Fórum NS - Discussões incríveis sobre animes e mangás!
Bem vindo ao maior fórum de animes de Brasil & Portugal!

Não deixe de registrar sua conta para poder participar do fórum! Leia nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE e configure suas opções de privacidade: https://www.forumnsanimes.com/privacy (ao acessar nosso site, você aceita nossas políticas de privacidade)

Poste 5 mensagens no fórum para ativar o seu primeiro rank e começar sua jornada! Aqui, você irá fazer amigos, participar de eventos, subir de rank e até ganhar prêmios!

Fórum NS - Discussões incríveis sobre animes e mangás!
Bem vindo ao maior fórum de animes de Brasil & Portugal!

Não deixe de registrar sua conta para poder participar do fórum! Leia nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE e configure suas opções de privacidade: https://www.forumnsanimes.com/privacy (ao acessar nosso site, você aceita nossas políticas de privacidade)

Poste 5 mensagens no fórum para ativar o seu primeiro rank e começar sua jornada! Aqui, você irá fazer amigos, participar de eventos, subir de rank e até ganhar prêmios!

Fórum NS - Discussões incríveis sobre animes e mangás!
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fórum NS - Discussões incríveis sobre animes e mangás! Entrar

Jujutsu Kaisen é o melhor mangá já escrito!

+5
Rhaizen
Crimson Lilac
SenjuIchizoku
Fanfiqueiro Supremo
Doffy
9 participantes

descriptionJujutsu Kaisen é o melhor mangá já escrito! EmptyJujutsu Kaisen é o melhor mangá já escrito!

more_horiz
Jujutsu Kaisen
Akutami Gege

A profundidade má compreendida da obra (contém spoilers do mangá):

Outrora fui questionado em relação qual a profundidade do mangá de Jujutsu Kaisen e o que ele procura atingir dentro da psiquê humana e suas mensagens intrínsecas à obra:

Itadori, a depressão sorridente:

Majoritariamente o público de Jujutsu Kaisen no Brasil assistiu apenas o anime se importando em ver as qualidades de um shounen bem feito, porrada, lutas com poderes e fatores abióticos à complexidade narrativa.
Fato é que muitas pessoas que dizem analisar o complexo analisam apenas o superficial, e veem apenas e unicamente pelo entretenimento e não na procura de aprendizado sobre as mensagens sentimentalistas.
Itadori é o tipo do protagonista alegre, que é extrovertido e se dá bem com amizades, todavia, carrega mágoas em seu peito em que nem mesmo ele é capaz de suportar em alguns momentos.
Itadori é um jovem de 16 anos que perdeu seu avô e descobriu um propósito em sua vida: ‘’Viver de uma forma com que seu avô não viveu, e morrer rodeado de pessoas ao seu lado”. Até este ponto, é compreensível que esta camada seja extremamente superficial e em qualquer shounen nós podemos ver coisas deste tipo.
Entretanto, em Jujutsu Kaisen, o autor (Gege Akutami) desenvolve uma trama que na qual implica em, necessariamente, majoritariamente trazer desgraças para a vida de Yuji.
Estas desgraças e mágoas que ele enfrenta durante a obra perdendo seus amigos e se percebendo fraco por perder pessoas em que ele amava (nota.: As pessoas de fato morrem em Jujutsu), fazem com que ele desenvolva um complexo psicológico que denota explicitamente uma síndrome provida de sua própria empatia. Itadori possui uma empatia fora do comum, em excesso, e com isso, ele procura ajudar todos que precisam de algo.
Institutos de psicologia aplicada definem que a Síndrome do Desgaste por Empatia causam diversos problemas psicológicos que afetam tanto o mental quanto o físico. Itadori sofre nitidamente de um desgaste empático denotado em momentos cruciais onde o personagem simplesmente desaba, e isso mostra sua humanidade como um todo.
Imagem
Itadori sofreu uma grande mudança em sua vida, mas ainda precisando manter suas estribeiras para atuar como alguém responsável por seu avô.
Itadori sofre, sofre mais do que qualquer outro protagonista em uma obra shounen bem requisitada, mas mesmo assim, ele demonstra algo que chamamos de depressão sorridente.
Itadori possui uma variante da doença que conhecemos como transtorno depressivo.
O nome já diz por si só, Itadori mesmo sofrendo, sempre se mantém sorrindo por conta do seu excesso de empatia por sempre querer ver os outros bem e felizes, e é isso o que torna o Itadori tão humano e tão complexo, possuindo complexos psicológicos mas por uma empatia desnecessária, acaba sofrendo mais ainda na supressão de suas emoções. Porém, esta supressão de emoções não é feita de forma forçada, ela é algo harmonioso dentro da obra e denota apenas e simplesmente uma profundidade humana no personagem.
Uma coisa que a profundidade dele nos ensina é que se sentir mal pelos outros é algo bom; Pessoas que são alegres por fora mas que sofrem por dentro acabam sendo esse tipo de pessoa; Ajudar os outros é incrível; Porém, pense em você primeiro.
Uma frase muito marcante para tal é: “Você não precisa se manter em chamas para manter os outros aquecidos.”
Esta é a profundidade do protagonista Itadori Yuji.
Imagem
Quebra de expectativa e clichê:

Uma coisa que muitos dos que assistiram ou leram a obra de Gege Akutami dizem, é que Jujutsu é apenas uma junção de vários shounens/uma mistura dentro de um liquidificador e por isso seu sucesso foi dado. Todavia, não é isso o que acontece.
Jujutsu Kaisen de fato utiliza de shounens como Bleach, Hunter x Hunter ou Naruto fazendo até referências diretas em alguns momentos e se sustenta a partir dessas obras para construir alguns conceitos, mas não é essa inspiração que deixa de tornar Jujutsu Kaisen próprio de si mesmo.
A obra como um todo mesmo se inspirando em diversas outras obras em ínfimos aspectos, têm a sua própria característica do World Building e construção acerca da sistematização de poder.
Denotamos isso quando mesmo que o padrão shounen esteja presente, vemos uma clara diferenciação do mundo de Jujutsu Kaisen para com os demais, onde uma sociedade muito similar à de Bleach se concentra, porém, com nuances nítidas no aspecto do funcionamento dos espíritos e da criatividade estética acerca da arte em que a sociedade é representada junto com espíritos que são consequências da mesma.
A sociedade existe (1) -> Pensamentos negativos são produzidos (2) -> Energia amaldiçoada nasce (3) -> Espíritos florescem (4).
Esta é a linha de transcorrência da mente de Gege Akutami para a obra, onde abre-se uma leque de inúmeras possibilidades para se tratar de cada um dos pontos acerca desta mesma linha, onde o aproveitamento de cada uma é executada de maneira exímia pelo autor, não como em obras tipo Fairy Tail onde temos um world building incrível mas um aproveitamento narrativo pífio.
Jujutsu quebra os clichês acerca do gênero, onde o trio principal irá simplesmente evoluir e desbalancear a noção de poder da obra por meio da amizade. Na obra de Jujutsu Kaisen, personagens do trio principal morrem ou sofrem consequências de ações que não são de responsabilidade deles.
Narrativamente falando, tragédias são incríveis e essenciais em uma obra, e a sensação de perigo deve ser igualmente ameaçadora quando se olha para um perigo. Muitos shounens como One Piece falham neste quesito, onde quase todos já perdem o senso de intimidação em saber se um personagem morreu/morrerá ou não por saber que a possibilidade deste estar vivo é quase certa. Em Jujutsu, temos que o contrário é o que prevalece, as chances de algo ruim acontecer são maiores, porém, isso acontece de forma moderada e com recompensas quando ocorrem. Elas ocorrem, mas não são à toa, personagens colhem os frutos e a sensação de recompensa ao leitor é dada, e isso é o que diferencia a obra de Jujutsu das demais: Ao mesmo tempo que você sente o perigo e sabe que aquilo indubitavelmente fará falta, você também sabe que se algo do tipo acontecer, uma troca equivalente será feita e não será um sofrimento exacerbado despretensioso. E isso quebra o clichê e dá tapa na cara de muitos shounens (para não dizer todos).
Imagem
Complexidade acerca da sistematização de poderes e habilidades/técnicas dentro da obra:

Tenho certeza que muitos do que apenas ficaram no anime, não entenderam muitas habilidades da obra (para não falar todas) de maneira concisa e exata. Até mesmo as habilidades mais comuns são complexas de se entender, algumas como o flash negro usado por Itadori utilizam de matemática e raciocínio lógico para fazerem sentido, onde é necessário aplicar a mesma quantidade de energia amaldiçoada balanceada com a força bruta do golpe em um intervalo de 0,000001 segundos (um milionésimo de segundo) para distorcer o espaço e causar um dano crítico no oponente pela exposição de matéria amaldiçoada.
Ou quando temos a diversidade do Megumi em utilizar os selos de mão corretamente para invocar certos shikigamis porém com a possibilidade de falha, onde o mesmo pode mesclar os selos de mão para mesclar os shikigamis e assim ter uma diversidade maior.
Ou quando temos a ressonância de Nobara que atua como um “vodoo” utilizado de maneira ofensiva e defensiva ao pegar partes do oponente e assim em diante…
Jujutsu possui a mente brilhante e extremamente criativa de Gege Akutami para criar habilidades e poderes dentro da obra, onde eu citei apenas 3 personagens mas existem mais de 100 cada um com sua particularidade de técnicas únicas e mais criativas que essas 3 que são as mais básicas.
É consideravelmente árduo e difícil alguma outra obra atingir a complexidade de utilizar o espaço-tempo e filosofia pré-socrática + paradoxos para criar poderes como os de Satoru Gojou por exemplo. Tendo isso em vista, é correto afirmar que pelo menos ao meu ver, a complexidade de Jujutsu somada à profundidade ao utilizar conceitos da vida real de maneira tão impecável na construção das habilidades é melhor que de todas as outras obras antigas e atuais, pode-se dizer que Jujutsu é o novo arauto e pilar das obras shounens e virá a ser muito mais reconhecido no futuro por isso, e isso é inevitável.
Imagem
Maturidade e vida adulta:

Jujutsu Kaisen trabalha um tema muito complexo e profundo que é a maturidade de um adulto na sociedade e como ela é provida de forma com que a pessoa não sofra para atingir um estado de tomada de decisões por si mesmo sem a dependência de alguém. A perda de familiares e entes queridos muitos animes retratam, de fato, assim como Jujutsu igualmente o faz porém, utiliza isso como recurso para trabalhar um assunto mais sério que é o que chamamos de maturidade e a vida/pensamento de um adulto.
Jujutsu é majoritariamente consumido por jovens, seja no Japão ou no Brasil. Isso faz com que as mensagens transmitidas causem um impacto maior ao entendermos como a vida de um assalariado que é obrigado a fazer hora-extra é sofrida ao ponto de nos trazer reflexões não apenas sobre a empatia citada no ponto 1, mas reflexões que nos ajudam a entender como a maturidade só pode vir com o tempo e você não pode se forçar a ser algo que você não é.
Nanami Kento, um dos personagens mais marcantes da obra, nos ensina justamente isso. Ao ver a empatia de Itadori e como ele sempre coloca os outros na frente dele mesmo, Nanami nota que um jovem como ele já sofreu muito mais do que outrora deveria ter sofrido, e que a maturidade acabou vindo antes para este garoto, mas levou em troca dele a juventude em que era o único momento em que ele genuinamente poderia aproveitar sua vida, e isso é de fato uma tragédia.
‘’As próximas palavras derramadas dos meus lábios vieram tão profundamente dentro do meu intestino que quase fez com que todas as coisas que eu já disse parecessem mentira.’’
‘’Não quero saber como são as coisas quando estamos caminhando para a morte, a única coisa que eu quero é não me arrepender do jeito em que eu vivi.”
Essas duas frases foram proferidas por um adoelscente de 16 anos, o que denota claramente uma mensagem madura ao entender o sofrimento do personagem cujo citado.
Mas o que isso tem haver com o Nanami?
Simples, um adolescente que teve a juventude roubada de si e a maturidade como consequência é uma tragédia que tanto Itadori quanto Nanami sofreram, e por isso a empatia mútua entre os dois personagens.
Nanami passa a mensagem de que a maturidade não deve ser forçada, um mangá passando a mensagem de que os jovens devem aproveitar a juventude ao invés de se forçarem a ser adultos por algum sofrimento é algo muito inspirador e que denota, indubitavelmente, uma profundidade muito grande.
‘’Se forçar a ser maduro é igual tentar caminhar com um sapato que ainda não te servirá, porquê você irá falhar nesta caminhada e terá que voltar atrás para atingir este passo naturalmente.’’
Imagem
Finalização:

Gostaria de afirmar e defender que todos esses 4 pontos não chegam perto de representar o que a obra de Jujutsu Kaisen realmente passa. Estes 4 pontos foram um resumo feito por mim da complexidade e profundidade de alguns pontos dentro da obra, mas estão longe de serem todos. Jujutsu é muito mais complexo do que apenas 4 pontos citados em um texto, por isso, recomendo aos que não leram lerem e darem uma chance sem hate e com afinco para entenderem de maneira saudável a obra incrível de Gege Akutami.
Este texto não é para desmoralizar ou para dar demérito a qualquer outra obra shounen e criticá-la, e sim para defender os valores meritocráticos e merecidos que especialmente Jujutsu Kaisen possui.

descriptionJujutsu Kaisen é o melhor mangá já escrito! EmptyRe: Jujutsu Kaisen é o melhor mangá já escrito!

more_horiz
Droppei no episódio 15, não sei se a obra fica melhor depois disso, mas nesse ponto é bem genérica e de um jeito ruim. Os personagens são todos rasos e desinteressantes, eles não são simpáticos e muito menos tem algum apelo, com exceção do Sukuna e do Gojo que apelam para o arquétipo do "badass". Eles não tem qualquer história de fundo interessantes, grandes objetivos, personalidades únicas, cenas marcantes e principalmente nenhum poder legal.

O que tinha um poder com mais potencial de ser algo interessante era aquele Sasuke, achei que ele usaria diferentes invocações com habilidades variadas para criar estratégias e superar os inimigos, mas não, ele só usa os poderes da forma mais genérica possível e basicamente como suporte para a batalha corpo-a-corpo que se resume a socos. Os outros dois personagens do grupo principal tem habilidades tiradas do suco do bagaço do genérico.

Depois de assistir 15 episódios ainda não sabia nada sobre os personagens principais, e o único secundário com desenvolvimento morreu, não sabia como funciona o mundo, inclusive a construção de mundo parece contraditória, além disso o mesmo vale para o sistema de poderes que parece ser baseado literalmente em "qualquer coisa que o autor esteja afim", era como ver o sistema de poder de HunterxHunter, o autor colocou até aquele bullshit de "explicar seu poder te coloca em desvantagem e deixa seu poder mais forte", ele copiou até as restrições e garantias, o problema é que ele tirou toda a parte lógica que existe por trás das técnicas e do próprio sistema.

descriptionJujutsu Kaisen é o melhor mangá já escrito! EmptyRe: Jujutsu Kaisen é o melhor mangá já escrito!

more_horiz
Não curti o sistema de batalha.

Eu até gostei daquele senpai secundário, com um habilidade de condição interessante.
Porém, esse mesmo senpai disse que, uqem tem a tal "expansão de domínio" tem 100% de vantagem sobre quem não tem. No caso ele não tinha.
E quando dois usuários que possuem se degladiam, o que for mais forte ganha.

Podem dizer: "Ah mas vários animes são assim", acabam ficando sim, mas pelo menos no início eles bolam umas estratégias e coisas mais interessantes.

descriptionJujutsu Kaisen é o melhor mangá já escrito! EmptyRe: Jujutsu Kaisen é o melhor mangá já escrito!

more_horiz
Vi até o episódio 22 e não gostei do tema, dos personagens, dos poderes, do universo, do sistema. Universo fraco e ultra incoerente.

Sistema de protagonistas genérico que já encheu o saco nos animes. Um protagonista meio burro com potencial diferenciado poderes simples e bonzinho; co-protagonista com pintada de emo fechado, inteligente e com potencial oculto; garotinha do bando com personalidade forte; professor fodão seguindo um novo padrão shounen de ter um cara pica das galáxias que conquista o público e com personalidade sincera alegre sorridente e cativante. Vilões com perfil parecido com o que já vi em diversos animes e demais obras. Sistema de maldições existindo com base nas emoções e efeitos da humanidade e bem meeh, horrível e não inovador.

Posso estar comentando como um leigo ignorante, por só ter visto uma temporada, mas foda-se, achei horrível.

descriptionJujutsu Kaisen é o melhor mangá já escrito! EmptyRe: Jujutsu Kaisen é o melhor mangá já escrito!

more_horiz
Já pensaram em abandonar shounens e ir para seinens? sinceramente, pela idade de vocês mesmo.
Eu mesmo estou relendo o ''bom'' e velho Gantz.

descriptionJujutsu Kaisen é o melhor mangá já escrito! EmptyRe: Jujutsu Kaisen é o melhor mangá já escrito!

more_horiz
Problema é a falta, Guntz já foi, Berserk infelizmente...

descriptionJujutsu Kaisen é o melhor mangá já escrito! EmptyRe: Jujutsu Kaisen é o melhor mangá já escrito!

more_horiz
Crimson Lilac escreveu:
Já pensaram em abandonar shounens e ir para seinens? sinceramente, pela idade de vocês mesmo.
Eu mesmo estou relendo o ''bom'' e velho Gantz.

Gantz é horrível.

descriptionJujutsu Kaisen é o melhor mangá já escrito! EmptyRe: Jujutsu Kaisen é o melhor mangá já escrito!

more_horiz
Fala assim não.

@Crimson Lilac
Que arco se tá.

descriptionJujutsu Kaisen é o melhor mangá já escrito! EmptyRe: Jujutsu Kaisen é o melhor mangá já escrito!

more_horiz
Jujutsu é excelente. Acho que ele mereceu muito bem ter sido comparado a demon slayer. O que ambos os autores fizeram no arco final (ou que parece ser) de suas obras quase nenhum shounen faz. Eles fazem o leitor ter medo pelos personagens.
R.I.P. (spoiler de quem morre, não abrir se não quiser saber) :

descriptionJujutsu Kaisen é o melhor mangá já escrito! EmptyRe: Jujutsu Kaisen é o melhor mangá já escrito!

more_horiz
Tá pra nascer uma obra na atualidade que seja tão bem escrita quanto essa daqui:

Jujutsu Kaisen é o melhor mangá já escrito! 20211111

Existem um momento no mangá que exemplifica perfeitamente o porque desta obra ser a minha preferida, bem como o motivo de eu ser tão apaixonada na escrita do Ashihara:

Jujutsu Kaisen é o melhor mangá já escrito! 0721
Jujutsu Kaisen é o melhor mangá já escrito! 1029

Vocês não estão preparados para entender o tamanho peso que essas observações do Kazama sobre o Mikumo têm na obra, quando em mais de 130 capítulos depois deste confronto, em um dos momentos mais emocionantes da obra, o Mikumo vence de forma inteligente e engenhosa o Ninominaya (um dos membros mais fortes da organização border) que sempre subestimou o Mikumo por sua falta de talento e força.

Nem por 10 caralhos consigo colocar qualquer outro mangá atual acima de Wolrd Trigger. Não existe em outro mangá da atualidade, um personagem tão bem construído quanto o Mikumo.

descriptionJujutsu Kaisen é o melhor mangá já escrito! EmptyRe: Jujutsu Kaisen é o melhor mangá já escrito!

more_horiz
BitterWoman escreveu:
Tá pra nascer uma obra na atualidade que seja tão bem escrita quanto essa daqui:

Jujutsu Kaisen é o melhor mangá já escrito! 20211111

Existem um momento no mangá que exemplifica perfeitamente o porque desta obra ser a minha preferida, bem como o motivo de eu ser tão apaixonada na escrita do Ashihara:

Jujutsu Kaisen é o melhor mangá já escrito! 0721
Jujutsu Kaisen é o melhor mangá já escrito! 1029

Vocês não estão preparados para entender o tamanho peso que essas observações do Kazama sobre o Mikumo têm na obra, quando em mais de 130 capítulos depois deste confronto, em um dos momentos mais emocionantes da obra, o Mikumo vence de forma inteligente e engenhosa o Ninominaya (um dos membros mais fortes da organização border) que sempre subestimou o Mikumo por sua falta de talento e força.

Nem por 10 caralhos consigo colocar qualquer outro mangá atual acima de Wolrd Trigger. Não existe em outro mangá da atualidade, um personagem tão bem construído quanto o Mikumo.

Essa obra parece legal, mas não gosto da arte e do design dos personagens. Da parte estética de forma geral na verdade.

descriptionJujutsu Kaisen é o melhor mangá já escrito! EmptyRe: Jujutsu Kaisen é o melhor mangá já escrito!

more_horiz
Fanfiqueiro Supremo escreveu:
BitterWoman escreveu:
Tá pra nascer uma obra na atualidade que seja tão bem escrita quanto essa daqui:

Jujutsu Kaisen é o melhor mangá já escrito! 20211111

Existem um momento no mangá que exemplifica perfeitamente o porque desta obra ser a minha preferida, bem como o motivo de eu ser tão apaixonada na escrita do Ashihara:

Jujutsu Kaisen é o melhor mangá já escrito! 0721
Jujutsu Kaisen é o melhor mangá já escrito! 1029

Vocês não estão preparados para entender o tamanho peso que essas observações do Kazama sobre o Mikumo têm na obra, quando em mais de 130 capítulos depois deste confronto, em um dos momentos mais emocionantes da obra, o Mikumo vence de forma inteligente e engenhosa o Ninominaya (um dos membros mais fortes da organização border) que sempre subestimou o Mikumo por sua falta de talento e força.

Nem por 10 caralhos consigo colocar qualquer outro mangá atual acima de Wolrd Trigger. Não existe em outro mangá da atualidade, um personagem tão bem construído quanto o Mikumo.

Essa obra parece legal, mas não gosto da arte e do design dos personagens. Da parte estética de forma geral na verdade.


Entendo. Ele melhorou muito nesse aspecto com o passar dos anos, bem como o anime que deu um salto gigantesco em termos de animação da 1° para 2° temporada:


Outro aspecto admirável de Ashihara é a sua característica de não ter pena em gastar caneta ou tempo em quadrinizar de forma clara e dinâmica o que está acontecendo em cada página:

Spoiler :

descriptionJujutsu Kaisen é o melhor mangá já escrito! EmptyRe: Jujutsu Kaisen é o melhor mangá já escrito!

more_horiz
É divertido a obra, porém, por exemplo, Attack on Titan é bem superior em vários aspectos.

Claro, AoT já acabou e Jujutsu está em andamento. Mas pegando o momento atual de Jujutsu e comparando com o capítulo referente de AoT, vemos a superioridade de Attack on Titan.

Isso citando só 1 exemplo, tem vários outros.

Jujutsu é um bom mangá, mas está muito longe de ser o melhor.

descriptionJujutsu Kaisen é o melhor mangá já escrito! EmptyRe: Jujutsu Kaisen é o melhor mangá já escrito!

more_horiz
Juju é sim um ótimo mangá mas temos um " sem número " de obras acima. Sou um super fã mas infelizmente a obra teria que ir muito além da fase atual. Sei que ela inovou em certos pontos mas em outros ( muitos ) repetiu erros de obras já consagradas que seriam ainda mais aclamadas do que são hoje em dia.

descriptionJujutsu Kaisen é o melhor mangá já escrito! EmptyRe: Jujutsu Kaisen é o melhor mangá já escrito!

more_horiz
Jujutsu é um dos melhores na categoria dele. Shounen! quer queiram aceitar ou não.
Comparar com obras completamente diferentes ou de público alvo distinto é como querer comparar Basquete com Futebol e perguntar qual esporte é o melhor.
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos