Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais!
Bem vindo ao maior fórum de animes de Brasil & Portugal!

Não deixe de registrar sua conta para poder participar do fórum! Leia nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE e configure suas opções de privacidade: https://www.forumnsanimes.com/privacy (ao acessar nosso site, você aceita nossas políticas de privacidade)

Poste 5 mensagens no fórum para ativar o seu primeiro rank e começar sua jornada! Aqui, você irá fazer amigos, participar de eventos, subir de rank e até ganhar prêmios!

Bem vindo ao maior fórum de animes de Brasil & Portugal!

Não deixe de registrar sua conta para poder participar do fórum! Leia nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE e configure suas opções de privacidade: https://www.forumnsanimes.com/privacy (ao acessar nosso site, você aceita nossas políticas de privacidade)

Poste 5 mensagens no fórum para ativar o seu primeiro rank e começar sua jornada! Aqui, você irá fazer amigos, participar de eventos, subir de rank e até ganhar prêmios!

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais! Entrar

descriptionMeu método de análise de Naruto. O que acham ? Obs: Favor serem respeitosos ao opinar.  EmptyMeu método de análise de Naruto. O que acham ? Obs: Favor serem respeitosos ao opinar.

more_horiz
Inspirado no tópico:
De forma resumida: particularmente gosto dividir a análise em  : QI de luta ( capacidade de analisar e montar uma estratégia com recursos disponíveis) , Quantidade de estamina/chakra ( combustível para uso de recurso) , e recursos ( tento analisar a função, as vantagens, desvantagens e o consumo de estamina ou chakra desse recurso) .

descriptionMeu método de análise de Naruto. O que acham ? Obs: Favor serem respeitosos ao opinar.  EmptyRe: Meu método de análise de Naruto. O que acham ? Obs: Favor serem respeitosos ao opinar.

more_horiz
Boa... eu em resumo analiso o seguinte:

Quais são as chances de cada um... pontos fortes e fracos ... comparações entre outros personagens (mais fortes ou mais fracos que o personagem que estarei comparando agora), velocidade, real efetividade de jutsus... entre outras coisas... eu costumo não usar a analise de luta (Estrategias de batalha) por que se não fica um Batman com preparo... onde derrota qualquer um mesmo com nivel menor de batalha.... mas essa é a minha forma de ver.

descriptionMeu método de análise de Naruto. O que acham ? Obs: Favor serem respeitosos ao opinar.  EmptyRe: Meu método de análise de Naruto. O que acham ? Obs: Favor serem respeitosos ao opinar.

more_horiz
fico feliz que se inspirou no meu tópico.

nao entendi muito bem o que vc quer dizer, talvez seria interessante se voce agregasse um exemplo pratico dessa fan-analise.

more_horiz
@Paçoca do Mato
Eu acho interessante colocar análise e estratégia de combate , e no Mangá esse ponto é muito importante:
Ex: Neji vs Kidomaru = Neji tinha a vantagem no combate corpo-a-corpo, Kidomaru no combate a distância. Kidomaru usou estratégia e o campo para mater o combate a distância, e o Neji precisava de uma estratégia para encurtar.
Sasuke vs Deidara segue mais ou menos a mesma pegada.
Acho que fica igual Batman e seu preparo , quando pegamos casos como Hidan vs Shikamaru em ele montou uma estratégia e local específico para o Hidan com dias de antecedência . Caso em que a estratégia é montada no calor da batalha acho tranquilo.

@SoloKing
Escolhe algum personagem e eu o uso como exemplo.

more_horiz
@JonRed
Te peço pra fazer uma análise de Itachi sem mangekyou x Kakashi 1MS (guerra).
Essa é uma boa análise a ser feita, gostaria de ver também.

Sobre o tópico:
Eu gosto de analisar alguns ditos, mesmo que sejam bem inferiores a feitos. O mesmo pra databook.
Acredito que os ditos de determinados personagens diga muito sobre uma comparação de algo que eles conhecem, por isso a restrição para alguns personagens é importante. Ainda mais quando corrobora com o databook.
Eu creio que esses ditos possam nos dizer técnicas e táticas que a obra não teve chance de mostrar. Muitos personagens precisam disso. Um bom exemplo de que precisam é o fato de alguns personagens as vezes usarem técnicas que o pessoal esperava que pudessem usar, mas não tinham confirmação. Outro exemplo é as vezes os personagens usarem algo um pouco fora do seu padrão até, mas que por ditos poderia ser interpretado como algo que o personagem poderia fazer, como a barreira dos sóis que o Hiruzen fez. Era algo que se não fosse mostrado ele fazendo, a princípio jamais diriam que ele sabe fazer e por dito ele logicamente teria, se todos os outros hokagens tem.
Eu concordo que é só trabalho com probabilidades aqui, e por isso é algo de bem menos peso do que o mostrado e de preferência precisa ser corroborado por tantos personagens bons ou no databook quanto possível.

more_horiz
Particularmente, eu acho muito relevante considerar o estilo de combate/modus operandi, limitações físicas/mentais, vantagens e desvantagens gerais, power scaling.

Estilo de combate/modus operandi: não acho muito legal passar por cima do estilo de combate do personagem para dizer que ele faria coisas distanciam muito do estilo de combate dele. Um exemplo prático seria considerar ninjas usando de suas técnicas "trunfo" sem que sejam forçados a tal.

Limitações físicas/mentais: envolve considerar quantidade de chakra dos personagens e consumo de chakra de suas técnicas, além de nível de inteligência para elaborar estratégias ou até descobrir as fraquezas do adversário.

Vantagens/Desvantagens: envolve considerar vantagens/desvantagens claras que tenham sido determinadas na obra, como lutador de longa distância ter vantagem contra lutador de curta distância, Katon > Fuuton, conhecimento prévio, etc.

Power Scaling: envolve considerar que o resultado está de acordo com a realidade do mangá. Basicamente é: se Kishimoto fizesse esse combate, o resultado seria minimamente similar?

Isso em análises mais detalhadas. No geral, uma análise decente só precisa não cometer "gafes", tipo ignorar requisitos de técnicas, extrapolar limitações dos personagens, etc.

more_horiz

Idiossincrasia: Os comportamentos do personagem devem ser levados em consideração. Temos de considerar, por exemplo, que o Yondaime Raikage não tem como idiossincrasia ativar o RnY2 no prefácio da batalha, ele não se comportou dessa maneira em seus confrontos no mangá. Não podemos sair atribuindo contingências aleatórias para cada shinobi no mangá só porque queremos, coisas como...

- Katsuyu é utilizada como barreira.
- Katsuyu é invocada em cima do oponente para esmagá-lo.

...não fazem sentido algum, pois são ações aleatórias que quebram as dinâmicas das próprias técnicas. Quando a Katsuyu deixou de ser uma invocação de suporte/ataque para se tornar uma parede e objeto de esmagamento (à la Yatai Kuzuchi)?

Compatibilidade: Existem certas dinâmicas que foram expostas no mangá, onde recurso "X" é particularmente forte contra recurso "Y", isso é definitivamente algo a ser levado em consideração numa comparação:

- Mokuton e Bijuus.
- Sharingan e Bijuus.
- Tabela Elemental.
- Lutadores de longa distância e curta-distância.

E ainda existem casos mais tácitos e menos padronizados, que realmente indicam que Naruto, de fato, não é como Dragon Ball. Dois exemplos aqui:

- Juuken vs. substâncias feitas de chakra.
- Modo Sennin e Naruto (KCM1) vs. Sandaime Raikage.

Após vislumbrar as habilidades de Kidoumaru, Neji afirma que iria lutar com ele e dá como justificativa: "substâncias feitas de chakra não possuem chances contra o Punho Gentil", basicamente afirmando que seu estilo de luta era o mais adequado para enfrentar o inimigo.

Da mesma maneira, vemos que o Naruto (KCM1) é incapaz de vencer o Raikage, pois embora seja propriamente mais forte, não possui a particularidade do Sensor Sennin de possuir reações mais céleres, e o Modo Sábio sobrepõe o Modo KCM1, por mera questão de compatibilidade com a situação.

Conhecimento: Com certos shinobis, vemos que o conhecimento é um critério realmente precípuo nas batalhas, e isso depende do shinobi. Vimos que Pain só foi considerado como enfrentável uma vez que seus segredos foram exumados. Era de tamanha vitalidade descobrir seus segredos que Kakashi considerava a informação sobre o Caminho Deva mais relevante do que sua própria vida para Konoha.

Não é somente uma elaboração teórica, também é mostrado empiricamente, à partir do momento em que o inimigo de Pain adquire conhecimento, tudo começa a entrar em descompasso para a formação, Jiraiya após adquirir conhecimento engendrou estratagemas para abater o Trio Pain, o Naruto já com conhecimento de tudo criou gambitos para negar os conceitos que ele já conhecia, como a visão compartilhada via fumaça e poeira, por exemplo.

Não somente com Pain, shinobis com 'segredos' menos cabalísticos também se prejudicam com isso. A descoberta de que as técnicas do Deidara eram feitas de Doton foi de vital importância para Sasuke, por exemplo, malgrado o mangá ter deixado claro que o Uchiha venceria em quaisquer circunstâncias que fossem, mesmo sem a vantagem elemental.

Retratação de Poder (Power Scaling): Na minha opinião, existem respostas predefinidas por Kishimoto que pesam mais do que ilações de fãs. E isso se estende ambos para citações quanto para feitos.
É complicado supor que um shinobi com feitos de calibre muito superior perde para outro shinobi, cujos feitos são bem fracos. Com citações, funciona da mesma maneira.

more_horiz
Eu faço as minhas analises da seguinte forma:

1- Poder (recursos da pessoa no quesito arsenal)
2- Q.I da pessoa (gênio, versátil, ou esperto)
3- Atributos físicos (Forte, veloz, resistente)
4- (fator counter)
5- As na manga (um poder oculto, tipo gai 8)
6- chakra ou estamina
7- Feitos e ditos relevantes na obra

Entre outros fatores que poderiam vir a mudar o ruma dessa luta em questão.

Completando os fatores a cima:

1- Tipo Naruto VS Sasuke (ver quem tem mais)
2- Gênios como Minato, itachi, etc. 2.1- Versáteis como Naruto, Hashirama, etc. 2.2- espertos como jiraya, shikamaru, Sasuke
3- Fortes como tsunade ou sakura 3.1- Veloz como Minato e Naruto, 2.2- Resistente, tipo Kisame, raikages, etc
4- Um Hashirama VS Uchiha
5- Um gai com 8 por., um Naruto com um demônio que podia sair do controlo
6- Um kisame com samehada, jinchuurikis e outros com extras de "combustível"
7- Coisas como: "deus shinobi", "o mais veloz do mundo", "o grnjutsu mais perigoso"

...

more_horiz
@Rhaizen
Kakashi e Itachi são dos mais complicados de avaliar pq são personagens muito táticos e usam muito de fintas para surpreender seus adversários . O que pesa contra eles é a estamina, o que limita o quanto eles podem usar suas melhores técnicas ofensivas .
Vou pegar um recurso que gosto muito de usar a favor do Kakashi como exemplo:
Raiton Kage Bunshin é muito bom para paralisar adversários no corpo-a-corpo quando desfeito (de forma voluntária ou não) , mas tem a desvantagem de que se o Raiton Kage Bunshin for derrotado na longa distância ou a paralisar outro Bunshin , será só um consumo alto de estamina. Então exige muita sabedoria no uso desse jutsu.Assim como o Itachi e seus jutsus ligados ao Mangekyou.
Vc citar o Itachi sem Mangekyou, acredito que seja para nivela-los , mas acredito que seja o Susanoo que desequilibra os dois.

Sobre o Tópico não gosto de determinar uma escala de poder ,  pq o pessoal acaba colocando personagens em pedestais e intocáveis perante ao personagens que eles consideram inferior .
Exemplo do Mangá: Shikamaru conseguiu imobilizar o Obito em um ataque surpresa, mas seria algo impossível em uma visão de escala de poder em que o “inferior “ não é ameaça nenhuma para o “superior”.
Prefiro mais analisar se personagem X tem ou não recursos para enfrentar os recursos do personagem Y .
Exemplo hipotético : Kakashi tem como evitar Tsukuyomi e Amaterasu caso engane o Itachi com Kage Bunshin e o surpreender. Mas não tem como enfrentar o Itachi usando Susanoo e seus outros recursos ao mesmo tempo .

more_horiz
A análise, na verdade, só serve pra rebuscar o comentário, porque sua opinião sobre o resultado da luta não vai mudar só por ter que seguir um modelo específico. Eu fazer um senhor texto ou só comentar "Kabuto vence" num combate entre Kabuto e Itachi vai ser, no fim das contas, minha visão única e definitiva sobre a batalha sendo externada de maneiras diferentes.

Mas é legal expor principalmente as chances de finalização de cada um e quão provável é isso afetar o adversário - e o quão difícil é pro adversário lidar com isso. Pra mim, esse é o principal ponto a ser levado em conta.

more_horiz
Todas análises são equivocadas simplesmente porque apenas o autor da obra tem total conhecimento das habilidades dos personagens. Might Guy, por exemplo, não demonstrou nenhuma forma eficiente de finalizar Suigetsu, mas obviamente ele é mais forte do que o espadachim e sabendo disso é óbvio quem em uma luta séria, o Kishimoto faria com que o Jōnin de Konoha ganhasse nem que para isso ele mostrasse o Guy usando um raiton que, por sinal, é um elemento que Guy domina de acordo com o 4º Databook. Isso também me lembra que as pessoas ignoram muito o power scalling da obra e muitas vezes se deixam levar por uma análise baseada exclusivamente em recursos como se o universo de Naruto fosse igual ao finado JVS onde todos os ninjas, em teoria, possuem o mesmo nível tanto que Itachi derrotou derrotou Sasuke com extrema facilidade e isso me leva a outro ponto: as pessoas analisam as lutas também de acordo com a nostalgia e o melhor exemplo disso é a luta entre Gaara e Rock Lee que foi muito bem escrita e animada e ainda por cima ficou famosa por causa de um vídeo no Youtube com trilha sonora do Linkin Park. Como a luta foi muito foda, tem gente que até hoje acredita que o Rock Lee Genin é mais rápido do que ninjas de nível Jōnin ou Kage quando o mangá mostra justamente o contrário.
Quando as pessoas misturam a síndrome de JVS com nostalgia as análises ficam no mínimo engraçadas porque surgem textões destacando como Zabuza é mais forte do que ninjas de nível Kage devido a sua névoa impenetrável ou então textos tratando chakra como se fosse algo real e sério para mostrar como Jiraiya é foda ao utilizar o Modo Sábio e como Orochimaru e Tsunade são apenas crianças perto dele.
Eu não estou imune a isso, eu sei que dentro da obra Orochimaru, Jiraiya e Tsunade são individualmente superiores a Deidara, mas não consigo descrever como eles ganhariam de Deidara em uma luta sem que isso pareça fanfic da mesma forma que sei que Kinkaku e Ginkaku são ninjas de alto nível, mas não consigo levar nenhuma análise a eles a sério pela falta de feitos e de carisma. Então eu acabo tentando fazer análises com outros critérios parecidos com os seus e de qualquer forma eu acabo lendo e argumentando com pessoas que fazem análises da forma que eu critiquei porque eu até acho esse tipo de análise válida, aliás eu acho que a única análise que acho inválida é quando alguém não acredita no que está dizendo e apenas escreve coisas aleatórias para atacar um personagem.

more_horiz
@BOG
https://www.forumnsanimes.com/t95290-e-possivel-derrotar-corpo-suika-dessa-forma
Esse é um ponto que pode ajudar na visão sobre o Suigetsu.
Sobre o Zabuza ,esse é o pessoal que superestima a névoa , já que ela reduz drasticamente a visibilidade, mas não é como cegasse 100% . Mas a também quem subestima o Zabuza que tem um bom arsenal de Suiton e é tratado como alguém forte dentro da obra (Kisame empolgado com a ideia de enfrentar o Kakashi por ter derrotado o Zabuza , Chojuro receoso por ter que enfrentar o Sasuke alguém que enfrentou o Zabuza  e sua reaparição na Guerra como alguém relevante) .
O pessoal superestima velocidade tbm , como se as demais personagens se movessem em câmera lenta. A realidade é velocistas em Naruto geralmente correm para pontos cegos ou surpreende com uma aproximação repentina .
Naruto tem um diversidade de habilidades muito grande , é difícil dividir em classes de superior e inferior.
Um método interessante tbm é dividir em alcances .
Sannin individualmente > Deidara : No Corpo-a-corpo , já no combate à distância é o contrário.
Algo que apontei em outro comentário:
Neji > Kidomaru no corpo-a-corpo
Neji < Kidomaru no combate à distância
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos