexto como exemplo para dizer, com essas palavras e de forma pejorativa que "Nós estamos falando do 'Ninjalx' (não vou expor o nome real), mas nós vamos falar do fato de que 3 gennins fizeram uma missão Rank S?". Bom, ao menos nesse sistema da opção um seria interessante ver alguém de peito estufado tentar fiscalizar isso já procurando por um erro e falhando, ao contrário de quase todos problemas listados reiteradamente.

Discordo que a opção dois tira o direito dos players. Primeiro, porque é bem tranquilo para qualquer um conversar com seu narrador e pedir mecanização de jutsus, variações narrativas nas técnicas (desde que compatíveis com a lógica e/ou com o mangá), aprimoramento de habilidades e etc. Segundo, as decisões não são tomadas de forma unilateral. Se um jutsu é aprovado é porque houve uma votação entre os narradores para ser aprovado, sendo o mesmo caso em uma reprovação. Não há perda de direitos, sendo só uma distribuição de competência para quem, efetivamente, trabalha diretamente com a estrutura do RPG. Inclusive, o tópico dos direitos dos players é bem completo por não citar, taxativamente, caso por caso, mas sim deixar amplo o espaço para correção de problemas e ouvidoria de insatisfações.

Não vou me alongar mais, tampouco fazer qualquer outra postagem nesse tópico além dessa. Meu voto é na opção dois por considerar ela a mais alinhada com o que foi amplamente discutido no grupo e na reunião, protegendo o player no que deve ser protegido e dando a liberdade para o narrador em desenvolver os melhores pontos para o seu narrado. Assim, evitaríamos perder dias como viemos perdendo para discutir assuntos burocráticos quando a maioria só quer jogar seu game e fazer sua história, sem motim, sem megalomania, sem interferência em outros núcleos que não sejam os seus.

Infelizmente meu voto ficou uma bosta até porque nem queria estar falando disso aqui depois de tanto tempo perdido, foi mais um desabafo.

more_horiz
  Bem, como fui marcado, votarei.

Direciono meu voto na opção de número 1, por motivos de participação do player.

Ademais, peço que não prolonguem tanto essa questão. 

more_horiz
Que coisa desnecessariamente burocrática...

Se eu entendi bem o ponto da opção 1 é que os jogadores vão poder embargar as decisões dos narradores, enquanto o ponto da opção 2 é manter as coisas como são, isso é, os narradores decidem sobre como funcionam as técnicas e etc.

Voto na opção 2, na verdade, a opção 1 é claramente impraticável, visto que os jogadores estão constantemente discutindo sobre o sistema, interpretação das técnicas e afins, basicamente teriam que fazer uma votação de no mínimo 2 dias sempre que houvesse uma discussão, o que já ocorre o tempo inteiro.

Além disso, isso aqui é absurdo:

Art. 3. Os players do NSRPG têm direito à segurança em relação aos seus recursos adquiridos (jutsus, habilidades, RY, EXP), sendo ilegal qualquer movimento em direção a remover esses recursos ou alterá-los sem o consentimento do player. Em caso de quaisquer alterações, o player que possuía jutsu/habilidade/arma/recurso antes da alteração tem direito à sua versão antiga e não-alterada, inclusive para fins de rank, nível e custo, devendo essa informação constar na ficha do seu personagem.

Isso é ridículo, é algo que não existe em qualquer RPG, mesmo aqueles com sistemas que estão sendo usados e melhorados a anos, por motivos óbvios, você não tem como saber as falhas do sistema até encontrar elas, com isso aqui basicamente qualquer falha será permanente, pelo menos para aqueles que conseguirem explorar ela. 

É principalmente absurdo nesse sistema que foi feito nas coxas e nunca experimentado, eu mesmo apontei várias falhas nesse sistema que se mostraram reais e são inclusive motivadoras dessa discussão. Só por isso, só pela possibilidade, isso já não seria algo aceitável, mas para piorar, nós já vimos isso na prática várias vezes nesse RPG. 

No sistema passado os membros do Clã Hokori recebiam uma técnica Suiton exclusiva, sendo que não podiam usar Suiton, por causa de um furo de roteiro no Databook. 

Isso apontado uma falha na elaboração do Sistema, porque tem também o caso de jogadores que encontram falhas no sistema e abusam delas, narradores que simplesmente criam recursos absurdamente desproporcionais que potencialmente quebram o jogo e a lógica da série no qual ele foi baseado, e assim por diante.

Esse artigo 3 é basicamente uma carta branca para as falhas no sistema e quem queira abusar delas.

more_horiz
Voto: Opção 1
Justificativa: A primeira opção tem regras expressas, não carece de direitos, e acima de tudo preza pela liberdade, igualdade e pelo povo. De tal forma, descentralizando o poder de uma única pessoa e acrescentando a todos. Aqui todos tem seus direitos e garantias, e isso é bom, nada ficará na mão do diretor geral. A segunda opção também me agradou e muito, contudo, ainda abre brechas para regras não expressas... De forma que o próprio diretor geral possa á vim tomar decisões do nada.
Enfim, a primeira opção é melhor, e como narrador, afirmo isto.

more_horiz
Votação Parcial

Opção 1: Obteve 3 Votos.

Opção 2: Obteve 5 Votos.

Desde abertura desse tópico até às 19:54.

more_horiz
Motivo: Em minha opinião, é melhor para o RPG como um todo, dando mais liberdade a equipe de narradores e auxilia no bom andamento da jogatina.
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos