Hinata sempre foi uma combatente superior a Ino, o problema é que ela nunca teve muita sorte com os adversários que enfrenta.

O fato da Ino ter "enganado" os examinadores e conseguido colar não é nada demais, porque todo mundo naquela sala fez o mesmo, salvo raras exceções, e se a Hinata quisesse, ela também poderia ter colado da mesma forma que o Neji fez.

Vale ressaltar, que o taijutsu da Hinata é extremamente superior ao da Ino, pois os membros do clã Hyuuga são treinados desde pequenos no combate corpo a corpo, para usar a sua técnica especial: O juken, um taijutsu que destrói os órgãos internos e é reconhecido como o mais poderoso de Konoha, até mesmo por ninjas como o Lee.

Ino vs Hinata - Página 2 Scree241

Esse taijutsu além de bastante fatal e preciso, também ignora completamente a resistência externa do inimigo o que torna qualquer um vulnerável a ele. Mesmo que a Ino tenha bons feitos de resistência para a época, o que é discutível, essa resistência externa dela se torna irrelevante contra um usuário do Juken.

Ino vs Hinata - Página 2 Scree242

Além disso,  é um erro muito comum de quem analisa o confronto da Hinata contra o Neji, achar que o Neji se manteve superior a Hinata em todo o combate, quando na verdade houveram momentos em que a menina Hyuuga foi capaz se igualar a ele e até pressiona-lo. Não é atoa que para vencer, o shinobi Hyuuga precisou fechar os tenketsus de sua adversária.

Ino vs Hinata - Página 2 Scree243

Na imagem acima, é possível ver claramente que a Hinata mostra uma velocidade e habilidade boa o suficiente para surpreender o seu prime, algo que é indicado pela exclamação acima da cabeça dele, e fazer os telespetadores da luta pensarem que ela está no controle do combate. Os ataques dela podem ter sido ineficazes nele, mas isso não muda o fato de que ela foi capaz de se esquivar e defender parte dos golpes do seu inimigo. Aliás existe um cena muito interessante para quem diz que o Neji poderia ter derrotado a Hinata rápido e fácil se quisesse.

Ino vs Hinata - Página 2 06_11110

Nessa cena, a Hinata já está com todos os principais tenketsus dos seus braços fechados e não pode mais utilizar o Juken, MAS mesmo assim ocorre uma troca de golpes entre os dois, onde a Hinata desvia, bloqueia e contra-ataca seu primo. Ora, se o Neji podia derrotar a Hinata com um só golpe, então porque ele não fez isso nesse momento? Ele já havia fechado todos os tenketsus do braço dela, mas mesmo assim ele precisou de uma abertura para acertar o seu golpe final e ele só conseguiu essa abertura depois de voltar a trocar golpes com ela.

Indo agora para os venenos da Ino, bem... eu não tenho muito o que dizer, a Yamanaka realmente tem um bom conhecimento sobre eles desde pequena, CONTUDO ela nunca fez uso dos venenos. Ainda que ela possa utilizar toxinas de flores em combate, nós não sabemos como ela usaria isso e certamente deve exigir um preparo prévio. A Ino vai soltar bombas de fumaça venenosa nos inimigos? Vai jogar kunais e shurikens envenenadas? Vai arremessar as flores em si? Nós nunca saberemos a resposta dessas perguntas, porque nunca vimos como ela utiliza esse tipo de recurso em combate.