Sertão escreveu: Jiraya foi pressionado contra um muro de concreto, isso atrás dele é a cratera que foi aberta em cima do corpo dele, essa imagem também destaca a imposição física que ele ganha, criando buracos no solo simplesmente por aterrissar.
Aqui a demonstração de força física:

Esse buraco no prédio, dificilmente foi feito pelo impacto da Kushiyose Touro contra o corpo dele. Indo por lógica de física, a destruição do golpe do touro contra o corpo dele seria diferente de um buraco dessa distância. Eu nem vou desenhar como seria o impacto pra você, é pura questão de lógica, seria apenas rachado/quebrado o prédio. Esse buraco já existia por conta dos canos que são nítidos na imagem, o impacto apenas quebrou a parede onde ele estava.
E o Jiraya não fez demonstração de força física, atacando o touro diretamente. Nessa imagem mesmo que você mostrou (veja o tamanho do buraco direito) nem é possível ver Jiraya e os sapos, acha que ele iria dar um Taijutsu no touro (que não tinha entrado ali) e voltado atrás? Foi usado algum Ninjutsu, tenho total certeza.
Quando Fukasaku diz que Naruto superou Jiraya e Minato, provavelmente está falando com respeito a vontade do fogo, com todo aquele lance de que a nova geração supera a anterior (o que não se refere especificamente a força).
Isso é algo que eu estou dizendo? Não, é algo que foi esclarecido em um fórum gringo, com páginas de mini databook's e leitores nativos de japones envolvidos. (te passo o link do topic por MP se quiser)
A comparação de força não faz sentido, pois Naruto ali era evidentemente infeiror ao dois, principalmente a Minato.
Me manda o link por MP.
Você não entendeu meu ponto. Quando Fukasaku diz 'talvez supere Jiraya' ele está falando de um Naruto em treinamento, aquele Naruto era inferior a Jiraya, isto é um fato.
Mesmo aquele Naruto, já tinha mostrado sensoriamento e força física elevada (mostrou isso inclusive bem no começo do treinamento, quando ainda tinha aparência de sapo)
Ou seja, não tem como Jiraya não possuir sensor e força elevada, pois um Naruto Sennin inferior a Jiraya (dito por Fukasaku) já possuía estas habilidades.
O Naruto que chegou em Konoha para enfrentar Pain, e que supostamente superou Jiraya, é um Naruto com treinamento completo, este é o detalhe que você não entendeu. Então as duas falas do Fukasaku 'talvez supere Jiraya' e 'Naruto superou seus antecessores' não são conflitantes, pois se trate de Naruto em estágios diferentes.
Eu já tinha dito sobre o treinamento e que Naruto superou quando apareceu em Konoha.
Eu sempre interpretei a fala de Fukasaku, se tratando exclusivamente quanto ao Modo Sábio e ainda acredito que isso seja um fato. Fora que não é só "talvez ou tenha superado Jiraya", Fukasaku ainda disse que "aquele rosto é o sinal de um verdadeiro Sannin".
Traços de transformação é um indicativo de nível de controle, mas não é o único elemento. Naruto atingiu o Modo Sennin sem qualquer característica marcante no meio do treinamento, ele parou ali? Não, estava apenas começando. Minato também não tinha nenhum traço de sapo, e ele mesmo admite que era horrível com Senjutsu, obviamente inferior a Jiraya.
Fukasaku diz que Jiraya parecia uma pouco com sapo, e diz que era um progresso impressionante. É importante destacar que Jiraya apenas modifica o Nariz e olhos quando entra em Modo Sennin, ele pode tomar mais aparência de sapo, mas isso é absolutamente intencional, com ele transformando os membros para ganhar potência.
Não era intencional, já que ele mesmo disse que não gostava da forma e Fukasaku deixa claro que ele não dominava perfeitamente.
Eu ligo o fato de manter características de sapo como não possuindo toda a força do SM. Tenho um indicativo para isso no mangá, que eu já disse aqui:
" Fukasaku diz: "Agora o chakra Sannin está ainda mais forte do que quando estava com óleo"
Justamente quando estava com óleo, ele mantinha sinais de transformação de sapo, tal como Jiraya."Só aqui, eu não preciso dizer mais nada. Naruto quando levantou aquele sapo estátua lá, ele tinha verrugas, formato dos olhos igual do Jiraya no SM, fora que o Jiraya tinha até o nariz aumentando, olha o tanto que ele se transformava em sapo por não ter controle.
Não manter características de sapo, significa dominar melhor energia natural, creio que quanto mais domínio, mais potência e força, já que deve-se equilibrar perfeitamente as três energias. Jiraya deve usar alguma técnica para aumentar o tamanho dos membros.
Minato demorava mais e ficava por pouco tempo, provavelmente por ter pouco chakra. Ao menos ele conseguia usar e manter por um tempo sozinho, já o Jiraya precisava de ajuda dos sapinhos.

E você quer comparar a quantidade de energia natural que Jiraya absorveu ali (o Databook diz que era uma quantidade imensa) com a porcaria do Modo Sennin de 5 minutos do Gari? Que depois de um FRS e dois chou Rasengan já estava esgotado?
Naruto evidentemente superou Jiraya no domínio de energia natural, não acho que foi na luta contra Pain, e mesmo que fosse, isso não muda o fato de que Jiraya é um usuário completo de Modo sennin quando se funde ao sapos.
Você está levantando uma questão inútil comparando Jiraya e Naruto individualmente, sendo que Jiraya usa o Hack com Fukasaku e Shima, neste combo, o Modo sennin dele é completo (Dito no Databook) Naruto inclusive teria feito está mesma fusão, caso pudesse, justamente porque três usuários de Senjutsu são muito superiores quando comparados ao Modo Sennin de 5 minutos que ele tinha.
Sempre entendi que a fusão dos sapos não aumenta o nível de Senjutsu, apenas mantém sua durabilidade.

Mesmo que aumentasse, não significa que Jiraya iria conseguir controlar tanta energia natural, já que como eu disse, energia natural, física e mental devem estar em equilíbrio.
Aquela fala do Naruto mostra como ele encarava aquela luta, mais tarde, tendo a alma puxada, chegou a ser patético o suficiente para pedir para o Nagato lhe ensinar as habilidades do Rinnegan.
Naruto estava em meio a uma conversa sobre Sasuke, ele poderia muito bem ocupar as mãos de Itachi (como estava fazendo) e tirar um braço de chakra do peito com um Rasengan planetário e atingir Itachi, que não desviou nem do tentáculo de Bee.
Naruto faria isso? Não, ele queria explicar sobre Sasuke. Se fosse Jiraya base enfrentando Naruto ali, e estivessem em meio a uma conversa importante, Naruto meteria uma rasengan no peito dele, mesmo que pudesse?
Quando Naruto diz 'pensei que estávamos conversando' ele está claramente dizendo que o diálogo era o mais importante para ele ali, não a toa Naruto teve um dos piores desempenhos em combate ali, só fez merda.
Citar desempenho dele na batalha geral, pouco importa sobre sua luta de Taijutsu contra o Itachi. Ele se levantou, para atacar o Itachi no combate e tentou dar um golpe neste. Você só tenta diminuir o feito do Itachi, a luta de Taijutsu ocorreu, quer queira quer não.
Você diz que Naruto podia usar braços de chakra e Rasengan (saindo da batalha de Taijutsu), eu digo que Itachi poderia ter usado braços de Susanoo e Amaterasu. E aí?
Ainda é Bee na base, pois não usa chakra Bijuu para upar movimentos. Repito, Itachi recuou duas vezes contra Bee na base, que estava se anulando ou até perdendo para Kisame no Taijutsu.
Modo Acrobata do Bee é mais difícil de lidar que o Manto Biju.
Sasuke no ar, conseguiu desviar do Bee MJ, mas não conseguiu lidar com o Bee no Modo Acrobata. No Modo Acrobata, há vários golpes imprevisíveis seguidos, tem no quarto Databook se quiser pesquisar.
Sim, Itachi é muito hábil e reflexivo, mas aí ele claramente recuou ou seria destruído. Um coisa é você trazer feitos de agilidade do Itachi, não vou discordar que é um dos melhores e possui inclusive pontuação máxima em agilidade. Porém, Jiraya em Modo Sennin está em outro patamar, ele pode Blitzar usuários de Rinnegan com facilidade, inimigos nos quais Itachi dificilmente conseguiria superar no puro Taijutsu.
Não sei se Rinnegan é superior ao Sharingan em percepção. Nunca foi dito isso e o Rinnegan não mantém habilidades do Sharingan, do contrário, Madara não iria precisar usar o Sharingan (e não o Rinnegan) para usar Genjutsu no Kira A, bem como o Rinnegan do Sasuke não teria tomoes que mantém as habilidades do FMS.
Fora que, em nenhum momento, o Itachi usou o MS contra Naruto e Bee no Taijutsu. Se seguirmos a lógica de evolução do Sharingan por tomoes e que MS é uma versão superior, é bem óbvio que o MS tem uma percepção (clarividência, raio-x e câmera lenta) superior ao 3T. Databook mesmo, considerou a clarividência do MS como razão de sua força apesar de Tsukoyomi e Amaterasu:

Isso é suficiente. Naruto disse a Bee 'Se o Amaterasu te pegar, você já era!' e advinha? Ele só viu o Amaterasu pela luta do Jiraya com Itachi, e olha que era um Naruto kid. Imagine o quão precavido Jiraya estaria.
Naruto também conheceu quando foi resgatar o Sasuke pós luta contra Itachi.
Não importa o quão precavido ele fosse se não tem conhecimento da técnica. Mais possível que ele pense que seja um Katon com aplicação normal, facilmente desviado.
Onde Danzou foi forçado a quê? Se ele não tinha como selar as chamas, só podia recorrer ao Izanagi, o que isso tem haver com Jiraya?
Amigo, Danzo morreu em segundos.

Jiraya não ia invocar o pergaminho e selar o Amaterasu antes de morrer. Tem umas coisas que você até argumentou bem, mas isso aí já é perola e das grandes.
Se é a versão Tensei, Jiraya pode fazer um Bunshin para dar cobertura ou usar bomba de fumaça, E claro, ele também pode ser morto nesse meio tempo, mas todo o histórico da técnica, não deixa dúvidas que há tempo de reação, até mesmo Shinobis que não tinham algo tão bom como conhecimento + Fuinjutsu conseguiram se safar.
Única forma do Jiraya base, driblar Amaterasu é usando vários KB. Alias, indo até pela sua lógica, Amaterasu do Itachi vivo só foi lento para acertar o Sasuke Hebi, pq ele estava doente sendo afetado pelo MS e sem ter uma visão clara, eu já disse que Sasuke Hebi é mais rápido que o Jiraya (DB) e ele ainda estava pré-transformado e isso deu um up na velocidade dele.
Jiraya não iria usar KB, pois não tem conhecimento da técnica Amaterasu e nunca usou em batalha real.
Se for conveniente Jiraya pode se blindar em 360°, mostrou que pode manipular o cabelo como quiser.
Existe um grande erro em achar que as chamas passariam facilmente pelo cabelo, se você não sabe, as técnicas capilares do Jiraya tem a mesma durabilidade cabos de aço, Amaterasu demoraria demais para consumir algo assim.
Fora que você literalmente ignorou o que eu disse, se Jiraya estiver com o cabelo coberto por chamas, basta disparar Senbons, isso dissiparia as chamas, seria praticamente como um 'troca de pele' usado pelo cabelo.
Vou até concordar, mas é conveniência demais ele fazer isso sem conhecimento.
E o Amaterasu consumiu o braço do Raikage coisa nenhuma, ele mandou cortar para que as chmas não se propagassem, o braço dele estava inteirinho, se tivesse um Fuin de fogo como Jiraya, teria saído ileso.
Não é mostrado como ficou as partes do braço dele que foram queimadas pelo Amaterasu, mal interpretam, apenas por conta das partes ainda não afetadas.
Estou mudando minha opinião quanto a Itachi não ter meios de burlar o Gamarinshou. Ao ouvir os sapos, ele teria inteligência para saber que eles estão fazendo um Genjutsu sonoro e pode burlar usando o Izanagi, se tem Izanami, tem Izanagi também.
Jiraya pode abrir a guarda, como você mesmo diz ao ter o braço cortado pelo Shuradou, e ser pego num Amaterasu.