Fórum NS Animes
Bem vindo ao maior fórum de animes de Brasil & Portugal!

Não deixe de registrar sua conta, não é necessário confirmar e-mail! ^^

Poste 5 mensagens no fórum para ativar o seu primeiro rank e começar sua jornada! Aqui, você irá fazer amigos, participar de eventos, subir de rank e até ganhar prêmios!
Informações sobre eventos próximos
OnePieceVERSUS
NarutoVERSUS - Temp VI
Death Note Game
Em breve estarão no ar!
Os membros mais ativos do mês
317 Mensagens - 25%
171 Mensagens - 13%
135 Mensagens - 11%
123 Mensagens - 10%
104 Mensagens - 8%
100 Mensagens - 8%
87 Mensagens - 7%
83 Mensagens - 7%
78 Mensagens - 6%
78 Mensagens - 6%
Os membros mais ativos da semana
129 Mensagens - 23%
78 Mensagens - 14%
53 Mensagens - 9%
52 Mensagens - 9%
51 Mensagens - 9%
44 Mensagens - 8%
44 Mensagens - 8%
42 Mensagens - 7%
42 Mensagens - 7%
35 Mensagens - 6%
Compartilhe
Ir em baixo
Comando Omega
Comando Omega
Conquistas :
O que teria acontecido se a proclamação da republica não tivesse acontecido? OYaqmtf
Membro desde25/06/2019
Postagens3265
Fama42
+3000 mensagens
+3000 mensagens

O que teria acontecido se a proclamação da republica não tivesse acontecido? Empty O que teria acontecido se a proclamação da republica não tivesse acontecido?

em 17/10/2019, 20:34
O que aconteceria se o golpe de estado com a intenção de destituir o imperador não tivesse ocorrido?A monarquia brasileira acabaria igual a inglesa atual(monarquia constitucional)?Com Dom Pedro ii e Isabel no comando o Brasil seria mais desenvolvido?
Anonymous
Convidado
Convidado

O que teria acontecido se a proclamação da republica não tivesse acontecido? Empty Re: O que teria acontecido se a proclamação da republica não tivesse acontecido?

em 17/10/2019, 22:33
É claro que seria mais desenvolvido.

A república trouxe não só um sistema falho por essência baseado em princípios positivistas e não naturalistas, mas também herdou um vácuo de poder cujas elites visavam desde o Império em si, causando um desastre institucional que se mantém até hoje.

A palavra chave para entender a tragédia que é a república no Brasil é justamente 'instabilidade'. Em apenas 130 anos, tivemos:

- 5 golpes de Estado;
- 6 constituições (cuja primeira foi desrespeitada pelo segundo Presidente, Floriano Peixoto)
- Estados de Sítio;
- Crises Econômicas gravíssimas;
- 3 ditaduras sanguinárias;
- Revoltas e insurgências;

O golpe da república surge quando a Monarquia abole a escravidão, causando a ira das oligarquias especialmente quando do conhecimento do caráter indenizatório do processo, que viria junto por via de Isabel.
A proclamação se dá na calada da noite, fora do conhecimento público (afinal, a população e a armada imperial, vulgo marinha, eram monarquistas), e dando vivas ao Imperador, que era expulso do país sob ameaças de morte e extorsão, e essa última de fato ocorreu.

O período institucional mais estável do Brasil foi durante o Segundo Reinado sob a figura de Dom Pedro II, que assumindo o trono com apenas 15 anos, pacificou o país que estava pegando fogo durante a regência, dando claro, toda a legitimidade necessária para tal, vinda justamente da população.
O Terceiro Reinado obviamente não chegaria perto do Segundo, até porque Isabel não tinha metade dos dotes de Pedro II para comandar o País, e seu marido, Conde d'Eu, era mau visto em diversas esferas de poder, militar e civil. Porém, nada que o poder moderador não resolvesse.

Seguindo por vias constitucionais e institucionais seguras, como poderia dar errado como deu? Só mesmo com revoluções e guerras.

Não experimentaríamos República Velha, muito menos Estado Novo, nem República Populista, nem Regime Militar e claro, redemocratização sob o regime sindicalista que destruiu nossa economia.

Um Brasil nos trilhos corretos, voaria longe.

Com reformas adequadas, provavelmente teríamos um regime semelhante ao regime Espanhol, uma Monarquia Constitucional Parlamentarista, afinal, o Brasil já o era durante o Império. O regime das ilhas britânicas também está relacionado com a Commonwealth, algo improvável de ocorrer no Brasil.

Um fato interessante é que dificilmente teríamos uma coroa real, então poderíamos ser, ao lado do Japão, um dos únicos países sob regime Imperial do mundo.
ShinobinoKami
ShinobinoKami
Conquistas :
O que teria acontecido se a proclamação da republica não tivesse acontecido? O22GAla
Membro desde22/10/2018
Postagens2737
Fama102
+2500 mensagens
+2500 mensagens

O que teria acontecido se a proclamação da republica não tivesse acontecido? Empty Re: O que teria acontecido se a proclamação da republica não tivesse acontecido?

em 18/10/2019, 01:22
Não, o cenário mais provável seria o de uma Guerra interna no meio militar, que talvez chegasse a se tornar uma guerra civil, então é improvável que a Monarquia brasileira se tornasse como a Britânica, independente de quem ganhasse o conflito, sobre o desenvolvimento, não dá para saber, a Princesa e futura Rainha nunca expôs os seus planos para o Brasil até onde eu li, se ela seguisse a mesma linha do Pai, provavelmente não mudaria muita coisa, continuaríamos sendo um País agrário com um governo patrimonialista.
Anonymous
Convidado
Convidado

O que teria acontecido se a proclamação da republica não tivesse acontecido? Empty Re: O que teria acontecido se a proclamação da republica não tivesse acontecido?

em 18/10/2019, 16:38
"Guerra interna no meio militar"

Essa foi forte, nem o próprio Deodoro contava com esse tipo de insurgência. A Armada Imperial ainda era absoluta.

Sobre o país continuar a ser agrário, depois da Tarifa Alves Branco isso já era bastante improvável, e considerar o contexto da abolição + primeira guerra mundial, também traria resultados no mínimo semelhantes aos do Vargas, com a diferença que teríamos um escoamento de recursos infinitamente superior. Ainda com Mauá, o Brasil já progredia com siderúrgicas e estaleiros, cuja família Imperial apoiava apesar da contradição na Guerra do Paraguai.

O que representou o patrimonialismo no Brasil foram as elites que derrubaram a monarquia e se perduraram durante a República, e até os dias de hoje. O Império representava, até economicamente, tudo que a República destruiu, incluindo inclinações de industrialização.

Isabel tinha planos de reinserção dos escravos na sociedade e indenização, o que significava avanços em termos de capital humano na época, o que, aliado aos investimentos de petróleo no sul, poderiam trazer benefícios ímpares jamais vistos durante a república velha.
Voltar ao Topo
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum