Fórum NS - Discussões incríveis sobre animes e mangás!
Bem vindo ao maior fórum de animes de Brasil & Portugal!

Não deixe de registrar sua conta para poder participar do fórum! Leia nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE e configure suas opções de privacidade: https://www.forumnsanimes.com/privacy (ao acessar nosso site, você aceita nossas políticas de privacidade)

Poste 5 mensagens no fórum para ativar o seu primeiro rank e começar sua jornada! Aqui, você irá fazer amigos, participar de eventos, subir de rank e até ganhar prêmios!

Fórum NS - Discussões incríveis sobre animes e mangás!
Bem vindo ao maior fórum de animes de Brasil & Portugal!

Não deixe de registrar sua conta para poder participar do fórum! Leia nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE e configure suas opções de privacidade: https://www.forumnsanimes.com/privacy (ao acessar nosso site, você aceita nossas políticas de privacidade)

Poste 5 mensagens no fórum para ativar o seu primeiro rank e começar sua jornada! Aqui, você irá fazer amigos, participar de eventos, subir de rank e até ganhar prêmios!

Fórum NS - Discussões incríveis sobre animes e mangás!
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fórum NS - Discussões incríveis sobre animes e mangás! Entrar

descriptionMais do que um Monstro: Por que Orochimaru se tornou um vilão? EmptyMais do que um Monstro: Por que Orochimaru se tornou um vilão?

more_horiz
Eu tinha escrito um texto sobre isso quando estava fazendo um estudo de personagem sobre vilões psicóticos há algum tempo e percebi que basicamente o mangá nunca falou claramente por que o Orochimaru foi de uma criança quieta e prodigiosa para um niilista psicopata. O Kishimoto nunca desenvolveu as motivações do Orochimaru, apenas deu pinceladas sobre seu passado, e o personagem foi deixado em aberto, mas através dessas pinceladas e do que vimos do personagem eu acredito que é possível ter uma ideia coerente. Vou falar sobre isso em ordem e usar esses acontecimentos pontuais para falar sobre a persona do Orochimaru.  

O Monstro que desejava a Imortalidade

Quando o Orochimaru estava a beira da morte após ser atacado pelo Sasuke, temos uma inserção de um acontecimento de seu passado, seu encontro com Hiruzen no tumulo de seus pais, uma coisa que merece ser pontuada antes de falar do flashback em si é que isso não é uma lembrança do Orochimaru, o flashback parece ficar inclusive desconectado do que está acontecendo na cena, o Kishimoto inseriu esse flashback por quê? Não poderia ser tentar fazer o leitor criar empatia pelo Orochimaru pois a cena é o Sasuke, que na época ainda era portado como um herói matando ele, tanto é que a cena anterior é o Sasuke justificando que despreza o Orochimaru por usar pessoas como objetos, assim como Itachi fez. Esse flashback é inserido para que nós, leitores, possamos entender o Orocohimaru. 

Mais do que um Monstro: Por que Orochimaru se tornou um vilão? 04
Mais do que um Monstro: Por que Orochimaru se tornou um vilão? 05
Mais do que um Monstro: Por que Orochimaru se tornou um vilão? 06
Antes do flashback, Sasuke mostra seu desprezo por Orochimaru e o compara a Itachi, mostrando que ele e Orochimaru não eram paralelos, ele cometia atos amorais buscando por um objetivo claro, Orochimaru o fazia por "nada", assim como Itachi.

Eu fiquei muito tempo sem entender o flashback do túmulo, que parece completamente deslocado, esse flashback requer atenção e interpretação para se entender o ponto principal, digamos que o mais superficiais: Orochimaru não é patologicamente louco, normalmente na ficção existem dois tipos de psicopatas, aqueles que nasceram psicopatas e aqueles que se tornaram devida a alguma circunstância extremamente traumática, Orochimaru não se enquadra em nenhum dos dois. Ele não nasceu um psicopata pois vemos ele que ele sentia falta de seus pais e queria reencontrá-los, o que significava que ele amava eles e amor requer empatia. Sabemos também que não existiu um grande momento traumático em sua vida, ou isso teria sido abordado em um flashback. 

Mais do que um Monstro: Por que Orochimaru se tornou um vilão? H6rXKkj
O simbolismo da cobra branca ficou gravado na memória de Orochimaru o que mostra a importância dessa cena porque...

É possível se aprofundar mais nesse flashback, percebendo suas nuances e desvendando parte da mentalidade do Orochimaru, um ponto mais profundo e difícil de perceber, mas talvez o mais importante, é a partir desse ponto que Orochimaru se tornou obcecado com a morte e o renascimento, por isso esse flashback foi inserido nesse momento, por que eu acredito nisso? 

O ponto mais obvio é a obsessão que ele cria pela figura de uma cobra branca após descobrir que ela significa renascimento, exatamente a base do seu Kinjutsu, mas o que me fez conceber essa ideia é o fato de que, após ouvir de Hiruzen que seus pais renasceriam um dia e eles poderiam se reencontrar, Orochimaru sorri! Isso é uma prova de que nesse momento Orochimaru passou a acreditar que poderia encontrar seus pais de novo um dia, mas aí vem o ponto mais importante dessa conversa, Orochimaru pergunta quando ele reencontraria seus pais e Hiruzen dizem que é impossível saber, por que isso é importante? Basta ligar os pontos, Orochimaru era um gênio prodigioso, após isso ele obviamente passou a tentar descobrir como é quando poderia encontrar seus pais, se tornou obcecado pela morte e pelo renascimento, e qual é a única forma de se entender sobre a vida e a morte no mundo de Naruto? Jiraiya uma das poucas pessoas próximas a Orochimaru afirma que foi após a morte de seus pais que Orochimaru mudou e se tornou obcecado com Kinjutsu, exatamente, após essa cena, foi nesse momento que Orochimaru passou a buscar os segredos da morte, mas não por motivos maliciosos, mas porque queria reencontrar os pais. 

Mais do que um Monstro: Por que Orochimaru se tornou um vilão? 16
O pequeno Orochimaru não entendeu o que Hiruzen estava dizendo, que ele estava falando sobre o fato de que, na doutrina budista, todos aqueles que morrem renascem como um novo ser, ele acreditou que encontraria seus pais, como eram, novamente.

No entanto, provavelmente foi a partir daqui que Orochimaru começou a se tornar uma pessoa distorcida, é como na famosa citação de Nietzsche "Aquele que luta com monstros deve acautelar-se para não tornar-se também um monstro. Quando se olha muito tempo para um abismo, o abismo olha para você", estudando e entendendo profundamente a morte, Orochimaru percebeu a natureza fugaz e frágil da vida humana e possivelmente começou a perder o respeito por ela, vemos que mesmo antes de se tornar um verdadeiro criminoso, quando adulto, ele já detinha pouco respeito pela vida, cogitando matar órfãos de guerra, a diferença obvia é que em na ocasião ele estava sendo pragmático e desejando reduzir os sofrimento dos órfãos, não sendo puramente maldoso.

Mais do que um Monstro: Por que Orochimaru se tornou um vilão? 03
O final do flashback é muito simbólico, a cobra branca que representa a imortalidade e a boa sorte na mão do pequeno Orochimaru é transposta por várias cobras brancas mortas e a figura de uma serpente demoníaca...

A Cobra cai no Abismo

O ponto a se entender então se torna, quando? Quando Orochimaru parou de buscar o segredo da morte pelo desejo inocente de poder ver seus pais de novo e se tornou um psicopata niilista. A queda no abismo provavelmente começou na Segunda Grande Guerra, vemos ele demostrar tristeza quando precisa avisar a Tsunade sobre a morte do Nawaki, ainda na fase inicial da Guerra, mais importante, ele tenta esconder sua tristeza atrás de uma máscara de cinismo. Na mesma Guerra temos a já citada cena onde ele cogita mata órfãos, mas é uma cena onde ele mostra pragmatismo, e um pouco da sua ambiguidade moral, e não maldade pura, além disso o fato dele cogitar matar os órfãos para que eles não sofram os horrores da Guerra mostra que ele ainda tinha pelo menos, um mínimo de empatia. Vemos também que Tsunade, e certamente Jiraiya, ainda lembram do Orochimaru dessa época com carinho.       

Mais do que um Monstro: Por que Orochimaru se tornou um vilão? IcLbHeT
Apesar de já ser um individuo frio e moralmente distorcido, Orochimaru ainda não era um sociopata nessa época, ele ainda podia sentir empatia pela dor da perda.

Podemos ter uma certa ideia da época em que Orochimaru começou a entrar mais profundamente na escuridão, após a Guerra ele ainda foi mentor de Anko e trabalhou para a ANBU Ne, foi nesse período pré-deserção que ele caiu no abismo, coincidentemente provavelmente graças a Escuridão dos Ninjas, Danzo Shimura. Com certeza foi a engenhosidade de Orochimaru, sua posição como um ninja lendário e seu pouco respeito pela vida humana que levaram Danzou a pedir que ele desenvolvesse o projeto com as células do Hashirama, esse é um ponto interessante, Danzo também é um sociopata, mas diferente de Orochimaru e outros loucos ele é um sociopata politico (o adjetivo, não a profissão) que segue uma filosofia de "os fins justificam os meios". É palpável que ele tenha trazido um ainda minimamente "humano" Orochimaru para o projeto pela ideia de que sacrificar aquelas poucas vidas permitiria que a Vila desenvolvesse um poder capaz de controlar a Kurama, mas é pura especulação.  

Mais do que um Monstro: Por que Orochimaru se tornou um vilão? 14
Mais do que um Monstro: Por que Orochimaru se tornou um vilão? 15
Esse é claramente um momento em que Orochimaru já havia se tornando um completo sociopata sem respeito pela vida alheia em busca de seus próprios desejos.

É possível saber que Orochimaru ainda era minimamente "humano" nessa época pois ele foi um bom mentor para Anko, vemos que a garota tinha uma boa ideia dos seus experimentos e seu gosto por Kinjutsu, mas não parecia ter medo dele e o respeitava. Possivelmente foi após o projeto com os órfãos para controlar as células do Hashirama que Orochimaru perdeu completamente seu respeito pela vida humana, talvez pelo projeto em si ou talvez porque nessa época suas pesquisas com Kinjutsu o tenha levado a um nível de total compreensão e desprezo pelo mundo material, foi nessa época que ele aprendeu a manipular seu próprio "ser". Isso é um fato claro pois foi aí que ele desenvolveu o selo amaldiçoado e seu Fushi Tensei, que demostra seu interesse pela transcendência, e usou Anko como cobaia, cortando talvez seu único laço afetivo, excluindo Hiruzen.    

Conclusão 

Acredito que isso possa dar um panorama geral sobre o tipo de loucura do Orochimaru, ele não é um doente ou um individuo mentalmente quebrado como praticamente todos os loucos do mundo os animes, mas sim alguém que aprendeu a loucura, um individuo que caiu no Niilismo, voltando a Nietzsche citado anteriormente, para quem não sabe a frase sobre o abismo faz referencia ao fato de que Nietzsche acreditava que estudar os fundamentos da sociedade e entender que todos eles não passam de fabricações, entender que todos os valores são uma fabulação, que a sociedade não é regida por deuses ou leis metafisicas, pode levar um homem a loucura, a vida se torna desprovida de valor, é o Niilismo, algo que foi sintetizado e criticado por Dostoiévski na frase: "Como Deus e a imortalidade não existem, é permitido ao homem novo tornar-se um homem-deus, seja ele o único no mundo a viver assim", mas Orochimaru entra nessa discussão de forma subversiva, porque diferente de Nietzsche e qualquer outro pensador Niilista, ele pode buscar a imortalidade e o faz desprezando todos os valores.

Essa é a loucura do Orochimaru, a loucura niilista de um homem que aprendeu que nada tem valor além de si mesmo. Ele é o verdadeiro Ubermensch de Nietzsche:"Assim falava alguém de si para si, em uma caminhada ao sol da manhã: alguém em quem não somente o espírito, mas também o ser sempre estava em transformação e que, ao contrário dos metafísicos, se sente feliz por albergar em si, não ‘uma alma imortal’, mas muitas almas mortais”, essa é a "imortalidade" na visão niilista, existe descrição mais precisa da imortalidade do Orochimaru?  



Por que o personagem do Orochimaru parece conversar tanto com uma filosofia exclusivamente ocidental como a de Nietzsche, que obviamente nunca foi lida por Kishimoto? Porque na verdade foi Nietzsche que buscou sua inspiração no Oriente. O conceito de Niilismo, chamado de Natthikavāda, foi primeiro tratado e criticado por Buda, ele observou que a doutrina niilista inadvertidamente levaria os homens a praticarem más ações, mais importante, Buda observou que isso levaria o individuo a se apegar a um ser, a buscar a eternidade e a permanência, assim como faz Orochimaru, quando na verdade tudo no mundo é mutável, nada é permanente, a morte não é um fim, mas sim um novo começo, aquilo que Orochimaru não entendeu quando perguntou quando encontraria seus pais de novo. Ao replicar a doutrina Budista, Kishimoto sem querer replicou ao niilismo.

Esse estudo de personagem não termina aqui, ainda estou analisando a relação entre o pragmatismo do Orochimaru e seu senso de superioridade  e pretendo analisar sua relação a fragilidade humana e o tempo.

Se alguém tem algo a adicionar, sinta-se a vontade, considerando que Boruto é um lixo e Kishimoto desistiu, o personagem do Orochimaru nunca terá uma conclusão.

descriptionMais do que um Monstro: Por que Orochimaru se tornou um vilão? EmptyRe: Mais do que um Monstro: Por que Orochimaru se tornou um vilão?

more_horiz
Não a como saber exatamente o porque orochimaru se tornou assim mas acredito que tenha sido um processo longo até ele se tornar distorcido o próprio Hirata acreditava que a morte dos pais do orochimaru tenha sido um dos fatores chaves afinal perder os pais naquela idade realmente muda veja o kakashi, e provavelmente ele foi pra guerra cedo viu muitos massacres perdeu amigos e talvez outros familiares o que aumentou seu desejo de poder e sua indiferença a vida falando nisso é relativamente comum shinobis terem esses tipos de problema a anbu por exemplo treina os seus ninjas para serem máquinas frias a né faz o mesmo só que com mais intensidade, mesmo em tempos de paz eles sao ensinados a matar por ordem

descriptionMais do que um Monstro: Por que Orochimaru se tornou um vilão? EmptyRe: Mais do que um Monstro: Por que Orochimaru se tornou um vilão?

more_horiz
Bom tópico.

descriptionMais do que um Monstro: Por que Orochimaru se tornou um vilão? EmptyRe: Mais do que um Monstro: Por que Orochimaru se tornou um vilão?

more_horiz
Mais do que um Monstro: Por que Orochimaru se tornou um vilão? 02
Mais do que um Monstro: Por que Orochimaru se tornou um vilão? 03
http://leitor.dattebane.com/Mangas/Naruto/620/02.png
http://leitor.dattebane.com/Mangas/Naruto/620/03.png


É um bom tópico

Na minha visão o problema do Orochimaru é apenas o Hiruzen, os pais dele não tem tanta importância assim.

Orochimaru tem noção do auge do Hiruzen e viu como o Hiruzen ficou fraco e pior que isso, Orochimaru considera que Hiruzen estava sendo usado e quando enfraquecesse mais seria descartado

O real problema do Orochimaru tem tanto haver com zabuza, kinkaku, sasori quanto com danzou

No mundo ninja, os ninjas são ferramentas e ferramentas sao substituidas

Mais do que um Monstro: Por que Orochimaru se tornou um vilão? 14
Mais do que um Monstro: Por que Orochimaru se tornou um vilão? 08
Mais do que um Monstro: Por que Orochimaru se tornou um vilão? 09
Mais do que um Monstro: Por que Orochimaru se tornou um vilão? 10
Mais do que um Monstro: Por que Orochimaru se tornou um vilão? 11
Mais do que um Monstro: Por que Orochimaru se tornou um vilão? 03
Mais do que um Monstro: Por que Orochimaru se tornou um vilão? 15
http://leitor.dattebane.com/Mangas/Naruto/029/14.jpg
http://leitor.dattebane.com/Mangas/Naruto/032/08.jpg
http://leitor.dattebane.com/Mangas/Naruto/032/09.jpg
http://leitor.dattebane.com/Mangas/Naruto/032/10.jpg
http://leitor.dattebane.com/Mangas/Naruto/032/11.jpg
http://leitor.dattebane.com/Mangas/Naruto/528/03.png
http://leitor.dattebane.com/Mangas/Naruto/122/15.jpg



Acho que o orochimaru se sentia como um de varios, sua individualidade pouco importava e eventualmente seria substituido

Qual é o papel de um filho em uma familia ?

Acho que a resposta do orochimaru seria, ver os erros dos pais e nao repetir eles

Orochimaru via o Hiruzen como pai, via a velhice como erro, via ele perder poder como erro, via ele ser substituido por um novo hokage (Minato) e como erro ele nao os quis repetir

Asuma era filho biologico do Hiruzen, ele nao entendia porque o pai nao se orgulhava das missoes bem sucedidas dele e foi embora de konoha
Boruto é filho do hokage nao lidava bem com o trabalho do pai e tentou sujar Konoha


Para mim Orochimaru realmente se via como filho do Hiruzen, nao muito diferente do que ocorre com o Naruto, Barba branca, Meninas super poderosas e etc...

Orochimaru querer ser imortal, querer destruir konoha tudo isso é o filho tentando repetir o erro de seu pai

Orochimaru é apenas uma versão mais poderosa do Boruto e Kinkaku para mim

descriptionMais do que um Monstro: Por que Orochimaru se tornou um vilão? EmptyRe: Mais do que um Monstro: Por que Orochimaru se tornou um vilão?

more_horiz
Me lembrou aqueles vídeos do YouTube analisando personagens psicologicamente, o conteúdo desse tópico daria um bom. Aproveitando que ultimamente estou curtindo mais o Orochimaru, foi interessante de ler esse tópico dando outra perspectiva mais profunda do personagem além de um vilão que só é mal porque sim.

descriptionMais do que um Monstro: Por que Orochimaru se tornou um vilão? EmptyRe: Mais do que um Monstro: Por que Orochimaru se tornou um vilão?

more_horiz
É um ponto interessante @Ellos, mas acho que se essa fosse a questão principal do Orochimaru, veríamos seus últimos pensamentos abordando isso, eu tenho uma visão pessoal de que o Orochimaru é um grande necrófobo que faz tudo que faz porque tem medo de morrer, por isso ele é tão obcecado com a imortalidade, mas vemos que quando ele se depara com a morte ele está mais com raiva por ter sido derrotado (morto) do que com medo do fim.

@Hiyori nunca vi esses vídeos não, e é um tipo de material que eu gosto, mas é realmente analise do psicológico dos personagens ou aqueles vídeos de "Kakashi tem depressão!?".
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos