Atualmente, eu não estou tão ativo aqui no fórum, então não posso dizer com certeza e, de qualquer jeito, estaria me baseando apenas em minha opinião irrelevante para afirmar qualquer coisa, porém, o Jiraiya sempre me pareceu um personagem muitíssimo subestimado pelos fãs em comparação ao que a obra apresentou sobre ele. De início, eu pensei que isso fosse apenas uma reação aos atos de um fanboy fervoroso do Ero-Sennin, mas já faz um bom tempo que ele não participa do fórum e a subestimação em cima do personagem continuou tão forte quanto sempre foi.
O Jiraiya, ainda no “Clássico”, quando o Modo Sennin sequer devia existir na cabeça do Kishimoto, já era retratado como alguém extraordinariamente poderoso, sendo comparado ao Orochimaru e até ao Itachi, os personagens mais poderosos apresentados até então. No Shippuden, o hype em cima do Ero-Sennin só aumenta, com o Kakashi chegando a cogitar que a Akatsuki se manteve longe do Naruto por todo aquele só porque o Jiraiya estava por perto. Depois, ele sobrevive a um combate contra o Naruto com 4 caudas de Kyuubi manifestadas e, pra fechar, é colocado para enfrentar o Pain, o líder e membro mais poderoso da Akatsuki, sendo capaz de dar uma luta difícil, com o Nagato chegando a admitir que teria sido derrotado se o Jiraiya soubesse sobre o seu segredo desde o início e o Obito elogiando-o por ter forçado Pain “a lutar com tudo”.
Tipo, no mangá, o Jiraiya é tão poderoso que os únicos membros da Akatsuki capazes de fazer frente a ele são os mais fortes (lê-se, Pain ou Itachi). Já no fórum… o pessoal está bem foda-se pra isso. Comparar Deidara, Sasori, Kisame ou Sasuke (Hebi) com o Jiraiya deveria ser algo tão comédia quanto compará-los com o Itachi ou os Seis Caminhos de Pain. É o único personagem que, independente da época, praticamente todo mundo ignora que foi poderoso. E é subestimação mesmo, nenhuma relação com haterismo.
Por outro lado, não existe um personagem que esteja sendo superestimado de uma maneira geral atualmente, a última foi a Tsunade mesmo, junto com sua cópia Sakura, mas é mais o Dotonuser, então nem conta.