Fórum NS Animes
Bem vindo ao maior fórum de animes de Brasil & Portugal!

Não deixe de registrar sua conta, não é necessário confirmar e-mail! ^^

Poste 5 mensagens no fórum para ativar o seu primeiro rank e começar sua jornada! Aqui, você irá fazer amigos, participar de eventos, subir de rank e até ganhar prêmios!
Os membros mais ativos do mês
149 Mensagens - 27%
69 Mensagens - 12%
62 Mensagens - 11%
58 Mensagens - 10%
46 Mensagens - 8%
44 Mensagens - 8%
38 Mensagens - 7%
36 Mensagens - 6%
30 Mensagens - 5%
29 Mensagens - 5%
Os membros mais ativos da semana
253 Mensagens - 30%
119 Mensagens - 14%
87 Mensagens - 10%
68 Mensagens - 8%
67 Mensagens - 8%
65 Mensagens - 8%
55 Mensagens - 6%
54 Mensagens - 6%
45 Mensagens - 5%
44 Mensagens - 5%

Compartilhe
Ir em baixo
Anonymous
Convidado
Convidado

Alguns Esclarecimentos Importantes! Empty Alguns Esclarecimentos Importantes!

em 22/1/2020, 14:05
Tenho notado que alguns que comentam na Off Topic sobre temas políticos e históricos, a exemplo do comunismo, socialismo e fascismo, acabam confundindo os conceitos e os fatos históricos, e acabam por gerar desinformação conceitual e factual. Em vista disso, gostaria de pontuar e apontar brevemente alguns esclarecimentos simples, mas que fazem toda a diferença.

- Comunismo não é um sistema político. Comunismo, assim como Capitalismo, Feudalismo e Escravismo, é um modo de produção socioeconômico. Assim, se fala em modos de produção feudal, capitalista, escravista e comunista.

- Fascismo não é modo de produção. Fascismo é um sistema político altamente autoritário, cuja principal característica é a promoção e a ascensão absoluta de uma raça sobre outra, a tal raça ariana, por exemplo. Outra característica principal do fascismo é a tal Guerra Permanente, isto é, a promoção constante de uma máquina de guerra com o propósito de dizimar ou subjugar as raças não arianas (raças ou grupos inferiores). Essas tais raças, grupos ou classes inferiores, na concepção fascista, seriam os negros, ciganos, homossexuais, comunistas, socialistas marxistas, judeus, muçulmanos e etc. No caso do  fascismo de Hitler, mais conhecido pelo nome de Nazismo, a coisa foi mais radical e extremada. Hitler pregava a destruição e a subjugação de todos os povos inimigos da tal Nação Ariana Alemã ou que representassem uma ameaça à ascensão e à promoção da raça ariana e do partido nazista.

- O Comunismo não prega a destruição e dominação dos povos, raças e nações, pois sua natureza não é política e nem bélica. O Comunismo apenas prega o fim da propriedade privada das riquezas e dos meios de produção; o fim do Estado e a coletivização das riquezas e dos meios de produção (socialização da riqueza e da produção, comuna socioeconômica). Assim, a terra e suas riquezas não seriam nem pertenceriam a uma só pessoa ou a um só grupo de pessoas, mas a toda a comunidade. No comunismo, a produção de riquezas não visaria o lucro, mas visaria apenas a satisfazer as necessidades materiais básicas da comunidade, do grupo social e do indivíduo humano. Por isso que no modo de produção comunista não haveria e nem teríamos a exploração do trabalho humano para gerar riquezas artificiais (lucro excessivo e somativo-cumulativo, o capital).

- Ao analisar e estudar profundamente o modo de produção capitalista, Marx percebeu que o capitalismo apenas gerava desigualdades, exploração e injustiças, pois apenas se prestava a produzir riquezas de forma somativa e cumulativa, concentrando tudo isso apenas em uma pessoa ou grupo, de maneira que esta riqueza não era distributiva social e economicamente. Marx também percebeu que no modo de produção capitalista, as relações de classe e de trabalho eram extremamente desumanas e predatórias, pois o  capitalista (burguês, dono dos meios de produção) apenas explorava de forma desproporcional e abusiva a força de trabalho humano, pois além do trabalhador ter uma jornada de trabalho de mais de 14 horas por dia para receber um salário baixíssimo, ainda explorava o trabalho pelo trabalho, isto é, enquanto o trabalhador recebia X para produzir uma mercadoria Y, o patrão vendia esta mercadoria Y por 10X (dez vezes o valor do salário do trabalhador). Em vista disso, Marx idealizou um novo modo de produção que não gerasse estas desigualdades e injustiças. Foi ai que Marx e Engels conceberam o Comunismo como uma alternativa a este Capitalismo

- Marx preconizava que a implantação do Comunismo não deveria ser feita de maneira brusca e imediatista, mas que deveria haver antes uma preparação para a transição do Capitalismo para o Comunismo. A esta fase de transição, Marx deu o nome de Socialismo. Assim, o socialismo seria um tipo de ponte entre capitalismo e comunismo, um tipo de preparação do terreno para o recebimento do comunismo. Essa fase transitória (Socialismo) consistiria na abolição plena da propriedade privada dos meios produção  e na abolição do Estado. Marx entendia que Estado e Comunismo eram totalmente incompatíveis,  já que o Estado funcionava como mantenedor e garantidor do direito de propriedade privada, e, por efeito disso, mantenedor e garantidor do sistema capitalista. Para Marx, o Estado era o grande inimigo, pois dava legitimidade e naturalidade ao capitalismo, de maneira que isto era feito através dos órgãos de força estatal (polícia, força armadas e judiciário). Assim, para Marx, o Estado defendia e legitimava a vigência do modo de produção capitalista, sendo o seu grande apoiador e garantidor. Por isso que Marx afirmava que o Estado é o comitê político da burguesia. Assim, Marx deixa muito claro que só alcançaríamos de fato o Comunismo depois de abolirmos de vez a presença do Estado na sociedade. Mas Marx preconiza que a abolição da propriedade privada e do Estado só seriam feitas através de uma ampla mobilização social dos trabalhadores unidos, que se rebelariam contra a burguesia e o Estado e lhes tomaria o controle dos modos de produção. Esta ampla mobilização e união dos trabalhadores foi chamada por Marx de Revolução Socialista, e a tomada e o controle dos meios de produção foi chamada por Marx de Ditadura do Proletariado. OBS: O termo "ditadura", na época de Marx, não tinha o sentido pejorativo e negativo que tem hoje.

- Estando plenamente abolido o Estado e a propriedade privada dos meios de produção, os trabalhadores se organizariam em cooperativas socioeconômicas, as famosas comunas. Nessas sociedades comunais, a terra e suas riquezas seriam socializadas para toda a comunidade, isto é, compartilhadas igualmente entre todos os indivíduos do grupo social, onde os meios de produção seriam coletivos e sua produção se prestaria somente para satisfazer as necessidades materiais básicas do grupo e do indivíduo. Estas cooperativas se organizariam em assembleias democráticas, onde todos teriam vez e voto, para debaterem e discutirem soluções e ações em prol de toda a comunidade. De vez em quando haveria as Grandes Assembleias ou Assembleias Gerais, em que cada cooperativa escolheria um membro para representar a comunidade nestas assembleias, que seriam democráticas em suas decisões e soluções em prol do bem-estar social e econômico de todos e todas.

- A União Soviética nunca foi comunista e nem tampouco foi plenamente socialista, pois havia a presença forte e interventora do Estado representado nas pessoas de Lênin e Stalin. Aliás, a propriedade privada dos meios de produção não foi totalmente abolida e nem totalmente coletivizada na URSS, já que estava sob o poder e o controle de Lenin, Stalin e do Alto Comando das Forças Armadas Soviéticas. A União Soviética nunca foi comunista e nem jamais foi totalmente socialista. Depois que Lenin derrubou o absolutismo do Czar e tomou o poder, apenas fez um experimento comunista inicial e pretendia expandi-lo aos poucos, mas viveu pouco e logo morreu. Depois Stalin assumiu o controle da URSS e instalou um socialismo pela metade, um quase-socialismo, um socialismo de conveniência. Stalin tinha um projeto de poder totalitário, e para se manter no poder, matava todos aqueles que fossem contra as suas decisões. Stalin mandava assassinar todos os dissidentes de seu regime, todos aqueles que o contrariava ou que criticava o seu regime. O regime político de Stalin (Stalinismo) foi totalitário (extremamente autoritário e hegemônico).

- O Nazismo, assim como o Stalinismo, foi um sistema político totalitário e hegemônico. Mas há diferenças claras entre ambos. Stalin não pregava a guerra permanente e nem pregava a disseminação de seu socialismo ao mundo. Stalin apenas mantinha sua hegemonia circunscrita à URSS. Stalin não pregava a promoção de uma "raça superior e pura", nem perseguia ou assassinava seus inimigos usando como pretexto justificar e assegurar a ascensão de uma "raça ariana". Stalin perseguia e assassinava apenas aqueles que criticassem ou contrariassem o seu regime, isto é, os dissidentes políticos do stalinismo. Stalin só entrou na 2º Guerra Mundial contra o fascismo porque Hitler atacou e invadiu um dos seus territórios, violando o acordo de não agressão que havia entre a Alemanha e a URSS.

- O Totalitarismo de Hitler era muito mais perverso e desumano que o de Stalin. Hitler assassinou milhões de crianças, mulheres e idosos apenas porque eram judeus e ciganos. Estes milhões de judeus e outras minorias não foram assassinados porque contrariaram ou criticaram o regime nazista, mas apenas porque não eram alemães puros, apenas porque não tinham o tal sangue puro da tal raça ariana alemã de Hitler. Diferente de Stalin, Hitler não assassinou esses milhões de judeus por motivos político-partidários, mas os assassinou movido por preconceito, racismo e ódio de classe. Hitler também mandou assassinar generais e civis alemães que o contrariaram política e ideologicamente, mas foram casos isolados e restritos. Diferente de Stalin, Hitler queria a guerra permanente sobre todo o mundo, queria levar a máquina nazista da guerra para todo o planeta e justificar com isso a superioridade da raça alemã sobre todas as demais. Hitler chegou a um estágio sem volta, pois queria a guerra permanente sobre o mundo apenas para legitimar e justificar a superioridade e a hierarquia da raça ariana alemã sobre todas as demais, e ele começaria pela Europa e depois para todo o restante do mundo. Ou seja, Hitler precisava ser parado e destruído imediatamente, pois sua ideologia destrutiva e racista era um perigo real e iminente para todo o mundo.

- A principal característica do nazismo é a superioridade hegemônica de "raças". E esta tal "superioridade hegemônica racial" é seguida por um forte preconceito racial, étnico, ideológico e de classe social. Por isso o nazista deseja e prega o ódio e a morte às outras "raças", etnias e grupos, sobretudo às minorias étnico-raciais e sociais. Por isso o nazista abomina negros, judeus, ciganos, homossexuais, feministas, nordestinos, índios e etc. O nazista odeia e despreza tudo aquilo que lhe é diferente e tudo aquilo que o contraria; o nazista abomina o convívio e as relações sociais com aquilo que ele considera inferior e impuro.


Em vista dessas breves considerações e apontamentos, podemos concluir algumas coisas interessantes e informativas para evitar a confusão conceitual e factual:

- Comunismo não é um sistema político, mas é um modo de produção socioeconômico.
- Comunismo nada tem a ver com guerra e muito menos prega a guerra ou o conflito, pois é um modo de produção socioeconômico cujo principal propósito é a partilha coletiva das riquezas e a geração de igualdade e justiça social. Ou seja, o comunismo é originalmente pacífico, comunitário e democraticamente distributivo social e economicamente.
- Assim, a comparação entre comunismo e nazismo é totalmente descabida, desproporcional, incoerente, injusta e inconsistente.
- O nazismo e o stalinismo são sistemas políticos totalitários, sendo que o totalitarismo de Stalin é interno e nacional, se restringindo apenas aos seus domínios territoriais originários; enquanto que o totalitarismo de Hitler é tanto interno (Alemanha) como externo (mundo) e internacionalizador, já que pretende se espalhar para todo o mundo.
- O Totalitarismo de Hitler é ideológico, partidário, político, bélico, racial e étnico.
- O Totalitarismo de Stalin é ideológico, partidário e político.
- Hitler fortaleceu seu sistema bélico (forças armadas) sobretudo para a guerra permanente aos povos justificado pela ideologia da "raça superior e pura".
- Stalin fortaleceu seu sistema bélico sobretudo para proteger seus domínios territórias de invasões e anexações e para garantir sua hegemonia e seu poder dentro da União Soviética com o intuito de derrotar conflitos políticos e ameaças de golpes de Estado internamente ao seu regime totalitário.
- O Nazismo foi muito mais perverso e destrutivo que o Stalinismo. O Nazismo representou um perigo real e iminente ao mundo com sua ideologia da guerra permanente em nome da superioridade da raça branca alemã. As formas de assassinato dos nazistas são muito mais bárbaras que as dos stalinistas. O Nazismo assassinou milhões de crianças, mulheres e idosos em câmaras de gás e em campos de trabalho forçado apenas porque não tinham o sangue puro da tal raça ariana de Hitler. Stalin assassinava sobretudo por motivos políticos, partidários e ideológicos. Em nível de barbaridade, o nazismo ultrapassa o stalinismo.
- Comunismo não é socialismo e vice-versa.
- Comunismo não é stalinismo.
- Socialismo não é stalinismo.
- A Rússia e a URSS nunca foram comunistas, nem de longe.
- O Socialismo de Stalin era um socialismo muito diferente daquele que Marx pensou e idealizou.

Enfim... Se quiserem acrescentar algo mais, estejam a vontade. Tentei ser o mais breve, didático e simples possível, pois este tema é tremendamente vasto e profundo, e para explicar tudo seria necessário milhares e milhares de páginas de discussões e análises.

Adeus!
Ellos
Ellos
Conquistas :
Alguns Esclarecimentos Importantes! GSoSZh8
Membro desde27/01/2012
Postagens21470
Fama1345
Moderador do Fórum
Moderador do Fórum
https://www.forumnsanimes.com/t60529-lista-de-personagens-naruto

Alguns Esclarecimentos Importantes! Empty Re: Alguns Esclarecimentos Importantes!

em 22/1/2020, 15:35
Comunismo não é um sistema político, mas é um modo de produção socioeconômico.
Na teoria é lindo
Na pratica é nefasto

Comunismo nada tem a ver com guerra e muito menos prega a guerra ou o conflito, pois é um modo de produção socioeconômico cujo principal propósito é a partilha coletiva das riquezas e a geração de igualdade e justiça social. Ou seja, o comunismo é originalmente pacífico, comunitário e democraticamente distributivo social e economicamente.
Democracia e comunismo juntos ?
China
Rússia
Coreia do Norte
Cuba
Venezuela

Todos países bem democráticos :horak:


Assim, a comparação entre comunismo e nazismo é totalmente descabida, desproporcional, incoerente, injusta e inconsistente.
Para alguém no Brasil falar isso realmente é fácil, porque você não vai em um Pais como a Polônia e prega o comunismo para ver se tu não é preso :horak:


O nazismo e o stalinismo são sistemas políticos totalitários, sendo que o totalitarismo de Stalin é interno e nacional, se restringindo apenas aos seus domínios territoriais originários; enquanto que o totalitarismo de Hitler é tanto interno (Alemanha) como externo (mundo) e internacionalizador, já que pretende se espalhar para todo o mundo.
Saudades Lenin
Saudades Fidel
Saudades Mao
Saudades gordinho da coreia que nunca lembro o nome


- O Totalitarismo de Hitler é ideológico, partidário, político, bélico, racial e étnico.
- O Totalitarismo de Stalin é ideológico, partidário e político.
Engraçado que hoje a Alemanha vai muito bem enquanto a Rússia... putz, sai na Rússia com seu namorado homo afetivo na rua para ver o que acontece...


Hitler fortaleceu seu sistema bélico (forças armadas) sobretudo para a guerra permanente aos povos justificado pela ideologia da "raça superior e pura".
Queria dominar a terra


O Nazismo foi muito mais perverso e destrutivo que o Stalinismo
Fale um pouco do comunismo na China

O Nazismo representou um perigo real e iminente ao mundo com sua ideologia da guerra permanente em nome da superioridade da raça branca alemã. As formas de assassinato dos nazistas são muito mais bárbaras que as dos stalinistas. O Nazismo assassinou milhões de crianças, mulheres e idosos em câmaras de gás e em campos de trabalho forçado apenas porque não tinham o sangue puro da tal raça ariana de Hitler. Stalin assassinava sobretudo por motivos políticos, partidários e ideológicos. Em nível de barbaridade, o nazismo ultrapassa o stalinismo
Mao Tse Tung ?


- Comunismo não é socialismo e vice-versa.
- Comunismo não é stalinismo.
- Socialismo não é stalinismo.
- A Rússia e a URSS nunca foram comunistas, nem de longe.
- O Socialismo de Stalin era um socialismo muito diferente daquele que Marx pensou e idealizou.
Para o grande publico da no mesmo
Trocar seis por meia dúzia
Trocar meia dúzia por seis

Rússia seria o que então ?

Marx e o pensamento dele são de 200 anos atrás, Brasil esta 30 anos atrasado porque foi liderado esse tempo por esquerdistas, comunistas são 200 anos atrasados porque se deixam guiar por um homem que nunca sonhou em poder ter em seu bolso capacidade de conhecimento praticamente ilimitado, o desejo e liberdade das pessoas é o que move o mundo na direção do consumo, você quer igualdade ? Índios tem isso de sobra, homens das cavernas eram iguais, mas, pregar isso em pleno 2020...


Enfim... Se quiserem acrescentar algo mais, estejam a vontade. Tentei ser o mais breve, didático e simples possível, pois este tema é tremendamente vasto e profundo, e para explicar tudo seria necessário milhares e milhares de páginas de discussões e análises.
Você sabe que existiu e existe comunismo na China, ne ?


________________________________________________                                

Alguns Esclarecimentos Importantes! JIIuD0P
Zeno
Zeno
Conquistas :
Alguns Esclarecimentos Importantes! O22GAla
Membro desde10/10/2017
Postagens2834
Fama163
+2500 mensagens
+2500 mensagens

Alguns Esclarecimentos Importantes! Empty Re: Alguns Esclarecimentos Importantes!

em 22/1/2020, 16:13
Reputação da mensagem: 100% (1 votos)
Esse tópico precisa de correções drásticas.

Eu não sou daqueles que separam direita e esquerda por preconceitos de X ou Y. Todas ideologias antigamente (entre final do século XIX e primeira metade do XX) eram preconceituosas em vários países. As pessoas naqueles tempos acreditavam em darwirnismo social em alguns senão todos os pontos. E você é iludido a pensar que só os direitistas eram assim? Que ilusão. Há tempos mais remotos raça não era só basicamente cor de pele e características, era algo muito mais amplo sendo sinônimo de nação (diferentes povos europeus por exemplo) e até mesmo famílias.

Amigão, Marx e Engels eram racistas a ponto de inferiorizar até mesmo poloneses. Você por acaso sabia ou tem noção disso? Engels escreveu isso até em seu livro "1877 “Anti-Dühring” e era pró genocida a povos eslavos. O racismo dos caras era até contra povos europeus.

https://fee.org/articles/anti-racists-should-think-twice-about-allying-with-socialism/

Além do maior absurdo desse tópico, de manipular informação e não dizer sobre as atrocidades cometidas pela URSS, contra o próprio povo (ao meu ver pessoal, isso é pior que contra outros). Stalin matou milhões de pessoas na Ucrânia, sem distinção. Não eram só inimigos do estado que iam pra gulags, iam pessoas desempregadas e absurdamente até mesmo alguém que faltasse por quatro vezes seguidas o trabalho, que absurdo. Vou nem citar as atrocidades que eram cometidas lá.





Você escreveu nesse tópico algumas verdades, mas acha que é possível alcançar o socialismo? Bicho, a partir de que é começado uma revolução em tal país, com líderes revolucionários se apossando do estado, torna-se impossível o socialismo dar certo. Eu nem vou citar do ponto econômico (afinal esse você e demais esquerdistas não entendem) e sim pelo simples fato que é praticamente impossível um indivíduo largar poder depois de conseguir tanto poder. Você mesmo no tópico citou sobre Stalin ser totalitário.

Nenhum país socialista deu certo ou tem qualidade de vida para seu povo, pelo contrário milhares de pessoas em qualquer lugar tomado fortemente pela esquerda, migram para outros lugares ou países. Eu posso te trazer uma lista de dezenas de exemplos. O socialismo é inalcançável em países no mundo como é hoje, não adianta chorar. Isso só é possível em tribos indígenas.




As pessoas tem que ter inteligência para distinguir preconceitos de direita e esquerda do passado para no presente. Antigamente ambas ideologias eram super preconceituosas, hoje as coisas mudaram bastante. Direita hoje prega liberdades indivíduas para todos, não criamos leis anti-racismo nem damos esmola pra minorias, os direitos devem ser os mesmos. Se existem políticos de direitas racistas, também existem os de esquerda, afinal toda vez que aparece um negro em partido de direita ele sofre racismo de esquerdistas.

Quanto ao Nazismo o estado tomava literalmente conta de toda a economia. Isso não se encaixa na direita, pelo simples fato de maioria de nos atualmente sermos minarquistas. Ao meu ver Nazismo não é de direita nem de esquerda, nem de centro, Nazismo é apenas o Nazismo. Ponto.

Entre esquerda e direita, temos que focar mais nos planos/propostas política, econômica e cultural, do que essa besteira e mimimi.

Só pra encerrar: igualdade é coisa de vagabundo retardado. Té mais.
Darkon
Darkon
Conquistas :
Alguns Esclarecimentos Importantes! DKDsKRt
Membro desde24/12/2011
Postagens8105
Fama96
Moderador do Fórum
Moderador do Fórum

Alguns Esclarecimentos Importantes! Empty Re: Alguns Esclarecimentos Importantes!

em 22/1/2020, 18:24
Resumindo o tópico: nos locais que o socialismo acabou com o país, é porque não foi um socialismo beem realizado :horak:

________________________________________________                                

N. VERSUS Temporada 4

Konoha Heroes já disponível para download!
Alguns Esclarecimentos Importantes! Koheroes-PNG
Comece 2019 da melhor forma: jogando o novo RPG Konoha Heroes! Clique na imagem acima e faça o download!

Alguns Esclarecimentos Importantes! X55me0 Alguns Esclarecimentos Importantes! XxKLhmJ
Atlas Titan
Atlas Titan
Conquistas :
Alguns Esclarecimentos Importantes! TVV3IpH
Membro desde16/10/2013
Postagens2095
Fama137
+2000 mensagens
+2000 mensagens

Alguns Esclarecimentos Importantes! Empty Re: Alguns Esclarecimentos Importantes!

em 22/1/2020, 19:49
- O Comunismo não prega a destruição e dominação dos povos, raças e nações, pois sua natureza não é política e nem bélica. O Comunismo apenas prega o fim da propriedade privada das riquezas e dos meios de produção; o fim do Estado e a coletivização das riquezas e dos meios de produção (socialização da riqueza e da produção, comuna socioeconômica). Assim, a terra e suas riquezas não seriam nem pertenceriam a uma só pessoa ou a um só grupo de pessoas, mas a toda a comunidade. No comunismo, a produção de riquezas não visaria o lucro, mas visaria apenas a satisfazer as necessidades materiais básicas da comunidade, do grupo social e do indivíduo humano. Por isso que no modo de produção comunista não haveria e nem teríamos a exploração do trabalho humano para gerar riquezas artificiais (lucro excessivo e somativo-cumulativo, o capital).

Alguns Esclarecimentos Importantes! Giphy

________________________________________________                                

Alguns Esclarecimentos Importantes! DSYe9X9
Conteúdo patrocinado

Alguns Esclarecimentos Importantes! Empty Re: Alguns Esclarecimentos Importantes!

Voltar ao Topo
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum