Fórum NS - Discussões incríveis sobre animes e mangás!
Bem vindo ao maior fórum de animes de Brasil & Portugal!

Não deixe de registrar sua conta para poder participar do fórum! Leia nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE e configure suas opções de privacidade: https://www.forumnsanimes.com/privacy (ao acessar nosso site, você aceita nossas políticas de privacidade)

Poste 5 mensagens no fórum para ativar o seu primeiro rank e começar sua jornada! Aqui, você irá fazer amigos, participar de eventos, subir de rank e até ganhar prêmios!

Fórum NS - Discussões incríveis sobre animes e mangás!
Bem vindo ao maior fórum de animes de Brasil & Portugal!

Não deixe de registrar sua conta para poder participar do fórum! Leia nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE e configure suas opções de privacidade: https://www.forumnsanimes.com/privacy (ao acessar nosso site, você aceita nossas políticas de privacidade)

Poste 5 mensagens no fórum para ativar o seu primeiro rank e começar sua jornada! Aqui, você irá fazer amigos, participar de eventos, subir de rank e até ganhar prêmios!

Fórum NS - Discussões incríveis sobre animes e mangás!
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fórum NS - Discussões incríveis sobre animes e mangás! Entrar

descriptionO destino em Naruto EmptyO destino em Naruto

more_horiz
AS CONQUISTAS ALI DO PERFIL DEVEM FICAR AQUI!
Um dos assuntos mais recorrentes em Naruto, principalmente quando uma determinada pessoa quer criticar a obra, é o suposto fato do "Naruto defender que o destino não existe" mas no fim ele ser "destinado a alcançar tudo o que alcançou", e isso é um grande erro de interpretação por parte do público, portanto, nesse tópico aqui eu gostaria de abrir novamente esse debate e apontar exatamente o que toda a história envolvendo os Ōtsutsuki significa e toda a construção desse tema dentro do mangá para acabar com o mito de "Naruto traiu a própria motivação".

Enfim, vamos lá!!

O destino em Naruto 939bff6f6d7dffd4ed386dd780664587




A primeira vez que o destino foi tido como um tema central da obra foi com a introdução de Neji Hyūga e sua relação com seu clã.
O destino em Naruto Capturar
"[...] Em outras palavras, todo o seu destino é definido no momento em que você nasce."

O motivo para o personagem ter essa linha de raciocínio é a relação entre as casa primária e secundária do clã Hyūga.
O clã é dividido em duas partes, a casa principal (宗家, Sōke) e a casa secundária (分家, Bunke), um sistema que protege os segredos do Byakugan de estranhos. A casa principal é a comandante da família, enquanto a casa secundária realiza do papel de proteger o clã. Os membros da casa secundária são marcados com um Selo Amaldiçoado em cima do terceiro aniversário do herdeiro da casa principal. Este selo dá aos membros da casa principal controle absoluto sobre os membros da casa secundária, porque eles podem destruir as células do cérebro com um selo de mão simples, ou causar-lhes uma grande dor para puni-los, ato ensinado até mesmo para os mais jovens da casa principal. Este selo também garante que o segredo do Byakugan fique seguro, pois veda o Byakugan depois de o portador do selo morrer. Porque eles são, essencialmente, servos, simplesmente por causa de sua ordem de nascimento ou herança, alguns membros da casa de filiais são hostis aos da casa principal.

Hiashi e Hizashi são irmãos gêmeos, porém, pelo fato de Hizashi, o pai de Neji, ter sido o segundo filho a nascer, ele foi classificado como um membro da casa secundária e tido como alguém que deve morrer protegendo a casa principal, esse destino foi dado a ele a partir do momento do seu nascimento, e isso é algo que ele não pode mudar, preso a um destino como um "pássaro na gaiola".

Após o assassinato de um Shinobi de Kumogakure pelas mãos de Hiashi, o Raikage da época ordenou que, para que não começassem uma guerra, enviassem o corpo de Hiashi como uma prova de que ele está morto, e nesse processo Hizashi, que era irmão gêmeo de Hiashi, morreu para que o seu corpo fosse enviado para Kumogakure no lugar do líder do clã Hyūga. Pela interpretação dos fatos de Neji: "Mesmo sendo irmãos idênticos e com força equivalente, a diferença em seus nascimentos selou os seus destinos para sempre."

Naruto, então, defende a ideia que uma pessoa não precisa aceitar o destino que lhes foi dado, e inclusive usa de exemplo o fato de Neji ter aproveitado a chance de enfrentar Hinata nos Exames Chūnin para machucar a garota da casa principal: "A casa secundária foi feita para proteger a principal, mas você usou os exames como uma desculpa para bater na Hinata... Parece que você também estava tentando desafiar seu destino!". Como podem ver, em momento nenhum o Naruto disse que "o destino é algo que não existe", mas sim que o destino de alguém pode ser reescrito caso seja essa a vontade da pessoa, assim como Neji fez ao quase assassinar a Hinata, sendo que ele tinha a obrigação de proteger a garota.
O destino em Naruto Capturar1
Neji: Por que você continua tentando desafiar o seu destino?
Naruto: ... Porque me disseram que eu sou uma falha!

Enfim, já deu para notar que o tema central desse debate não era se o destino em si existe, porque obviamente ele existe, algumas pessoas nascem com sorte, fortuna e mais predisposições que as outras, enquanto alguns nascem com azar, em situações de baixíssima qualidade de vida e afins. A ideia aqui é: Você pode ou não alterar esse destino? Se você nasce de um jeito, você obrigatoriamente vai morrer desse jeito? Neji acredita que sim, e o Naruto discorda disso, ele defende que é possível um fracassado como ele se tornar um grande Shinobi.

Agora, em que momento essa narrativa foi traída durante a obra? Existem dezenas de personagens sem muitos talentos e que, no fim, se tornaram grandes nomes no mundo ninja. Destaque para Might Guy, que apenas com seu trabalho duro atingiu patamares praticamente inalcancáveis dentro do mundo ninja, ao ponto de ganhar o título de "Ninja mais forte" por ninguém mais ninguém menos que Madara Uchiha, o homem que enfrentava o Deus Shinobi, Hashirama, de igual para igual. O autor, Kishimoto, não deu esse destaque grandioso para o Guy à toa, principalmente em um momento como aquele, em que o Naruto conversava com o Hagoromo durante a luta do Guy. Essa luta serviu para reforçar a ideia de que o trabalho duro pode sim superar o dom natural. Naquele ponto Madara já havia enfrentado Hashirama de igual para igual, havia derrotado os Cinco Kages brincando, derrubado e selado as nove Bijūs e estava diante dos maiores prodígios de Konoha, Minato e Kakashi, e mesmo assim ele declarou o Might Guy apenas com seu Taijutsu o oponente mais forte que já enfrentou, provando que o trabalho duro supera o dom natural.


Tudo bem, você pode dizer que pelo fato de ser protagonista, era o Naruto quem devia ser o maior símbolo de superação, aquele que mudou o seu destino e alcançou os seus objetivos por mérito próprio... E foi isso que o Naruto fez! Tudo o que ele alcançou foi mérito próprio, em nenhum momento foi dito que ele estava predestinado a atingir todos os seus objetivos. Muito pelo contrário, a maioria das pessoas se esquecem disso, mas o destino das reencarnações de Indra e Ashura era literalmente morrer lutando entre si, assim como aconteceu com os filhos do Rikudō Sennin, assim como aconteceu com Madara e Hashirama e com as outras reencarnações que houveram. Sasuke e Naruto quebraram o ciclo de reencarnações, acabaram com o destino de brigas eternas entre os irmãos e reescreveram o seu próprio destino da maneira que eles queriam, assim como Naruto fez ao derrotar Neji nos Exames Chūnin. Ele já sabia desde o arco da reuinão dos Cinco Kages que havia algo maior nele e no seu rival, e estava ciente que a chance deles morrerem em combate era gigantesca, assim como aconteceu com todos os seus antecessores, mas pela vontade de proteger o seu amigo e alcançar os seus objetivos, Naruto reescreveu o seu próprio destino e encontrou um caminho para acabar com o ciclo.
O destino em Naruto Capturar2
Você sabe, certo? Que se eu e você lutarmos... Nós morreremos.


Enfim, qual é o ponto de vista de vocês? Mesmo com o que foi exposto, você continua acreditando que o Naruto traiu sua própria motivação? Foi um erro de interpretação do público, ou foi um erro de escrita do Kishimoto? Dissertem, vamos conversar sobre!

descriptionO destino em Naruto EmptyRe: O destino em Naruto

more_horiz
AS CONQUISTAS ALI DO PERFIL DEVEM FICAR AQUI!
Destino pressupõe que todos os seus atos são controlados por uma força superior inexorável. Portanto, é impossível fugir do destino. Mesmo quando alguém tenta mudar seu próprio destino, ela está apenas agindo em conformidade com o que havia sido traçado em sua vida.
Berserk explora bem essa questão, pois o destino de Guts supostamente era lutar contra seu próprio destino. Ou seja, ele jamais teria controle sobre sua vida mesmo se tentasse.

Naruto estava destinado a ser alguém esforçado e se tornar um grande shinobi, assim como Gai etc. O fim do ciclo de conflitos entre os descendentes de Indra e Ashura também estava destinado a acontecer.

Neji não errou sobre a inevitabilidade do destino, ele apenas tinha uma visão equivocada sobre o destino do Naruto. A maior ironia disso tudo é que Neji morreu protegendo a Hinata (mesmo achando que tinha protegido o Naruto). Quando tentou matá-la no Exame Chuunin, foi impedido pelos jounins. Ou seja, ele nunca conseguiria driblar o seu destino de se sacrificar pela Casa Principal.


descriptionO destino em Naruto EmptyRe: O destino em Naruto

more_horiz
AS CONQUISTAS ALI DO PERFIL DEVEM FICAR AQUI!
E por que você acha isso? Não tem nenhuma citação no mangá que aponte para esse lado.



A maior ironia disso tudo é que Neji morreu protegendo a Hinata (mesmo achando que tinha protegido o Naruto).

Porém, ele morreu porque ele quis. Ele não foi forçado a proteger a Hinata, mas ele fez por respeitar e amar ela, ele teve a liberdade de decidir que morreria naquele momento para proteger as pessoas importantes para ele, assim como o seu pai, que impediu que o Hiashi tivesse a responsabilidade pelo assassinato do Shinobi de Kumogakure.

Resumir toda a obra a "só aconteceu porque era o destino" acaba com todo o peso e a mensagem que o Kishimoto passa com Naruto. Discordo totalmente do seu posicionamento, principalmente porque nada dentro do mangá reforça isso.

descriptionO destino em Naruto EmptyRe: O destino em Naruto

more_horiz
AS CONQUISTAS ALI DO PERFIL DEVEM FICAR AQUI!
É claro que não tem nada disso no mangá, o destino é ambiguamente interpretado em Naruto porque Kishimoto não soube desenvolvê-lo com clareza. O diálogo entre Naruto e Neji, por exemplo, traz o conceito de destino como um determinismo social, não tem nada a ver com o conceito filosófico de predestinação que eu trouxe.

descriptionO destino em Naruto EmptyRe: O destino em Naruto

more_horiz
AS CONQUISTAS ALI DO PERFIL DEVEM FICAR AQUI!
Se o Naruto mudou o destino, é porque o destino do Naruto era mudar seu destino. :aliens:

A concepção de destino é complexa demais para se colocar na mesa assim, meu caro. O destino é simplesmente absoluto e imutável, se você por acaso consegue mudar o destino, o seu destino era mudar o destino. E se mudar o destino era seu destino, então significa que, na verdade, você não mudou o destino.

:aliens:

Viu o porquê de se colocar "destino" em mesa é complicado demais para se debater? O destino em Naruto 2259519260

descriptionO destino em Naruto EmptyRe: O destino em Naruto

more_horiz
AS CONQUISTAS ALI DO PERFIL DEVEM FICAR AQUI!
@L @Rin. Não, destino pressupõem presciência, não é assim que funciona. No momento em que uma previsão X foi traçada, aquele é o seu destino, se você mudar aquilo você reescreveu seu destino, não existe essa lógica de "Seu destino era X, mas quando você fez Y, seu destino se tornou Y". O destino de Naruto e Sasuke era que um dos dois teria que matar o outro em combate, no momento em que isso não aconteceu, Naruto e Sasuke superaram seu destino.

descriptionO destino em Naruto EmptyRe: O destino em Naruto

more_horiz
AS CONQUISTAS ALI DO PERFIL DEVEM FICAR AQUI!
Considerando que nesse manga existem profecias, existe meios de ver o futuro, então, para mim é bem claro que existe destino, o problema é que ate mesmo as profecias em existem em naruto dão multiplas possibilidades como a profecia do Jiraiya que falava no aluno dele salvar ou destruir o mundo, sendo assim, podia ser algo relacionado ao: Minato, Nagato, Naruto ou outro.

E se a profecia envolvendo os bijuus não fosse o naruto, fosse outro ?
E se a "visão" do momoshiki sobre o boruto estivesse errada, ele teria karma ?


Mesmo que o destino exista, se vc não sabe qual é ele, como dizer que vc esta fazendo algo que vai contra ou a favor do destino ? O destino do gai podia ser se esforçar e se torna poderoso

E o que dizer das reencarnações de Indra e Ashura, se o zetsu não colocasse um contra o outro, elas se tornariam rivais ? Se Indra e Madara que sao os uchihas mais top nao sentiam o zetsu bem em baixo de seus pés mesclado a sua sombra e os manipulava, isso pode ser chamado de destino ???????????????

Hizashi falou que não estava morrendo por ser da familia secundaria, MAS, porque ele amava seu irmão, seu pai e sua vila, eu lembro do Hizashi (pai do neji) nocauteando o Hiashi (pai da hinata) e indo para a morte, ele quis morrer, ele quis salvar a vida do irmão, nisso, eu pergunto, é diferente do Hashirama querer morrer e deixar o tobirama vivo ? Diferente do Minato morrer e deixa o naruto vivo ?? Kakashi morrer e deixa o Chouji vivo ???

Neji morreu salvando a familia principal ou neji morreu salvando sua aprendiz, sua prima e seu amigo ? Neji foi uma vitima da sociedade ?? Destino existe no narutoverse ??? Para mim não, se seu destino diz que pode ser tanto salvar o mundo ou destruir o mundo quer dizer que a salvação ou destruição depende apenas de voce mesmo e vc tem escolha, pode mudar e alterar tudo para um lado ou para o outro

descriptionO destino em Naruto EmptyRe: O destino em Naruto

more_horiz
AS CONQUISTAS ALI DO PERFIL DEVEM FICAR AQUI!
@L escreveu:
Destino pressupõe que todos os seus atos são controlados por uma força superior inexorável. Portanto, é impossível fugir do destino. Mesmo quando alguém tenta mudar seu próprio destino, ela está apenas agindo em conformidade com o que havia sido traçado em sua vida.
Berserk explora bem essa questão, pois o destino de Guts supostamente era lutar contra seu próprio destino. Ou seja, ele jamais teria controle sobre sua vida mesmo se tentasse.

Naruto estava destinado a ser alguém esforçado e se tornar um grande shinobi, assim como Gai etc. O fim do ciclo de conflitos entre os descendentes de Indra e Ashura também estava destinado a acontecer.

Neji não errou sobre a inevitabilidade do destino, ele apenas tinha uma visão equivocada sobre o destino do Naruto. A maior ironia disso tudo é que Neji morreu protegendo a Hinata (mesmo achando que tinha protegido o Naruto). Quando tentou matá-la no Exame Chuunin, foi impedido pelos jounins. Ou seja, ele nunca conseguiria driblar o seu destino de se sacrificar pela Casa Principal.





Concordo.


__________________________________


Já leu O Refugiado ?



O destino em Naruto Resident-evil-village-puppet-show-english

descriptionO destino em Naruto EmptyRe: O destino em Naruto

more_horiz
AS CONQUISTAS ALI DO PERFIL DEVEM FICAR AQUI!
@Dragão Paulistiense escreveu:
@L @Rin. Não, destino pressupõem presciência, não é assim que funciona. No momento em que uma previsão X foi traçada, aquele é o seu destino, se você mudar aquilo você reescreveu seu destino, não existe essa lógica de "Seu destino era X, mas quando você fez Y, seu destino se tornou Y". O destino de Naruto e Sasuke era que um dos dois teria que matar o outro em combate, no momento em que isso não aconteceu, Naruto e Sasuke superaram seu destino.

Concordo com essa visão de que o destino muda a cada decisão nova

descriptionO destino em Naruto EmptyRe: O destino em Naruto

more_horiz
AS CONQUISTAS ALI DO PERFIL DEVEM FICAR AQUI!
Rin. escreveu:
Se o Naruto mudou o destino, é porque o destino do Naruto era mudar seu destino. :aliens:


EU tbm penso isso kkkkkkkkkkkkkkkk

descriptionO destino em Naruto EmptyRe: O destino em Naruto

more_horiz
AS CONQUISTAS ALI DO PERFIL DEVEM FICAR AQUI!
O mudou não foi o destino, o que mudou foi a direção do mangá. As ideias e o planejamento do autor mudarem conformem o desenvolvimento de uma obra é algo extremamente comum. Principalmente no estilo dos mangás japoneses onde o autor não tem controle absoluto do desenrolar da história.

Inicialmente a história de Naruto(mangá) era sobre um garoto qualquer que teve a infelicidade de ter uma Raposa Demônio dentro de si e isso fez ele ser rejeitado entre sua própria vila. A jornada do Naruto seria para superar essas adversidades, tornar-se Hokage e ganhar o reconhecimento da sua vila.

A luta contra o Neji se encaixa nesse propósito narrativo, onde o Naruto, que era um fracassado justamente por causa da Kyuubi precisa superar seu destino, transformando a maldição em dádiva e provando que não seria sempre um fracassado.

Acontece que a medida que Kishimoto foi expandindo seu universo e começou a se concentrar no conceito do "Ciclo de ódio" e aí vieram as mudanças que ocorrem na segunda fase: Naruto vindo da linhagem Uzumaki, Rikudou Sennin, Senjuu e Uchiha, reencarnações de Ashura e Indra, entre outras.

O objetivo da história não seria mais Naruto lutando para ser aceito pela sua vila, pois foi algo que ocorreu no decorrer da história com a conclusão do arco Pain, que abriu caminho para um novo objetivo do nosso protagonista: Romper o ciclo de ódio. Assim segue a narrativa da "criança prometida" e "destino".

Vale lembrar que o próprio destino era colocado de forma incerta, pois a criança iria ou salvar o mundo, ou destruí-lo.

Na minha concepção essa visão do Naruto onde ambos se enfrentam e morrem seria o Bad Ending alternativo onde o mundo acabaria sendo destruído, em oposição ao que ocorreu no desfecho do mangá, onde os dois se juntam para salvar o mundo.

Mas aí seria só a minha forma de encarar as coisas mesmo. Inclusive acharia legal caso Boruto quebrasse essa expectativa revelando que no fim das contas a profecia não era sobre o Naruto e que o mundo ainda não tinha sido realmente salvo.

descriptionO destino em Naruto EmptyRe: O destino em Naruto

more_horiz
AS CONQUISTAS ALI DO PERFIL DEVEM FICAR AQUI!
@Black-kun na verdade desde o capitulo 12 sabemos que o Naruto é filho do Quarto Hokage, então um garoto qualquer ele nunca foi.
Permissão neste fórum:
Você não pode responder aos tópicos