Antes mesmo de acessar o Mōdō Sennin o Jiraya já apresentava capacidade de dar hit kill em quase todas as invocações do Nagato,
Só que em Modo Sennin ele sequer precisava gastar qualquer skill, ele passou a derrotar as invocações com meros ataques básicos.
Não a toa, durante todo o restante da luta, invocações foram dispensadas.
O caminho animal, entretanto, soube muito bem cotornar suas desvantagens em relação ao Jiraya, ao fazer o uso inteligente das características de suas invocações, com destaque ao Cérbero, para colocar pressão sobre a capacidade defesiva do Gamaken e facilitar o encaixe de ataques usando invocações mais ofensivas.
Não vi qualquer uso que mereça menção sobre estratégia, ele simplesmente spamou invocações durante um minuto de batalha.
Invocar de forma intercalada inclusive forneceu o tempo necessário para Jiraiya. Se Nagato usa Cerberus + Piterodactilo + Touro
simultaneamente, no mínimo Jiraiya precisaria de mais um gama naquela situação.
Esse é o modus operandi do Chikushōdō, e é tudo o que eu preciso que você entenda para começarmos a discutir o modo operacional do caminho animal dentro desse contexto:
Modos Operandi que deixou de operar assim durante todo o restante do combate. Usar seus recursos de forma minimamente estratégica é o básico de qualquer Ninja de elite, isso não muda o fato de que as invocações de Nagato teriam praticamente nada para oferecer em termos ofensivos contra o Modo Sábio, afinal, mal passaram de uma invocação isolada de Jiraiya.
Tornando o "aumento exponencial" de todas as capacidades do Jiraya e o poder bruto concedido pelo fusão com Paw&Maw em algo insignificante na luta.
Longe disso, uma vez que Jiraiya tem Bunshins e pode atacar
em duas frentes, como mostrou dentro do duto.
1 clone ocupa Gakido, enquanto os outros dois vão ter que se virar contra qualquer Ninjutsu lançado por Jiraiya. Ele não precisa estar dentro de dutos para executar essa estratégia.
Essa simples estratégia desloca o Gakido.
Com o Fukasaku admitido que a formação era mais que capaz de desmontar qualquer tipo de tática visando quebrar o link existente entre os três path's e isola-los um dos outros. Lembrando que o recorte acima já considera o fato do Jiraya estar enfrentando o poder da visão compartilhada, isto é, leva em conta as tática e jutsus que tentassem cegar os três ao mesmo tempo.
Aqui você tanto distorce o que Fukasaku diz, como também só considerou uma parte da conversa.
Jiraiya diz: Posso acabar com eles no 1x1 (quer dizer cegando-os)
Fukasaku diz: Eles estão preparados para estratégias desse tipo...
Fukasaku em nenhum momento diz que não conseguiriam, ele apenas diz que o inimigo apresentaria resistência contra esse tipo de estratégia, daí ele fornece opção mais efetiva: Genjutsu.
Nessa situação, a opinião de Jiraiya é mais relevante do que de Fukasaku, afinal
apenas ele estava com a hipótese de que os corpos se limitavam a uma habilidade por corpo, o ancião não sabia disso.
Fukasaku estava claramente tentando lutar da forma mais segura possível, Genjutsu era simplesmente a opção mais segura.
Peguemos o estilo de combate apresentado pelo caminho animal enquanto sozinho e agora consideremos este estilo de luta com a vantagem de estar sendo apoiado por uma formação. Como diabo Jiraya conseguiria vencer a formação tripla?
Fechando a distância e usando Kawazu Naki para paralisar os corpos. Nenhum corpo lida com isso, sendo uma técnica em área.
Quebrando o link visual entre os path's? Muito fácil falar, mas o que impediria o caminho animal de perceber a intenção do Jiraya e simplesmente invocar mais campos visões ao campo de batalha? Oras, o Nagato possui o Pterodáctilo fornecendo um campo visual amplo e aéreo de fora da batalha:
Por que eu preciso responder isso quando os corpos foram cegados por Shima com o pterodactilo + Cerberus em campo?
No pior dos casos, o Pterodáctilo conseguiria repelir a poera com o deslocamento de ar gerado pelas suas quatro asas.
Sério Sarada?
Usar o Sunabokori para cegar os três path's ao mesmo tempo e qualquer criatura que esteja na área? Se formos realmente honestos e considerarmos que o Nagato não é um tremendo idiota, é uma técnica facilmente couterada por um recurso simples do Rinnegan:
Por esse tipo de comentário que acho que não vale apenas continuar isso. A Nuvem de poeira
efetivamente cegou a formação com tudo em campo.
Contra Jiraiya você simplesmente está dizendo que isso não funcionaria?
Manter o Gakidō ocupado de forma que o Chikushōdō e Ningendō se tornem suscetíveis a Ninjutsu? De novo, o caminho animal não está completamente indefeso as técnicas Ninjutsu do Sannin, tendo uma invocação que é naturalmente feita para se beneficiar do poder ofensivo do adversário. Além de não fazer qualquer sentido em achar que o caminho animal não poderia contra-atacar os clones do Jiraya, desmantelando o cerne da estratégia do Jiraya.
Que loucura Sarada. Veja: Se Gakido está ocupado, em um contexto em que Jiraiya sabe do limite de uma habilidade por corpo, Chikushodo está completamente indefeso.
Chikushodo procurou de esconder contra um Jiraiya base,
justamente porque apenas invocações não permitiam um defesa efetiva contra o Sannin.
Contra o Modo Sennin, Chikushodo é atropelado assim que Jiraiya fechar nele, Ningendo é incapaz de parar Jiraiya, como foi mostrado.
A verdade é que seria ainda pior do que foi no duto, já que Jiraiya teria Fukasaku + Shima para combar.
Se poder fosse realmente uma questão capaz de inibir a utilização de invocações do caminho animal, creio que não deveríamos ver no mangá o Nagato usando justamente invocações contra o Naruto (KcM1):
Tá falando de um Nagato lutando no modo automático?
A questão é que invocações não possuem recursos nem para atrasar Jiraiya, estamos falando de um ponto de luta onde Nagato já havia usado a maior parte do seu arsenal de invocações, sem qualquer sucesso, sendo que não deu qualquer indício de que continuaria insistindo no fracasso.
Este que se encontra em um patamar de poder completamente diferente do Jiraya.
Ha claro, por isso foi humilhado pelo camaleão enquanto Jiraiya fez o oposto.
As demais invocações Gama fariam o que, se a invocação melhor equipada para lidar com situações de extrema pressão ainda precisava recorrer aos prédios para lidar com o Cérbero?
Situação diferente, Jiraiya invocou Gama Hiro
com intuito de comprar tempo para o Sennin Modo. Era apenas um sapo contra um Spamm de invocações, Jiraiya sequer podia ajudar.
Com Bunta e Ken em campo, a situação é outra, com qualquer invocação sendo facilmente eliminada por eles com ajuda de Jiraiya. Até o cérberus.
Isso sem contar que são alvo fáceis para os poderes do Ningendō.
Seria a coisa mais burra a se fazer, com Ningendo se ocupando com um sapo e deixando Jiraiya no 2x1. Sabemos o que Jiraiya faz no 2x1 com esses caminhos, teria nem graça;
- O caminho animal cumpre a função de adequar as características de invocações as necessidades da formação, conforme ao que ocorre no campo de batalha respondendo técnica com técnica, táticas com táticas;
- ... e é potencialmente capaz de extinguir todos os pontos fracos da formação;
Ta aqui o uso tático das invocações:

Pterodáctilo sendo usado de forma direta contra o Naruto e tombando feito bosta no chão. Não se engane, Naruto só não finalizou essa ave porque estava
quase perdendo o Modo Sennin (ele guardou energia para finalizar o Chikushodou) caso contrário bastaria um golpe para nocautear a invocação.
Então temos que a sua alegação de uso "tático adequado a situação convenientemente estratégica" de invocações, além de não ter sido usado contra Jiraiya em nenhum momento, também se mostrou porco contra Naruto Sennin.
Naruto exausto simplesmente pulou, ou melhor, cagou para essa invocação. Isso em uma situação onde apenas Chikushodo era capaz de fazer algo, já que ningendo/shurado/Gakido haviam caído, de forma que era imprescindível que as invocações (único recurso ofensivo) fossem bem utilizados.
Cérberus que supostamente seria uma pedra no sapato, estava lá ocupado com os gamas, sendo que mesmo divido em 7 partes, não forneceu visão do Naruto e muito menos parou Bunta, que engoliu o Chikushdo.
Ou seja, a verdade é que as invocações de Jiraiya são bem mais impactantes e estratégica que as do Nagato, sendo que Bunta mostrou que pode ignorar as invocações e ajudar diretamente no combate contra o invocador.
Seu contra-argumento a isso:
- Ignora que o caminho animal não é um mero spammer de invocações;
- tenta implicar que os Chikushōdō é mais relevante no uso de Taijutsu e Kokushin do que Kushiyose no Jutsu;
- ...e afirma que o Chikushōdō parou de usar invocações contra o Jiraya, porque o Jiraya havia ganhado mais poder bruto.
E você está ignorando que nenhum uso de invocações poderia sequer atrasar o Jiraiya de forma relevante, ele tem invocações a altura para usar em resposta, além de que pode acabar com 90% das invocações fazendo um esforço mínimo. Apenas Cérberus necessita de alguma estratégia, ainda assim seria um movimento intuitivo, já que Yomi Numa é perfeito para a situação.
E o meu argumento é que risível, né?
Sinceramente? Sim.
Chikushodo não mostrou nada de relevante quando teve chance, se ele fosse capaz de fazer metade do que você sugere, não teria sido morto pelo Naruto naquela estratégia.
A realidade é que esse caminho sequer possui meios efetivos de impedir a ofensiva de um Sennin, quanto mais coordenar e arquitetar um ofensiva eficiente.
Novamente, contra Base Jiraiya não é relevante, por que seria contra o Modo Sennin? Sequer faz sinergia com ofensiva com o trio, nunca vimos isso, nem e Amegakure e muito menos em Konoha. Então menos Sarada, BEM mesmo.
No capítulo 425, temos o Cérbero se tornando mais forte que o poder de restrição do Doton: Otoshibuta. Já no capítulo o 432, ele é capaz de usar a bipartição para sair da área de ação do Yatai Kuzushi.
No primeiro caso, o Yomi Numa se tornaria eficaz apenas por um breve instante, até que o Cérbero se tornasse mais forte que o poder de restrição da técnica. Os paralelos que servem de exemplo: a Kyūbi 8 Tail superando o poder de restrição do Chibaku Tensei, o Susano'o Humanoide superando o Sabaku Sōtaisō Fūin...
Cerberus não se torna mais forte exatamente, o que ele pode fazer é se multiplicar toda vez que é atingido. Ele se livrou do Doton porque a técnica não era forte o suficiente para dete-lo. O cachorro também não se livrou do Bunta com força física, ele simplesmente se dividiu para os lados.
A única forma do Cérberus burlar o Pântano, seria se dividir enquanto não fosse totalmente submergido. Porém, o Databook ressalta que o Yomi Numa tem como finalidade soterrar o alvo completamente, bastaria combar com o Yatai Kuzushi, de forma que o cachorro seria mandado ao subsolo instantaneamente com a peso de Bunta.
Na força Física cérberus não tem chance, ele sequer se livraria da sentada do Bunta com força, ele teve que "escorregar" para os lados com sua divisão para fugir. Yomi Numa trancou alguém tão forte quanto Jigen, quem é cerberus perto disso?
Sim, extremamente superestimadas, como podemos muito bem observar neste seu comentário e vários outros envolvendo tua argumentação em cima dessas técnicas. Quanto a ocasião em que o Yomi Numa capturou o Ningendō, devo salientar que é literalmente o Jiraya usando o Dai: Endan aliado ao fato do caminho humano depender totalmente do campo de visão do caminho animal para encobrir o uso do Yomi Numa.
Seja como for, Jiraiya por méritos próprios colocou Ningendo na situação de captura. Apenas gosto de ressaltar a eficiência da técnica e principalmente rapidez com que pode ser executada.
O Nagato sofreu algum lapso de memória e esqueceu que o Jiraya possui super-elementais (Senpō: Goemon), técnicas altamente destrutivas (Chō Ōdama Rasengan) e algumas técnicas letais (Senpō: Kebari Senbon, Rajinshigami) para enviar o Chikushōdō e o Ningendō totalmente desprotegidos contra o Jiraya?
Ele não esqueceu, acontece que ele simplesmente não se importava. Não vejo como possamos colocar a atitude de Chikushodo e Ningendo como algo desesperado, quando Nagato já aprontou isso:

Tendou indo no 1x1 com Naruto Sennin usando Taijutsu, sequer estava em delay.
Chikushodo e Ningendo indo no 2x1 é legítimo. Ningendo já havia dado as caras sozinho aliás.
Que justificativa existe para o caminho animal e o caminho humano deixarem o Gakidō para trás e efetuarem uma investida praticamente suicida contra o Jiraya original? Se você retira o Genjutsu da parada, pra que o Nagato tomaria uma decisão tão idiota quando poderia simplesmente invocar o Cérbero, evitando risco desnecessários.
Já respondi porque as ações do Nagato foram normais.
Veja:
"Se Maomé não vai à montanha, a montanha vai a Maomé."Se os corpos ficassem parados, Jiraiya (que é mais rápido fisicamente) iria até eles.
"Bastaria invocar o Cérberus"
Invocações são inúteis para parar o avanço de um Sennin, Jiraiya poderia simplesmente ignorar. Na pior das hipóteses, Fukasaku e Shima poderiam paralisar as invocações com Kawazu Naki, afim de que Jiraiya passe por elas facilmente (c
omo Naruto fez)

Então o cenário seria quase o mesmo, com Jiraiya fechando no Chikushodo + Ningendo, sendo que a dupla seria incapaz de lidar com o spam de Ninjutsu do Jiraiya, como já mostrado.
"Ha mais aqui é fora do duto"
Aqui não teríamos apenas Jiraiya usando 2 ou 3 Jutsus ao mesmo tempo, também haveria Fukasaku + Shima, cada um equipado com Elementais, disparos sonoros, Zessenzan e Zessenbaku, além de nuvem de poeira e bombas de fumaça.
Jiraiya + Sapinhos podem usar 5 Senjutsus ao mesmo tempo com facilidade, isso é bem mais eficiente que lutar dentro de um duto.
Enfim, a frase que você se apega tanto para dizer que Jiraiya perderia para o trio, é uma frase
condicional "perderei
se continuar assim" que é transformada em "Perderei com certeza".
Todas as análises negativas feitas pelo trio, não levaram em conta informações cruciais, por isso eles acabaram fazendo coisas que achavam serem impossíveis de serem feitas.
Já a frase do Nagato "perderíamos sem nosso segredo" é uma frase PÓS combate, portanto, muito bem embasada.