1- E um demérito sim, os inuzuka são lentos e possuem golpes que podem ser facilmente desviados, é só ver Tayuya, Sakon e udon desviando do ataque do kiba, existem vários exemplos de quão lentos os inuzukas são.
Acho que se consideramos que a velocidade do Itachi é superior, junto a capacidade dele de criar fintas em altíssima velocidade, isso cria uma vantagem consideravel.
-> ele era capaz de fazer selos de mão em Velocidades muito altas e era capaz de cegar um usuário de sharingan, quem garante que ele numa trocação de golpes com o jiraya não faria os selos e invocaria corvos para distrair o mesmo e depois aplicaria um amaterasu?
-> o cara possuía um shushin no jutsu de alto nível, mesmo que jiraya consiga reagir a pré cognição, as invocações seriam tiradas de campo facilmente, é só ver o que ele fez com as invocações do nagato:

Imagine no lugar das kunais, amaterasu, nem preciso explicar que o amaterasu se espalha facilmente ou seja, o jiraya estaria cercado por uma enorme quantidade de chamas negras graças a um combo feito pelo Itachi que tiraria os três grandes sapos (gamabunta,gameken e gamahiro) de campo.

Graças a velocidade absurda dos selos do Itachi, jiraya não poderia replicar isso aqui:

2-Não Justinboll, isso é uma forma de upar um personagem.
->para o autor comprovar essas afirmações, ele teria que criar habilidades para o jiraiya poder lidar com o poder destrutivo e os hax do pain.
-> Ele teria que mostrar através de feitos como jiraiya lidaria com aquelas habilidades, já que o que nós vimos não é suficiente para jiraya vencer a formação completa, ele derrotaria 4 a 5 pains e depois seria
morto pelo deva, se não morresse com os ferimentos causados por outros pains.
•Você realmente acha que se o nagato percebesse que o jiraya sabia do funcionamento remoto dos corpos, o nagato deixaria o jiraya bolar alguma estratégia? Ele iria pra cima com tudo, mesmo não podendo usar chibaku tensei e chou shinra tensei, o nagato iria logo tirar os dois sapos anciões dos ombros do jiraya com bansho tenin, iria usar combos de mísseis+shinra tensei+ rajadas de Kokushins, de modo que jiraya iria sucumbir.
Se o jiraiya tentasse usar a mesma tática do Naruto de quebrar os Kokushins, o nagato poderia usar isso a favor dele, usando um pain como isca e os outros cinco atacariam o jiraiya para eliminar ele de vez.
Outra coisa, os jinchurikis tinham um número bem inferior de Kokushins, o que facilita, já que bastava o Naruto destruir um ou dois e pronto, os pains tinham dezenas espalhados pelo corpo, em miúdos seria mais vantajoso destruir o corpo todo do que ficar procurando cada estava espalhada por todo corpo.
O Naruto é idiota porém ele é um ótimo estrategista, é só ver as estratégias criadas por ele para vencer o sandaime raikage, aliás, desde o clássico ele era engenhoso, é só ver como ele colocou uma transformação por cima de outra transformação para trollar o kiba ou como ele descobriu um atalho para criar o rasengan.
Eu entendi perfeitamente que jiraya não é poderoso como o nagato e sim que com estratégia poderia vencer o mesmo, porém foi justamente isso que eu critiquei,pois nagato também possui meios para se defender e além de ser mais poderoso também e mais versátil que seu mestre e possui mais hax.
3- eu expliquei, você estava se referindo a como isso me ajuda a provar que Itachi vence jiraya certo? Eu respondi mostrando uma contra medida do Itachi para uma investida de duas invocações do jiraya.