Fórum NS Animes
Bem vindo ao maior fórum de animes de Brasil & Portugal!

Não deixe de registrar sua conta, não é necessário confirmar e-mail! ^^

Poste 5 mensagens no fórum para ativar o seu primeiro rank e começar sua jornada! Aqui, você irá fazer amigos, participar de eventos, subir de rank e até ganhar prêmios!
Os membros mais ativos do mês
262 Mensagens - 13%
251 Mensagens - 12%
246 Mensagens - 12%
215 Mensagens - 10%
209 Mensagens - 10%
204 Mensagens - 10%
176 Mensagens - 9%
175 Mensagens - 8%
168 Mensagens - 8%
162 Mensagens - 8%
Os membros mais ativos da semana
6 Mensagens - 17%
5 Mensagens - 14%
5 Mensagens - 14%
4 Mensagens - 11%
4 Mensagens - 11%
3 Mensagens - 8%
3 Mensagens - 8%
2 Mensagens - 6%
2 Mensagens - 6%
2 Mensagens - 6%

Compartilhe
Ir em baixo
Anonymous
Convidado
Convidado

6 Temas Sérios Abordados por One Piece Empty 6 Temas Sérios Abordados por One Piece

em 22/1/2020, 20:09
Muita gente se espanta ao descobrir que One Piece, aquele simpático anime e mangá criado por Eiichiro Oda e protagonizado por um pirata com corpo de borracha, é um dos um dos shonens que mais discutem temas sérios atualmente. Política, conflitos, preconceitos e vários problemas do nosso dia a dia não-pirata já deram as caras na história de One Piece, provando ser possível sim trazer debate para alguns assuntos em séries de fantasia. Separamos seis desses temas e demos uma maneirada nos spoilers para quem ainda está no meio da história.

1. ABSOLUTISMO E POBREZA


Durante sua jornada pela Grand Line o pirata Luffy passou por muitos reinos com problemas e boa parte deles era devido a algum rei megalomaníaco em busca de riqueza a qualquer custo, mesmo sacrificando o bem estar da população. Em Alabasta, por exemplo, Crocodile não hesitava em deixar toda a população morrendo de sede, até porque fazia parte do seu processo de enriquecimento. Já Donquixote Doflamingo se tornou o ditador de Dressrosa, transformando desafetos políticos em brinquedos sem memória (pois é!) e explorando a mão de obra da população para financiar o tráfico de armas para outros reinos.

Por onde passou, Luffy funcionou como uma mini-revolução que auxiliava as forças locais a acabar com as desigualdades desses monarcas. As soluções para os reinos variaram de acordo com as necessidades locais: no caso de Dressrosa, o trono voltou ao bondoso rei preocupado em criar uma nação pacífica, já no Reino de Drum rolou até eleição para o povo decidir quem deveria ser o representante do povo.


2. RACISMO


O mundo de One Piece é composto de inúmeras raças, indo desde criaturas peludas como os minks até humanos ou gigantes, mas uma delas é deixada de lado por puro preconceito. Por viverem no mar, a raça dos homens-peixe é "exótica" aos olhos do mundo, então todo o tipo de lenda popular e fake news sobre este povo se espalha com muita facilidade pelo mundo. Há até receio de misturar o sangue com os seres do mar!

Durante a visita de Luffy na Ilha dos Homens-Peixe, descobrimos uma história muito triste na qual a rainha Otohime tentou unir o povo do mar com o povo da terra, mas o preconceito entre os povos acabou de uma forma trágica. Esse arco de One Piece é fortemente inspirado na questão do racismo que os afro-americanos passaram em meados do século XX. O posicionamento de alguns personagens também lembra muito o de figuras do mundo real: a rainha Otohime tem uma inclinação parecida com Martin Luther King, enquanto o Fisher Tiger já pensava parecido com Malcom X.


3. IMPORTÂNCIA DA HISTÓRIA


Assim como no nosso mundo, o conhecimento de História é fundamental para as pessoas não caírem nos mesmos erros. Em One Piece, arqueólogos e estudiosos habitavam a ilha de Ohara, um lugar repleto de livros e conhecimento por todos os lados. No entanto, a pesquisa começou a incomodar a Marinha porque os arqueólogos iniciaram os estudos a respeito do Século Perdido. Para evitar que a verdade viesse à tona, a Marinha ordenou a destruição total da ilha.

A única sobrevivente de lá é Nico Robin, a arqueóloga do Bando do Chapéu de Palha e no decorrer de One Piece ela investiga inscritos antigos capazes de revelar o que aconteceu no passado. One Piece reforça a importância da História para a construção da civilização, tanto que um dos membros do bando é justamente especializada nessa área. Através dessas inscrições descobrimos também informações sobre uma arma capaz de destruir o mundo, ou seja... está explicado o interesse dos poderosos em esconder isso.


4. RELAÇÕES INTERNACIONAIS E GLOBALIZAÇÃO


Se aqui no nosso mundo temos uma organização como a ONU, reunindo representantes de todos os países para debates sobre os problemas mundiais, em One Piece algo assim acontece na Levely (também conhecida como "Reverie" no mangá da Panini ou "Devaneio" na versão da Crunchyroll), um encontro das nações do mundo realizado a cada quatro anos. Diplomacia entre países é considerado um tema de extrema importância no mundo de One Piece, tanto que vemos o quanto a já citada Ilha dos Homens-Peixe precisou batalhar muito para conseguir fazer parte desse encontro.

Atualmente na série os personagens estão no país de Wano, um local de fronteiras fechadas tal qual o Japão feudal, o que impede a entrada e saída das pessoas no território. Com isso, o Oda tem trazido uma discussão do contato com outras culturas e países, ocorrida em meados de 1854 quando o Japão acabou abrindo os portos para outras nações. E é na figura do personagem Oden que Eiichiro Oda tenta trabalhar com o tema da globalização, pois o filho do shogun de Wano quer muito ter contato com outras culturas mundo, afinal Wano "é pequeno demais".


5. GUERRA QUÍMICA


Em tempos de conflitos entre nações no nosso mundo, One Piece está aí para relembrar o quanto a ciência já foi usada para o mal. O grande vilão do arco de Punk Hazard é o doutor Ceasar Clown (ou Ceasar Crown, no mangá publicado pela Panini), especialista em gases venenosos. Ele usa Punk Hazard e seus habitantes como cobaias de suas experiências científicas, e o resultado são armas químicas para uso em conflitos entre países.

Ao contrário de outros vilões, sempre dispensados da história após a derrota (um beijo para você, Enel!), Ceasar continua participando ativamente de outros arcos de One Piece, inclusive estando presente na utilização de uma bomba de gás que, por muito pouco, não exterminou a população de uma ilha inteira.


6. CORRUPÇÃO


Em menor ou maior escala, a corrupção aparece em quase todo arco de One Piece. Porém, o tipo de contravenção que ganha bastante destaque é a corrupção dentro da organização da Marinha. No mundo da série, a Marinha é responsável por manter a paz e a ordem, se opondo ao lado "mau" caracterizado pelos piratas, mas Eiichiro Oda se esforça para mostrar que nem tudo é preto e branco, há muito cinza a ser tratado.

Assim como Luffy é considerado uma pessoa do bem, mesmo sendo um pirata, a Marinha toma muitas decisões duvidosas e dignas de um "vilão". Alguns personagens militares, no entanto, acabam questionando essas atitudes, como o fato de passarem pano para claras violações de direitos humanos (eles fazem vistas grossas ao leilão de escravos que acontece em Sabaody, por exemplo). Por sorte, o Oda mostra que, embora a instituição seja corrupta, há pessoas lá dentro se esforçando em mudar as coisas, como o almirante Fujitora ou a Tashigi.

FONTE


Muito interessante, não é mesmo?

Comente :oda:
Zeno
Zeno
Conquistas :
6 Temas Sérios Abordados por One Piece O22GAla
Membro desde10/10/2017
Postagens2674
Fama150
+2500 mensagens
+2500 mensagens

6 Temas Sérios Abordados por One Piece Empty Re: 6 Temas Sérios Abordados por One Piece

em 22/1/2020, 20:26
Sim Chapéu.

Seu pensamento e sua capacidade cognitiva de observar e analisar a realidade do mundo é muito limitada. Você precisa sair mais vezes de sua cozinha e olhar o mundo a sua volta. Não seja como um sapo de poço que acha que o mundo se resume ao buraco onde vive. Estude mais, leia mais, pesquise mais. Enfim, se expanda! :okai:
Anonymous
Convidado
Convidado

6 Temas Sérios Abordados por One Piece Empty Re: 6 Temas Sérios Abordados por One Piece

em 22/1/2020, 20:47
@Zeno escreveu:Sim Chapéu.

Seu pensamento e sua capacidade cognitiva de observar e analisar a realidade do mundo é muito limitada. Você precisa sair mais vezes de sua cozinha e olhar o mundo a sua volta. Não seja como um sapo de poço que acha que o mundo se resume ao buraco onde vive. Estude mais, leia mais, pesquise mais. Enfim, se expanda! :okai:

O Fábio Garcia do Omelete te mandou lembranças :oda:

https://www.omelete.com.br/series-tv/one-piece-temas-serios#4
Coldman
Coldman
Conquistas :
6 Temas Sérios Abordados por One Piece O22GAla
Membro desde08/12/2010
Postagens11046
Fama65
+10000 mensagens
+10000 mensagens

6 Temas Sérios Abordados por One Piece Empty Re: 6 Temas Sérios Abordados por One Piece

em 23/1/2020, 00:01
Reputação da mensagem: 100% (2 votos)
Leio One Piece justamente por esse realismo que Oda emprega ao nosso mundo que vivemos hoje. Acho isso foda e bem interessante para um Shounen.

One Piece é muito mais que um Pirata indo atrás do Tesouro e sendo perseguido por Marinheiros, a estética da obra em sí parece simplista na primeira impressão, pois ao ver um moleque de chinelo, bermuda rasgada, regata de botão e chapéu de palha indo piratear se aventurando parece tão bobo e infantil que a essência esta conectada junto a esse protagonista que luta por igualdade nos mares como foi mencionado no tópico, ele é um Mini-revolucionário.

Os elementos colocados em cada arco faz você se questionar algumas vezes e entender aquilo de uma forma mais ampla. Oda trabalha bem isso e nós temos um prato cheio para saciarmos.

________________________________________________                                


6 Temas Sérios Abordados por One Piece VLLV8DF

Eva Green - DAMA FATAL -
Anonymous
Convidado
Convidado

6 Temas Sérios Abordados por One Piece Empty Re: 6 Temas Sérios Abordados por One Piece

em 23/1/2020, 12:27
@Coldman escreveu:Leio One Piece justamente por esse realismo que Oda emprega ao nosso mundo que vivemos hoje. Acho isso foda e bem interessante para um Shounen.

One Piece é muito mais que um Pirata indo atrás do Tesouro e sendo perseguido por Marinheiros, a estética da obra em sí parece simplista na primeira impressão, pois ao ver um moleque de chinelo, bermuda rasgada, regata de botão e chapéu de palha indo piratear se aventurando parece tão bobo e infantil que a essência esta conectada junto a esse protagonista que luta por igualdade nos mares como foi mencionado no tópico, ele é um Mini-revolucionário.

Os elementos colocados em cada arco faz você se questionar algumas vezes e entender aquilo de uma forma mais ampla. Oda trabalha bem isso e nós temos um prato cheio para saciarmos.

Pois é! Se engana quem pensa que One Piece é uma trama fantástica imatura e infantil! :HM*:

Oda trata de temas sociais reais em One Piece, como mostra perfeitamente esse texto do Omelete.

Em One Piece é inegável que Oda faz uma forte crítica social. E esta é uma das facetas que adoro em One Piece :s2:

One Piece também é vida real :okai:

:xablau:
Coldman
Coldman
Conquistas :
6 Temas Sérios Abordados por One Piece O22GAla
Membro desde08/12/2010
Postagens11046
Fama65
+10000 mensagens
+10000 mensagens

6 Temas Sérios Abordados por One Piece Empty Re: 6 Temas Sérios Abordados por One Piece

em 23/1/2020, 23:26
Sim.. One Piece é realmente um mangá muito gostoso de ler e projetar nosso mundo aos mares que cercam a obra.

Uma das histórias mais interessantes que prega o realismo bem coerente que me fez refletir , foi a história de Doflamingo e sua família nobre Tenryuubito. Eu senti empatia por Dofy por incrível que pareça. Entre outros exemplos bem nítidos que Oda nos apresenta de um jeito comovente e faz parar e pensar por breves momentos.

________________________________________________                                


6 Temas Sérios Abordados por One Piece VLLV8DF

Eva Green - DAMA FATAL -
Anonymous
Convidado
Convidado

6 Temas Sérios Abordados por One Piece Empty Re: 6 Temas Sérios Abordados por One Piece

em 24/1/2020, 09:43
HOMOAFETIVIDADE E A QUESTÃO DE GÊNERO


Estes são outros dois temas sérios que Oda trata em One Piece através dos personagens Ivankov e Mr. 2 (Bon-chan), principalmente.

Em One Piece há o Reino dos travestis, Kamabakka (Newkama Land), governado por Ivankov..

Sua Rainha (ou seu Rei) tem o incrível poder de controlar os hormônios do corpo humano. Assim, Ivankov pode manipular os hormônios e operar uma mudança no corpo humano, transformando homens em mulheres e vice-versa, ou então alterando parcialmente partes do corpo humano.

Assim, todos os homens que estão insatisfeitos com seus corpos masculinos ou que gostariam de ter uma aparência física feminina, viajam para Kamabakka para realizarem este sonho.

Sanji foi treinado em Kamabakka por dois anos (timeskip). Seus mestres foram Ivankov e os travestis. Luffy adora Ivankov e Bon-chan, tendo uma amizade verdadeira com ambos, sem preconceitos e sem intolerância ou qualquer tipo de ódio.

A homossexualidade e a questão de gênero é um tabu em nosso mundo real, mas Oda os trata com naturalidade e normalidade em One Piece.

Assim, Oda faz uma crítica sociocultural e denuncia o preconceito e a intolerância de orientação sexual-afetiva que há em nosso mundo. Através de seu mangá, Oda denuncia, critica e combate o preconceito e a intolerância de uma forma muito divertida e natural.

Isso mostra que Oda é uma pessoa de mente aberta, sem preconceito e sem intolerância.
Coldman
Coldman
Conquistas :
6 Temas Sérios Abordados por One Piece O22GAla
Membro desde08/12/2010
Postagens11046
Fama65
+10000 mensagens
+10000 mensagens

6 Temas Sérios Abordados por One Piece Empty Re: 6 Temas Sérios Abordados por One Piece

em 24/1/2020, 12:55
De fato.

Esse é um dos pontos mais fortes de One Piece, eu particularmente não sou muito fã das batalhas de Oda, acho meio simples demais as vezes e ele corta muitas lutas. Para um Shounen ter lutas entre os personagens é fundamental, mas os elementos e o mundo criados por Oda faz One Piece ser o que ele é hoje e há mais de 10 anos, uma excelência em vendas dos volumes.


________________________________________________                                


6 Temas Sérios Abordados por One Piece VLLV8DF

Eva Green - DAMA FATAL -
Igorluiz589626
Igorluiz589626
Conquistas :
6 Temas Sérios Abordados por One Piece O22GAla
Membro desde08/10/2019
Postagens423
Fama3
+250 mensagens
+250 mensagens

6 Temas Sérios Abordados por One Piece Empty Re: 6 Temas Sérios Abordados por One Piece

em 25/1/2020, 13:08
@Chapéu de palha

Depois de toda essa propaganda e questões que são abordadas que foram citadas por ti , confesso que fiquei interessado e até irei começar assistir , pois acho extremamente relevante essas abordagens em um mundo preconceituoso
Anonymous
Convidado
Convidado

6 Temas Sérios Abordados por One Piece Empty Re: 6 Temas Sérios Abordados por One Piece

em 25/1/2020, 16:53
@Igorluiz589626 escreveu:@Chapéu de palha

Depois de toda essa propaganda e questões que são abordadas que foram citadas por ti , confesso que fiquei interessado e até irei começar assistir , pois acho extremamente relevante essas abordagens em um mundo preconceituoso

One Piece é muito divertido! Vc vai gostar muito!

:okai:
ZeroFixe
ZeroFixe
Conquistas :
6 Temas Sérios Abordados por One Piece O22GAla
Membro desde10/02/2013
Postagens3003
Fama79
+3000 mensagens
+3000 mensagens
http://www.animeq.com.br/

6 Temas Sérios Abordados por One Piece Empty Re: 6 Temas Sérios Abordados por One Piece

em 26/1/2020, 20:50
Ótimo tema abordado, fui pego de surpresa.

Eu particularmente gosto muito da pegada Battle Shounen, mas de fato, One Piece se destaca mais por essas abordagens, praticamente a zona de conforto do autor. Oda apesar de muitas vezes ser formulaico em certas tramas, consegue criar e desenhar boas histórias a qual podemos nos conciliar. A mensagem da obra é bem clara e o Tesouro One Piece está diretamente ligado a vários desses temas, palavras do próprio Barba Branca.

Mais interessante são os tons de cinza em vários personagens, deixando a obra mais rica.

Luffy e sua tripulação trazem a "luz" em diversas ilhas que visitaram. O "Dawn" ou "Amanhecer" que cita os Minks está chegando, e o Capitão do Thousand "Sunny" será o grande responsável.

________________________________________________                                

6 Temas Sérios Abordados por One Piece Giphy

6 Temas Sérios Abordados por One Piece 8yDW98h
6 Temas Sérios Abordados por One Piece CXF2VZC
Conteúdo patrocinado

6 Temas Sérios Abordados por One Piece Empty Re: 6 Temas Sérios Abordados por One Piece

Voltar ao Topo
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum