Fórum NS - Discussões incríveis sobre animes e mangás!
Bem vindo ao maior fórum de animes de Brasil & Portugal!

Não deixe de registrar sua conta para poder participar do fórum! Leia nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE e configure suas opções de privacidade: https://www.forumnsanimes.com/privacy (ao acessar nosso site, você aceita nossas políticas de privacidade)

Poste 5 mensagens no fórum para ativar o seu primeiro rank e começar sua jornada! Aqui, você irá fazer amigos, participar de eventos, subir de rank e até ganhar prêmios!

Fórum NS - Discussões incríveis sobre animes e mangás!
Bem vindo ao maior fórum de animes de Brasil & Portugal!

Não deixe de registrar sua conta para poder participar do fórum! Leia nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE e configure suas opções de privacidade: https://www.forumnsanimes.com/privacy (ao acessar nosso site, você aceita nossas políticas de privacidade)

Poste 5 mensagens no fórum para ativar o seu primeiro rank e começar sua jornada! Aqui, você irá fazer amigos, participar de eventos, subir de rank e até ganhar prêmios!

Fórum NS - Discussões incríveis sobre animes e mangás!
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fórum NS - Discussões incríveis sobre animes e mangás! Entrar

descriptionCoisas que tornam o Shippuden RUIM - Parte 2: Crescimento do Naruto EmptyCoisas que tornam o Shippuden RUIM - Parte 2: Crescimento do Naruto

more_horiz
AS CONQUISTAS ALI DO PERFIL DEVEM FICAR AQUI!
Esse aqui se mistura com o problema do powerscaling, mas começou muito antes e na minha opinião é muito pior.


Quem não quer ler o textão, apenas pule para a imagem final.



O ritmo de crescimento do Naruto é horrível, inicialmente, quando ele volta do treino com o Jiraiya, Kishimoto mostra que ele ficou mais forte, mais inteligente e estratégico, deixou de ser um moleque emocionado e fraco então... isso nunca é realmente usado até a luta contra o Pain, ele é feito de pateta pelo, tem uma crise emocional contra o Deidara e só não morreu graças ao Kakashi, é humilhado pelo Sai, tem outra crise agora contra o Orochimaru, é humilhado pelo Sasuke, então ele finalmente decide ficar mais forte, de novo, tendo nunca superado uma ameaça real, e então ele... cria uma das técnicas MAIS FORTES DO MUNDO e derrota um ninja de nível superior ao de Kakashi. Nessas horas da para entender porque Kishimoto disse que não planejou nada, mas a primeira parte dessa história poderia fazer sentido.

Quando Naruto começa a mostrar o que aprendeu durante os anos de treinamento com o Jiraiya e se mostra fraco isso parece ridículo, mas podia ter um objetivo na narrativa, mostrar o crescimento do poder do Naruto em tela, ao invés dele aprender várias técnicas e habilidades em off, o que na minha opinião seria muito bom, o problema é que esse crescimento em tela foi uma porcaria. Os dois principais motivos disso são: 1) Naruto não tem qualquer luta real antes de decidir ficar mais forte; 2) Não existe uma progressão orgânica.

Sobre o primeiro problema eu vou ser rápido. O Naruto treinado pelo Jiraiya não tem uma única luta real, onde ele teve que dar tudo de si, mostrar todo seu arsenal, bolar estratégias, uma luta de verdade, ele decide ficar mais forte apenas porque foi humilhado, especificamente pelo Sasuke. Naruto que criou o Rasenshuriken também não tem qualquer luta real, ele derrota Kakuzu com extrema facilidade e apenas é enganado por Itachi, a única razão do porque ele decide ficar mais forte é a morte do Jiraiya nas mãos de um inimigo de nível superior. Em seguida, tudo bem, Naruto Sennin teve lutas reais, contra Pain e a Kurama, mas nunca buscou o aperfeiçoamento nelas, ou a partir delas, ele tem um salto absurdo de poder nesse interim com base em... isso mesmo, nada, mas os problemas continuam porque...

Não tem gradação! Algo importante é que o timeskip basicamente só serviu para aumentar a distância entre Naruto e Sasuke, enquanto o segundo teve um salto e cresceu de poder gradativamente, pelo menos até o Mangekyo Sharingan Eterno, Naruto começa fraco e cresce de pernada, em um arco dele é fraco a patamares ridículos, ele é claramente colocado como muito inferior ao Sai, no outro já está derrotando um Akatsuki que enfrentou um Hokage, olhe só, o próprio Kakashi loucamente deixa a entender que Naruto já o superou naquele ponto, no outro arco ele já tá no nível do Pain, um cara colocado em um patamar surreal, que matou o Jiraiya um dos ninjas mais fortes da história, no arco seguinte já alcançou um nível equiparável a lendas do universo, e logo depois vira um semideus (literalmente).

Em um Shonen é normal o protagonista crescer muito em poder e rapidamente, mas acho que nenhum Shonen chega nesse nível do Naruto, principalmente porque na maioria dos Shonen essa evolução vem após uma ou várias lutas pesadas, que levam o protagonista ao limite, Dragon Ball é o maior exemplo disso. Naruto parece ter seguido o exemplo de One Piece, só que ao invés do protagonista permanecer superior ao inimigos até aparecerem as grandes ameaças, como foi com o Luffy, o Naruto permaneceu mais fraco que praticamente todos os inimigos e quando as grandes ameaças apareceram, ele rapidamente chegou ao nível delas*.

* One Piece passa a sofrer desse problema no arco atual, no arco anterior Luffy estava tendo extrema dificuldade com caras do patamar de Cracker e Katakuri, sendo humilhado pelo Kaido, mas de repente com alguns dias de treinamento em off, ele chegou ao patamar do mesmo Kaido.  

O pior de tudo, o crescimento é limitado e pouco gratificante, ele não aprende mais passando por situações difíceis, situações de vida ou morte, os treinos não parecem mais pesados, na verdade é o contrariou, Kishimoto inventou um dos maiores e mais forçados recursos de roteiro com o Treino dos Clones, que nunca mais é usado por motivos óbvios, mas ao mesmo tempo os treinos não possuem desafios, Naruto não precisa pensar, estimular sua criatividade, na realidade as maiores dificuldades que ele enfrentou foram emocionais/psicológicas e ele resolveu na conversa.

Isso é um problema? Para o tipo de luta que Naruto tinha e o patamar que o personagem chegou, sim!, na guerra Naruto já era um dos ninjas mais fortes do mundo dominando três técnicas e suas variações, isso limita absurdamente as possibilidades criativas das lutas, não é à toa que as lutas do Naruto na Guerra são coxas, embora pelo menos o Kishimoto tenha tentando em alguns casos. Naruto terminou com um arsenal raso, mas muito poder bruto e parece ser fruto apenas de mal planejamento, se Naruto tivesse dominado o Futon: Rasengan já no inicio Kishimoto teria a chance de mostrar o treinamento da Transformação de Natureza em tela e Naruto usaria efetivamente o Futon: Rasengan criando variações dele até chegar no Rasenshuriken, onde Kishimoto podia ter feito um treino decente e desafiador. Até mesmo Boruto tem uma variedade de técnicas maior que o Naruto, Boruto! Como isso é possível? É algo inacreditável.     

Além dos saltos absurdos, outro problema é como Naruto nunca realmente precisa trabalhar. Quando ele decide ficar mais forte Kakashi diz exatamente o que ele tem que fazer e como fazer isso da forma mais fácil e rápida possível, ele então simplesmente faz sem qualquer grande desafio. Durante o treino do modo sábio ele também não tem qualquer grande desafio, quando o desafio aparece (não conseguir se fundir com os anciões), ele resolve com facilidade, no último treino (isso mesmo, Naruto treina incríveis 3 vezes na Parte 2 inteira) ele só realmente tem que superar os desafios emocionais, na parte de suar e trabalhar duro Kushina e Killer Bee simplesmente dizem tudo que ele tem que fazer e como fazer, esses professores fazem até o Jiraiya parecer ruim, enquanto o Sennin dava dicas e deixava o Naruto descobrir o caminho e superar os desafios, os professores da parte 2 simplesmente dizem "Naruto faça x, você consegue". Depois disso ele simplesmente recebe seus poderes diretamente da Kurama e literalmente de deus, muito bom.

Crescimento do nível de poder do Time 7
Coisas que tornam o Shippuden RUIM - Parte 2: Crescimento do Naruto QfC5rPm
Alerta Brainlet: É apenas um exemplo ilustrativo, não venha reclamar sobre a coerência dos valores.




 
Como esse problema poderia ter sido resolvido, na minha opinião, colocar o Naruto já inicialmente com o Futon: Rasengan e mostrar o treinamento via flashback, ou no mínimo, criar um arco de treinamento anterior ao Arco da Ponte para Naruto desenvolver a técnica, assim mostrá-lo desenvolvendo diferentes variações do Futon: Rasengan até chegar ao desenvolvimento do Rasenshuriken; colocar Naruto sob o domínio de um Modo Sábio incompleto ou inicialmente inferior e mostra a evolução gradual desse até um Modo Sábio completo; transformar Naruto vs. Deidara assim como Naruto vs. Orochimaru e Naruto vs. Kakuzu em lutas reais; Colocar a luta contra a Kurama em um patamar muito superior, onde Naruto realmente tenha que se levar até o limite para vencer; Transformar o aumento de poder do Modo Kurama em algo mais gradual.

descriptionCoisas que tornam o Shippuden RUIM - Parte 2: Crescimento do Naruto EmptyRe: Coisas que tornam o Shippuden RUIM - Parte 2: Crescimento do Naruto

more_horiz
AS CONQUISTAS ALI DO PERFIL DEVEM FICAR AQUI!
Também acho a progressão de poder mal trabalhada. Isso porque não há uma média de poder definitivo...

No clássico é dado a entender que existem os seguintes níveis:

Genin (praticamente todo mundo da prova chunin deveria estar nesse nivel)
Chunin (O nível que deveria ser trabalhado no shippuden)
Jounin (O nível que deveria ser difícil superar sem anos de treinamento)
Hokage (O ápice, algo que poucos alcançam)

Dai começa o Shippuden... Naruto e Sakura parecem ter níveis semelhantes... E eles lutam contra Sasori e Deidara que são níveis Jounin alto até então. A Sakura com a ajuda de Chyo alguem que foi dita Sannin da areia e Naruto com um Kakashi com mangekyou sharingan.

Resultado foram as lutas mais fodas da história Naruto, onde até então era impensável que Sakura poderia protagonizar uma luta tão boa e o Deidara fugindo do Naruto e do Kakashi tinha contexto, visto que o Akatsuki estava sem braço e com pouca munição. Na minha opinião o Naruto não foi feito de bobo, a obra mostrava algo muito dahora que era de como a Kyuubi tinha um impacto negativo sobre o Uzumaki e não apenas dava poder, sendo que o Deidara percebe isso e usa de jogos mentais para separar Naruto de Kakashi, pois sabia que podia dar conta dele se não tivesse um jounin a seu lado.

"Adendo que eu gostava muito de como as bijuus eram retratadas como criaturas místicas e obscuras. Tipo a Kyuubi, ela era a representação do mal e ódio que estava selada em um garoto até então comum e sem nada de especial e ele tinha que resistir a influencia dela com suas forças. Ouvir o nome Kyuubi já dava um frio na espinha, era muito maneiro. Mas então chegou a saga país do ferro e a Kyuubi foi domada e transformada em um personalidade mais compreensível e injustiçada, em Boruto ela parece uma Tsundere, nem sombra do que era".

Em fim, continuando... a obra na segunda temporada já meteu o Orochimaru, um sannin, mas ainda sim era equilibrado já que ele estava nerfado e quem acabou lutando contra ele foi um Naruto possuído pela Kyuubi, então não houve um exageiro de roteiro. Também temos a adição de Sai e Yamato dois anbus que estavam no nivel jounin, o que deixava obvio a diferença do Naruto e da Sakura que eram nível chunins desses dois que estavam no nivel jounin, a ponto do Yamato dar medo e o Sair ter respeito. A saga acaba mostrando um Sasuke com um nível top até mesmo comparado a um jounin, sendo o Yamato o único ali que tinha algo a fazer contra ele. E para deixar coerência a luta acaba com a decisão de Orochimaru em poupa-los.

A partir dai a obra começou a perder os rumos do power scalling...

Naruto ao perceber a diferença de poder com o Sasuke, cria um jutsu que nem mesmo o até então personagem mais forte da obra "Quarto Hokage" conseguiu, fazendo isso em menos de 1 semana e já o usando para matar um Akatsuki que na época era quase que um Hokage. Tirando isso a saga Kakuzo e Hidan foi boa, mostrando bastante dos jounins de Konoha e explorando o trio Ino Shika chou, mas a chegada do Naruto com esse jutsu nivel apelação máxima foi roubado.

Saga Itachi/Jiraya foi para mostrar os limites do Sasuke que até então era obscuro, foi interessante a batalha. Já a morte do Jiraya foi o que começou outro power scalling em Naruto, nada contra a luta de Jiraya vs Pain, foi uma das melhores da obra, mas foi um erro mandar o Pain contra o Naruto na próxima saga.

Então vem a Saga Pain, algo que não devia ter acontecido tão cedo, o líder da Akatsuki que derrotou Jiraya, sendo assim alguém nível Hokage, vs o Naruto que devia ter nível chunin pois a alguns meses atrás acabava de voltar do treinamento de Jiraya. Então o Kishimoto faz o Naruto aprender o modo sennin em (2 dias?) e de bônus com o modo sennin ele completa o rasenshuriken podendo agora joga-lo no oponente.

"Percebeu? O Naruto em menos de 3 meses ganhou mais poder do que adquiriu em um treinamento de 3 anos com um sannin. E ele acaba por vencer o Pain em uma luta muito boa, mas que não devia ter acontecido ainda."


Saga país do ferro, a partir daqui Naruto já tinha mais respeito e poder que o Kakashi, os outros personagens como os konoha 11 pararam no tempo, os jounins de Konoha passaram a ser representados como personagens que sabem cuspir uns foguinhos e tacar kunai.

O que poderia então ser desafio para o Naruto??? A Kyuubi! Pegam a Kyuubi, armam um roteirozinho de alguns capítulos para fazer uma explicação do Naruto lutar contra ela e pronto. Naruto vence a Kyuubi, pega o poder dela e agora é praticamente um deus.

Dai para ficar mais ridículo começa a pior saga de Naruto "4° guerra ninja" que cronologicamente dura 2 dias. E olha só o que o Naruto faz:

Naruto KM1
Naruto KM2
Naruto KM2 + Sennin
Naruto RKM

Ele fica umas 10 vezes mais forte em 2 dias... Para acompanhar esse poder ridículo, metem um rinnegan e 6 bijuus no Obito e quando ressuscitam o Madara transformam ele no chuck Norris, é sério não faz sentido o Madara ser tão forte daquele jeito... Graças a esse poder do Madara pegaram o esquecido Hashirama e transformaram no deus shinobi...


Concluo que devia haver um teto de poder para os humanos, a diferença entre o Hiruzen, Tsunade e Madara não devia ser tão grande. Naruto não deveria conseguir dominar a Kyuubi e nem atingir seu auge antes de mais varios anos de treinamento. Isso estenderia a obra, mas nos pouparia de ver um Boruto da vida, onde o power scalling continua infinitamente, sendo que qualquer Ciborgue do tal Amado já supera o Naruto RKD...

descriptionCoisas que tornam o Shippuden RUIM - Parte 2: Crescimento do Naruto EmptyRe: Coisas que tornam o Shippuden RUIM - Parte 2: Crescimento do Naruto

more_horiz
AS CONQUISTAS ALI DO PERFIL DEVEM FICAR AQUI!
@Seijin eu nem entrei no mérito do powerscaling quebrado porque, como eu disse, é até algo esperado em Shonen desde Dragon Ball, talvez antes disso, onde o Mestre Kame começou como o homem mais forte do mundo, uma lenda entre as lendas durante centenas de anos, para se tornar pouco mais que um random de luxo.

O que eu considero um demérito mais exclusivo de Naruto é o crescimento do poder do Naruto, isso eu acho que não é tão mal feito em nenhum Shonen grande, mesmo em Bleach a coisa é melhor estruturada:
Ichigo enfrenta um tenente, perde;
Ichigo treina e ganha um novo poder;
Ichigo enfrenta um tenente, ganha;
Ichigo enfrenta um capitão, perde;
Ichigo treina ganha um novo poder;
Ichigo enfrenta um capitão, ganha;
Ichigo enfrenta um Espada, perde;
E o ciclo se repete...

Talvez Nanatsu seja pior, mas até aí isso não é mérito nenhum. Naruto chegou ao nível deus tendo uma única luta real, desde o treinamento com o Jiraiya, e essa luta foi exatamente contra um dos caras mais fortes do mundo.

descriptionCoisas que tornam o Shippuden RUIM - Parte 2: Crescimento do Naruto EmptyRe: Coisas que tornam o Shippuden RUIM - Parte 2: Crescimento do Naruto

more_horiz
AS CONQUISTAS ALI DO PERFIL DEVEM FICAR AQUI!
O Shippuden é ótimo.

descriptionCoisas que tornam o Shippuden RUIM - Parte 2: Crescimento do Naruto EmptyRe: Coisas que tornam o Shippuden RUIM - Parte 2: Crescimento do Naruto

more_horiz
AS CONQUISTAS ALI DO PERFIL DEVEM FICAR AQUI!
Boruto é melhor que Naruto Shippuden.

descriptionCoisas que tornam o Shippuden RUIM - Parte 2: Crescimento do Naruto EmptyRe: Coisas que tornam o Shippuden RUIM - Parte 2: Crescimento do Naruto

more_horiz
AS CONQUISTAS ALI DO PERFIL DEVEM FICAR AQUI!
Kishimoto lendo isso:
Coisas que tornam o Shippuden RUIM - Parte 2: Crescimento do Naruto En7V0ZJXcAEnFo4

descriptionCoisas que tornam o Shippuden RUIM - Parte 2: Crescimento do Naruto EmptyRe: Coisas que tornam o Shippuden RUIM - Parte 2: Crescimento do Naruto

more_horiz
AS CONQUISTAS ALI DO PERFIL DEVEM FICAR AQUI!
Dois anos de treinamento com o Jiraya não valeram 2 dias de treinamento com o Kakashi.

descriptionCoisas que tornam o Shippuden RUIM - Parte 2: Crescimento do Naruto EmptyRe: Coisas que tornam o Shippuden RUIM - Parte 2: Crescimento do Naruto

more_horiz
AS CONQUISTAS ALI DO PERFIL DEVEM FICAR AQUI!
Acredito que o Naruto deveria ter levado pelo menos 1 ano para dominar cada poder mesmo com o método de taju kage bunshin elaborado pelo Kakashi para maximizar o aprendizado do Naruto , 1 ano para desenvolver o Rasenshuriken , 1 para modo sennin , e 1 para o modo Biju
Permissão neste fórum:
Você não pode responder aos tópicos