Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais!
Bem vindo ao maior fórum de animes de Brasil & Portugal!

Não deixe de registrar sua conta para poder participar do fórum! Leia nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE e configure suas opções de privacidade: https://www.forumnsanimes.com/privacy (ao acessar nosso site, você aceita nossas políticas de privacidade)

Poste 5 mensagens no fórum para ativar o seu primeiro rank e começar sua jornada! Aqui, você irá fazer amigos, participar de eventos, subir de rank e até ganhar prêmios!

Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais!
Bem vindo ao maior fórum de animes de Brasil & Portugal!

Não deixe de registrar sua conta para poder participar do fórum! Leia nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE e configure suas opções de privacidade: https://www.forumnsanimes.com/privacy (ao acessar nosso site, você aceita nossas políticas de privacidade)

Poste 5 mensagens no fórum para ativar o seu primeiro rank e começar sua jornada! Aqui, você irá fazer amigos, participar de eventos, subir de rank e até ganhar prêmios!

Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais!
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais! Entrar

descriptionChakra - O que é a "Qualidade de Chakra"? EmptyO que é a "Qualidade de Chakra"?

more_horiz
Embora eu tenha uma ideia clara sobre o que é na minha mente, não sei dizer se é algo que o mangá deixou objetivo ou eu apenas criei uma ficção e me prendi a ela. Começando pelo estranho fato de que apesar de ser algo muito mencionado na série, o conceito nunca é devidamente explicado dentro do mangá ou qualquer outra fonte, tanto é que muita gente confunde qualidade de chakra com controle de chakra

Chakra - O que é a "Qualidade de Chakra"? HOozdeE
E isso não é algo que o autor inventou repentinamente em um momento posterior da obra, está desde o inicio do mangá quando o Zabuza ressalta o quão poderoso e assustador é o chakra da Kyuubi.

O mais óbvio parece ser que Kishimoto deixa a "qualidade de chakra" como um fator coringa para explicar porque ninjas com grandes reservas de chakra, excecional controle de chakra e vasto conhecimento técnico ainda serão muito inferiores a gênio abençoados pela natureza. Então ele deixou o termo na subjetividade para poder sempre ter uma explicação em mãos para aumentos de poder inexplicáveis pela lógica tradicional apresentada na obra.

"O Sasuke não fez nenhum treinamento, por que ele ficou tão mais poderoso do nada? Veja aqui, o Selo Amaldiçoado está aumentando a qualidade do chakra dele..."

Ele deixa algumas pistas sobre elementos que contribuem para a qualidade do chakra: a genética parece ser o fator principal, explicando porque os descendentes diretos do Hagoromo tem um chakra tão poderoso. A composição do chakra, explicando porque o Senjutsu é tão mais poderoso. No caso dos Uchiha o sentimento de ódio é capaz de aumentar a qualidade do chakra deles. No entanto, o que realmente é a qualidade de chakra nunca é explicado. 

Não sabemos sequer o nível de relevância real disso dentro a obra, uma questão que sempre tenho em mente é: Se Itachi e Sasuke (começo do mangá) usassem ambos o Katon Gokakyu com a mesma quantidade de chakra, eles empatariam?

descriptionChakra - O que é a "Qualidade de Chakra"? EmptyRe: O que é a "Qualidade de Chakra"?

more_horiz
Problema da qualidade de chakra é que eles não usam o termo qualidade de chakra, eles sempre usam algum adjetivo qualitativo como:

- Chakra forte
- Chakra poderoso
- Chakra cheio de vitalidade


Por exemplo:

Naruto com chakra vermelho, manto vermelho da kyuubi ao redor do corpo dele, é chakra da kyuubi
Naruto com chakra dourado, manto dourado da kyuubi ao redor do corpo dele, é chakra da kyuubi

O que muda de um para o outro é que em um o chakra esta passando por um fuuinjutsu da forma correta e sendo refinado enquanto no outro ele só esta escapando quase que fugindo pelos cantos, nisso eu te pergunto, naruto com 4 caudas ou naruto modo kyuubi douradao, qual gasta mais chakra da raposa ?


Naruto criar um rasengan
Naruto criar um rasengan com chakra da kyuubi
Naruto criar um rasengan com chakra do senjutsu

Todos os 3 rasengans vão ter o mesmo tamanho, todos os 3 rasengans vão gastar a mesma quantidade de chakra, mas, te pergunto, todos os 3 rasengans vão ter a mesma força ?


Deixando o naruto de lado, pega o caso do Sasori, se ele tivesse digamos a marionete hashirama, o que estaria acontecendo quando a marionete usasse o mokuton ? A qualidade do chakra da marionete hashirama seria a mesma do hashirama em vida, porem, a quantidade de chakra seria a quantidade do chakra do sasori, assim como é no caso do sandaime kazekage, a qualidade do chakra era do kazekage mas a quantidade de areia era proporcional ao chakra do sasori


Qualidade de chakra pode ser visto em muitos exemplos, como:

Chakra - O que é a "Qualidade de Chakra"? 09
Chakra - O que é a "Qualidade de Chakra"? 03
http://leitor.dattebane.com/Mangas/Naruto/592/09.png
http://leitor.dattebane.com/Mangas/Naruto/594/03.png



Aqui o que esta sendo dito é que o Juubi vai ser revivido com a mesma qualidade de chakra mas com uma quantidade de chakra menor já que nao absorveu a quantidade de chakra da kyuubi e hachibi

Cenas como a do sasuke com juuin tambem da para considerar feitos relacionados a qualidade de chakra, acho que todos os senjutsus em si podem ser considerados assim

Quanto a sasuke vs itachi

Ambos sao homens, uchihas, users de katons e mesmo colocando idades e quantidades de chakra iguais, nao quer dizer que a qualidade do chakra seja igual, só que nisso voce teria de escolher quem tem mais qualidade: sasuke ou itachi ?

Eles mais velhos fizeram esse embate, só que o sasuke tinha o poder do Juuin que dava chakra do orochimaru e senjutsu a ele isso pode pesar a favor do itachi se retirar do sasuke assim como posteriormente foi dito que ele é reencarnaçao do Indra, será que isso pesaria a favor do sasuke ?


Acho que a qualidade de chakra é muito dificil de se considerar porque quando vemos jutsus com mesmo nome consideramos eles como iguais, por exemplo:

Jinton do onoki e muu
Amaterasu sasuke e itachi
rasengan naruto, konohanaru, boruto, jiraiya, minato
chidori do sasuke e kakashi
okashou da sakura e tsunade


raros sao os casos de jutsus com mesmo nome e nao sao considerados como iguais como o edo tensei dos 3 users e mais 1 ou 2 jutsus


Fosse resumir para mim qualidade de chakra poderia ser descrita como quantos quilos um fio feito com o chakra do user consegue levantar

1 fio de chakra do sasori levanta 10 kilos
1 fio de chakra da tsunade levanta 500 kilos
1 fio de chakra da kurenai levanta 1 kilo
1 fio de chakra do hashirama levanta 1 tonelada
1 fio de chakra do madara levanta 50 toneladas
1 fio de chakra do lee levanta 100 gramas


Quanto a quantidade de chakra seria o numero de fios que o user pode produzir, um hashirama da vida faz 100 fios de chakra enquanto um madara da vida faz 2 fios


Eu acho meio irrelevante qualidade de chakra ngm nunca usa isso como argumenta ou sequer pensa muito nisso

descriptionChakra - O que é a "Qualidade de Chakra"? EmptyRe: O que é a "Qualidade de Chakra"?

more_horiz
Concordando ou não, eu gosto como o Ellos geralmente tem suas hipóteses ricas em ideias por parte dele (vou ler depois pra analisar, mas quero falar a minha antes sem filtro de outros ditos).
--
A qualidade ao meu ver é um potencializador tanto em poder quanto em tamanho dos jutsus.
Digamos que um rasengan com senjutsu fique levemente maior e com muito mais poder. Um Oodama rasengan com senjutsu fique mais forte que um Oodama rasengan, mas muito maior. Isso se dá pelo poder exponencial que vem com o chakra quando a qualidade muito forte está envolvida.
Além disso uma grande qualidade sai mais facilmente de genjutsus.
Também deixa o corpo mais forte, como nos é observado pelo manto kyuubi (bijuu com aparente melhor qualidade e melhor buff dentre as bijuus) e pelas células Hashirama (força e upgrade do Obito quando ele está com elas e dá um soco numa grande pedra do esconderijo do Madara).

descriptionChakra - O que é a "Qualidade de Chakra"? EmptyRe: O que é a "Qualidade de Chakra"?

more_horiz
Na verdade, esse conceito de qualidade de chakra é bem presente na teoria, mas nunca na prática. Veja essa cena:

Chakra - O que é a "Qualidade de Chakra"? VX6J631

Agora olha um Sasuke que passou por 3 evoluções depois dessa cena... usando esse mesmo chakra numa técnica:

Chakra - O que é a "Qualidade de Chakra"? Ywiw3XE

Empatou com um Rasengan do Naruto (Base)...
:horak: :horak: :horak:

Aí você tenta racionalizar: Rasengan do Naruto (Base) = Chidori do Sasuke (Ev.3) > Chidori do Sasuke (Ev.2) > Chidori do Sasuke (Ev.1) > Chidori do Sasuke (Hebi)...

E sai com uns argumentos no nível dos esquizoides lá do Naruto Forums.
:horak:

Agora olha isso:

Chakra - O que é a "Qualidade de Chakra"? 6Wqs2x3

O Chakra do Orochimaru, que babava nos pés dos Uchihas, amplificava técnicas.

Kishimoto joga o conceito no ar e não leva em consideração empiricamente, é basicamente isso. E daí que o Chidori do Sasuke deveria ser absurdamente mais forte? Eu quero fazer uma cena legal dele com o Naruto.
:sasaki:

Kishimoto só liga se for amplificador de transformação, como Modo Kurama ou Modo Sennin. Agora, as qualidades de chakra inatas dos ninjas, ele dá um tremendo foda-se na hora das lutas.

descriptionChakra - O que é a "Qualidade de Chakra"? EmptyRe: O que é a "Qualidade de Chakra"?

more_horiz
itachi possui a maior qualidade de chakra da obra.

descriptionChakra - O que é a "Qualidade de Chakra"? EmptyRe: O que é a "Qualidade de Chakra"?

more_horiz
Chidori vs Rasengan, eles criança :

O impacto foi o mesmo da cena que o Rin colocou .
Acho que Qualidade só pesa de forma relevante, quando se trata de Chakra Biju e Chakra sennin.
Talvez podemos incluir técnicas de restrição, ou controle . Ex:
Madara Edo lotou o Hashirama de Kokushin , mas só conseguia restringi-lo depois de revivido.

descriptionChakra - O que é a "Qualidade de Chakra"? EmptyRe: O que é a "Qualidade de Chakra"?

more_horiz
Nessas cenas o Naruto estava com o chakra mais forte do que quando criança também. Ele fez um treinamento pra suportar as caudas da Kyuubi melhor, também aprendeu a segurar o senjutsu no seu corpo e teve algumas batalhas até o esgotamento, que são alguns dos fatores que aparentemente fortalecem o chakra. Sendo eles descendentes dos irmãos é natural que eles se emparelhassem em alguns quesitos ao longo de toda a história da obra desde que voltassem a se encontrar. No fim Naruto é tudo destino. Eles terem empatado ali não foi nada demais.
O impacto na água deles mais velhos parece ter sido maior também, levantando mais água e fazendo a água ao redor agitar mais.
O rasengan vs chidori desses dois é basicamente uma das únicas formas de perceber a diferença de qualidade de chakra em nível humano, isso, células Hashirama e a Sakura comentando "como o Naruto suporta esse chakra", se referindo ao chakra da Kyuubi.

descriptionChakra - O que é a "Qualidade de Chakra"? EmptyRe: O que é a "Qualidade de Chakra"?

more_horiz
Interessante @JonRed isso me faz pensar que a qualidade do chakra se diz respeito a "espécie" da pessoa,tipo:

chakra ootsutsuki>chakra bijuu>chakra sábio>chakra humano(tirando casos muito específicos)>chakra edo

descriptionChakra - O que é a "Qualidade de Chakra"? EmptyRe: O que é a "Qualidade de Chakra"?

more_horiz
Essa comparação não é pertinente ao debate @Rin. Não sabemos quanto chakra cada uma das técnicas leva muito menos a proporção de chakra entre elas, o mangá chega até a insinuar que o Rasengan é mais poderoso. Por isso é melhor fazer a comparação usando empates entre técnicas equivalentes.

Quanto ao Orochimaru, foi exatamente a qualidade do chakra dele que fez o Sasuke Hebi superar o Itachi. Agora voltando ao debate pegando carona nesses questionamentos @Ellos acima do Itachi ser mais velho, também tem o fator de que o MS puxava sua qualidade de chakra para cima, como vimos com o Sasuke. Ambos os irmãos tem elementos para deixar o chakra deles melhor.

Inclusive me parece existir uma clara diferente entre os elementos que aumentam a qualidade do chakra através da inserção de um chakra diferente e mais poderoso, como o Juuinjutsu, o Senjutsu e os Jinchuriki, e elementos que aumentam a qualidade do chakra natural do individuo, como o Mangekyo Sharingan. No segundo caso, vemos que o aumento do poder do Sasuke é extremamente gradativo e ligado ao seu estado emocional e a quanto ele usava os olhos.

Pode-se presumir até que usuários natos, ou talvez até os inatos, de Doujutsu sempre terão sua qualidade de chakra crescendo de forma continua e progressiva já que sempre estarão usando cada vez mais os olhos e o estado emocional de uma pessoa não é algo limitado.

A questão que fica é se a qualidade do chakra realmente importa no embate entre técnicas, se ele realmente é elemento que aumenta o poder das técnicas. Seria o Suryudan do Hashirama mais poderoso do que o do Kakashi? Se sim, por causa da qualidade do chakra ou por causa da quantidade dele?

descriptionChakra - O que é a "Qualidade de Chakra"? EmptyRe: O que é a "Qualidade de Chakra"?

more_horiz
Bem interessante esse tópico...

Acho que a qualidade do chackra, se faz mais pelo maior manuseio na administração, e no quesito Yin.

Vamos a alguns exemplos... O que o Obito fez com a Ino, ou a potência de genjutsus, e algumas técnicas paralelas, como por exemplo o Susano'o.

Quando refiro que com qualidade, voce tem um dominio ainda maior na adminsitração, é que mesmo sendo paralelos, a qualidade pode ser um conceito que maximiza o administração... Quando mais forte seu chackra, mesmo com uma adminstração boa, a quantia para utilização das técnicas se dará ainda menor! E quando falamos de potência, podemos falar que é mais no campo Yin, ou no 'dominio'' da técnica, Sasuke Hebi Jin do Orochi, e o proprio Kabuto... Falar em potência se tornará muito raso!

descriptionChakra - O que é a "Qualidade de Chakra"? EmptyRe: O que é a "Qualidade de Chakra"?

more_horiz
Sobre A qualidade de chackra acredito que primeiro temos que definir em que tipo de chackra é se é tipo yin(uchiha) yang(uzumaki) ou outros obviamente a qualidade de chakra faz diferença a vitalidade senju,uzumaki provém do seu tipo de chackra que é muito potencializado outro exemplo é chackra das biju quando naruto liberava muito dele rapidamente esquentava o ar o que demonstra que esse tipo de chackra tem muita energia , o chakra uchiha e também um bom exemplo sendo mais ligado ao emocional e espiritual (yin), já no quesito jutsu acho que a qualidade de chackra não deixa o jutsu maior e sim mais potente mais claro haverá diferença de ninja a ninja por exemplo controle de chackra pode diminuir essa discrepância assim como quantidade,
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos