Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais!
Bem vindo ao maior fórum de animes de Brasil & Portugal!

Não deixe de registrar sua conta para poder participar do fórum! Leia nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE e configure suas opções de privacidade: https://www.forumnsanimes.com/privacy (ao acessar nosso site, você aceita nossas políticas de privacidade)

Poste 5 mensagens no fórum para ativar o seu primeiro rank e começar sua jornada! Aqui, você irá fazer amigos, participar de eventos, subir de rank e até ganhar prêmios!

Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais!
Bem vindo ao maior fórum de animes de Brasil & Portugal!

Não deixe de registrar sua conta para poder participar do fórum! Leia nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE e configure suas opções de privacidade: https://www.forumnsanimes.com/privacy (ao acessar nosso site, você aceita nossas políticas de privacidade)

Poste 5 mensagens no fórum para ativar o seu primeiro rank e começar sua jornada! Aqui, você irá fazer amigos, participar de eventos, subir de rank e até ganhar prêmios!

Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais!
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais! Entrar

descriptionSharingan é um amplificador de atributos? EmptySharingan é um amplificador de atributos?

more_horiz
Sempre achei muito interessante à parte teórica do Sharingan e Maldição do Ódio Uchiha, por isso as falas de Tobirama no Cap. 619 estão bem sólidas na minha mente (até por isso lembro o Capítulo sem checar se estou correto). Em relação à isso, sempre me perguntei sobre uma coisa, em minha releitura do mangá, me veio em mente uma teoria.

Antes de começar o desenvolvimento teórico, vou primeiro citar o material que vou usar para dar nascimento ao campo teórico, abaixo.




→ O Chakra de Sasuke durante seu auge na maldição do auge foi constantemente evoluindo, abaixo teremos um belo vislumbre disso, colocando à evolução do crescimento na qualidade de sua energia, as referências estão aí, quem não estiver afim de acreditar na minha tradução, basta checar se está correta.

Cap. 460, página 15


Spoiler :


"O Chakra de Sasuke, está diferente... ele não é o mesmo Sasuke de antes. Eu não consigo acreditar que é mais sombrio que a marca da maldição nível dois... e mais frio."

Cap. 464, página 23


Spoiler :


"O Chakra do Sasuke está diferente... é tão frio."

Cap. 476, página 8


Spoiler :


"Esse é o Sasuke? Esse chakra... ele é quase completamente diferente de antes!" - Karin

"Sua raiva amadureceu e ganhou poder, seu corpo está meramente respondendo a isso. Isto está indo bem... vencer a marca da maldição é impressionante."

Cap. 484, página 16


Spoiler :


"Ele se tornou ainda mais frio..."





→ As falas de Obito e de Karin remetem ao fato de que, o benefício da maldição de ódio não está restritamente ligado com o Poder Ocular, mas também está relacionada com o Chakra Base do usuário, o que acaba por interferir em seus atributos, já que quanto mais poderoso o Chakra, melhor suas técnicas ficam, e aprimorar capacidades físicas com o Chakra não é diferente.

"Sua raiva amadureceu e ganhou poder, seu corpo está meramente respondendo a isso. Isto está indo bem... vencer a marca da maldição é impressionante."






→ Veja que Tobirama diz claramente que um Chakra é liberado no cérebro do Uchiha, que irá reagir aos nervos óticos isso significa despertar o Sharingan:

Cap. 619, página 15 :


"Quando um Uchiha sofre da dor de perder um grande amor ou está desapontado consigo mesmo... um chakra único é liberado de seu cérebro, e reage aos nervos óticos, e as mudanças aparecem nos olhos dessa pessoa. Esse é o fenômeno chamado de Sharingan, o olho que reflete o coração."




→ Ainda nesse capítulo, veja que Tobirama diz duas informações cruciais para minha teoria, a primeira é que os olhos influenciam no poder do coração da pessoa, rapidamente lhes dando força e seu poder do ódio. Em seguida, diz que, quanto mais profunda a escuridão for mais os poderes oculares serão.

Cap. 619, página 16 :


"O Sharingan atinge o poder do coração dessa pessoa, rapidamente acrescentando sua força e o poder do ódio."




Vimos que a maldição do ódio aumenta também à qualidade de Chakra do usuário, correto? Então consequentemente, isso será uma influência em seus atributos físicos, já que o responsável por deixar os ninjas descomunais é o Chakra sendo usado no corpo do indivíduo.

Quanto a isso, não se deve ter dúvidas, já que isso foi um fato deixado pelo mangá, basta correlacionar ambas as informações. Agora, vimos que Tobirama diz que o próprio Sharingan influencia no poder do coração dessa pessoa, que é justamente à maldição do ódio, a mudança do coração e sentimentos de uma pessoa.

Então temos que, a maldição do ódio é um upgrade em qualidade de Chakra, enquanto que o Sharingan é quem atinge o coração da pessoa, consequentemente ativando a maldição do ódio. Sendo que quanto maior for a emoção, maior é o poder ocular.

A Maldição do Ódio (Emoção Momentânea) é capaz de turbinar a qualidade do Chakra, enquanto que segundo Tobirama, o Sharingan é esse catalisador.
Isso significa então que os Uchihas ficam mais rápidos ao usar o Sharingan? E mais ainda ao usar o MS, e mais ainda ao usar o EMS?





Outro ponto que queria abordar é o fato que Tobirama disse "quanto maior a escuridão, maior os poderes oculares se tornam", isso é basicamente o mesmo sistema da Maldição do Ódio, então isso significa que os poderes oculares é que são na verdade os amplificadores da qualidade do Chakra?




Então seria certo dizer que um Uchiha com Sharingan se torna mais forte em todos os quesitos? Dissertem.




Obs: Traduza maldição do ódio para aquele momento onde seu chakra fica mais forte por conta das emoções. Assim facilita à compreensão do texto, xau.

@SenjuIchizoku

descriptionSharingan é um amplificador de atributos? EmptyRe: Sharingan é um amplificador de atributos?

more_horiz
Em teoria, é possível. Na prática, não me recordo de qualquer diferença relevante especificamente sobre isso. O que sabemos é que o Sharingan com 3 tomoes muda drasticamente os movimentos do usuário devido à leitura de movimentos do adversário, enquanto que o Mangekyou Sharingan Choku Tomoe (Madara e Sasuke) também é capaz de melhorar os movimentos do usuário de alguma forma, de acordo com o Uchiha Boss.

descriptionSharingan é um amplificador de atributos? EmptyRe: Sharingan é um amplificador de atributos?

more_horiz
Eu acho que você se confundiu.

Existem tipos de chakra (Uchiha, Uzumaki, Sennin etc), existem regiões onde cada um deles atua (mente, corpo, espírito, órgãos específicos etc) e, além disso, existem técnicas que controlam o chakra com a finalidade de alterar a performance física do personagem (Ōkashō, Sōzō Saisei, Hachimon Tonkō etc).

Sasuke é um Uchiha, "reencarnação" de Indra, logo seus olhos e seu chakra contribuíram para sua evolução em alguns quesitos.

O personagem foi golpeado com uma Katana no coração e, se não fosse pelo chakra Senju de Hashirama, "reencarnação" de Ashura, teria morrido.

Ou seja, são chakras com benefícios diferentes.

Outro exemplo: chakra Yin (Inton) do Hagoromo. O que aconteceu com o Sasuke? Seus olhos mudaram, seus jutsus, mas sua velocidade? Sua força? Se mudaram, provavelmente foi por causa da mistura do chakra do Indra com o do Ashura, "remetendo" ao do Rikudō Sennin, logo o Uchiha acabou ganhando fração do poder físico dele ao mesmo tempo.

Mais um: na luta contra o Danzō, Sasuke sente mais ódio e seu Susanoo fica ainda mais poderoso, mas seu corpo continuava a depender das curas que o chakra da Karin, uma Uzumaki, proporcionava.

Mas é claro que ainda é um mangá, não é um livro científico. Os personagens evoluem de maneira geral por causa do conhecido power scaling. Seria "estranho" se o Madara, por exemplo, fosse mais lento que o Kagami.

Coisas como o Ten no Juin, Hachimon Tonkō, Raiton no Yoroi, Kyūbi Chakura Mōdo, Sennin Mōdo e até treino etc ainda são ups físicos muito melhores.

Obs.: Itachi não era considerado mais rápido que o Sasuke na luta entre eles, mesmo doente e quase cego? O chakra dele não era inferior, já que ele não tinha mais corpo para produzir chakra nem olhos para enxergar nem era uma "reencarnação de um semi-deus"? Pense nisso.

descriptionSharingan é um amplificador de atributos? EmptyRe: Sharingan é um amplificador de atributos?

more_horiz
Concordo.
Em dado momento o Sasuke com o mangekyou ativo parte pra cima do Madara, usando kenjutsu enquanto o Madara só se desvia na tranquilidade.
Madara ainda conversa com o Sasuke e fala sobre o sharingan dele. Eu acho que a qualidade do Madara proporcionou aqueles atributos superiores pro Madara, mesmo que sem o sharingan.
Eu acho que é um ciclo.
Sharingan > melhora de chakra  (esse símbolo ">" vai ser usado como passagem, não como maior/menor)
Melhora de chakra = possibilidade de evoluir o sharingan mais (motivo do Obito com a qualidade do Hashirama no corpo ter tankado o mangekyou enquanto o Kakashi só foi conseguir ativar muito depois)
Sharingan terceiro nível = Uchiha com qualidade boa, exaltado entre ninjas comuns.
Mangekyou sharingan só é possível chegar com uma qualidade já bem boa e ao atingir esse nível o olho libera uma onda de "qualidade" para o corpo do usuário se adaptar. Essa qualidade fica no corpo do usuário depois. Essa qualidade vai melhorando conforme o uso do mangekyou ou vai se aprimorando conforme o uso do mesmo, ela responde bem com o ódio, por isso coincidiu com a leitura da Karin.
O mesmo se aplica ao rinnegan, onde libera uma qualidade ainda melhor para o usuário comum (não Nagato, que foi colocado e portanto foge da regra). E por já ter liberado o rinnegan o Madara tinha uma qualidade que o permitia feitos superiores aos de um mangekyou comum. Mesmo que sem a previsão.
Tem um outro exemplo interessante a ser ressaltado:
O Bee, durante a luta dele contra o Sasuke, fala, ou pensa, não lembro agora: "ninguém desviou do meu manto desde o meu brother". A previsão do Sasuke não tankaria sozinha a esquiva, até por ela não prever chakra e pelo Sasuke aguentar a luta com o Bee por um tempo também, que era claramente um ninja excepcionalmente experiente e bom no kenjutsu, ressaltado ainda pelo Suigetsu só de bater o olho na forma que ele se movia com as espadas.
Eu acredito real que o sharingan tem uma relação com a qualidade em que eles vão se desenvolvendo em conjunto.
Mas vale ressaltar que essa melhora de qualidade e portanto de habilidades em geral não é tão eficaz quanto outros ups, só lá pro nível mangekyou+ que eu daria relevância.
Apesar disso eu acho que o cara de cima deu um bom argumento. Me fez pensar, o Madara já tava com células Hashirama no corpo quando lutou com o Sasuke.

descriptionSharingan é um amplificador de atributos? EmptyRe: Sharingan é um amplificador de atributos?

more_horiz
Estou analisando o lado teórico mesmo, para saber se isso se aplica na prática, deveria haver outra análise. Mas o que posso ter certeza é que com o Sharingan, o chakra fica mais poderoso, no geral, já que foi uma confirmação do Tobirama.

Sharingan aumenta poder do coração que aumenta poder do Chakra, não tem segredo. Mas se aprimora os atributos (e deveria, já que sempre foi assim, o chakra qualitativo amplifica o poder das técnicas)... :kyo2:




Um exemplo que achei interessante foi o que o @Rhaizen deu acima, sobre o Madara Sage vs. Sasuke EMS, vimos que o Uchiha mais novo conseguiu fazer o outro recuar, fazendo inclusive rastros de velocidade, assim recebeu elogios do Uchiha Boss, qual foi o elogio?

Sharingan é um amplificador de atributos? 0657-007
Sharingan é um amplificador de atributos? 0657-008

"Sinto que você tem um Choku Tomoe Mangekyou Sharingan... não me surpreende que você tenha bons movimentos."


Sempre interpretei isso como "ele tem bons movimentos porque o Sharingan concede uma percepção para ele", mas há à possibilidade dele estar realmente se referindo à um upgrade nos atributos.

Inclusive, faz até mais sentido, visto que... como diabos uma percepção vai oferecer bons movimentos para alguém? Simplesmente não faz sentido, a não ser que seus movimentos ficassem melhores pela presença do Chakra do EMS.

Descobrir o significado dessa cena é à charada para saber se a teoria foi posta em prática, ou não.



descriptionSharingan é um amplificador de atributos? EmptyRe: Sharingan é um amplificador de atributos?

more_horiz
Olhando a cena parece que o Madara quando tocou a katana, que o Sasuke tocava, pode sentir melhor.
Quando sentiu ele pôde analisar melhor e então viu a choku tomoe. Dá pra olhar bem certinho, os quadros passando, a katana perfurando o braço dele, ele pegando a katana, ele travado com a katana, que foi provavelmente quando ele começou a análise dele. E agora, da esquerda pra direita (como se lê o mangá), "...!" as reticências referem-se a análise ou ao final da análise que foi pensada no movimento anterior. A exclamação foi por perceber o sharingan, mais especificadamente o mangekyou sharingan com uma choku tomoe.
Agora vem a questão da choku tomoe, que é uma questão não resolvida. A princípio é todo e qualquer mangekyou que tem um padrão reto. Como o do Sasuke fica após receber o mangekyou do Itachi, como o do Izuna e o do Madara após receber os olhos do irmão. Mas não dá pra ter certeza se é só isso, eu acho que foi muito jogado no ar, e nada explorado. Minha hipótese é de que todo transplante de olhos vai resultar em uma choku tomoe, que foi o que aconteceu. O do Itachi não era reto e quando foi pro Sasuke ficou com a Tomoe reta a parte que foi herdada do Itachi.
O que eu tiro dessa minha explicação é que o Choku Tomoe é obrigatoriamente um mangekyou eterno e foi realmente mal explorado, não sendo válido pra mangekyous como o do Izuna. Eu acho que faz mais sentido seguir minha linha de raciocínio pra um olho mais forte = chakra mais poderoso (já que chakra mais poderoso permite o olho mais forte, quando consegue um olho definitivo mais forte o contrário também acontece), e então melhores movimentos junto com a melhoria dos olhos.
Mas o fato de melhorar os olhos também pode ter melhorado a capacidade do mangekyou e portanto enxergar melhor, o que também resultaria em melhores movimentos.
Argumento aqui não é nada conclusivo, mas já ajuda a se ter algumas ideias.

descriptionSharingan é um amplificador de atributos? EmptyRe: Sharingan é um amplificador de atributos?

more_horiz
Sharingan não é upgrade, o upgrade é o chakra liberado pelo cerebro. Sharingan não é a causa, ele é o efeito

E sim, é um upgrade qualitativo, só que qualidade de chakra não melhora todos os atributos, melhora ninjutsu e genjutsu

Para melhorar taijutsu voce precisa de um upgrade que aumente a quantidade de chakra ou fluxo de chakra, por exemplo: Gates, Byakugou e etc...

Alguns upgrades aumentam os 2 quantidade e qualidade, outros aumentam apenas 1 deles

Gai quando abre os gates esta usando apenas o chakra dele, não existe chakra de bijuu, natureza, rikudou ou nada, só que o chakra extra dele liberado pega tamanha pressao que o fluxo aumenta e isso turbina tudo o que ele faz, só que a qualidade do chakra continua igual, o mesmo vale para pilula do soldado, modo borboleta, byakugou e etc... continua sendo o chakra da mesma pessoa a qualidade nao muda

Já o sharingan vai no caminho oposto, ele aumenta a qualidade mas a quantidade e fluxo do chakra continuam iguais sendo que não tem como saber o quanto melhora, para isso teriamos de comparar um jutsu de user de sharingan antes e depois dele despertar o sharingan


Entao respondendo as duas perguntas

1. É um upgrade qualitativo
2. Nao, sharingan nao aumenta velocidade

descriptionSharingan é um amplificador de atributos? EmptyRe: Sharingan é um amplificador de atributos?

more_horiz
Essa cena do Madara e do Sasuke pode explicar tanto uma coisa quanto outra, vai depender da interpretação de cada um.



Rin_ne escreveu:
Inclusive, faz até mais sentido, visto que... como diabos uma percepção vai oferecer bons movimentos para alguém? Simplesmente não faz sentido, a não ser que seus movimentos ficassem melhores pela presença do Chakra do EMS.


Sasuke não tinha a mesma velocidade do A, mas se esquivou perfeitamente de um golpe do Raikage, além de ter contra atacado.

Diga-se de passagem, a ilustração do mangá dá ênfase aos olhos do Uchiha antes da esquiva, assim como aconteceu em outras ocasiões com o próprio Sasuke, além de Madara, Itachi, Kakashi, Obito etc.

Capítulo 463, Páginas 1 e 2 :

O @Justinboll já tinha mencionado isto no tópico. É uma das principais características do Sharingan.

Outro exemplo que nos remete ao mesmo tipo de recurso é o reflexo do Minato.

O Hiraishin é um teletransporte, claro, mas o que vocês acham que seria do Minato se ele não possuísse rápida percepção e raciocínio?

E, novamente, sobre a fala do Madara, é uma questão de captar o contexto daquela fase da obra.

Kishimoto estava prestes a explorar melhor as histórias sobre Indra e seus descendentes. Isso se repetiu algumas vezes e o Madara até chega a dizer que existe uma relação entre ele e o Sasuke além do fato de ambos serem Uchiha.

Então, mais uma vez, o Uchiha até pode ficar mais rápido por uma mera questão de power scaling, mas o estágio do Dōjutsu não me pareceu tão relacionado com a capacidade que o personagem tem para correr, socar, pular etc.

Fora isso, só com algum jutsu ou chakra especial que atue exatamente nos atributos, vide Sennin Mōdo, Ten no Juin etc.
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos