Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais!
Bem vindo ao maior fórum de animes de Brasil & Portugal!

Não deixe de registrar sua conta para poder participar do fórum! Leia nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE e configure suas opções de privacidade: https://www.forumnsanimes.com/privacy (ao acessar nosso site, você aceita nossas políticas de privacidade)

Poste 5 mensagens no fórum para ativar o seu primeiro rank e começar sua jornada! Aqui, você irá fazer amigos, participar de eventos, subir de rank e até ganhar prêmios!

Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais!
Bem vindo ao maior fórum de animes de Brasil & Portugal!

Não deixe de registrar sua conta para poder participar do fórum! Leia nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE e configure suas opções de privacidade: https://www.forumnsanimes.com/privacy (ao acessar nosso site, você aceita nossas políticas de privacidade)

Poste 5 mensagens no fórum para ativar o seu primeiro rank e começar sua jornada! Aqui, você irá fazer amigos, participar de eventos, subir de rank e até ganhar prêmios!

Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais!
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais! Entrar

Databook 4 - Seção principal de Jutsus - Traduzido PT-BR

+19
Dragão Voador
Paulo Sassano
JefCosta23
CrossDominus
Fernando Mita
Luquinhas
Nick Hyuuga
nono191
ShinobinoKami
Naruto sennin perfect
FrutosDoMar
Black
Iriw
ItaloHyuuga
Atlas Titan
L⍱scivi⍱
Itami
BK201
Heimdall
23 participantes

descriptionDatabook 4 - Seção principal de Jutsus - Traduzido PT-BR EmptyDatabook 4 - Seção principal de Jutsus - Traduzido PT-BR

more_horiz
Pessoal, sempre tive interesse nos databooks da obra, principalmente na parte de descrição de jutsus, que ajudam a avaliar comparações, e até em competições como o Versus. Pois bem, boa parte do Databook pode ser encontrada na gringa, mas de forma espalhada, não padronizada e desorganizada. Além de estar em inglês, que limita um pouco o acesso. Portanto, decidi traduzir esses trechos que se encontram em inglês, completando onde necessário. Se fosse estimar, acho que 90% do conteúdo eu traduzi do inglês, e o resto direto das scans em japonês. Alguns, jutsus, como o Nikudan YoYo, Choshin Giga, Izanagi e Raigyaku Suihei, eu traduzi do zero, a partir das scans. Tentei fazer com cuidado as traduções, tentando trazer uma informação entendível.

Pois bem, inicialmente, eu traduzi das páginas 229 a 312, que contempla a seção de jutsus com artigos completos (artigos de meia, uma ou duas páginas). Destaco de antemão que no meio dessas páginas, como por exemplo, já na página 229, existem caixas de informação extra, as chamadas “Coleção de 100 folhas de Konoha”, que eu ainda não traduzi, me atentei inicialmente aos jutsus.

Além dessa Seção principal de jutsus, pretendo traduzir:
- As caixas da “Coleção de 100 folhas de Konoha”, que trazem algumas informações interessantes,
- A seção “Fatos Shinobi” – Páginas 215 - 226
- A seção de Mini Jutsus – Páginas 314 – 329. Essa seção tem 8 jutsus por página, totalizando 118 jutsus, descritos de forma rápida e direta.

Para apresentar as traduções, eu adotei o seguinte formato:
Cada spoiler contém a raw de uma página do databook, e logo em seguida o texto do (ou dos) jutsu nessa página. Todos os textos seguem o mesmo padrão que é:

- Linha 1 – Nome do Jutsu
- Linha 2 – Classificação 1 e 2 – Tipo de Jutsu e Alcance de jutsu – Rank do Jutsu (quando houver)
- Linha 3 – Usuários do Jutsu
- Trecho em negrito – se remete à frase de efeito sobre à técnica.
- Trecho Normal – se refere ao corpo principal do texto.
- Trecho em itálico - ↑← ↓→ Texto complementar relativos à imagens.

Observações:
- Classificação 1: Ninjutsu, Genjutsu, Taijutsu
- Classificação 2: Kekkei Genkai, Kekkei Tota, Kekkei Mora, Hiden, Fuinjutsu, Senjutsu
- Tipo de jutsu: Ofensivo, Defensivo, Suplementar
- Alcance do Jutsu: Curto, Médio e Longo Alcance

Em alguns jutsus, existe uma caixa de texto separada, como no caso do Rasenshuriken, destaquei isso tbm na tradução.  

Enfim, sem mais delongas, apresento a seção de jutsus do Databook, espero que gostem. Qualquer erro que encontrarem, ou alguma tradução que o texto em geral não ficou legal, por favor me avisem. Agradecimento pro @Yagi, que me ajudou a decifrar algumas frases em jap.

Página  229 – Acrobata :

Página  230– Amenotejikara  e Amenominaka :

Página  231– Izanagi :

Página  232– Izanami :

Página  233– Iso Susano’o e Iinjū Kongō Henge — Santōrō :

Página  234–Uchiha Gaeshi e Uchiha Kaenjin :

Página  235– Ura Shisho Fuin :

Página  236– Enton . Kagutsuchi :

Página  237– Oiroke . Gyaku Harem no Jutsu e Ooiga Gatenga :

Página  238– Kagezu Kami no Jutsu e Katsuyu Mouryujika :

Página  239– Katon . Gouka Mekkyaku e Katon . Bakufu Ranbu :

Página  240–Katon . Housenka Tsumabeni :

Página  241– Kami no Shisha no Jutsu :

Página  242– Kamui :

Página  243– Kamui Shuriken :

Página  244– Kawazu Kumite e Kawazu Tataki :

Página  245– Kanzentai Susano’o :

Página 246 – Kanchi Denden e Kidaichū — Mushikui :

Página 247 – Kuchiyose Gedou Mazou e Kuchiyose. Gojuu Rashomon :

Página  248– Kuchiyose Rinnegan :

Página  249– Gudou-Damas :

Página  250– Kurama Modo :

Página  251– Kurohigi – Kiki Sanpatsu e Gedou Rinnei Tensei no Jutsu :

Página  252– Gojou Kibakufuda e Kotoamatsukami :

Página  253– Kongo Fusa e Sabaku Sotaso Fuin :

Página  254– Jigokuzuki e Jigokudo :

Página  255– Shisekiyoujin e Musekiyoujin :

Página  256– Jiton Sakin Taiso e Juho Soshiken :

Página  257– Shurado e Jouki Boi :

Página  258– Shin . Jukai Kotan e Shinten Kugutsu  Juin no Jutsu :

Página  259– Jinton . Genkai Hakuri no Jutsu :

Página 260 – Shinra Tensei :


Última edição por Heimdall em 5/3/2019, 14:03, editado 3 vez(es)

descriptionDatabook 4 - Seção principal de Jutsus - Traduzido PT-BR EmptyRe: Databook 4 - Seção principal de Jutsus - Traduzido PT-BR

more_horiz
Página 261– Suiton. Senshokukou e Suiton. Daikoudan no Jutsu :

Página 262 – Suirō Sameodori no Jutsu :

Página 263– Sekizou e Senpou . Hakugeki no Jutsu :

Página 264– Senpo . Myojinmon Futo/Futo :

Página 265– Senpo . Muki Tensei :

Página 266/267 – Senpo Mokuton . Shinsusenju – Chojo Kebutsu :

Página 268/269 – Chibaku Tensei/ Rikudou Chibaku Tensei :

Página 270– Choshin Giga :

Página 271– Cho Choji Modo :

Página 272– DNA :

Página 273 – Tenpenchii e Doton . Kaido Shokutsu :

Página 274– Doton. Kajūgan no Jutsu e Doton . Keijūgan no Jutsu :

Página 275– Doton . Sando no Jutsu e Tomogoroshi no Haikotsu :

Página 276– Narikawari no Jutsu :

Página 277– Naruto Ittai Rendan :

Página 278– Nikudan Yo-Yo e Ningendou :

Página 279– Ninpo . Sozo Saisei -Byakugo no Jutsu :

Página 280– Hachimon Tonko no Jin :

Página 281– Banshō Ten'in :

Página 282/283 – Bijuu Dama :

Página 284– Bijuu Hachimaki e Hiraishingiri :

Página 285– Goshun Mawashi no Jutsu – Hiraishin :

Página 286 – Hiraishin Ni no Dan :

Página 287 – Hirudora e Fuinjutsu . Octopus Hold :

Página 288 – Fuuinjutsu . Koshitandan e Fūton . Shinkūgyoku / Fūton . Shinkū Taigyoku :

Página 289– Fūton . Shinkūha / Fūton . Shinkū Renpa :

Página 290/291 – Fuuton. Rasenshuriken e Senpo . Cho Bijuu Rasenshuriken :


Última edição por Heimdall em 5/3/2019, 14:40, editado 3 vez(es)

descriptionDatabook 4 - Seção principal de Jutsus - Traduzido PT-BR EmptyRe: Databook 4 - Seção principal de Jutsus - Traduzido PT-BR

more_horiz
Página  292– Futton . Koumu no Jutsu e Bunretsu no Jutsu :

Página 293– Houshi no Jutsu e Bocho Gudou Dama :

Página  294– Mugen . Kijou no Roukaku e Mizudeppo :

Página  295– Mugen Tsukuyomi :

Página  296– Mujin Meisai :

Página  297– Mokuton . Kajukai Kourin :

Página  298– Mokuton . Sashiki no Jutsu :

Página  299 – Mokuton . Hotei no Jutsu e Mokujin no Jutsu :

Página  300– Mokuton . Mokuryuu no Jutsu e Yagai :

Página  301– Yasaka no Matagama e Yasogami Kugeki :

Página  302–Youton . Youkai no Jutsu e Yomotsu Hirasaka :

Página  303– Liger Bomb e Raigyaku Suihei :

Página  304 – Raiton . Kage Bunshin no Jutsu e Raiton . Kuro Pansa :

Página  305 – Raiton . Chakra Modo e Raiton . Raijuu Tsuiga :

Página  306/307 – Rasengan – e suas variações :

Página  308– Raiton . Lariat/ Double Lariat :

Página  309– Rikudou Juubi Kyuuin :

Página  310– Rikudou Sennin Modo :

Página 311 – Limbo Rengoku :

Página  312– Reika no Jutsu :


Última edição por Heimdall em 5/3/2019, 15:13, editado 1 vez(es)

descriptionDatabook 4 - Seção principal de Jutsus - Traduzido PT-BR EmptyRe: Databook 4 - Seção principal de Jutsus - Traduzido PT-BR

more_horiz
Ficou mt boas, deve ter dado mt trabalho.

Vou deixar essas aq pra utilidade publica tbm https://imgur.com/gallery/eRnnX

Essas foram feitas a partir de traduções Russas e Inglês.

descriptionDatabook 4 - Seção principal de Jutsus - Traduzido PT-BR EmptyRe: Databook 4 - Seção principal de Jutsus - Traduzido PT-BR

more_horiz
Ótimo trabalho. Fiquei surpreso com a classificação do Obito como usuário das Invocações do Rinnegan. Isso pode ser considerado em comparações futuras?

descriptionDatabook 4 - Seção principal de Jutsus - Traduzido PT-BR EmptyRe: Databook 4 - Seção principal de Jutsus - Traduzido PT-BR

more_horiz
@Itami
Valeu!!

Sobre a parte do Obito como usuário, ele é sim listado, mas pessoalmente, não acho que ele tenha os animais. Isso pq tem caminhos como o Nigendou, que ele confirmou na obra que poderia usar, e mesmo assim o Databook não considerou ele como usuário. Enquanto isso, os animais não são nem mencionados na obra.

Uma hipótese que poderia explicar é a invocação do Gado Mazou, que poderia estar entrando no bolo do Kuchiyose Rinnegan, mas como existe um artigo específico sobre o Gedo Mazou, não faria muito sentido.

O que eu acho que rolou foi o seguinte.

A mecânica de copiar o Rinnegan do usuário para Kuchiyoses, compartilhando o campo de visão, foi explicada nesse artigo sobre o Kuchiyose Rinnegan. Como não tem um artigo especifico no Databook sobre o Pain Rikudou como um jutsu (pegar os cadáveres, inserir as estacas e controlar), eu acho que o Kishimoto usou o Kuchiyose Rinnegan pra dizer que o Obito também fez essa parte de copiar os olhos em outros corpos e compartilhar a visão, pois isso foi importante na hora de usar os 6 Jinchurikis.

Mas isso é especulação da minha parte, é claro. Do jeito que ficou, pode ser que o Kishimoto tenha considerado os animais pra ele.

descriptionDatabook 4 - Seção principal de Jutsus - Traduzido PT-BR EmptyRe: Databook 4 - Seção principal de Jutsus - Traduzido PT-BR

more_horiz
Heimdall escreveu:
A mecânica de copiar o Rinnegan do usuário para Kuchiyoses, compartilhando o campo de visão, foi explicada nesse artigo sobre o Kuchiyose Rinnegan. Como não tem um artigo especifico no Databook sobre o Pain Rikudou como um jutsu (pegar os cadáveres, inserir as estacas e controlar), eu acho que o Kishimoto usou o Kuchiyose Rinnegan pra dizer que o Obito também fez essa parte de copiar os olhos em outros corpos e compartilhar a visão, pois isso foi importante na hora de usar os 6 Jinchurikis.

Mas isso é especulação da minha parte, é claro. Do jeito que ficou, pode ser que o Kishimoto tenha considerado os animais pra ele.


Eu acho que é seguindo esse raciocínio mesmo. Veja bem, se não me engano o "Pain Animal", que invoca os animais através do Rinnegan, também é capaz de invocar os Seis Caminhos de Pain através do mesmo método, então isso deve estar relacionado aos Seis Caminhos de Pain do Obito. Porque se não for isso, não vejo sentido, a não ser o ponto que você trouxe sobre ter algo a ver com o Gedou Mazou; também é possível.

descriptionDatabook 4 - Seção principal de Jutsus - Traduzido PT-BR EmptyRe: Databook 4 - Seção principal de Jutsus - Traduzido PT-BR

more_horiz
Algo me deixou com uma pulga atrás da orelha, @Heimdall. Há um trecho na descrição da técnica Yomotsu Hirasaka, que diz o seguinte:↓

"Desviar, distrair e atacar furtivamente fazem parte do repertório da técnica, podendo ser utilizada em qualquer situação, porém não pode ser usado por ninguém além de Kaguya, que possuía os três Doujutsus primordiais."

↑"Três Doujutsu's Primordiais"? Byakugan, Sharingan, e Rinnegan? Isso explodiu a minha mente, pois pensava que o Rinne Sharingan tinha apenas os poderes do Sharingan, e não do Rinnegan também. Tanto que há um trecho no Mangá em que o Hagoromo diz que sua mãe tinha os poderes do Sharingan e do Byakugan, mas não menciona o Rinnegan.
Databook 4 - Seção principal de Jutsus - Traduzido PT-BR Screen64

Até o Rodrigo diz que ela só possui os poderes do Sharingan e Byakugan. Estou confuso agora.

descriptionDatabook 4 - Seção principal de Jutsus - Traduzido PT-BR EmptyRe: Databook 4 - Seção principal de Jutsus - Traduzido PT-BR

more_horiz
@Itami

Então, essa parte ae eu traduzi direto do Jap. O trecho literal seria:

"todos os Três principais/primordiais Doujutsus"

三大 瞳術全て

三大 - Três principais
瞳術 - Doujutsu
全て - Todos

Esse 三 é 3, e como tem o "全て" de todos logo ao lado, acho que não tem risco de ser algo do tipo: "Possui um dos três doujutsus principais". A ideia é q ela realmente possui todos.

Mas o Rinnesharingan e o Rinnegan são bastante ligados, então se for esse o caso mesmo, não é de se estranhar.

Por exemplo, o Mugen Tsukuyomi é um jutsu do Rinnesharingan (inclusive na descrição do Jutsu, esse nome é especificamente citado). É difícil imaginar que o Rinnegan seria um requisito para quebrar o jutsu sem possuir alguma ligação com o Doujutsu que o conjurou. E o Rinnegan do Sasuke é chamado só de Rinnegan mesmo, não tem nenhuma nomenclatura diferenciada.

descriptionDatabook 4 - Seção principal de Jutsus - Traduzido PT-BR EmptyRe: Databook 4 - Seção principal de Jutsus - Traduzido PT-BR

more_horiz
Heimdall escreveu:
@Itami

Então, essa parte ae eu traduzi direto do Jap. O trecho literal seria:

"todos os Três principais/primordiais Doujutsus"

三大 瞳術全て

三大 - Três principais
瞳術 - Doujutsu
全て - Todos

Esse 三 é 3, e como tem o "全て" de todos logo ao lado, acho que não tem risco de ser algo do tipo: "Possui um dos três doujutsus principais". A ideia é q ela realmente possui todos.

Mas o Rinnesharingan e o Rinnegan são bastante ligados, então se for esse o caso mesmo, não é de se estranhar.

Por exemplo, o Mugen Tsukuyomi é um jutsu do Rinnesharingan (inclusive na descrição do Jutsu, esse nome é especificamente citado). É difícil imaginar que o Rinnegan seria um requisito para quebrar o jutsu sem possuir alguma ligação com o Doujutsu que o conjurou. E o Rinnegan do Sasuke é chamado só de Rinnegan mesmo, não tem nenhuma nomenclatura diferenciada.


Bem, isso muda um pouco o meu pensamento. O que eu acho mesmo é que houve um reboot por parte do Kishimoto na questão do Rinne Sharingan, no qual ele digamos que mudou de idéia na questão dos seus respectivos poderes; coisa que já aconteceu antes com outros personagens... Essa é uma situação um tanto quanto complicada, pois o Rinnegan é uma Kekkei Moura do Hagoromo; o que significa que ele é o progenitor do doujutsu, e é com o chakra dele que se desperta. Você tem certeza que a tradução não pode ser algo do tipo: "possui um dos três doujutsu's principais."?

descriptionDatabook 4 - Seção principal de Jutsus - Traduzido PT-BR EmptyRe: Databook 4 - Seção principal de Jutsus - Traduzido PT-BR

more_horiz
Itami escreveu:


Bem, isso muda um pouco o meu pensamento. O que eu acho mesmo é que houve um reboot por parte do Kishimoto na questão do Rinne Sharingan, no qual ele digamos que mudou de idéia na questão dos seus respectivos poderes; coisa que já aconteceu antes com outros personagens... Essa é uma situação um tanto quanto complicada, pois o Rinnegan é uma Kekkei Moura do Hagoromo; o que significa que ele é o progenitor do doujutsu, e é com o chakra dele que se desperta. Você tem certeza que a tradução não pode ser algo do tipo: "possui um dos três doujutsu's principais."?


Essa parte de uma mudança de pensamento eu tenho bastante convicção que rolou mesmo. Antes da época dos Jins do Juubi, tudo apontava pra uma linha evolutiva - Sharingan -> MS -> (FMS ->) -> Rinnegan dentro do mesmo material genético.

Um outro ponto, é que se formos considerar as mídias pós mangá, o Momoshiki reconheceu imediatamente o Rinnegan do Sasuke, e o chamou de Rinnegan mesmo. E ele não sabia nem da situação da Kaguya, quanto mais se tinha filhos ou algo do gênero. Além de possuir rinnegans nas mãos. Ou seja, tudo isso aponta para o Rinnegan fazer parte do material genético dos Otsutsuki, antes mesmo do Hagoromo. Desse modo, esse gene teria sido carregado pra ele, inevitavelmente, pela Kaguya.

Sobre a tradução, cara, eu não posso dar uma certeza de 100% quanto a nada, pq não sou fluente em Jap.

Os Kanjis extraídos da frase completa são esses aqui:

回避 、 攪乱 , 奇 襲 と 、 あらゆる 場面 で 活用 できる が 、 三 大 瞳 術 全て を 持つ カグヤ 以外 で は 使い こ なせ ない だろ う 。

Dá pra quebrar em duas partes. A primeira é essa:
回避 、 攪乱 , 奇 襲 と 、 あらゆる 場面 で 活用 できる が 、

Aqui, ele fala dos poderes do Jutsu:
"Desviar, distrair e atacar furtivamente fazem parte do repertório da técnica"  

Então, o trecho que fala dos doujutsus é:
三 大 瞳 術 全て を 持つ カグヤ 以外 で は 使い こ なせ ない だろ う 。

O tradutor sempre joga "todos os três doujutsus" por causa desse 全て  (Subete), que significa todos.  E na frase ele tá ligado em doujutsus, o trecho inicial, foneticamente, fica assim:

"San dai Dou-jutsu subete"

Esse trecho, do jeito que tá, não deixa muita brecha.

De qualquer forma, os Kanjis da última frase estão todos aí. Se tiver alguém que manja de Jap, dá pra ver uma tradução melhor.

descriptionDatabook 4 - Seção principal de Jutsus - Traduzido PT-BR EmptyRe: Databook 4 - Seção principal de Jutsus - Traduzido PT-BR

more_horiz
Itami escreveu:

Bem, isso muda um pouco o meu pensamento. O que eu acho mesmo é que houve um reboot por parte do Kishimoto na questão do Rinne Sharingan, no qual ele digamos que mudou de idéia na questão dos seus respectivos poderes; coisa que já aconteceu antes com outros personagens... Essa é uma situação um tanto quanto complicada, pois o Rinnegan é uma Kekkei Moura do Hagoromo; o que significa que ele é o progenitor do doujutsu, e é com o chakra dele que se desperta. Você tem certeza que a tradução não pode ser algo do tipo: "possui um dos três doujutsu's principais."?


Na realidade @Itami esse dito de que o Hagoromo é o progenitor do Doujutsu, não passa de uma informação manipulada pelo próprio Kuro Zetsu. Quando se une o genes Uchiha e Senju, o chakra que é despertado é bem mais antigo que o chakra do Hagoromo, ou até mesmo mais antigo que a Kaguya: o chakra da Shinjū (Juubi).

E a dica estava bem aqui:

Databook 4 - Seção principal de Jutsus - Traduzido PT-BR Picsar29

↓ A aparência do Rinnegan aparece nos olhos daqueles afetados pelo Jutsu.


O Rinnegan não é nada mais que parte do genes que foi transmitido pelo Rinesharigan da Kaguya, uma segunda bipartição desse genes gerou Mokuton e o Sharingan, ao juntar essas características genéticas você acessa parte do chakra que possui o Juubi/Árvore Divina (progenitor do Rinnesharigan) e é aí que a gente erroneamente diz que o Rinnegan é o despertar do Chakra do Hagoromo, quando na verdade é algo que vem da Shinjū. Quanto ao byakugan é algo da genética dos Outsutsukis (é o único doujutsu que realmente é deles), mas essa característica genética dos Otsutsukis se tornou recessiva no Hagoromo para despertar no Hamura.

descriptionDatabook 4 - Seção principal de Jutsus - Traduzido PT-BR EmptyRe: Databook 4 - Seção principal de Jutsus - Traduzido PT-BR

more_horiz
Muito bom mano Heim, meus parabéns. (tenho a sensação que já postei isso aqui a)

Muitas das informações trazidas por você refutam várias das bobagens que eu já disse nesse fórum :sasaki:

Achei interessante a descrição do Yagai, um Dragão de Chakra foi algo meio non sense para mim, imaginava que fosse um bicho de vapor de sangue assim como o Hirudora é de vapor de suor, e ambos sendo ataques físicos. Isso abre uma outra interpretação sobre a velocidade dele, quer dizer, o que distorce o espaço é o Dragão e não a velocidade do Gai, é como um escudo que o protege de todo e qualquer ataque uma vez que todos serão distorcidos, tornando o chute indefensável na medida em que a velocidade não pode ser acompanhada e contra ataques não surtirão efeito.

descriptionDatabook 4 - Seção principal de Jutsus - Traduzido PT-BR EmptyRe: Databook 4 - Seção principal de Jutsus - Traduzido PT-BR

more_horiz
Não tinha lido ainda a página sobre o Izanagi mas achei interessante isso daqui:

"A duração que o jutsu fica ativo depende da capacidade de poder do usuário."

O que basicamente confirma o que eu tinha falado nesse meu tópico sobre o Izanagi (mas uma galera teimosa ainda estava se recusando a entender):

https://www.forumnsanimes.com/t72982-izanagi-versoes-diferentes

descriptionDatabook 4 - Seção principal de Jutsus - Traduzido PT-BR EmptyRe: Databook 4 - Seção principal de Jutsus - Traduzido PT-BR

more_horiz
Excelente tópico, @Heimdall! Imagino o trabalho que você deve ter tido para traduzir tanta coisa! rs

Também sempre tive interesse nos databooks de Naruto, mas como não tinha um modo fácil de ler o DB4, acabei absorvendo pouca informação dele! Obrigado por compartilhar as traduções!
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos