Até o Madara que possuía uma visão enviesada favoravel aos Uchihas coitadinhos, confirmou que um grupo de Uchihas queriam tramar uma rebelião contra Konoha... Setsuna é da época do Tobirama.

Existem duas versões da historia.
- A versão do Uchiha coitadinho que foi afastadinho, que foi excluido = Versão do Madara, Obito, Orochimaru.
- A versão do Uchiha xenofobo, que se achava superior, que tinha fome de poder e não ficariam quietos até dominar o mundo = versão do Itachi, Tobirama, Hiruzen...
O mangá ja acabou e a segunda versão se mostrou a verdadeira. Tobirama fez o que pôde, mas era uma guerra perdida e uma bomba que iria explodir cedo ou tarde. É a maldiçao do clã.
Orochimaru estava delirando.
Não, Orochimaru só está equivocado. O quartel ser no local de uma antiga prisão faz sentido, ja que eles são a policia e em teoria irá gestir a prisão né... Assim como Orochi possui uma visão deturpada quando fala que os Uchihas eram mal vistos, por causa da policia. Os Uchihas eram queridos em Konoha, tidos como gênios, assim como os Hyuugas.
Eu acho meio sem nexo as pessoas ignorarem que sim, o Tobirama foi responsável pelo que aconteceu com os Uchiha, o mangá literalmente afirma isso através de Orochimaru e reforça com Hashirama sendo incrédulo que seu irmão realmente fez isso, e Tobirama? Ele basicamente só responde: "Não é que eu não goste de Uchiha, eu tenho até um amigo Uchiha, mas eles eram uma ameaça para a paz da Vila, aqueles malucos", o mangá em si nunca negou a culpa do Tobirama, ele não nega, ele podia ter respondido "eu nunca afastei os Uchiha do poder, eles escolheram se afastar", por que vocês acham que Kishimoto escreveu Tobirama racionalizando sua decisão de afastar os Uchiha ao invés de negá-la?
Nunca existiu uma decisão de afastar Uchihas.
Sim, Tobirama é o culpado pelo que aconteceu com os Uchiha. Madara se rebelou porque Hashirama traiu a confiança dele por amor ao irmão, que conspirava contra os Uchiha apesar das palavras de Hashirama, isso é afirmado pelo mangá, quando abandona a vila Madara não diz: "Eu não confio em você, Hashirama", "Eu não confio na Vila da Folha", ele diz "Eu não posso confiar no seu irmão, Hashirama" e Madara sabia que Hashirama não abandonaria o próprio irmão apesar das ideias preconceituosas de Tobirama.
Cara seguindo esse mesmo raciocinio, você em 1940 apoiaria o Hitler.
Madara se rebelou pq leu a pedrinha manipulada pelo Zetsu negro e achou super top colocar todo mundo em um genjutsu, e governar o mundo segundo suas vontades.