Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais!
Bem vindo ao maior fórum de animes de Brasil & Portugal!

Não deixe de registrar sua conta para poder participar do fórum! Leia nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE e configure suas opções de privacidade: https://www.forumnsanimes.com/privacy (ao acessar nosso site, você aceita nossas políticas de privacidade)

Poste 5 mensagens no fórum para ativar o seu primeiro rank e começar sua jornada! Aqui, você irá fazer amigos, participar de eventos, subir de rank e até ganhar prêmios!

Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais!
Bem vindo ao maior fórum de animes de Brasil & Portugal!

Não deixe de registrar sua conta para poder participar do fórum! Leia nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE e configure suas opções de privacidade: https://www.forumnsanimes.com/privacy (ao acessar nosso site, você aceita nossas políticas de privacidade)

Poste 5 mensagens no fórum para ativar o seu primeiro rank e começar sua jornada! Aqui, você irá fazer amigos, participar de eventos, subir de rank e até ganhar prêmios!

Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais!
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais! Entrar

Wikipedia é uma boa fonte para estudos?

+8
Comando Omega
Mr. Causality
Chinelo_verde
Raiton_
JuliaDark
Comando Delta
SoloKing
Rin
12 participantes

descriptionWikipedia é uma boa fonte para estudos? EmptyWikipedia é uma boa fonte para estudos?

more_horiz
Bom, as informações que constituem um artigo da Wikipedia são, no geral, muito bem pormenorizadas. Seria a Wikipedia uma boa fonte para estudos? É um estudo lacônico e detalhado, até aonde vislumbrei.
:?:

descriptionWikipedia é uma boa fonte para estudos? EmptyRe: Wikipedia é uma boa fonte para estudos?

more_horiz
Pra pesquisa acadêmica n, eu já encontrar bastantes informações erradas.... Eu penso assim, pra matar alguma curiosidade ou outra não deve ser esse show de horrores como dizem. Só n use para fins acadêmicos ou para extrair alguma informação que contém dados 

Ex: Existe um índice que define as melhores cidades pra se viver no Brasil. Se vc for olhar no Macroplan eles vão te dar informações totalmente diferentes da Wikipédia, nesses tipos de pesquisa n se baseie na Wiki. Agr se for pegar significado/conceito de alguma palavra aí não vejo tanto problema.

Última edição por ꧁Ʌlcoholıc꧂ em Qui 13 Jan 2022, 11:52, editado 3 vez(es)

descriptionWikipedia é uma boa fonte para estudos? EmptyRe: Wikipedia é uma boa fonte para estudos?

more_horiz
Depende,se tiver fontes confiáveis com links eu não vejo problema,mas se for algo no achismo acredite por sua própria conta e risco.

descriptionWikipedia é uma boa fonte para estudos? EmptyRe: Wikipedia é uma boa fonte para estudos?

more_horiz
Acho que, portanto, irei estudar em inglês, talvez seja uma explicação mais veraz. Ou compro livros acadêmicos?

descriptionWikipedia é uma boa fonte para estudos? EmptyRe: Wikipedia é uma boa fonte para estudos?

more_horiz
Eu não diria que é uma boa fonte sobre nenhum assunto específico, mas é uma fonte boa para a maioria dos assuntos.

Por incrível que pareça, eu também já me perguntei isso, inclusive, nunca entendi o preconceito com a plataforma, ela com certeza traz alguns detalhes sobre muitos assuntos, inclusive com referências a estudos conceituados de revistas, o problema consiste no trabalho em conjunto mesmo, essa possibilidade de edição do material por todos, consequentemente há chances de ter Fake News etc.
Em uma das minhas pesquisas, me deparei com a informação de que o próprio co-founder do Wikipédia não recomenda a plataforma como fonte confiável.

Na minha opinião, você pode adentrar, realizar uma leitura inicial, somar com outras fontes e disso ter um apuramento rico sobre um assunto, como qualquer outra plataforma que reúne informação.

O fato é que muitos professores de Universidades e escolas no geral, tendem a repudiar completamente o conteúdo do Wikipédia, faça um trabalho bem feito, se você citar que sua fonte é do Wikipédia, já tendem a ter uma visão negativa do conteúdo. Quando você vai olhar friamente, esse mesmo professor muita das vezes, tende a se basear em fontes, sites, revistas, muito mais direcionados a um ponto de vista específico, o Wikipédia tende a ser bem mais neutro. Lembro que há um tempo recente, minha professora estava rindo sobre o Wikipédia quando um aluno disse que utilizou para realizar um trabalho, mas estava recomendando o acesso a sites que claramente tem uma visão específica e tendenciosa sobre um determinado assunto.
No final do dia, o bom aluno, consegue se guiar e fazer uma boa filtragem do que é válido e do que não é, o ideal é realmente não confiar em nada de uma só visão.

descriptionWikipedia é uma boa fonte para estudos? EmptyRe: Wikipedia é uma boa fonte para estudos?

more_horiz
Se quiser aprofundar sobre um assunto para fazer um trabalho,por exemplo, diria que não. Alguns artigos podem ser modificados livremente por pessoas maldosas/tendenciosas. Meu professor de biologia já chegou a repreender um aluno durante sua apresentação sobre doenças hereditárias, mostrando o erro em algumas informações nela contidas e posteriormente as corrigindo(tal estudante tinha copiado tudo do Wikipedia). Por isso, é melhor ter cuidado para não confiar piamente em todos os materiais do site.

descriptionWikipedia é uma boa fonte para estudos? EmptyRe: Wikipedia é uma boa fonte para estudos?

more_horiz
Trabalho de escola...?

Wikipedia é uma boa fonte para estudos? Nick-young-confused-face-300x256-nqlyaa

descriptionWikipedia é uma boa fonte para estudos? EmptyRe: Wikipedia é uma boa fonte para estudos?

more_horiz
JuliaDark escreveu:
Eu não diria que é uma boa fonte sobre nenhum assunto específico, mas é uma fonte boa para a maioria dos assuntos.

Por incrível que pareça, eu também já me perguntei isso, inclusive, nunca entendi o preconceito com a plataforma, ela com certeza traz alguns detalhes sobre muitos assuntos, inclusive com referências a estudos conceituados de revistas, o problema consiste no trabalho em conjunto mesmo, essa possibilidade de edição do material por todos, consequentemente há chances de ter Fake News etc.
Em uma das minhas pesquisas, me deparei com a informação de que o próprio co-founder do Wikipédia não recomenda a plataforma como fonte confiável.

Na minha opinião, você pode adentrar, realizar uma leitura inicial, somar com outras fontes e disso ter um apuramento rico sobre um assunto, como qualquer outra plataforma que reúne informação.

O fato é que muitos professores de Universidades e escolas no geral, tendem a repudiar completamente o conteúdo do Wikipédia, faça um trabalho bem feito, se você citar que sua fonte é do Wikipédia, já tendem a ter uma visão negativa do conteúdo. Quando você vai olhar friamente, esse mesmo professor muita das vezes, tende a se basear em fontes, sites, revistas, muito mais direcionados a um ponto de vista específico, o Wikipédia tende a ser bem mais neutro. Lembro que há um tempo recente, minha professora estava rindo sobre o Wikipédia quando um aluno disse que utilizou para realizar um trabalho, mas estava recomendando o acesso a sites que claramente tem uma visão específica e tendenciosa sobre um determinado assunto.
No final do dia, o bom aluno, consegue se guiar e fazer uma boa filtragem do que é válido e do que não é, o ideal é realmente não confiar em nada de uma só visão.

Wikipedia é uma boa fonte para estudos? 4e3ff810

descriptionWikipedia é uma boa fonte para estudos? EmptyRe: Wikipedia é uma boa fonte para estudos?

more_horiz

Wikipedia é uma boa fonte para estudos? H9JlZEqWikipedia é uma boa fonte para estudos? L9yJTrd


Wikipedia é uma boa fonte para estudos? 7710c35d61dac005a1d553257ee0ac13

descriptionWikipedia é uma boa fonte para estudos? EmptyRe: Wikipedia é uma boa fonte para estudos?

more_horiz
Por que você tirou print do perfil dela?

descriptionWikipedia é uma boa fonte para estudos? EmptyRe: Wikipedia é uma boa fonte para estudos?

more_horiz
Poxa Julia eu achava que vc era real 😢

descriptionWikipedia é uma boa fonte para estudos? EmptyRe: Wikipedia é uma boa fonte para estudos?

more_horiz
Afff o povo daqui é tudo gado

descriptionWikipedia é uma boa fonte para estudos? EmptyRe: Wikipedia é uma boa fonte para estudos?

more_horiz
White escreveu:
Por que você tirou print do perfil dela?

Havia uma aba antiga aberta, eu não tirei print do perfil dela aleatoriamente, eu só tirei após perceber a inconsistência na idade que eu havia antes visto e a atual.

Agora, se há um fato que pode subentender isso é o fato de eu ter memorizado a idade do perfil dela com um mero soslaio. Daí, abre duas opções: sou gado ou tenho boa memória, fica ao critério de vocês qual é a mais coerente.

descriptionWikipedia é uma boa fonte para estudos? EmptyRe: Wikipedia é uma boa fonte para estudos?

more_horiz
Tá certo boiada, hora de dispersar:

Wikipedia é uma boa fonte para estudos? Gado-demais-og

descriptionWikipedia é uma boa fonte para estudos? EmptyRe: Wikipedia é uma boa fonte para estudos?

more_horiz
Dá pra pegar algumas referências dali.
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos