Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais!
Bem vindo ao maior fórum de animes de Brasil & Portugal!

Não deixe de registrar sua conta para poder participar do fórum! Leia nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE e configure suas opções de privacidade: https://www.forumnsanimes.com/privacy (ao acessar nosso site, você aceita nossas políticas de privacidade)

Poste 5 mensagens no fórum para ativar o seu primeiro rank e começar sua jornada! Aqui, você irá fazer amigos, participar de eventos, subir de rank e até ganhar prêmios!

Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais!
Bem vindo ao maior fórum de animes de Brasil & Portugal!

Não deixe de registrar sua conta para poder participar do fórum! Leia nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE e configure suas opções de privacidade: https://www.forumnsanimes.com/privacy (ao acessar nosso site, você aceita nossas políticas de privacidade)

Poste 5 mensagens no fórum para ativar o seu primeiro rank e começar sua jornada! Aqui, você irá fazer amigos, participar de eventos, subir de rank e até ganhar prêmios!

Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais!
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais! Entrar

descriptionAté onde uma opinião "fora de moda" deve ser aceita como normal? EmptyAté onde uma opinião "fora de moda" deve ser aceita como normal?

more_horiz
Até onde devemos tolerar opiniões tóxicas e que não fazem bem para a vivência na sociedade? Ainda mais nos tempos de internet, onde todos tem acesso à informação e decide continuar "burro"?

Dissertem.

descriptionAté onde uma opinião "fora de moda" deve ser aceita como normal? EmptyRe: Até onde uma opinião "fora de moda" deve ser aceita como normal?

more_horiz
Você não precisa tolerar nada, a opinião "idiota" da pessoa é exclusivamente condicionada a ela, ponto. Se você considera burra, simplesmente ignore.

descriptionAté onde uma opinião "fora de moda" deve ser aceita como normal? EmptyRe: Até onde uma opinião "fora de moda" deve ser aceita como normal?

more_horiz
O problema é que é uma opinião que com certeza não vai me afetar, mas vai ser passada a alguém que preza por essa pessoa e se afetar com ela.

A famosa responsabilidade social entra aí.

descriptionAté onde uma opinião "fora de moda" deve ser aceita como normal? EmptyRe: Até onde uma opinião "fora de moda" deve ser aceita como normal?

more_horiz
[edit]
Publiquei a resposta pela metade aqui e não sei apagar

Última edição por Gazzille em 2/6/2021, 09:42, editado 2 vez(es)

descriptionAté onde uma opinião "fora de moda" deve ser aceita como normal? EmptyRe: Até onde uma opinião "fora de moda" deve ser aceita como normal?

more_horiz
Penso que não é fácil medir e delimitar até que ponto uma opinião deixa de ser só uma opinião e vira algo realmente prejudicial para nossa sociedade, acredito que alguns fatores devem ser levados em consideração pra isso. Consigo pensar em 4 coisas, listei abaixo:

- Uma pergunta importante é "essa ideia fere princípios básicos dos direitos humanos(DH)?"
    Não estar de acordo com DH não é simplesmente um ponto de vista, por que ignora sofrimento, ou seja, parte do principio de falta de empatia para com o próximo. Não atoa, exemplos mais comuns são associados com escravidão, estupro etc.

- Ingenuidade e/ou ignorância
Todo mundo tem algo a ensinar para todos, mas ninguém pode ensinar sobre tudo. Portanto, algumas pessoas não podem lhe ensinar sobre algumas coisas simplesmente por que não são competentes para isso. E não tem problema nenhum, eu sei falar sobre alguns assuntos e não sei nada de outros, o mesmo vale pra você que está lendo.
Se alguém tem uma opinião tóxica sobre um assunto que nunca leu um livro sequer, possivelmente ela é ou ingênua ou ignorante, você pode ignora-la.


- Disposição de capilaridade (talvez eu não seja bom com títulos de tópicos)
O que eu quero dizer nesse ponto é se a pessoa tem disposição, vontade, anseio de que aquela opinião/ponto de vista seja passado adiante. Se ela faz questão que sua ideia tenha maior alcance. Isso tornaria mais preocupante do que só uma opinião.
Pelo seu título imagino que não esteja falando de pessoas famosas, fala de gente como a gente, comum. Se for esse o caso a maioria não consegue de fato influenciar, apenas gerar compartilhamento de nicho específico, ou seja; capilaridade.

- Por último, essa ideia é intolerante?
A democracia parte do suposto básico de tolerância ao diferente, entretanto, se cedermos espaço ao diferente intolerante corremos o risco de gerar uma parcela de intolerantes na sociedade. Tem um termo que fala sobre isso, chama "paradoxo da tolerância".

Podemos tolerar intolerância? Poder podemos.. devemos?
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos