Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais!
Bem vindo ao maior fórum de animes de Brasil & Portugal!

Não deixe de registrar sua conta para poder participar do fórum! Leia nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE e configure suas opções de privacidade: https://www.forumnsanimes.com/privacy (ao acessar nosso site, você aceita nossas políticas de privacidade)

Poste 5 mensagens no fórum para ativar o seu primeiro rank e começar sua jornada! Aqui, você irá fazer amigos, participar de eventos, subir de rank e até ganhar prêmios!

Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais!
Bem vindo ao maior fórum de animes de Brasil & Portugal!

Não deixe de registrar sua conta para poder participar do fórum! Leia nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE e configure suas opções de privacidade: https://www.forumnsanimes.com/privacy (ao acessar nosso site, você aceita nossas políticas de privacidade)

Poste 5 mensagens no fórum para ativar o seu primeiro rank e começar sua jornada! Aqui, você irá fazer amigos, participar de eventos, subir de rank e até ganhar prêmios!

Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais!
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais! Entrar

descriptionAbsolutismo Moral x Relativismo Moral EmptyAbsolutismo Moral x Relativismo Moral

more_horiz
Com qual destas filosofias vocês mais se identificam? A moral seria uma só, pessoas, grupos, sociedades a reconhecendo ou não? A moral seria relativa aos indivíduos, grupos, etc, e estes seriam os verdadeiros desenvolvedores da sua própria moral?

descriptionAbsolutismo Moral x Relativismo Moral EmptyRe: Absolutismo Moral x Relativismo Moral

more_horiz
Ambas são importantes, até porque nossa moral é baseada tanto no coletivismo quanto no relativismo(individualismo).

descriptionAbsolutismo Moral x Relativismo Moral EmptyRe: Absolutismo Moral x Relativismo Moral

more_horiz
Eu sou do time "absolutismo moral", mas eu acho que é o "relativismo moral" que é aplicado atualmente. Afinal, segundo o dicionário a moral é o conjunto de regras adquiridas através da cultura, da educação, da tradição e do cotidiano, então é meio óbvio que ela muda dependendo da região, já que cada uma tem uma diferente cultura, educação, tradição e cotidiano. Porém, no significado original da palavra – ou seja, sua etimologia – a moral significa "aquilo que gera uma ação genuinamente humana e que brota a partir de dentro do sujeito moral". Em outras palavras, se refere a um tipo de instinto humano que nos faz julgar, por nós mesmos, quais atitudes são corretas. Quais são certas ou erradas. Fazendo um paralelo com aquela discussão de se o ser humano nasce bom e se torna mal ou nasce mal e se torna bom, eu acredito que ao invés de você desenvolver moral ao longo da sua vida ("se tornar bom") você tem a sua moral deturpada ("se torna mal") a partir do momento em que você encarna pela primeira vez, primeiro pelo conhecimento da dor e segundo pelas influências negativas daqueles ao seu redor – Porque eu sou espírita, então acho que os seres começam ignorantes e o "mal" que desenvolve ao nascer pela primeira vez acaba passando de uma encarnação para outra, mas a partir do momento em que você reencarna mais vezes você adquire mais conhecimento e, graças a ele, volta a entender a moral original, tornando-se "bom".

Por isso, apesar de o "relativismo moral" ser o aplicado hoje em dia na sociedade, pois cada região tem a sua própria ideia de moral que passa para as próximas gerações, eu acredito que existe uma moral universal que vem do conhecimento. Quanto mais você aprende sobre as pessoa e sobre o mundo, mais a sua moral universal surge pois, assim como o nome original da moral diz, ela é algo que vem de dentro, não de fora. Algo que foi completamente deturpado no conceito atualizado. A medida que vamos aprendendo e evoluindo nossa moral vai se tornando mais semelhante até que atinjamos a moral universal. Por isso acredito no absolutismo moral.

descriptionAbsolutismo Moral x Relativismo Moral EmptyRe: Absolutismo Moral x Relativismo Moral

more_horiz
É o seguinte a moral é alterada pela consciência individual(ou relativismo moral), mas como assim? Émile Durkheim definiu a consciência do individuo ou seja nós em duas consciências,que são a consciência coletiva e a consciência individual, sendo a consciência individual responsável por alterar a consciência coletiva e como consequência dessa alteração ocorre uma mudança na moral,por exemplo antigamente era normal mulheres não terem direito ao voto e nem direitos trabalhista o máximo que uma mulher podia almejar era se casar com um homem rico, graças a reflexão da consciência individual de alguma pessoas(principalmente mulheres) as coisas mudaram, hoje apesar de ainda haver desigualdade as coisas são muito diferentes.

descriptionAbsolutismo Moral x Relativismo Moral EmptyRe: Absolutismo Moral x Relativismo Moral

more_horiz
Moral é (parcialmente) relativa, ética é absoluta.
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos