Fórum NS Animes
Bem vindo ao maior fórum de animes de Brasil & Portugal!

Não deixe de registrar sua conta, não é necessário confirmar e-mail! ^^

Poste 5 mensagens no fórum para ativar o seu primeiro rank e começar sua jornada! Aqui, você irá fazer amigos, participar de eventos, subir de rank e até ganhar prêmios!
Os membros mais ativos do mês
263 Mensagens - 12%
263 Mensagens - 12%
254 Mensagens - 12%
223 Mensagens - 10%
217 Mensagens - 10%
214 Mensagens - 10%
184 Mensagens - 9%
176 Mensagens - 8%
169 Mensagens - 8%
162 Mensagens - 8%
Os membros mais ativos da semana
19 Mensagens - 16%
16 Mensagens - 14%
13 Mensagens - 11%
12 Mensagens - 10%
11 Mensagens - 9%
11 Mensagens - 9%
10 Mensagens - 9%
9 Mensagens - 8%
8 Mensagens - 7%
8 Mensagens - 7%

Compartilhe
Ir em baixo
L
L
Conquistas :
O péssimo desempenho de Pain contra Naruto O22GAla
Membro desde26/12/2019
Postagens161
Fama15
+100 mensagens
+100 mensagens

O péssimo desempenho de Pain contra Naruto Empty O péssimo desempenho de Pain contra Naruto

em 15/2/2020, 03:27
Reputação da mensagem: 100% (2 votos)
Uma das melhores lutas do Naruto na fase Shippuden foi contra Pain, não apenas pelo desempenho que apresentou como também por tudo o que este combate significava. Entretanto, ao mesmo tempo que Naruto esbanjou técnica e tática, o completo oposto pode ser dito de Pain.

Eu não quero ser aquela pessoa chata que fica indagando porque um combate se desenrolou de determinada maneira ao invés de outra, pois o autor de um mangá tem toda a liberdade de desenvolver as lutas conforme bem entender. Além disso, um personagem não é obrigado a esgotar todo o seu arsenal numa luta, ele vai usar aquilo que for necessário ou que julgar útil dentro do possível (pois seu adversário pode obstar muitas das suas habilidades).

Todavia, mesmo com todas essas considerações, Naruto x Pain é um caso diferente porque revela uma queda de performance brutal do Akatsuki, especialmente considerando o seu estilo de luta e as particularidades de cada corpo.

Eu não vou ficar comentando sobre as desvantagens que Pain tinha nesta batalha porque acho que todo mundo com o mínimo de discernimento sabe o quão desfavorável esta luta foi para o Akatsuki em vários sentidos (posso até fazer um tópico separado se estiver com ânimo). Aqui eu vou analisar o que cada caminho poderia ter feito a partir daquilo que provou ser capaz de fazer e levando em conta sua função estratégica na formação do sexteto.

SHURADÔ
O péssimo desempenho de Pain contra Naruto Shurado

A forma com que Shuradô foi derrotado mostrou que Pain subestimou Naruto, mas vamos tentar analisar o que aconteceu:
Spoiler:
O péssimo desempenho de Pain contra Naruto 0430-006
O péssimo desempenho de Pain contra Naruto 0430-016
O péssimo desempenho de Pain contra Naruto 0430-017

Percebam que Naruto está distante e em cima da cabeça do Gamakichi, enquanto que Tsunade está entre Naruto e Pain. Ou seja, o Akatsuki tinha total visão tanto do Jinchuuriki quanto da Hokage, pois ambos estavam de frente para ele.
Shuradô então avança pra cima de Tsunade e é surpreendido pelo Naruto, que o derrota com um Rasengan. Aqui as coisas já ficam um pouco nebulosas.

Se Pain tinha visão de Naruto, então ele deveria ter percebido a movimentação do mesmo, não importa o quão rápido ele estivesse. Embora as fumaças atrás da Godaime estivessem obstruindo parcialmente a visão do Akatsuki, no mínimo ele teria notado Naruto saindo de cima da cabeça do Gamakichi e se aproximando da Hokage (pois a fumaça não está tão próxima dela). E não obstante o Shuradô concentrou toda a atenção somente em Tsunade.
Portanto, o mais provável é que Pain achou que chegaria em Tsunade antes de Naruto, então não se importou em tentar se defender, mesmo que depois Shuradô acabasse destruído. Mas isso é apenas especulação, acredito que Kishimoto apenas quis dar uma entrada triunfal com Naruto.

Até aí tudo bem, a questão é: por que Shuradô não foi ressuscitado pelo Jigokudô? É verdade que este corpo foi derrotado próximo do Naruto e os sapos estavam logo atrás pra dar cobertura, bem como Tendô não podia usar o Bansho Tenin para atrai-lo de volta, mas esse problema era perfeitamente contornável com o Chikushodô, que tem a capacidade de evocar todos os corpos de Pain:
Spoiler:
O péssimo desempenho de Pain contra Naruto 0376-016
O péssimo desempenho de Pain contra Naruto 0419-005
O péssimo desempenho de Pain contra Naruto 0429-007

Com Shuradô destruído e Tendô temporariamente sem poder, praticamente todo o arsenal ofensivo de Pain ficou limitado ao Chikushodô, então era de se imaginar que o corpo das Kuchiyoses fosse evocar Shuradô para próximo da formação para que fosse ressuscitado, mas isso não aconteceu.
A razão disso? Não sei, talvez Pain ainda estivesse subestimando Naruto e achou que venceria sem o Shuradô, mas novamente fica no campo especulativo.
Oportunidade não faltou. A formação ainda estava quase completa e o combate prosseguiu entre Naruto, os sapos e as Kuchiyoses de Pain.

GAKIDÔ
O péssimo desempenho de Pain contra Naruto Gakido

Naruto avança para cima de Pain, quando de repente Gakidô se coloca à sua frente. Katsuyu informa que aquele corpo pode absorver ninjutsus, então o galego parte para o taijutsu contra Gakidô, que também avança para tentar golpeá-lo. O resultado todos já sabem:
Spoiler:
O péssimo desempenho de Pain contra Naruto 0431-012
O péssimo desempenho de Pain contra Naruto 0431-013
O péssimo desempenho de Pain contra Naruto 0431-014

Gakidô provavelmente assumiu a dianteira porque imaginou que Naruto fosse tentar usar algum ninjutsu, até aí nada de anormal. O problema é que o Uzumaki decide atacar com taijutsu e mesmo assim Gakidô parte para cima. Ora, foi revelado capítulos atrás que o ponto fraco deste corpo é justamente ataques físicos:
Spoiler:
O péssimo desempenho de Pain contra Naruto 0422-003
O péssimo desempenho de Pain contra Naruto 0427-013

Ou seja, por que Pain insistiu em atacar Naruto com o Gakidô? Notem nas imagens acima que o Ningendô estava praticamente ao lado do Gakidô, então podia ter avançado no Naruto em seu lugar ou no mínimo tê-lo atacado junto do Gakidô.

Mas tudo bem, vamos supor que Pain mais uma vez subestimou Naruto, especialmente porque desconhecia o Kawazu Kumite. A pergunta que volto a fazer é: por que Gakidô não foi imediatamente ressuscitado? Ele só volta à vida depois que Pain perde mais dois corpos (Ningendô e Chikushodô). E aqui nem precisaria do Kuchiyose do Chikushodô, pois Gakidô foi arremessado do lado da formação (e mais adiante veremos que Gakidô estava bem ao lado do Jigokudô):
Spoiler:
O péssimo desempenho de Pain contra Naruto 0431-017

Tempo Pain também tinha, pois ficou batendo um papo com Naruto antes deste disparar o Rasenshuriken. Na pior das hipóteses Jigokudô poderia interromper a ressurreição e desviar do jutsu do Naruto para depois evocar novamente o Rei do Inferno.
Ainda subestimando o galego? Mas vamos continuar.

NINGENDÔ
O péssimo desempenho de Pain contra Naruto Ningendo

Aqui não tem desculpa, a morte do Ningendô não fez o menor sentido. Após disparar o Rasenshuriken, Tendô e Jigokudô saltam para fora do alcance do jutsu. Contudo, o mesmo não ocorre com Ningendô e Chikushodô:
Spoiler:
O péssimo desempenho de Pain contra Naruto 0432-003
O péssimo desempenho de Pain contra Naruto 0432-004
O péssimo desempenho de Pain contra Naruto 0432-005
O péssimo desempenho de Pain contra Naruto 0432-006

Alguém pode me explicar por que raios Ningendô precisou puxar Chikushodô para fora do alcance do Rasenshuriken? Ela não estava presa ao chão e muito menos com mobilidade prejudicada, no máximo ela estava agachada. Só que estar agachado não impede ninguém de desviar de um ataque, na verdade até facilitaria a esquiva porque já estaria com os joelhos flexionados para saltar em qualquer direção.

Ou seja, o Ningendô morreu de graça! Aliás, é curioso notar que Ningendô estava mais perto do jutsu que qualquer um dos corpos, então seria mais lógico se Chikushodô tivesse o puxado para alguma direção e morrido em seu lugar, não o contrário. Mas não, Ningendô teve tempo pra recuar, salvar Chikushodô e ainda desviar do arco inicial do Rasenshuriken (antes dele expandir). Sério que Ningendô teve tempo pra fazer tudo isso e o Chikushodô não teria condições de desviar do ataque como os outros?
Eu sei que Chikushodô estava mais centralizado que os demais, portanto mais suscetível de ser atingido, mas por todo o exposto este corpo poderia ter se esquivado tranquilamente.

Mas tudo bem, vamos fingir que nada de atípico ocorreu nesta cena. A pergunta recorrente volta à tona: por que Ningendô não foi imediatamente ressuscitado? Naruto estava distraído com o Chikushodô e os sapos com as Kuchiyoses anteriormente evocadas, então tempo teria de sobra para reanimar este corpo, que também estava próximo da formação.

CHIKUSHODÔ
O péssimo desempenho de Pain contra Naruto Chikushodo

A derrota deste corpo também causa estranheza por um motivo simples. Observem esta cena:
Spoiler:
O péssimo desempenho de Pain contra Naruto 0432-012
O péssimo desempenho de Pain contra Naruto 0432-013

Shima usa seu jutsu de poeira de areia para obstruir a visão dos três Pain remanescentes. Chikushodô é engolido por Gamabunta, mas Tendô e Jigokudô conseguem desviar de um ataque de Gamabunta mesmo dentro da poeira de areia.
Ora, se os dois últimos corpos conseguiram reagir a um ataque dentro da poeira, como que Chikushodô se deixou ser engolido tão facilmente a ponto de sequer saber onde estava? Pior ainda, porque Chikushodô preferiu ficar prostrada e totalmente vulnerável ao invés de usar qualquer Kuchiyose? Gamabunta teria sido morto se uma evocação fosse feita dentro da sua boca.

JIGOKUDÔ
O péssimo desempenho de Pain contra Naruto Jigokudo

A crítica ao Jigokudô basicamente é tudo aquilo que já foi exposto no tópico. Ele é um dos principais corpos de Pain (pra não dizer o principal) pela sua habilidade de reconstrução de corpos, mas ficou a maior parte do tempo assistindo à luta ao invés de fazer aquilo que lhe era proposto. Só pra não ser completamente inútil ele resolveu trazer de volta o Gakidô, mas só depois que Pain tinha perdido 2/3 da formação, daí já não adiantava muito mais também.

Porém, mesmo a sua morte revela que a visão compartilhada dos corpos foi deixada de lado e que ainda contou com um certo grau de surdez ou de burrice por parte do Pain, senão vejamos:
Spoiler:
O péssimo desempenho de Pain contra Naruto 0433-021
O péssimo desempenho de Pain contra Naruto 0433-022
O péssimo desempenho de Pain contra Naruto 0433-023
O péssimo desempenho de Pain contra Naruto 0433-024
O péssimo desempenho de Pain contra Naruto 0433-025

Naruto grita alto e em bom tom que tem que derrotar o corpo que está ao fundo (Jigokudô). Mesmo que fosse um blefe, Pain no mínimo deveria ter ficado mais atento com o Jigokudô, mas pelas imagens acima deu pra ver que isso não aconteceu.
Além disso, Pain parece que esqueceu da importância da visão compartilhada. O Gakidô estava ocupado com o bunshin do Naruto, enquanto que Tendô estava se ocupando com o verdadeiro Rasenshuriken. O Jigokudô estava ocupado com o quê mesmo? Ah é, com nada.

Ele devia ter cobrido a retaguarda dos corpos à frente, mas ao invés disso ficou assistindo sem fazer nada. Imagina se o Naruto tivesse acertado o Tendô ao invés dele, a luta tinha acabado ali mesmo.
Outro detalhe é que a cortina de fumaça que o Naruto fez não cobriu uma grande extensão, ao menos não ao ponto de nenhum corpo ter notado que o verdadeiro galego pulou para fora da fumaça enquanto distraía Gakidô e Tendô.

CONCLUSÃO

O resume da ópera é que, além das restrições e desvantagens em desfavor de Pain, o roteiro não uma, nem duas, nem três, mas várias vezes fez com que suas habilidades não fossem devidamente utilizadas, os corpos morressem com uma facilidade assustadora e Pain ainda desaprendesse a lutar e prestar minimamente atenção no que estava acontecendo. Nem parece o mesmo Pain que com apenas três corpos deu trabalho pro lendário Jiraya.

Só existe uma explicação plausível para essa desastrosa performance: Pain contava que o Tendô daria conta do recado sozinho, então foi descartando os corpos para ganhar tempo até suas habilidades gravitacionais retornarem.
Mas sejamos honestos, aqui tem a mão do Kishimoto pesando a favor do Naruto. Culpar o roteiro parece uma válvula de escape, mas em certos casos (quando a coerência é posta em cheque) não tem como não atribuir um resultado à conveniência de roteiro. Kishimoto tinha totais condições de escrever uma luta empolgante sem precisar transformar o vilão em um amador.

Agradeço a quem teve a paciência de ler até o fim. Quem discordar de algo ou tiver alguma coisa a acrescentar, fique à vontade.
Justinboll
Justinboll
Conquistas :
O péssimo desempenho de Pain contra Naruto TVV3IpH
Membro desde09/03/2019
Postagens3063
Fama61
Moderador do Fórum
Moderador do Fórum

O péssimo desempenho de Pain contra Naruto Empty Re: O péssimo desempenho de Pain contra Naruto

em 15/2/2020, 11:15
Muito bom! Concordo com praticamente tudo, realmente houveram muitas conveniências do roteiro nesta batalha, tudo para favorecer o Naruto.

Fora isso, eu acho que ainda dá pra dizer, também, que talvez reviver os corpos exigisse algum gasto de chakra ou concentração que o Nagato não estava disposto a fazer sob aquelas condições, preferindo deixar isso apenas para quando fosse estritamente necessário, aliás, um pouco antes já havia sido notado que os corpos haviam demorado mais do que o normal para serem revividos, então ele pode ter deixado para última hora.

Ou então ele estava com dificuldade para dividir sua atenção igualmente para todos os corpos que controlava, afinal, é uma mente para seis corpos, diferente de Bunshins, por exemplo, que podem agir por vontade própria de certa forma.

Mesmo assim, o roteiro pesou bastante neste caso.

________________________________________________                                

O péssimo desempenho de Pain contra Naruto Giphy
Ice Ice Baby
Ice Ice Baby
Conquistas :
O péssimo desempenho de Pain contra Naruto O22GAla
Membro desde14/10/2019
Postagens288
Fama3
+250 mensagens
+250 mensagens

O péssimo desempenho de Pain contra Naruto Empty Re: O péssimo desempenho de Pain contra Naruto

em 15/2/2020, 11:38
Por isso detesto essa luta kkkkkk

________________________________________________                                

Nihil novi nisi commune consensu
Darkon
Darkon
Conquistas :
O péssimo desempenho de Pain contra Naruto DKDsKRt
Membro desde24/12/2011
Postagens7833
Fama89
Moderador do Fórum
Moderador do Fórum

O péssimo desempenho de Pain contra Naruto Empty Re: O péssimo desempenho de Pain contra Naruto

em 15/2/2020, 11:43
Roteiro costuma pesar a favor do protagonista, normal.

Todavia, o próprio jeito do Pain lutar é sempre esnobando o adversário, ele subestimou demais o Naruto, que por sua vez ganhou buff demais na saga haha

________________________________________________                                

Konoha Heroes já disponível para download!
O péssimo desempenho de Pain contra Naruto Koheroes-PNG
Comece 2019 da melhor forma: jogando o novo RPG Konoha Heroes! Clique na imagem acima e faça o download!

O péssimo desempenho de Pain contra Naruto X55me0 O péssimo desempenho de Pain contra Naruto XxKLhmJ
L
L
Conquistas :
O péssimo desempenho de Pain contra Naruto O22GAla
Membro desde26/12/2019
Postagens161
Fama15
+100 mensagens
+100 mensagens

O péssimo desempenho de Pain contra Naruto Empty Re: O péssimo desempenho de Pain contra Naruto

em 15/2/2020, 13:57
@Justinboll escreveu:Muito bom! Concordo com praticamente tudo, realmente houveram muitas conveniências do roteiro nesta batalha, tudo para favorecer o Naruto.

Fora isso, eu acho que ainda dá pra dizer, também, que talvez reviver os corpos exigisse algum gasto de chakra ou concentração que o Nagato não estava disposto a fazer sob aquelas condições, preferindo deixar isso apenas para quando fosse estritamente necessário, aliás, um pouco antes já havia sido notado que os corpos haviam demorado mais do que o normal para serem revividos, então ele pode ter deixado para última hora.

Ou então ele estava com dificuldade para dividir sua atenção igualmente para todos os corpos que controlava, afinal, é uma mente para seis corpos, diferente de Bunshins, por exemplo, que podem agir por vontade própria de certa forma.

Mesmo assim, o roteiro pesou bastante neste caso.

É, eu não acho que Nagato estava tendo dificuldades para dividir a atenção entre os seis corpos, pois ele não adotaria um estilo de luta em que não pudesse extrair o melhor de si. Ele conseguiu controlá-los normalmente durante a invasão a Konoha, sendo que todos os corpos estavam separados um do outro.

A menos que esse déficit seja explicado pela questão do chackra, que é uma possibilidade. Konan enfatiza isso quando Nagato aparece tossindo sangue (logo após Tendô aprisionar Naruto). Além do gasto constante de chackra para controlar os corpos, Pain enfrentou Konoha, usou Chou Shinra Tensei e ainda lutou com Naruto na sequência.
Eu fiz o tópico de madrugada e com pressa, então deixei isso passar. Bem observado.
Coldman
Coldman
Conquistas :
O péssimo desempenho de Pain contra Naruto O22GAla
Membro desde08/12/2010
Postagens11046
Fama65
+10000 mensagens
+10000 mensagens

O péssimo desempenho de Pain contra Naruto Empty Re: O péssimo desempenho de Pain contra Naruto

em 16/2/2020, 00:22
Essa luta tanto como a luta de Naruto contra Kakuzu foi uma das mais forçadas que eu já vi na obra.

Kishimoto não soube conduzir essas lutas. Vide a luta de Sasuke vs Deidara.

________________________________________________                                


O péssimo desempenho de Pain contra Naruto VLLV8DF

Eva Green - DAMA FATAL -
Espírito da Floresta
Espírito da Floresta
Conquistas :
O péssimo desempenho de Pain contra Naruto OYaqmtf
Membro desde17/02/2019
Postagens1026
Fama19
+1000 mensagens
+1000 mensagens

O péssimo desempenho de Pain contra Naruto Empty Re: O péssimo desempenho de Pain contra Naruto

em 17/2/2020, 15:11
Excelente tópico L.

De fato o roteiro ajudou bastante o Naruto, isso é inegável, mas algo que eu gostaria de comentar é sobre a postura passiva do Jigokudô, que não usou a sua habilidade de ressurreição para trazer os corpos novamente ao campo de batalha. Eu penso que o fato dele não ter usado o seu poder várias e várias vezes para trazer os corpos de volta a vida, não se deve a uma narrativa favorável ao Naruto, mas sim a uma precaução do Nagato em não deixar o Rei do Inferno ser ferido, pois como o mangá nos mostra é possível causar danos físicos nessa criatura:

O péssimo desempenho de Pain contra Naruto Scree188

Partindo do princípio de que é possível ferir essa criatura, será que nós também não poderíamos afirmar que é possível mata-lá ou, no mínimo, inutiliza-lá com algum golpe forte o bastante? Se pensarmos que sim, então faz bastante sentido o Nagato não te-lá usado com frequência naquele combate, uma vez que além dela não ter mobilidade, ela também demora um certo tempo para ressuscitar os seus aliados:

O péssimo desempenho de Pain contra Naruto 1313

Qualquer pessoa por mais tapada que fosse iria pensar em atacar aquela criatura e como estamos falando de uma invocação, se ela fosse morta não poderia ser usada novamente. Desse modo, Nagato perderia o poder de ressuscitar os outros para sempre, entretanto se ele evitasse que o Rei do Inferno morresse, como ele fez, ele poderia recriar os corpos depois de derrotar o Naruto. Já que ele pode usar todas as habilidades dos pains, ele só precisaria chamar o Rei do Inferno por conta própria e ressuscitar todos os corpos, incluindo o Jikokudô.

O péssimo desempenho de Pain contra Naruto 03_web11

E ainda, vale lembrar que o Nagato também não expôs o Rei na frente do Jiraya (se não me engano), isso pode evidenciar um cuidado do Nagato com o Rei do Inferno. A única vez que essa criatura foi usada em combate de forma descuidada foi com o Kabuto controlando o Nagato e o resultado disso foi desastroso, já que essa invocação acabou cega, como mostra a imagem que eu trouxe.

Em resumo é isso, não é que o Nagato não quisesse ressuscitar os corpos, ele só não podia fazer isso sem correr o risco de perder o Rei do Inferno.

________________________________________________                                

O péssimo desempenho de Pain contra Naruto Unname10
L
L
Conquistas :
O péssimo desempenho de Pain contra Naruto O22GAla
Membro desde26/12/2019
Postagens161
Fama15
+100 mensagens
+100 mensagens

O péssimo desempenho de Pain contra Naruto Empty Re: O péssimo desempenho de Pain contra Naruto

em 17/2/2020, 18:00
Obrigado, @Espírito da Floresta.

O que você argumentou é um ponto a se considerar, mas eu não acho que seja o caso. O Rei do Inferno é uma criatura complexa que não pertence ao mundo material, então o senso comum não se aplica a ela.
Sei que não é uma Kuchiyose, do contrário apenas Chikushodô poderia evocá-lo. Diante da escassez de informações, tenho que me socorrer ao Databook.

A enciclopédia diz que o Rei do Inferno é o deus que controla a vida e a morte (referência a Yama, deus dos mortos na religião hindu), então acredito que seja indestrutível ou eterno.
Conteúdo patrocinado

O péssimo desempenho de Pain contra Naruto Empty Re: O péssimo desempenho de Pain contra Naruto

Voltar ao Topo
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum