Fórum NS - Discussões incríveis sobre animes e mangás!
Bem vindo ao maior fórum de animes de Brasil & Portugal!

Não deixe de registrar sua conta para poder participar do fórum! Leia nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE e configure suas opções de privacidade: https://www.forumnsanimes.com/privacy (ao acessar nosso site, você aceita nossas políticas de privacidade)

Poste 5 mensagens no fórum para ativar o seu primeiro rank e começar sua jornada! Aqui, você irá fazer amigos, participar de eventos, subir de rank e até ganhar prêmios!

Fórum NS - Discussões incríveis sobre animes e mangás!
Bem vindo ao maior fórum de animes de Brasil & Portugal!

Não deixe de registrar sua conta para poder participar do fórum! Leia nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE e configure suas opções de privacidade: https://www.forumnsanimes.com/privacy (ao acessar nosso site, você aceita nossas políticas de privacidade)

Poste 5 mensagens no fórum para ativar o seu primeiro rank e começar sua jornada! Aqui, você irá fazer amigos, participar de eventos, subir de rank e até ganhar prêmios!

Fórum NS - Discussões incríveis sobre animes e mangás!
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fórum NS - Discussões incríveis sobre animes e mangás! Entrar

Abismo Colossal - País do Fogo

3 participantes

descriptionAbismo Colossal - País do Fogo - Página 5 EmptyRe: Abismo Colossal - País do Fogo

more_horiz
Os olhos de Suzaku se arregalaram assim que brevemente vislumbrou a verdade. O núcleo deveria conter os segredos da Copyslime. Porém, como o desconhecia até então, não tinha pensado em um familiar com um sistema nervoso centralizadol. Por isso, não sabia se o que tinha em mente ainda poderia ser denominado um ciborgue. Talvez um robô? De qualquer forma, independentemente se era possível construir o Volumen Hydrargyrum sem um núcleo ou não, ou se ele seria um ciborgue ou robô, uma coisa era certa: precisaria do núcleo para entender o funcionamento da slime.

Estava surpreso com a evolução de Kimmy, mas seu foco nisso não durou muito. Afinal, ao ver a slime espatifar, Suzaku não pode deixar de supor que aquela deveria ser a melhor forma de expor o núcleo. Com o plasma espalhado, a camada entre o lado de fora e o núcleo seria mais fina, facilitando a entrada de Gangway e um genjutsu escravizador diretamente no núcleo. Entretanto…

- Tsch… - resmungou, irritado com a dor insuportável no ouvido.

Devido à ecolocalização, morcegos possuem cordas vocais e ouvidos bastante poderosos. Não somente, apesar do sentido auditivo já compensar a baixa luminosidade, morcegos também possuem olhos bastante adaptados ao escuro. Isso significava uma vantagem dupla no abismo. No entanto, toda vantagem cobrava seu preço: conseguir ver com pouca luz também significava ser sensível a ela.

Como os zunidos dificultariam a comunicação verbal, Suzaku estenderia seus braços, empurrando os torços de Ram e Kimmy, comunicando-se via toque para que “parassem seu avanço” e, consequentemente, não atacassem.

Sendo assim, aproveitando-se de que o morcego deveria estar focado neles, com Myōjō e noboru Suzaku tentaria criar um poderoso flash para ofusca-lo. Considerando as propriedades do capacete, inseriria um Genjutsu: Sharingan na luz para controlar as ações do morcego. Usando de suas asas, que eram fortes o suficiente para fazer um corpo daquele tamanho voar, o Uchiha daria o comando para que a criatura desse um impulso, mergulhando de cabeça no chão. O trauma no crânio deveria desativar sua ilusão, mas também tiraria a criatura da posição aérea vantajosa e, ainda, a deixaria atordoada para que Kimmy encaixasse ninjutsus.

Como Kimmy era capaz de enxergar, após o flash, o braço de Suzaku que a barrava recuaria, apontando na direção em que o Uchiha planejava fazer o morcego mergulhar de cabeça. Era o sinal para ela saber onde atacar. Como não enxergava alternativas econômicas em chakra para conversar com Ram, Suzaku recuaria seu braço, esperando que ela por si só julgasse se era seguro o suficiente atacar com uma mira baseada em olfato ou não.

Em seguida, imediatamente voltando-se para a Copyslime, reavaliaria a posição do núcleo no corpo com o Sharingan. Caso estivesse exposto o suficiente para que seu laser conseguisse alcançá-lo, Suzaku atiraria um feixe único com Gangway. Imbuído com um Genjutsu: Sharingan, o rapaz tentaria escravizar a Copyslime com a técnica. Como tinha medo de danificar o núcleo, Suzaku procuraria fornecer somente o chakra necessário para penetrar o plasma e tocar o núcleo sem danificá-lo.

Ademais, estaria com seus olhos e sentidos restantes atentos ao campo de batalha. Queria estar pronto para evadir se alguma ameaça surgisse.

@Thousand Mirrors @Ben Ikneg

descriptionAbismo Colossal - País do Fogo - Página 5 EmptyRe: Abismo Colossal - País do Fogo

more_horiz
Hihihi, foi muito bom acabar com o assassino mais uma vez, primeiro alvo capturado, mas hein, o que é isso? Um morcego gigante? Será que fiz muito barulho e acabei atraindo mais criaturas? Ah, não importa, vamos derrotar essa coisa feia também, Suzaku deu um sinal para que não atacássemos ainda, a habilidade dessa criatura é claramente voltada para atingir os ouvidos, eu me lembro do que aquela garota fez durante a segunda fase do Exame Chuunin, o capuz fez com que ela não fosse mais afetada pelo Mugen Onsa de Nass, agora que ele está comigo vou vesti-lo para não ser pega por esse ataque sonoro de novo, Ram-sensei deve estar péssima, com a audição enfraquecida sobrou a ela apenas o olfato, ela vai precisar do nosso apoio.

Depois de Suzaku utilizar sua estratégia eu começo os disparos de Ninjutsu, começando com o Fuuton: Hanachibari Mai eu faço o morcego ser levantado para o ar e guio o Jutsu fazendo com que o animal bata no chão mais uma vez, em seguida lanço o Suiton: Ja no Kuchi para acumular mais dano e abafar essa prepotência da criatura em pensar que pode nos derrotar num três contra um, caso ele tenha conseguido se levantar e tentado voar novamente eu trago-a de volta ao chão com o jutsu, por fim utilizo o Suiton: Mizukamiri contra o monstro, visando um corte que o deixe desgastado o suficiente, forçando-o a recuar ou facilitando a luta para nós.

@Ben Ikneg

descriptionAbismo Colossal - País do Fogo - Página 5 EmptyRe: Abismo Colossal - País do Fogo

more_horiz
Abismo Colossal - País do Fogo - Página 5 9CZKIND

Nesse exato momento, Suzaku estava analisando o físico voador da criadora e montando uma estratégia com base nisso, estão calmamente ele usaria seu Myōjō e noboru criando um poderoso flash de luz visando ofuscar a visão do enorme morcego e inserindo o efeito ilusório do seu Genjutsu Sharingan na luz para controlar as ações do morcego por um curto período de tempo. A criatura afetada pela ilusão iria ser controlada por alguns segundos e por fim iria avançar brutalmente em direção do chão, batendo sua cabeça com tudo numa grande rocha que existia na região, recebendo dano por impacto e acordando imediatamente da ilusão do garoto. A criatura alada começaria a berrar num tom extremamente alto, sua voz literalmente invadia os ossos do grupo de uma forma terrivelmente perturbadora, mas ainda não estava alto suficiente para causar dano.

- Típico de humanos nojentos... Invadindo o nosso lar como se achassem dono de tudo, dessa vez não terei piedade, já não bastou aquele albino fedido que esteve aqui anteriormente!

Kimmy percebendo a situação iria rapidamente vestir seu capuz especial, apesar de não ter certeza que ele iria anular totalmente o efeito do som da criatura, então rapidamente iria utilizar uma nova técnica onde ela convocaria um ciclone de pétalas para atacar seu oponente que estava levemente atordoado pelo golpe de Suzaku, o vendaval bateria com tudo na criatura jogando violentamente o monstro no chão e por fim, ela usaria seu Suiton: Ja no Kuchi, formando uma espiral de água que tomaria a forma de uma serpente de água que avançaria em direção do gigante morcego e iria torcer o mesmo e finalmente o engolir, mas o suposto monstro simplesmente iria inundar suas asas com um poderoso chakra e iria brutalmente repelir todo liquido presente em seu corpo de forma estupidamente fácil.

Ram iria consumir uma pílula reconstrutora nv2, sentindo sua vitalidade voltar ao seu corpo, então ela faria um selo de mão e parecia se concentrar através do som produzido pela criatura mesmo que sua audição estivesse parcialmente afetada, então ela sacaria uma kunai e avançaria em alta velocidade, fluindo um chakra extremamente cortante em sua arma e saltando em direção do monstro alado que se movimentaria para escapar do corte da mulher, mas mesmo assim, ela acaba conseguindo cortar completamente uma de suas asas e incapacitando o monstro de voar.

Enquanto isso, Suzaku iria lançar um laser equipado com a capacidade ilusória do Genjutsu: Sharingan no imenso monstro gosmento e acertando o mesmo, aparentemente conseguindo controlar o mesmo, mas a criatura parecia atordoada demais para fazer qualquer coisa, aparentemente a técnica de Kimmy havia feito o imenso monstro simplesmente perder a capacidade de agir temporariamente.

Assim que o morcego notasse que Kimmy iria realizar outro jutsu, a imensa criatura iria encher seus pulmões de chakra e começaria a gritar novamente, fazendo Suzaku e Ram novamente serem atingidos tendo seus ouvidos dessa vez afetados em uma grande escala fazendo ambos ficarem tontos e cairem no chão sentindo uma vontade insana de vomitar, inclusive  seus ouvidos começariam a sangrar durante esse processo. O capuz estranho de Kimmy parece ter a capacidade de anular o jutsu por algum tempo, mas o ruído era tão forte que a jovem acabaria perdendo equilíbrio do seu corpo e caindo no chão incapaz de continuar seu ataque. Extremamente atordoada com aquele som, Ram começaria a resmungar enquanto colocava suas mãos na cabeça:

- Puta que pariu... Não basta ser praticamente cega, ainda querem me deixar surda... Okay... Acho que vamos ter levar isso realmente a sério... - Falaria inconformada enquanto retirava o tecido que cobria seus olhos, mostrando novamente seu Sharingan de 3 tomoe.

Abismo Colossal - País do Fogo - Página 5 Bzo90KW

Seus olhos praticamente incapazes de distinguir formatos tentavam detectar qualquer vulto da criatura no meio do Abismo, o monstro olharia para a mulher que havia cortado sua asa com bastante raiva, então num forte impulso saltaria em direção dela tentando golpear ela com suas garras. A criatura parecia confiante já que tinha certeza que a mulher cega não tinha mais como se defender sem sua audição.


Uchiha Suzaku: HP - 60; Chakra - 173; Sanidade - 450 (Audição afetada, ouvidos inutilizados temporariamente e tontura) (-5 de chakra para manter o sharingan)
Kimmy: HP - 130; Chakra - 167; Sanidade - 250 (Audição parcialmente afetada, ouvidos zunindo temporariamente)
Uchiha Ram: HP - 75; Chakra - 800; Sanidade - 700 (Audição afetada, ouvidos inutilizados temporariamente e tontura)
Copyslime: HP - ???; Chakra - ???; Sanidade - ??? (Controlado por Uchiha Suzaku) (Atordoado, sem capacidade de realizar nenhum movimento)

Dragão Morcego: HP - 85; Chakra - 496; Sanidade - 400 (Asas cortadas, não pode mais voar)

Ação livre para @Keel Lorenz e @Thousand Mirrors

descriptionAbismo Colossal - País do Fogo - Página 5 EmptyRe: Abismo Colossal - País do Fogo

more_horiz
Aquele grito era extremamente desconfortável, no entanto, ainda pude ouvir claramente ele falar sobre um "albino fedido" que havia passado no abismo antes de nós, quem sabe se referisse ao garoto que procurávamos? Ou talvez tivesse alguma coisa relacionada, de qualquer forma não custava colocar a criatura num Genjutsu e averiguar a informação, com Suzaku aqui isso seria extremamente fácil, eu só preciso de uma oportunidade para usar o Kanashibari e conseguir paralisar o monstro.

Ram-sensei apesar de estar afetada foi extremamente eficiente em seu golpe e conseguiu cortar as asas do morcego, tornando ele incapaz de voar, fazendo com que fosse mais fácil encaixar meus Jutsus, o animal acaba usando mais uma vez a habilidade sonora, apesar de perder o equilíbrio eu ainda estava bem, mas Suzaku e Ram claramente não, seus ouvidos sangravam, em especial nossa Sensei estava em perigo, o morcego vinha em direção dela, era minha chance de colocá-lo sob efeito do Kanashibari (se acaso o Kanashi não paralisar efetivamente e eu precisar defender a Ram novamente eu utilizo o Suiton: Suijinheki), eu farei isso para proteger nossa professora e tornar mais fácil a aplicação do Genjutsu, após conseguirmos a informação que precisamos eu finalizo o monstro com um Suiton: Ja no Kuchi e se for preciso ainda, um Suiton: Mizukamiri, sem as asas ele não vai conseguir viver normalmente nesse lugar, então é melhor eliminá-lo de uma vez.

@Ben Ikneg

descriptionAbismo Colossal - País do Fogo - Página 5 EmptyRe: Abismo Colossal - País do Fogo

more_horiz
A fala do morcego definitivamente o deixou intrigado. A menção ao cheiro o fez imediatamente pensar no relato de Ram a respeito de Naoto. Ele de fato era pálido, mas albino parecia exagero, já que ele tinha cabelos negros. Talvez a mudança na cor dos pelos do corpo estivesse relacionado com o cheiro estranho relatado por Ram e, agora, o morcego?

Estava ansioso para que pudesse emendar um próximo genjutsu na criatura e interrogá-la. Todavia, teve o processo atrasado por um novo ataque da criatura, àquela altura um tanto moribunda pelos golpes de Kimmy e Ram.

- Ghh… - gemeu, sentindo o líquido quente escorrer para fora de seus ouvidos.

Segurando o vômito, no chão Suzaku posicionaria sua face voltada para a direção da criatura. Então, esforçando-se para agir mesmo diante daquele atordoamento, levaria a mão para ativar seu capacete novamente.


Lançando uma miríade de feixes, Suzaku faria com que todos convergissem seguindo o morcego. Com intensidade Rank-B, os feixes carregariam também um Genjutsu Sharingan. Suzaku estava interessado nas memórias do tal albino que a criatura tinha visto, sendo assim tentaria extraí-las a força para ver por si só. Caso fosse impossível de ver as memórias alheias com o jutsu - e como julgava que seria difícil escutar a criatura falando após o último golpe -, alternativamente Suzaku colocaria-se junto da criatura em um mundo imaginário onde pudesse escutar seus relatos compulsórios pelo genjutsu.

@Ben Ikneg

descriptionAbismo Colossal - País do Fogo - Página 5 EmptyRe: Abismo Colossal - País do Fogo

more_horiz
Abismo Colossal - País do Fogo - Página 5 9CZKIND

Kimmy seria a primeira agir ao se aproximar de forma efetiva do gigante morcego que estava prestes a atacar sua professora, ela acabaria aplicando seu Kanashibari no Jutsu conseguindo paralisar de forma extremamente eficiente o gigante monstrengo, enquanto que Suzaku ativaria seu poderoso capacete, jogando outro poderoso laser que iria ricochetear as paredes e árvores negras do Abismo até bater com tudo na criatura e fazendo assim Suzaku ver a imagem de Kashin Koji que aparentemente esteve dentro do Abismo um dia atrás, aparentemente ele teria criado um caos dentro do Abismo atrás de alguma outra criatura.

Abismo Colossal - País do Fogo - Página 5 Bzo90KW

Ram por fim seria a ultima a se mover, o morcego estava próximo suficiente para a jovem cega fosse capaz de sentir sua respiração tocando suavemente em sua pele, então ela faria um selo de mão, inundando seu braço direito com um chakra extremamente eletrizante e por fim ela iria avançar e lançar um projétil cortante bem no peito do monstro e iria joga-lo violentamente em direção de uma das árvores do Abismo fazendo o monstro ser arrastado violente e cair praticamente morto. A batalha literalmente havia acabado bem antes do planejado.

Abismo Colossal - País do Fogo - Página 5 QmQhdp5Abismo Colossal - País do Fogo - Página 5 QmQhdp5Abismo Colossal - País do Fogo - Página 5 QmQhdp5

Quando o grupo pensou que estavam tranquilos, outras criaturas voadoras começariam a surgir conforme o imenso barulho teria terminado. Era outros morcegos que pareciam absurdamente irritados pela invasão do grupo, Suzaku e Ram não tinham mais condições de receberem outro tipo de ataque sonoro daqueles monstros, inclusive Suzaku tinha quase certeza que ambos poderiam ficar surdos de forma permanente se enfrentassem mais daquelas criaturas, através das memórias que ele viu do imenso morcego, ele sabia que a criatura teria visto Naoto (Senju Moon) descendo misteriosamente para a quarta camada do Abismo, mas o jovem sabia que era um extremo risco ficar avançando para uma camada muito abaixo daquela.

O que o grupo iria fazer?
Enfrentar os morcegos restantes? Recuar? Avançar para a quarta camada?


Ação livre para @Keel Lorenz e @Thousand Mirrors

Última edição por Ben Ikneg em 10/5/2022, 16:41, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : Arrumando erros de português, fazer o que né?)

descriptionAbismo Colossal - País do Fogo - Página 5 EmptyRe: Abismo Colossal - País do Fogo

more_horiz
Heh, parece que esse jutsu é eficiente contra esse animal, depois de Suzaku colocá-lo sob Genjutsu e Ram-sensei acabar com ele eu pergunto que informações ele conseguiu:
- E então, o que esse morcego sabe? - Considerando que Naoto estivesse numa camada ainda mais funda, poderia ficar mais perigoso, no entanto, devem haver mais criaturas para coletarmos itens lá.

- Mais criaturas? - Não era tão surpreendente aparecer mais deles, afinal morcegos geralmente vivem aos montes, parece que no abismo também é assim, Suzaku e Ram-sensei estavam numa situação péssima para confrontá-los novamente, em nossa missão ainda precisamos adentrar o local para a próxima camada em busca do menino, o Kanashibari havia funcionado muito bem contra o primeiro animal, então deve ser útil novamente:
- Vão para a próxima camada, eu vou pará-los e sigo vocês! - Falaria alto, não tinha certeza se conseguiriam me ouvir, utilizo o Kanashibari nos três morcegos e corro para a quarta camada o mais rápido que posso.

@Ben Ikneg

descriptionAbismo Colossal - País do Fogo - Página 5 EmptyRe: Abismo Colossal - País do Fogo

more_horiz
Confirmada a visualização de dois indivíduos conhecidos nas memórias do morcego, Suzaku ponderou que não seria nada vantajoso revelar que era Kashin Koji a passar por ali. Pelo menos não na frente de Ram. Até confiava em Kimmy, mas com a outra ninja ali… Não dava para saber se ela não acharia estranho. Não se considerava inimigo de Konoha - pelo contrário, aliás - mas se equilibrando na corda bamba como estava, sob o risco de acabar virando um nukenin de uma organização que nem sequer gostava, não queria dar qualquer chance ao azar.

- Duas pessoas passaram por aqui de acordo com as memórias da besta - Suzaku surgiria, caso questionado - Um deles não tenho certeza quem é, mas o outro certamente é Naoto, o garoto que procuramos, cuja verdadeira identidade acredito ser Senju Moon. Afinal, as fotos batem com a aparência dele. Ele foi visto descendo para a camada seguinte - com naturalidade, voltaria-se em direção à quarta camada e, depois, para suas aliadas.

Considerando o que tinham a perder e o que tinham a ganhar contra aqueles morcegos, Suzaku julgava que a melhor opção era descer. Afinal, se sofressem mais danos ao aparelho auditivo, poderia ser bastante problemático sair dali.

Naturalmente, acataria a ideia de Kimmy. No entanto, não poderia deixar sua cobaia, a copyslime, para trás. Caso ela ainda estivesse seguramente paralisada pelos Kanashibari e Genjutsu Sharingan, avançaria até ela e capturaria seu núcleo. Se fosse necessário para que o núcleo ficasse vivo, carregaria também uma quantidade razoável de gosma. Por fim, para compensar eventuais atrasos, utilizaria um Shunshin no Jutsu para fugir junto de seus aliados para a 4ª Camada.

Caso ela não estivesse paralisada pelo Kanashibari, mas seguramente sob o efeito do Genjutsu Sharingan, ordenaria que a Slime os seguissem até a quarta camada.

@Ben Ikneg

descriptionAbismo Colossal - País do Fogo - Página 5 EmptyRe: Abismo Colossal - País do Fogo

more_horiz
Abismo Colossal - País do Fogo - Página 5 Bzo90KW

O grupo tomaria um certo folego enquanto observam as três criaturas aladas prestes a atacarem eles, Ram ainda estava atordoada com o ataque sonoro que tinha atingido seus ouvidos diretamente, mas iria ignorar por enquanto e faria um pequeno sinal com sua mão apontando o local que ela havia sentido o pequeno odor do jovem garoto, Kimmy ficaria calma enquanto tomava a frente do grupo e utilizaria seu Kanashibari no Jutsu, visando paralisar as criaturas aladas que focavam seus ataques especialmente em Suzaku que era um dos alvos mais frágeis no momento e tendo sucesso nisso, ambos monstros acabam caindo com tudo no chão, apesar de que não existia garantia de quanto tempo eles poderiam ficar imobilizados.

Enquanto isso, Suzaku um pouco atordoado iria notar que o Copyslime parecia conseguir se mover apesar de extremamente debilitado, então usaria seu genjutsu para controlar o monstro para ir junto com ele. O grupo literalmente iria se movimentar em grande velocidade em direção da decida do grande abismo e estava quase chegando na quarta camada que por algum motivo brilhava numa intensidade estranha, mas quando estava prestes a chegar nela, ambos iriam cair num imenso buraco que existia na região e iriam cair diretamente numa caverna subterrânea. Devido ao impacto, ambos sentem dor diretamente em seus ossos mas felizmente estavam todos bens, ao se levantarem, Suzaku sente que sua audição estava voltando ao normal apesar de que ele notavelmente sentia um pouco de dor naquele momento, provavelmente seria bom consultar um iryoninjutsu para prevenir qualquer tipo de problema.

Abismo Colossal - País do Fogo - Página 5 6ZMFdO2

Ao olhar em sua volta, Kimmy e Suzaku percebem que estavam numa caverna extremamente fria e curiosamente existiam diversos vagalumes diferentes naquela região que iluminavam todo local ao caminho.

Abismo Colossal - País do Fogo - Página 5 Acd301bfe468ff203baddc06488e0d26

Curiosamente insetos daquela espécie não deviam estar vivendo num lugar como aquele, inclusive o grupo até sentia a necessidade de ficar longe daquelas criaturas que apesar de serem extremamente belas pareciam não ser muito amigáveis como a maioria das criatura dentro daquela área, ao observar melhor a região, iriam notar que um garoto parecia estar alimentando com um balde lotado de peixes uma criatura que eles não conseguem definir exatamente o que era, um monstro com diversos braços e tentáculos de cor vermelho e que parecia expelir sangue por todo seu corpo de forma antinatural.

Abismo Colossal - País do Fogo - Página 5 Y4uU9eS

- Naoto... Humanos... Naoto... Humanos... Devo mata-los? Eles podem querer nós usar como antigamente, não podemos... Não podemos...  - Berraria a criatura estranha observando os invasores daquele lugar.

Abismo Colossal - País do Fogo - Página 5 MdRl8Fs

O jovem garoto iria virar seu rosto em direção do grupo e por fim iria falar:

- Ah... É o Suzaku... Não se preocupe Susy-san... Ele não parece ter intenção de fazer mal nenhum ao Abismo... - Falaria o garoto tentando acalmar a criatura que parecia terrivelmente arisca a qualquer forma de vida que fosse semelhante ao seu jovem companheiro.

- Você está mentindo... Você está mentindo... Eu sinto... Ele já lutou antes... Ele é perigoso... Aquela garota que está com eles... Possui o mesmo chakra daquele sujeito mascarado repugnante. Eles são um perigo... Nossa função como... Anticorpos... São... De... Eliminar... Perigos...

Ação livre para @Keel Lorenz e @Thousand Mirrors no seguinte tópico:
https://www.forumnsanimes.com/t97248-inferno-gelado-abismo-colossal#1696075
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos