Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais!
Bem vindo ao maior fórum de animes de Brasil & Portugal!

Não deixe de registrar sua conta para poder participar do fórum! Leia nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE e configure suas opções de privacidade: https://www.forumnsanimes.com/privacy (ao acessar nosso site, você aceita nossas políticas de privacidade)

Poste 5 mensagens no fórum para ativar o seu primeiro rank e começar sua jornada! Aqui, você irá fazer amigos, participar de eventos, subir de rank e até ganhar prêmios!

Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais!
Bem vindo ao maior fórum de animes de Brasil & Portugal!

Não deixe de registrar sua conta para poder participar do fórum! Leia nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE e configure suas opções de privacidade: https://www.forumnsanimes.com/privacy (ao acessar nosso site, você aceita nossas políticas de privacidade)

Poste 5 mensagens no fórum para ativar o seu primeiro rank e começar sua jornada! Aqui, você irá fazer amigos, participar de eventos, subir de rank e até ganhar prêmios!

Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais!
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais! Entrar

Meritocracia

+8
Heimdall
Mitsashi
Ninjalx
Math
NikyNeko
Wolfgang
Lipert
K
12 participantes

descriptionMeritocracia - Página 2 EmptyRe: Meritocracia

more_horiz
Depende do como vc quer considerar o conceito.

Pelo viés de "até onde o sujeito vai na vida", realmente nunca vai existir perfeitamente pq as pessoas são diferentes. Até a própria amplitude do conceito se contradiz. Ao se dizer q o justo é q a pessoa que tenha mais talento e q se esforce mais tenha um resultado melhor, já se cai em uma contradição, afinal ao ter mais talento, vc precisa de menos esforço pra compensar. Qual dos dois é mais justo?

Agora como critério de escolha, é algo até óbvio q praticamente todo mundo faz. Exemplo do @Lipert, se vc tem condições de ir em dois dentistas resolver o seu problema, é óbvio q vc vai procurar o melhor dos 2. Ao ir num show ou comprar um cd, a pessoa acaba procurando o artista q mais lhe agrada, mesmo q os critérios sejam pessoais. Escolher um restaurante pra comer, vc procura a melhor comida, para o seu gosto, dentro do preço.

Entrando no setor público, a meritocracia ajuda bastante. No viés de educação, vestibular, com ou sem cota, já é uma forma de meritocracia. O recurso pra educação é público e vem de imposto pago por todos, eliminar a meritocracia seria fazer um sorteio de vagas. Ou juntar prefeito da cidade e governador e dar a vaga pra amigos, seguidores políticos, etc. E esse segundo aconteceu por muito tempo no Brasil com cargos públicos. Até hj tem servidor q entrou pela janela, como dizem, colocado lá por nepotismo ou apadrinhamento político.

No setor privado, os exemplos são análogos. Meritocracia é a pessoa com melhor desempenho (seja em serviço, capacidade de gestão, trabalho em equipe, ou qualquer critério lógico) ser promovida, ganhar gratificação, etc. O contrário é um amigo do chefe ou alguém q bajula, chegar lá com um desempenho muito pior.

O q eu penso pessoalmente é q não existe nem nunca vai existir uma proporção direta e perfeita entre sucesso e esforço/talento afinal as pessoas são diferentes, tem famílias diferentes (e aqui não é só questão de dinheiro, quem cria pode passar valores q te ajudam ou q te atrapalham) e vivem vidas diferentes. Então se a visão de meritocracia de vcs for essa, realmente não existe, mesmo em um país desenvolvido. Mas princípios de meritocracia aplicados nas relações humanas são bastante positivos. Na ausência deles, voltamos pra sistemas como poder hereditário, nepotismo, etc.

descriptionMeritocracia - Página 2 EmptyRe: Meritocracia

more_horiz
Zeno escreveu:
É, se um menino rico vira um bom engenheiro ele não merece mérito nenhum. Afinal ele era rico, sempre teve acesso a educação particular para estudar o dia inteiro e o papai dele pagou uma boa faculdade para ele estudar o dia inteiro também.

Podia virar um vagabundo drogado eternamente dependente da família riquinha, mas preferiu estudar nos melhores e mais difíceis meios para virar um bom engenheiro e criar uma empresa. Mas ele não merece reconhecimento nenhum, nem mais que um mendigo que ele decidiu empregar, simplesmente pelo fato de ter nascido rico. Agora se um menino "pobre" (entre aspas pois apesar de usufruir de serviços públicos não teve muitas dificuldades na vida) consegue exercer a mesma profissão, merece todo reconhecimento e até um filme.

:guei:


descriptionMeritocracia - Página 2 EmptyRe: Meritocracia

more_horiz
Sim, e todos também acreditam nela, caso contrário ninguém nunca se esforçaria para nada, no mínimo.

Agora, se a meritocracia é como dizem os bolsominions, então não funciona, pq a desigualdade de oportunidades já desmente. Se é como dizem os newleft's, então também não funciona, pq a diferença de opiniões, vontades, sentimentos, gostos, preferências etc, é o que vai ditar a diferença nas pessoas e portanto, a diferença no mérito.

Meritocracia é o regime de proporção direta entre esforço e ganho, é claro que é um conceito relativo e possui diversas variáveis, no entanto, pode ser aplicado em diversas situações como estudos, dedicação etc. Mas não única e exclusivamente tendo em vista que para obter ganhos críveis, você precisa saciar os desejos do mercado e/ou da sociedade, não adianta se matar para cavar um buraco imensurável no seu quintal, ele não valerá nada se ninguém der valor a ele.

Lembrem-se que o ser humano é imperfeito e que portanto, não houve, não há e não haverá ordem social perfeita derivada deste. Meritocracia é um conceito relativo, é moldável, aplicável e explicável em casos específicos, não é universal.

descriptionMeritocracia - Página 2 EmptyRe: Meritocracia

more_horiz
Acredito em aristocracia .

descriptionMeritocracia - Página 2 EmptyRe: Meritocracia

more_horiz
NikyNeko escreveu:
Lipert escreveu:
Isso de pais que têm dinheiro pra colocar os filhos em escolas privadas e os que estudam em escolas públicas não é problema da meritocracia, mas sim da falta de qualidade na educação pública. E sobre o acesso à cultura, será que realmente não há acesso? Ou os jovens só estão mais preocupados em ir assistir os Vingadores no cinema do que ir numa biblioteca pública pra ler um livro?

Não há nada mais justo e óbvio que dizer que os que mais se esforçarem e que conseguirem mais resultados devem ter recompensas maiores. Não acreditar nisso não faz sentido. Se a pessoa que não acredita na meritocracia está com dor no dente, e há dois dentistas, um bom e um péssimo, ela vai escolher o péssimo? É claro que não.


Pô, mas o negócio não funciona, fazer o quê? Eu até disse isso no meu comentário anterior. No final, quem ganha mais não é quem se esforça mais, é quem já nasce com vantagens pra início de conversa. Mesmo que uma pessoa que começa mais baixo na sociedade acabe enriquecendo, a verdade é que ela não ganhou mais pelo seu esforço, porque o filhinho de papai que não se esforçou nada chegou ali também. Meritocracia é um mito cor de rosa não-aplicável, igualzinho o comunismo.


Claro que funciona. Você está confundindo meritocracia com uma ideia distorcida de "esforçocracia". Não dá pra medir o esforço de cada um, mas dá pra medir o mérito (ou seja, o resultado da pessoa). É óbvio que o mérito depende do esforço, mas o que está sendo usado pra comparar é o mérito em si, que pode ser medido. Em um mundo com recursos escassos, é necessário escolher alguém para algo usando algum método, podendo ser pelos resultados, pela amizade, ou qualquer outra coisa. O melhor é pelo mérito (resultados), porque é o método mais objetivo e justo em minha opinião. Mas se você tem alguma ideia alternativa a essa, estou aguardando.

Agora, você fala sobre escolas públicas, eu estudei a vida toda em escola pública, estudei e passei no vestibular na frente de muita gente que estudou em escola particular a vida toda.

Sobre a qualidade de escolas públicas, é verdade que é um nível muito abaixo das privadas, mas se a pessoa quiser (e mostrar seus resultados), ela pode fazer provas pra ganhar uma bolsa 100% em escolas particulares, também. Além disso, vocês desviam o foco da educação pública ruim pra ficar jogando a culpa na "meritocracia". A meritocracia nada tem a ver com esses problemas que os governos passados deixaram. O problema deve ser resolvido, não a meritocracia em si.

Aliás, você pode achar inúmeras histórias de vida como essa, que são o exemplo da meritocracia na prática e de como o esforço está relacionado com os resultados (méritos):

https://www.opovo.com.br/noticias/brasil/2017/10/filho-de-pedreiro-e-de-empregada-domestica-passa-em-harvard.html

Enfim, alguém pode até não gostar da meritocracia, mas negar a existência da mesma é um completo absurdo.

descriptionMeritocracia - Página 2 EmptyRe: Meritocracia

more_horiz
Zeno escreveu:
É, se um menino rico vira um bom engenheiro ele não merece mérito nenhum. Afinal ele era rico, sempre teve acesso a educação particular para estudar o dia inteiro e o papai dele pagou uma boa faculdade para ele estudar o dia inteiro também.

Podia virar um vagabundo drogado eternamente dependente da família riquinha, mas preferiu estudar nos melhores e mais difíceis meios para virar um bom engenheiro e criar uma empresa. Mas ele não merece reconhecimento nenhum, nem mais que um mendigo que ele decidiu empregar, simplesmente pelo fato de ter nascido rico. Agora se um menino "pobre" (entre aspas pois apesar de usufruir de serviços públicos não teve muitas dificuldades na vida) consegue exercer a mesma profissão, merece todo reconhecimento e até um filme.

:guei:


Vou te apresentar uma ótima psicóloga. Ela tirava péssimas notas, pagou uma escola que deixaria ela não repetir de ano tendo aulas extras, pagou professor particular, ainda não conseguiu nota, não passou no ENEM, pagou faculdade particular e agora vai se formar com os pontos dos trabalhos que os colegas dela fizeram e ela ficou com os pontos porque eram trabalhos em grupo. Os pais dela podem inclusive acabar comprando um escritório muito bem localizado pra ela. Mas já que dinheiro não faz diferença ela deve ser extremamente competente, então sempre que precisar eu posso recomendar ela :guei:

Lipert escreveu:
NikyNeko escreveu:
Lipert escreveu:
Isso de pais que têm dinheiro pra colocar os filhos em escolas privadas e os que estudam em escolas públicas não é problema da meritocracia, mas sim da falta de qualidade na educação pública. E sobre o acesso à cultura, será que realmente não há acesso? Ou os jovens só estão mais preocupados em ir assistir os Vingadores no cinema do que ir numa biblioteca pública pra ler um livro?

Não há nada mais justo e óbvio que dizer que os que mais se esforçarem e que conseguirem mais resultados devem ter recompensas maiores. Não acreditar nisso não faz sentido. Se a pessoa que não acredita na meritocracia está com dor no dente, e há dois dentistas, um bom e um péssimo, ela vai escolher o péssimo? É claro que não.


Pô, mas o negócio não funciona, fazer o quê? Eu até disse isso no meu comentário anterior. No final, quem ganha mais não é quem se esforça mais, é quem já nasce com vantagens pra início de conversa. Mesmo que uma pessoa que começa mais baixo na sociedade acabe enriquecendo, a verdade é que ela não ganhou mais pelo seu esforço, porque o filhinho de papai que não se esforçou nada chegou ali também. Meritocracia é um mito cor de rosa não-aplicável, igualzinho o comunismo.


Claro que funciona. Você está confundindo meritocracia com uma ideia distorcida de "esforçocracia". Não dá pra medir o esforço de cada um, mas dá pra medir o mérito (ou seja, o resultado da pessoa). É óbvio que o mérito depende do esforço, mas o que está sendo usado pra comparar é o mérito em si, que pode ser medido. Em um mundo com recursos escassos, é necessário escolher alguém para algo usando algum método, podendo ser pelos resultados, pela amizade, ou qualquer outra coisa. O melhor é pelo mérito (resultados), porque é o método mais objetivo e justo em minha opinião. Mas se você tem alguma ideia alternativa a essa, estou aguardando.

Agora, você fala sobre escolas públicas, eu estudei a vida toda em escola pública, estudei e passei no vestibular na frente de muita gente que estudou em escola particular a vida toda.

Sobre a qualidade de escolas públicas, é verdade que é um nível muito abaixo das privadas, mas se a pessoa quiser (e mostrar seus resultados), ela pode fazer provas pra ganhar uma bolsa 100% em escolas particulares, também. Além disso, vocês desviam o foco da educação pública ruim pra ficar jogando a culpa na "meritocracia". A meritocracia nada tem a ver com esses problemas que os governos passados deixaram. O problema deve ser resolvido, não a meritocracia em si.

Aliás, você pode achar inúmeras histórias de vida como essa, que são o exemplo da meritocracia na prática e de como o esforço está relacionado com os resultados (méritos):

https://www.opovo.com.br/noticias/brasil/2017/10/filho-de-pedreiro-e-de-empregada-domestica-passa-em-harvard.html

Enfim, alguém pode até não gostar da meritocracia, mas negar a existência da mesma é um completo absurdo.


De repente a exceção virou regra? Claro, tem pessoas que conseguem subir na vida apesar de terem começado lá em baixo, então suponho que todos que pertencem à classe baixa (maioria do país) ou não se esforçaram, ou são burros e não tem “mérito” pra subirem na vida. Certas pessoas simplesmente não tem condições de mostrarem resultados. Algumas pessoas que estudam na escola pública não SÓ estudam, elas TRABALHAM. E muitas vezes não podem nem ir pra escola porque precisam trabalhar. Às vezes a escola é longe e eles não tem dinheiro pro ônibus. Às vezes eles vão e não têm nem sapato. Às vezes eles vão pra COMER porque não tem nada em casa. Às vezes não tem dinheiro pro material que não chega na escola graças aos desvios de dinheiro e não tem internet em casa pra conseguirem estudar, não tem caderno, não tem lápis e precisam aprender tudo na base da decoreba. Vocês parecem que viveram numa bolha e acham que a vida de todo mundo é fácil e simples como a de vocês. Tem gente em situações que vocês nem imaginam. Tem gente que tem muita competência e não arranja trabalho por falta de contatos, como a minha mãe, por exemplo. Meritocracia é um mito. Não existe. A minha vida é assustadoramente fácil e 90% disso é por causa do meu dinheiro. Eu não trabalho, tenho professores sensacionais e basta ouvir o que eles dizem para já aprender boa parte da matéria. Em escolas públicas às vezes o professor nem vai. Eu tenho acesso a internet banda larga e consigo encontrar inúmeras formas mais simples de estudar por causa dela. Eu tive aulas particulares, eu tive atenção especial, eu tive o melhor do melhor, eu mostrei resultados até sem querer. Meritocracia não funciona. Obviamente que o esforço e competência ajuda muito, mas para ganhar do dinheiro e dos contatos tem que ser um esforço e competência sobre-humanos. Pode ter uma pessoa com um talento assustador pra tocar piano na favela que nunca vai ser descoberto porque nunca na vida a pessoa vai tocar num piano, nem ter aulas e nem merda nenhuma. Ela vai vender água na praia num calor infernal e rezar para pagar as contas porque nunca teve condições de ir à escola. Sabe o que funciona? “Oportunicracia”. Você dá oportunidades pras pessoas e vê quais vão se agarrar a elas. ISSO é “mérito” de verdade. Eu tenho uma prima que com 12 anos tem a flexibilidade de um bebê e é a melhor ginasta que eu já vi. Ela conseguiu “bolsa” pra fazer aula de ginástica, ela mostrou muitos resultados, mas por falta de dinheiro ela precisou se mudar para um lugar longe demais de onde ela fazia aulas e a mãe não pode levar porque precisa trabalhar, e o país está tão perigoso que ela jamais permitiria que a menina com 12 anos ande de ônibus sozinha pra chegar lá. Ela tem mérito, não tem oportunidade e provavelmente o talento dela vai ser enterrado na história. Vai lá e diz pra ela que ela não vai subir na vida porque não tem mérito ou mostrou resultados o bastante. Quem sabe, talvez se ela fosse uma Deusa da ginástica ou professores iam até outra cidade pra levar ela de carro ou pelo menos pagariam um uber, não é mesmo? Se não fizeram isso é porque ela não tem “mérito”

descriptionMeritocracia - Página 2 EmptyRe: Meritocracia

more_horiz
Minha amiguinha Niky sempre a mesma, com muitas opiniões e nenhum fundamento logico.

:jerry:

descriptionMeritocracia - Página 2 EmptyRe: Meritocracia

more_horiz

Vou te apresentar uma ótima psicóloga. Ela tirava péssimas notas, pagou uma escola que deixaria ela não repetir de ano tendo aulas extras, pagou professor particular, ainda não conseguiu nota, não passou no ENEM, pagou faculdade particular e agora vai se formar com os pontos dos trabalhos que os colegas dela fizeram e ela ficou com os pontos porque eram trabalhos em grupo. Os pais dela podem inclusive acabar comprando um escritório muito bem localizado pra ela. Mas já que dinheiro não faz diferença ela deve ser extremamente competente, então sempre que precisar eu posso recomendar ela :guei:

Se ela pagou a faculdade particular e se ela é muito boa no que faz, mérito dela. Próximo?

PS: Os pais dela podem comprar um escritório muito bem localizado, mérito deles.

De repente a exceção virou regra? Claro, tem pessoas que conseguem subir na vida apesar de terem começado lá em baixo, então suponho que todos que pertencem à classe baixa (maioria do país) ou não se esforçaram, ou são burros e não tem “mérito” pra subirem na vida. Certas pessoas simplesmente não tem condições de mostrarem resultados.

Algumas pessoas que estudam na escola pública não SÓ estudam, elas TRABALHAM. E muitas vezes não podem nem ir pra escola porque precisam trabalhar. Às vezes a escola é longe e eles não tem dinheiro pro ônibus. Às vezes eles vão e não têm nem sapato. Às vezes eles vão pra COMER porque não tem nada em casa. Às vezes não tem dinheiro pro material que não chega na escola graças aos desvios de dinheiro e não tem internet em casa pra conseguirem estudar, não tem caderno, não tem lápis e precisam aprender tudo na base da decoreba. Vocês parecem que viveram numa bolha e acham que a vida de todo mundo é fácil e simples como a de vocês. Tem gente em situações que vocês nem imaginam.

Então vamos focar em corrigir o problema (algo, aliás, que será feito APESAR de vocês que ficam só reclamando de tudo), deixar esse mimimi contra a meritocracia e focar nos pontos fundamentais. É o que eu disse no início, a meritocracia é o único método justo e objetivo para a escolha. Como você pretende fazer um método sem meritocracia? Isso não quer dizer que a concorrência atualmente está justa, pois ela só será justa a partir do momento que a educação pública for de qualidade.

Uma observação é que não estou falando que quem não consegue é burro ou que não possuem méritos, mas estou dizendo que esse método de escolha é baseado nos RESULTADOS, e não há outro método justo/objetivo pra fazer essa escolha.

Tem gente que tem muita competência e não arranja trabalho por falta de contatos, como a minha mãe, por exemplo.

Contatos também são mérito. Fazer um bom network é fundamental em algumas áreas. E olha que esse não é meu forte, mas não posso desprezar o mérito de alguém que tem esse ponto forte.

Meritocracia é um mito. Não existe. A minha vida é assustadoramente fácil e 90% disso é por causa do meu dinheiro. Eu não trabalho, tenho professores sensacionais e basta ouvir o que eles dizem para já aprender boa parte da matéria. Em escolas públicas às vezes o professor nem vai. Eu tenho acesso a internet banda larga e consigo encontrar inúmeras formas mais simples de estudar por causa dela. Eu tive aulas particulares, eu tive atenção especial, eu tive o melhor do melhor, eu mostrei resultados até sem querer. Meritocracia não funciona.


O que você disse não faz sentido algum. Então vamos fazer assim, a gente dá sua vaga pra faculdade pra alguém que tire uma nota bem ruinzinha, e fala que é o método anti-meritocrático, que tal?

Ou então a gente sorteia as vagas, e ninguém mais precisa estudar sério (além de ser um método totalmente injusto).

Obviamente que o esforço e competência ajuda muito, mas para ganhar do dinheiro e dos contatos tem que ser um esforço e competência sobre-humanos. Pode ter uma pessoa com um talento assustador pra tocar piano na favela que nunca vai ser descoberto porque nunca na vida a pessoa vai tocar num piano, nem ter aulas e nem merda nenhuma. Ela vai vender água na praia num calor infernal e rezar para pagar as contas porque nunca teve condições de ir à escola.


Cabe a cada um descobrir no que é bom. E após descobrir, mesmo que a pessoa seja talentosa e competente, precisa ter méritos na aquisição de uma boa rede de contatos, na demonstração de seu talento, e etc.

Se não der em uma área, invista em outra área e ainda terá bons resultados.

Sabe o que funciona? “Oportunicracia”. Você dá oportunidades pras pessoas e vê quais vão se agarrar a elas. ISSO é “mérito” de verdade. Eu tenho uma prima que com 12 anos tem a flexibilidade de um bebê e é a melhor ginasta que eu já vi. Ela conseguiu “bolsa” pra fazer aula de ginástica, ela mostrou muitos resultados, mas por falta de dinheiro ela precisou se mudar para um lugar longe demais de onde ela fazia aulas e a mãe não pode levar porque precisa trabalhar, e o país está tão perigoso que ela jamais permitiria que a menina com 12 anos ande de ônibus sozinha pra chegar lá. Ela tem mérito, não tem oportunidade e provavelmente o talento dela vai ser enterrado na história. Vai lá e diz pra ela que ela não vai subir na vida porque não tem mérito ou mostrou resultados o bastante. Quem sabe, talvez se ela fosse uma Deusa da ginástica ou professores iam até outra cidade pra levar ela de carro ou pelo menos pagariam um uber, não é mesmo? Se não fizeram isso é porque ela não tem “mérito”

É até engraçado você citar a ginástica, sendo que a área dos esportes é a área mais meritocrática que existe, e você ainda fala que sua prima recebeu uma "bolsa", outro exemplo de meritocracia lul

No caso de ginastas, é algo bem complexo, porque daqui a alguns anos ela talvez não tenha tanta flexibilidade, se não treinar. Se treinar, provavelmente conseguirá uma "bolsa" futuramente pra praticar (ou achará uma academia próximo de sua casa que dê essa bolsa) e se tornará uma profissional, tudo graças à meritocracia. Ter dinheiro poderia "facilitar" bastante as coisas, mas não substitui o mérito da pessoa. As pessoas da área têm grande interesse em desenvolver um grande talento, mas se a pessoa mora onde não tem nenhuma academia e não tiver ninguém pra levar, não tem muito o que fazer, né...

Lembrando que se não der certo nisso, tenho certeza que ela terá mérito em outras áreas, e ainda poderá ter grande sucesso.

descriptionMeritocracia - Página 2 EmptyRe: Meritocracia

more_horiz
Ai gente pelo amor

Impossível falar sobre meritocracia em um país que está entre os 5 mais desiguais do mundo e como já disse, isso foi comprovado através de pesquisa: nascer em uma família que tenha dinheiro para investir em você supera qualquer habilidade nata que você tenha

Logo, em questão de chances de ser bem sucedido: nascer em família rica >>>>>>>> ser inteligente/ talentoso

Existem exceções? Claro que sim, e felizmente estão se tornando cada vez mais frequentes 

Agora um vídeo para descontrair:

descriptionMeritocracia - Página 2 EmptyRe: Meritocracia

more_horiz
Vou te apresentar uma ótima psicóloga. Ela tirava péssimas notas, pagou uma escola que deixaria ela não repetir de ano tendo aulas extras, pagou professor particular, ainda não conseguiu nota, não passou no ENEM, pagou faculdade particular e agora vai se formar com os pontos dos trabalhos que os colegas dela fizeram e ela ficou com os pontos porque eram trabalhos em grupo. Os pais dela podem inclusive acabar comprando um escritório muito bem localizado pra ela. Mas já que dinheiro não faz diferença ela deve ser extremamente competente, então sempre que precisar eu posso recomendar ela :guei:

Que droga vc está usando? Essa mina do seu exemplo não merece merito mesmo, pois apesar de ter conseguido a profissão, não teve méritos próprios para isso, formando as custas de coleguinhas.

"PS: Os pais dela podem comprar um escritório muito bem localizado, mérito deles." Ela não tem culpa do mérito dos pais.

Agora quanto ao meu exemplo, o engenheiro rico não merece mérito nenhum não é mesmo?

Sabe o que funciona? “Oportunicracia”. Você dá oportunidades pras pessoas e vê quais vão se agarrar a elas. ISSO é “mérito” de verdade. Eu tenho uma prima que com 12 anos tem a flexibilidade de um bebê e é a melhor ginasta que eu já vi. Ela conseguiu “bolsa” pra fazer aula de ginástica, ela mostrou muitos resultados, mas por falta de dinheiro ela precisou se mudar para um lugar longe demais de onde ela fazia aulas e a mãe não pode levar porque precisa trabalhar, e o país está tão perigoso que ela jamais permitiria que a menina com 12 anos ande de ônibus sozinha pra chegar lá. Ela tem mérito, não tem oportunidade e provavelmente o talento dela vai ser enterrado na história. Vai lá e diz pra ela que ela não vai subir na vida porque não tem mérito ou mostrou resultados o bastante. Quem sabe, talvez se ela fosse uma Deusa da ginástica ou professores iam até outra cidade pra levar ela de carro ou pelo menos pagariam um uber, não é mesmo? Se não fizeram isso é porque ela não tem “mérito”

Legal, mas tirar mérito de quem conseguiu por ter mais oportunidades só pq outros não tiveram não é uma coisa humilde.  

No caso do futebol e basquete por exemplo, quando um garoto é muito bom mesmo, não importa a classe social dele, se entrar pra uma escolinha ele vai conseguir jogar, vai ser descoberto por um olheiro, atrair atenção de clubes. Se tiver muito potencial vai conseguir até patrocínio e o clube pode até bancar a família dele pela joia que pode ser tornar. É claro, nem todos tem a oportunidade de serem vistos por um olheiro, mas a maioria dos jogadores de futebol saíram de famílias pobres e ouso dizer que isso é por terem mais tempo livre para treinar.



@Tópico

Ser pobre não é desculpa pra nada não. Existe centenas de bolsas aí e outras oportunidades que surgem e a maioria ignora, tem milhares de exemplos de pobres que subiram na vida sem bolsa, sem vantagem nenhuma e ainda tendo que trabalhar. Vocês falam como se a maioria das pessoas pobres no Brasil tiveram que trabalhar quando crianças para não passar fome e ajudar os pais sendo que não é assim, tô querendo entender como esse país é tão desigual com a maioria dos pobres tendo internet, tv a cabo, não passando fome, tendo tudo necessário dentro de casa e até arrumando um dinheiro pra fazer festinhas, sair e etc. Hoje em dia tem a internet para ajudar a estudar, youtebers dando aulas, um monte de dicas de estudos e livros muito úteis para baixar online, fora um monte de bolsinhas que conseguem para entrar numa faculdade de graça e em algumas até dão uma ajuda financeira se a pessoa for competente para passar numa prova. Vocês tem que entender também, que apesar de mais oportunidades e melhores meios, um rico também teve que estudar e ter alguma qualidade para conseguir seus méritos.

Não coloquem meios e classes acima da qualidade de individuo.

descriptionMeritocracia - Página 2 EmptyRe: Meritocracia

more_horiz
Apollo escreveu:
Minha amiguinha Niky sempre a mesma, com muitas opiniões e nenhum fundamento logico.

:jerry:


Nenhum fundamento lógico, só me baseei em fatos e casos reais, mas isso não é lógica :kakau:

descriptionMeritocracia - Página 2 EmptyRe: Meritocracia

more_horiz
Zeno escreveu:
Vou te apresentar uma ótima psicóloga. Ela tirava péssimas notas, pagou uma escola que deixaria ela não repetir de ano tendo aulas extras, pagou professor particular, ainda não conseguiu nota, não passou no ENEM, pagou faculdade particular e agora vai se formar com os pontos dos trabalhos que os colegas dela fizeram e ela ficou com os pontos porque eram trabalhos em grupo. Os pais dela podem inclusive acabar comprando um escritório muito bem localizado pra ela. Mas já que dinheiro não faz diferença ela deve ser extremamente competente, então sempre que precisar eu posso recomendar ela :guei:

Que droga vc está usando? Essa mina do seu exemplo não merece merito mesmo, pois apesar de ter conseguido a profissão, não teve méritos próprios para isso, formando as custas de coleguinhas.

"PS: Os pais dela podem comprar um escritório muito bem localizado, mérito deles." Ela não tem culpa do mérito dos pais.

Agora quanto ao meu exemplo, o engenheiro rico não merece mérito nenhum não é mesmo?

Sabe o que funciona? “Oportunicracia”. Você dá oportunidades pras pessoas e vê quais vão se agarrar a elas. ISSO é “mérito” de verdade. Eu tenho uma prima que com 12 anos tem a flexibilidade de um bebê e é a melhor ginasta que eu já vi. Ela conseguiu “bolsa” pra fazer aula de ginástica, ela mostrou muitos resultados, mas por falta de dinheiro ela precisou se mudar para um lugar longe demais de onde ela fazia aulas e a mãe não pode levar porque precisa trabalhar, e o país está tão perigoso que ela jamais permitiria que a menina com 12 anos ande de ônibus sozinha pra chegar lá. Ela tem mérito, não tem oportunidade e provavelmente o talento dela vai ser enterrado na história. Vai lá e diz pra ela que ela não vai subir na vida porque não tem mérito ou mostrou resultados o bastante. Quem sabe, talvez se ela fosse uma Deusa da ginástica ou professores iam até outra cidade pra levar ela de carro ou pelo menos pagariam um uber, não é mesmo? Se não fizeram isso é porque ela não tem “mérito”

Legal, mas tirar mérito de quem conseguiu por ter mais oportunidades só pq outros não tiveram não é uma coisa humilde.  

No caso do futebol e basquete por exemplo, quando um garoto é muito bom mesmo, não importa a classe social dele, se entrar pra uma escolinha ele vai conseguir jogar, vai ser descoberto por um olheiro, atrair atenção de clubes. Se tiver muito potencial vai conseguir até patrocínio e o clube pode até bancar a família dele pela joia que pode ser tornar. É claro, nem todos tem a oportunidade de serem vistos por um olheiro, mas a maioria dos jogadores de futebol saíram de famílias pobres e ouso dizer que isso é por terem mais tempo livre para treinar.



@Tópico

Ser pobre não é desculpa pra nada não. Existe centenas de bolsas aí e outras oportunidades que surgem e a maioria ignora, tem milhares de exemplos de pobres que subiram na vida sem bolsa, sem vantagem nenhuma e ainda tendo que trabalhar. Vocês falam como se a maioria das pessoas pobres no Brasil tiveram que trabalhar quando crianças para não passar fome e ajudar os pais sendo que não é assim, tô querendo entender como esse país é tão desigual com a maioria dos pobres tendo internet, tv a cabo, não passando fome, tendo tudo necessário dentro de casa e até arrumando um dinheiro pra fazer festinhas, sair e etc. Hoje em dia tem a internet para ajudar a estudar, youtebers dando aulas, um monte de dicas de estudos e livros muito úteis para baixar online, fora um monte de bolsinhas que conseguem para entrar numa faculdade de graça e em algumas até dão uma ajuda financeira se a pessoa for competente para passar numa prova. Vocês tem que entender também, que apesar de mais oportunidades e melhores meios, um rico também teve que estudar e ter alguma qualidade para conseguir seus méritos.

Não coloquem meios e classes acima da qualidade de individuo.


Meu filho, ACABEI de te dar um exemplo de uma pessoa rica que se formou e não tem mérito nenhum. Nada impede um engenheiro de fazer a mesma coisa que ela. Ele pode ter mérito? Claro. Mas pessoas que estão na rua nesse momento podem ter o mesmo mérito e não conseguiram alcançar a mesma coisa. Por isso a meritocracia é uma mentira. Algumas pessoas tem sucesso e outras não, e algumas dessas pessoas de sucesso tem mérito e outras não. De alguma forma parece que você acha que quem mora na favela é classe média! Já entrou em uma? O centro espírita fazia um projeto de todo domingo pedirmos doações e levarmos nas favelas. Opa, mas ninguém passa fome, não é mesmo? Passam é fome pra caralho. Os caras não tem roupa e não conseguem emprego. Alguns não conseguem inclusive pelo mero fato de que não conseguem uma "aparência apropriada", pois ficaram um mês sem conseguir pagar a conta de água e pagaram por pouco no mês seguinte. Alguns tentando pagar contas fizeram dívidas e se ferraram ainda mais. Falta de mérito? Não, falta de oportunidade. A falta de dinheiro gera falta de oportunidade. Pra quem não tem grana, uma oportunidade pode ou não aparecer na sorte. Pra quem tem dinheiro, mérito é um extra que você pode ou não ter e, muitas vezes, você não precisa. Eu sou um ótimo exemplo. Sinceramente, não sei se tenho mérito para muitas coisas que alcanço. Tive vantagens no pouco tempo em que fiquei na faculdade porque tive condições de pagar uma viagem para um congresso de design na Argentina, e isso vai pro currículo. Mérito? Não, dinheiro. Estudar em Harvard com bolsa é legal, mas e a passagem? Onde a pessoa vai morar? O que vai comer? Vai trabalhar onde pra pagar essas contas? Acredite ou não, tem gente sem grana pra pagar internet. Quem tem, às vezes não paga a conta de luz e, adivinha? A internet vai junto com ela. Sinceramente, saiam dessa bolha e aprendam um pouco sobre o mundo, que tal?

descriptionMeritocracia - Página 2 EmptyRe: Meritocracia

more_horiz
Meu filho, ACABEI de te dar um exemplo de uma pessoa rica que se formou e não tem mérito nenhum. Nada impede um engenheiro de fazer a mesma coisa que ela. Ele pode ter mérito? Claro. Mas pessoas que estão na rua nesse momento podem ter o mesmo mérito e não conseguiram alcançar a mesma coisa.

Impede sim, nunca vi pessoa se formar em faculdade só com pontos de trabalhos em grupo, esse seu exemplo não foi válido. Impede também, pois na hora de conseguir o emprego, ele teve que ter um bom currículo para ser contratado, e como eu disse bom engenheiro, significa que ele trabalhou bem nisso, como muitos outros independente da classe de origem já o fizeram.  

Tem neurocirurgião que é muito bom aqui no país mesmo, ganha muito dinheiro numa cirurgia, pela qualidade do serviço e por méritos conquistados no trabalho, não pelos meios que ele atingiu para alcançar as habilidades. Teve até um homem de origem pobre, bem famoso exercendo essa mesma profissão e sendo negro num país bem racista, sim esse foi o famoso Ben Carson, apesar da realidade dos EUA não ser a mesma da nossa, ele conseguiu todos os méritos por esforço próprio independente da classe ou cor, ele não tinha internet mas estava muito afrente do que era ensinado na escola, correndo atrás de conhecimento no que tinha, em biblioteca lendo muitos livros. Agora e se fosse alguém branco de origem rica? Os méritos na profissão seriam os mesmos pelo trabalho que pode oferecer, só não teria um filme é claro. Posso trazer até um caso de um cara com paralisia cerebral, que conseguiu formar em direito, apesar de ser pobre e trabalhar o dia inteiro.

Citar mendigos é totalmente sem nexo. :aliens:



Por isso a meritocracia é uma mentira. Algumas pessoas tem sucesso e outras não, e algumas dessas pessoas de sucesso tem mérito e outras não.

Não é uma mentira, é o resultado, você está colocando os meios (oportunidades, classe, etc) acima disso.

De alguma forma parece que você acha que quem mora na favela é classe média! Já entrou em uma? O centro espírita fazia um projeto de todo domingo pedirmos doações e levarmos nas favelas. Opa, mas ninguém passa fome, não é mesmo? Passam é fome pra caralho. Os caras não tem roupa e não conseguem emprego. Alguns não conseguem inclusive pelo mero fato de que não conseguem uma "aparência apropriada", pois ficaram um mês sem conseguir pagar a conta de água e pagaram por pouco no mês seguinte. Alguns tentando pagar contas fizeram dívidas e se ferraram ainda mais. Falta de mérito? Não, falta de oportunidade. A falta de dinheiro gera falta de oportunidade. Pra quem não tem grana, uma oportunidade pode ou não aparecer na sorte. Pra quem tem dinheiro, mérito é um extra que você pode ou não ter e, muitas vezes, você não precisa. Eu sou um ótimo exemplo. Sinceramente, não sei se tenho mérito para muitas coisas que alcanço. Tive vantagens no pouco tempo em que fiquei na faculdade porque tive condições de pagar uma viagem para um congresso de design na Argentina, e isso vai pro currículo. Mérito? Não, dinheiro. Estudar em Harvard com bolsa é legal, mas e a passagem? Onde a pessoa vai morar? O que vai comer? Vai trabalhar onde pra pagar essas contas? Acredite ou não, tem gente sem grana pra pagar internet. Quem tem, às vezes não paga a conta de luz e, adivinha? A internet vai junto com ela. Sinceramente, saiam dessa bolha e aprendam um pouco sobre o mundo, que tal?

Eu já entrei numa favela sim, ao contrário de você que imagino que só tenha entrado por motivos de caridade nas mais baixas possível e pensa que todas são assim. Numa cidade que eu morei, tinha uma montanha perto do meu bairro, os meninos dele iam para o meu todo dia para jogar bola no campo ou na quadra perto da praça, e eu te digo, ninguém passava fome ali, todos tinham pais ou outro alguém responsável para sustentar e dar tudo de necessário para o sustento deles, a maioria tinha até videogame e internet.

Você mora em BH né? Qual favela super pobre é essa que tu diz? Morei em BH, tem favela, mas é muito pouco ainda mais nessa condição. Na região norte, a maioria dos jovenzinhos tem tudo que precisam (não do melhor mais o que precisam). Tu tá colocando os pobres do país se todos fossem os sans-culottes da revolução francesa ou pior.

Enfim novamente, quem tem habilidade/inteligência mesmo e esforço o suficiente, consegue realizar os objetivos mesmo sendo pobre, negro e o krl a4. Quer melhorar a vida desses "sofridos"? Reduza drasticamente os impostos e a burocracia que vai ajudar mais que mimimi, cota e qualquer plano social.

descriptionMeritocracia - Página 2 EmptyRe: Meritocracia

more_horiz
Zeno escreveu:
Meu filho, ACABEI de te dar um exemplo de uma pessoa rica que se formou e não tem mérito nenhum. Nada impede um engenheiro de fazer a mesma coisa que ela. Ele pode ter mérito? Claro. Mas pessoas que estão na rua nesse momento podem ter o mesmo mérito e não conseguiram alcançar a mesma coisa.

Impede sim, nunca vi pessoa se formar em faculdade só com pontos de trabalhos em grupo, esse seu exemplo não foi válido. Impede também, pois na hora de conseguir o emprego, ele teve que ter um bom currículo para ser contratado, e como eu disse bom engenheiro, significa que ele trabalhou bem nisso, como muitos outros independente da classe de origem já o fizeram.  

Tem neurocirurgião que é muito bom aqui no país mesmo, ganha muito dinheiro numa cirurgia, pela qualidade do serviço e por méritos conquistados no trabalho, não pelos meios que ele atingiu para alcançar as habilidades. Teve até um homem de origem pobre, bem famoso exercendo essa mesma profissão e sendo negro num país bem racista, sim esse foi o famoso Ben Carson, apesar da realidade dos EUA não ser a mesma da nossa, ele conseguiu todos os méritos por esforço próprio independente da classe ou cor, ele não tinha internet mas estava muito afrente do que era ensinado na escola, correndo atrás de conhecimento no que tinha, em biblioteca lendo muitos livros. Agora e se fosse alguém branco de origem rica? Os méritos na profissão seriam os mesmos pelo trabalho que pode oferecer, só não teria um filme é claro. Posso trazer até um caso de um cara com paralisia cerebral, que conseguiu formar em direito, apesar de ser pobre e trabalhar o dia inteiro.

Citar mendigos é totalmente sem nexo. :aliens:


Sem nexo só se for porque você não tem resposta :kakau: Nunca viu ninguém passar na faculdade só com trabalho? Nada mais fácil! É o que vale mais ponto! Faculdades difíceis só se for medicina e engenharia mesmo.

E, como eu disse, uma pessoa rica e de sucesso pode ou não ter mérito. Eu estou dizendo que o mérito é realmente secundário para chegar em algum lugar. Tem gente que é pobre e tem sucesso, mas são grandes minorias, ou você acha que todo mundo que mora na favela não tem mérito? É um amontoado de pessoas que nasceram sem mérito nenhum e são assim pra sempre? Gente que não tem dinheiro precisa de 30x mais esforço para alcançar o resultado de uma pessoa que tem. É uma realidade da vida. Tem neurocirurgião muito bom. Tem neurocirurgião que nem sabe o que está fazendo. Eu já vi uma propaganda que tentava conscientizar os professores de faculdade a não aceitarem suborno, porque tinham muitos casos. Na propaganda o moleque ia mal, subornava o professor, a nota subia, ele se formava, e no futuro ele ficou encarregado de fazer a cirurgia numa mulher que era esposa daquele professor. O aluno ficou com uma morte nas costas e o professor perdeu a esposa graças a um suborno. Acontece tanto que tiveram que fazer uma propaganda dessas pra ver se as pessoas sem mérito paravam de exercer a profissão. Precisa de mérito pra encontrar emprego? Não, precisa de contatos, tanto que minha mãe teve muito mais dificuldade de achar trabalho do que os colegas dela que deixaram ela fazer os trabalhos sozinha e tinham notas piores. E alguém pobre tem contatos nesse mundo? Creio que não muitos. Nessa vida você só precisa de três coisas para ter sucesso: dinheiro, contatos, e falta de caráter para saber usá-los a seu favor. Imagine agora uma pessoa sem dinheiro, sem contatos e com caráter que precisa compensar por todas essas coisas com mérito. Acha que vai ser muito ou pouco esforço? Você pode citar quantas excessões você quiser, jamais será regra.

Zeno escreveu:

Por isso a meritocracia é uma mentira. Algumas pessoas tem sucesso e outras não, e algumas dessas pessoas de sucesso tem mérito e outras não.

Não é uma mentira, é o resultado, você está colocando os meios (oportunidades, classe, etc) acima disso.


Existem muitas coisas acima do mérito. Oportunidades é apenas uma delas. Como eu já citei, existe ainda o dinheiro e os contatos, além de pertencer a um grupo favorecido, tudo isso é uma vantagem. Meritocracia só existiria se não existissem vantagens. Uma vantagem não é um mérito. Ser homem é vantagem, não é mérito. Ser branco é uma vantagem, não é mérito. Ser rico é uma vantagem, não é mérito. Ter contatos é uma vantagem, não é mérito. Essas são algumas das dezenas de coisas nesse mundo que você pode usar para ganhar do mérito. Às vezes o mérito ganha acima de tudo. RARÍSSIMAS vezes. Pode juntar quantos casos isolados quiser, isso não é uma regra. Não é porque um cara negro e pobre conseguiu que todos os outros conseguiriam se fizessem a mesma coisa. É muito difícil vencer vantagens. O mérito é muito fraco perto delas. É tipo você me mostrar aquelas modelos de revista e falar que com esforço e dedicação eu posso ser uma. Mentira. O universo inteiro sabe disso. Todos sabem que mérito é fraco perto de outros fatores e tem coisas que só grupos muito isolados podem alcançar. Mas vocês ignoram os fatos e ficam falando uma bobagem como "meritocracia funciona".

Zeno escreveu:

De alguma forma parece que você acha que quem mora na favela é classe média! Já entrou em uma? O centro espírita fazia um projeto de todo domingo pedirmos doações e levarmos nas favelas. Opa, mas ninguém passa fome, não é mesmo? Passam é fome pra caralho. Os caras não tem roupa e não conseguem emprego. Alguns não conseguem inclusive pelo mero fato de que não conseguem uma "aparência apropriada", pois ficaram um mês sem conseguir pagar a conta de água e pagaram por pouco no mês seguinte. Alguns tentando pagar contas fizeram dívidas e se ferraram ainda mais. Falta de mérito? Não, falta de oportunidade. A falta de dinheiro gera falta de oportunidade. Pra quem não tem grana, uma oportunidade pode ou não aparecer na sorte. Pra quem tem dinheiro, mérito é um extra que você pode ou não ter e, muitas vezes, você não precisa. Eu sou um ótimo exemplo. Sinceramente, não sei se tenho mérito para muitas coisas que alcanço. Tive vantagens no pouco tempo em que fiquei na faculdade porque tive condições de pagar uma viagem para um congresso de design na Argentina, e isso vai pro currículo. Mérito? Não, dinheiro. Estudar em Harvard com bolsa é legal, mas e a passagem? Onde a pessoa vai morar? O que vai comer? Vai trabalhar onde pra pagar essas contas? Acredite ou não, tem gente sem grana pra pagar internet. Quem tem, às vezes não paga a conta de luz e, adivinha? A internet vai junto com ela. Sinceramente, saiam dessa bolha e aprendam um pouco sobre o mundo, que tal?

Eu já entrei numa favela sim, ao contrário de você que imagino que só tenha entrado por motivos de caridade nas mais baixas possível e pensa que todas são assim. Numa cidade que eu morei, tinha uma montanha perto do meu bairro, os meninos dele iam para o meu todo dia para jogar bola no campo ou na quadra perto da praça, e eu te digo, ninguém passava fome ali, todos tinham pais ou outro alguém responsável para sustentar e dar tudo de necessário para o sustento deles, a maioria tinha até videogame e internet.

Você mora em BH né? Qual favela super pobre é essa que tu diz? Morei em BH, tem favela, mas é muito pouco ainda mais nessa condição. Na região norte, a maioria dos jovenzinhos tem tudo que precisam (não do melhor mais o que precisam). Tu tá colocando os pobres do país se todos fossem os sans-culottes da revolução francesa ou pior.

Enfim novamente, quem tem habilidade/inteligência mesmo e esforço o suficiente, consegue realizar os objetivos mesmo sendo pobre, negro e o krl a4. Quer melhorar a vida desses "sofridos"? Reduza drasticamente os impostos e a burocracia que vai ajudar mais que mimimi, cota e qualquer plano social.


Ou seja, você não entrou na favela, foram os meninos da favela que entraram no seu bairro e óbvio que eles também eram excessões :kakau: E mais, acha que todos os meninos da favela estavam nesse campo? Acha que os que não foram era porque não queriam? Eu entrei realmente por meios de caridade. Entrei. Você não precisa ir para a favela mais pobre. Toda favela desse mundo tem uma grande quantidade de pessoas em situações desesperadoras, mesmo que não sejam a maioria. Tem moleque com vídeo-game, tem moleque sem sapato. Tem gente que precisa de doações para ter comida, roupa e até móveis. Tem gente que tem mais pessoas morando na casa do que camas, aí sofás e colchões doados viram camas pra eles também. Tem gente lá que não vale nada e tem gente que só levou calote da vida. Tem gente que fez tudo certo, subiu na vida com mérito e o marido largou deixando dívidas que provavelmente jamais vão conseguir pagar. Voltou pra baixo. Reduzir impostos e burocracia certamente não vai ajudar nem metade, apesar de que ajuda bastante sim, mas você acha que o talento escondido de todos é o empreendimento? Sem impostos e burocracia você ajuda empreendedores e acabou. Eles dão empregos? Sim. Ajuda todo mundo? Não. E não estou reclamando, reduzir impostos e burocracia é ótimo, mas não torna a meritocracia mais existente. Ela é um mito. Um blefe. Um conto de fadas. Uma enganação. Trollagem.

Meritocracia. Não. Funciona.

descriptionMeritocracia - Página 2 EmptyRe: Meritocracia

more_horiz
Se for na Holanda, acredito sim. Aqui, obviamente que não

descriptionMeritocracia - Página 2 EmptyRe: Meritocracia

more_horiz
"Meus argumentos de fatos reais que eu inventei"

:~.~:


Cara, a pessoa não precisa nem ser de esquerda bruta, basta ter qualquer pensamento de espectro ideológico da mesma ou ser de centro-esquerda que parece perder neurônios ou ter déficit de lógica.

A função da meritocracia é justamente exaltar aquele que se destaca e se esforça individualmente. Isso significa que aquele burguês viadinho que vai passar a vida mamando nas tetas dos pais é justamente o indivíduo que a meritocracia visa diminuir os privilégios, porem é preciso destacar(pros gênios que não estudaram sociologia) que existem outras hierarquias na sociedade e a de classes financeiras mais altas, que sempre vão existir, sempre vão ter mais privilégios.

Só que acontece que não esse tipo de gente não é só filho de rico, vagabundo tem em toda classe financeira, e geralmente esse tipo de pessoa se fode, pois enquanto os país são ricos por mérito(um CEO de uma empresa, um grande empresário, um doutor renomado) o cara vai ser um fracassado sem valor e não vai conseguir dar linhagem à esse legado, enquanto o cara pobre que soube ser o capitalista opressor e aprendeu a empreender, soube construir um negócio ou conseguiu o sucesso na sua carreira vai crescer.

E essa historia de ensino de melhor qualidade, vale ressaltar a vocês que quanto mais caro e de maior qualidade ser o ensino maior será a dificuldade de se manter constante ou passar nele, então essa pessoa que teve o privilégio de estudar nesse nível tem tanto mérito quanto o outro que citei acima.

E essa classe privilegiada sempre vai existir, graças à Deus, pois se não não seria o capitalismo que dá a liberdade do individuo crescer, seria um comunismo fudido.

Mas sempre tem que vir um alce e dar aquele discurso cafonérrimo de desigualdade social.

descriptionMeritocracia - Página 2 EmptyRe: Meritocracia

more_horiz
Apollo escreveu:
"Meus argumentos de fatos reais que eu inventei"

:~.~:


Aaah, tá. Eu inventei com a minha esquizofrenia. Meus amigos e primos, assim como as pessoas que aparecem na TV são todas uma mentira que a minha mente inventou, você tem razão. Basicamente, seu argumento é que você quer que eu tenha inventado, porque senão você não tem a menor condição de responder, não é mesmo? Infelizmente pra você, eu nunca invento argumentos.

Apollo escreveu:
Cara, a pessoa não precisa nem ser de esquerda bruta, basta ter qualquer pensamento de espectro ideológico da mesma ou ser de centro-esquerda que parece perder neurônios ou ter déficit de lógica.

A função da meritocracia é justamente exaltar aquele que se destaca e se esforça individualmente. Isso significa que aquele burguês viadinho que vai passar a vida mamando nas tetas dos pais é justamente o indivíduo que a meritocracia visa diminuir os privilégios, porem é preciso destacar(pros gênios que não estudaram sociologia) que existem outras hierarquias na sociedade e a de classes financeiras mais altas, que sempre vão existir, sempre vão ter mais privilégios.


Claramente está funcionando. Notamos claramente que aqueles que estão mamando nas tetas dos pais tem menos privilégios do que quem se esforçou sozinho. Tipo a ex-mulher do meu padrasto, que o pai é juiz aposentado, paga tudo pra ela, ela se formou em direito, sei lá se com mérito ou não, trabalha quando quer, ela canta em uma banda, falta os shows quando tem vontade e desde que o meu padrasto saiu de casa ela inferniza o próprio filho. Com os grandes conhecimentos de direito dela a filha da puta ainda conseguiu ganhar na justiça para ficar com uma casa que era do meu pai, então agora ele mora com a gente e minha mãe paga todas as contas, porque ele ainda tem "dívidas" pra pagar pra ela. E olha que ela não é tão ruim quanto o irmão, que nem o pai que paga as contas ele respeita. Estou esperando a meritocracia tirar alguns dos privilégios dela. Ah, mas claro, mus argumentos não contam mais, porque toda vez que você não souber responder você vai dizer que eu inventei :kakau:

Apollo escreveu:
Só que acontece que não esse tipo de gente não é só filho de rico, vagabundo tem em toda classe financeira, e geralmente esse tipo de pessoa se fode, pois enquanto os país são ricos por mérito(um CEO de uma empresa, um grande empresário, um doutor renomado) o cara vai ser um fracassado sem valor e não vai conseguir dar linhagem à esse legado, enquanto o cara pobre que soube ser o capitalista opressor e aprendeu a empreender, soube construir um negócio ou conseguiu o sucesso na sua carreira vai crescer.


Como acabei de mostrar, uma pessoa que mama nas tetas dos pais nunca vai se fuder na vida a não ser que os pais deserdem ela, o que geralmente não acontece. Parece que você não sabe que nada é impossível pra quem tem dinheiro. E o cara pobre que conseguiu um milagre vai crescer, porque o cara pobre que aprende a ser "capitalista opressor" geralmente vira traficante :horak: Bem, de certa forma ele também cresce. Não de forma honesta, mas cresce.

Apollo escreveu:
E essa historia de ensino de melhor qualidade, vale ressaltar a vocês que quanto mais caro e de maior qualidade ser o ensino maior será a dificuldade de se manter constante ou passar nele, então essa pessoa que teve o privilégio de estudar nesse nível tem tanto mérito quanto o outro que citei acima.

E essa classe privilegiada sempre vai existir, graças à Deus, pois se não não seria o capitalismo que dá a liberdade do individuo crescer, seria um comunismo fudido.

Mas sempre tem que vir um alce e dar aquele discurso cafonérrimo de desigualdade social.


Sim, o ensino deveria ser mais difícil e voltado para o mercado de trabalho além de ser acessível. Se os materiais chegassem na hora planejada, se os professores fossem valorizados, se a qualidade do ensino fosse considerada e não só a quantidade de conteúdo, se o acesso a ensino de qualidade fosse gratuito, aí sim existiria meritocracia. Existe no Japão, existe em altos países que prestam e, adivinha só? Japão é de DI-REI-TA. Aí sim quem merece ia subir na vida, e não só quem tem grana. Mas sempre tem que vir um demente que cresceu dentro de uma bolha achando que tudo nessa vida é fácil provavelmente porque ganhou tudo nas mãozinhas também. Aprendeu como o capitalismo é legal a vida toda e acha que só de o país ser capitalista tudo começa a entrar nos eixos, como num passe de mágica. Brasil é o que? CA-PI-TA-LIS-TA, e estamos na merda, e a meritocracia não funciona. Chamamos isso de alienação. Quer discutir política? Aprenda que capitalismo ou socialismo apenas são um dos fatores a serem considerados numa nação. Existem MUITO mais coisas para se considerar. Um capitalismo pode ser um lixo ou pode ser maravilhoso dependendo desses fatores. Capitalismo não faz mágica.
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos