ShinobinoKami escreveu: Segundo Inoichi, Nagato encheu a mente do ninja de Amegakure de bloqueadores de Genjutsu e armadilhas contra Genjutsu, por isso era muito difícil ter acesso a sua mente e lidar com ela era uma tarefa perigosa.
Considerando que Nagato teve tão precaução com um Genin aleatória, simplesmente pelo fato dele carregar os cadáveres que ele usa para sua técnica, acho que devia ser ainda mais obrigatório que ele tivesse enchido a mente dos Caminho de bloqueadores de Genjutsu.
No entanto os Caminhos foram afetados por um Genjutsu, o Gama Rinsho.
Fica então a questão: Os Caminhos seriam resistentes contra a Genjutsu? Se sim, como foram afetados pelo Gama Rinsho?
Para mim há 2 possibilidades...
1º As barricadas mentais de proteção contra Genjutsu não são infalíveis. Inoiche com o suporte dos 3 randons e com um pouco de esforço e tempo, conseguiu ultrapassar essas barreiras e acessar a mente do subordinado do Nagato.
O Gamarinshou está longe de ser um genjutsu qualquer...

É um Genjutsu que desconecta completamente a mente de seu corpo. Nem o Tsukuyomi tem essa capacidade, visto que o Kakashi se manteve consciente e movimentando enquanto preso no Genjutsu, ainda que incapaz de se livrar do mesmo.
Além disso, é o mais poderoso dos Genjutsus de Myoboku, capaz de estremecer até mesmo as encanações de Amegakure e causar perturbação momentânea nos caminhos, antes mesmo da melodia estar pronta.
Não acho que o X da questão seja apenas o fato de ser uma técnica fortalecida com Senjutsu, mas a própria potência em si do Genjutsu, que está MUITO acima de Genjutsus convencionais, até mesmo de genjutsus poderosos como o Tsukuyomi (no quesito incapacidade de se livrar da técnica uma vez pego por ela).
2º Por serem corpos mortos remotamente controlados por chakra e por não poderem ter informações extraídas de suas mentes, Nagato possa ter optado por não colocar essas barreiras nos paths. Acho bem improvável, visto não parecer uma técnica muito custosa ao Nagato, tampouco traria algo de negativo aos Pains.
Acredito que realmente tenha ocorrido o 1º ponto mesmo. As barreiras ofereceram resistência, mas foram ultrapassadas pela gigantesca potência desse Genjutsu.
Tanto que o próprio Nagato demonstra surpresa com o quão forte é esse Genjutsu do Jiraya.