Depois que li o último capítulo, não consegui conter a animação e tive que vim criar um tópico a respeito. Passei a noite batendo a cabeça na parede tentando destrinchar o que aconteceu aqui.

...

O Higuruma no último capítulo revela sua expansão de domínio e a verdadeira natureza de suas habilidades que funcionam de forma não muito convencional para os padrões atuais dos feiticeiros de Jujutsu. Pois, como uma técnica baseada no conceito de um "julgamento" que submete a todos dentro de seu domínio a uma condição passiva até que todas as regras daquela domínio sejam dadas ao invés das costumeiras técnicas de expansão de domínio que dão uma vantagem ofensiva direta, de forma prática e direta a técnica de expansão de domínio do Higuruma funciona como uma representação de um julgamento com duas variáveis: acusado e o acusador.

Quem fica no controle do processo é um Shikigami onisciente que conhece tudo a respeito da vida do acusado e atua primariamente como o juiz que vai deferir a condenação dentro do domínio. A parte realmente interessante começa aqui:

[Jujutsu Kaisen] Domain Expasion: Forced Suicide Punishment  20211110
"Não haveria necessidade de acusações
ou processos sem antes discutir a verdade"

Essa expansão de domínio não tem necessariamente o intuito de descobrir a verdade e condenar com base nisso, mas sim a razão de querer discutir a verdade. Pra simplificar: é um jogo de pesos e contra-pesos onde o acusado precisa buscar a sua absolvição ou atenuar a sua condenação no julgamento, em que o argumento de defesa têm de levar em consideração uma evidência surpresa que será eventualmente apresentada; e o acusador precisa buscar a condenação do julgado com base numa evidência bastante intuitiva, mas não comprobatória.

Dependendo do resultado do julgamento e o desempenho das partes — e a gravidade do crime caso o acusado não consiga alcançar a absolvição — o Juiz defere sua condenação, sendo sugerido que até a morte instantânea do acusado é possível, mas não garantida no resultado final do tribunal.

Vendo como Itadori teve toda a sua energia amaldiçoada confiscada pelo Juiz quando o Higuruma ganhou o tribunal, ainda que seu crime tenha sido relativamente leve, me faz pensar que esta é uma das habilidades mais roubadas da obra. O Higuruma pode ganhar vantagens inimagináveis em uma luta após ganhar um processo, pois como um advogado ele tem muita facilidade em fazer os pesos e contra-pesos de um julgamento pender a seu favor, mesmo em uma situação onde o acusado não tenha cometido crime nenhum.

Comentem.