— "Saber no es suficiente; tenemos que aplicarlo. Tener voluntad no es suficiente: tenemos que implementarla." — Johann Wolfgang Goethe

Dicas aleatórias e não tão úteis a respeito da língua Espanhola D402585c1a042867bdf17ccd24732d0a
1) Motivação.

Para aprender qualquer idioma de forma eficiente, rapidamente e sucintamente, você precisa estar muito motivado, caso contrário, levará uma eternidade. E, quando eu digo motivado, eu quero dizer MUITOOOO motivado. Se sua motivação é a seguinte — "Eu poderia tentar aprender um pouco de espanhol por ser uma língua acessível", então desista e vá fazer outra coisa. Você precisa estar desesperadamente interessado em aprender espanhol, desejando sair por aí com a boca aberta em fluência. Motivação, "metas", ou razões, incluem: "Eu quero ir para a Espanha o mais cedo possível", "Eu quero ser capaz de conversar com aquelas mulheres charmosas; estou obcecado com a Espanha e eu quero adentrar profundamente na cultura do país..." — Em 6 meses você pode ir de zero para o conversacional, atingindo a fluência com 9 meses.

2) Trabalho duro e esfomeado.

Uma vez que a motivação está no lugar, você precisará realmente jogar-se no aprendizado, trabalhando na linguagem de forma constante e consistente, segurando o idioma e devorando-o loucamente, o que me leva ao próximo ponto...

3) Imersão Total.

Cerque-se com o espanhol, banhe-se em espanhol! Assista filmes espanhóis, ou TV espanhola, leia revistas, sites e jornais espanhóis, obtenha um livro decente na livraria local, consiga um dicionário decente (e um bolso xD). Agarre-se em romances ou leitores de livros digitais que correspondam às suas habilidades. Leitores de livros digitais, em sua maioria, possuem uma gama de vocábulos correspondentes ao seu nível. Sendo assim, estime o seu nível, respire fundo e pegue uma página para ler.

4) Priorize.

Pense, "eu preciso saber uma palavra tão complicada ainda?" Por exemplo, se você se deparar com a palavra "perejil" (salsa) antes de ter aprendido o vocabulário básico de condimentos, então você pode querer deixar isto escapar de sua memória por agora: concentrando-se no básico.

5) Participe de algum exame.

Honestamente, não é tão aterrorizante e realmente dá um pontapé em sua motivação. Então, se possuir meios, participe de um exame e enfrente estes malditos subjuntivos.

6) Pense em espanhol.

Um truque antigo e funcional de aprendizagem de línguas. Se você não pode falar regularmente com os outros em espanhol, você pode sempre praticar, mantendo um diálogo interno consigo mesmo!

7) Aprecie-o!

Use as dicas técnicas que funcionam para você e que não são muito cansativas. Se algo torna-se chato e entediante você poderá perder sua vontade de aprender. Cada um de nós possui seu próprio ritmo e preferências.

8) Lembre-se de que você aprende com os seus erros...

Todos cometem erros! É o que faz você um ser humano. Isso é algo que você tem que ter a bordo ao aprender uma língua. E se você dissesse "polla" quando quis dizer "pollo"? Mal rollo! Os erros são as tábuas na ponte para o seu objetivo (fluência). Você não pode chegar ao outro lado sem fazê-los. Abrace e comemore-os. No momento em que você comete um, seus nervos são trabalhados e seus sentidos são intensificados — e, geralmente, você se lembrará dele (assim como sua correção). Use isso a seu favor. Pense naqueles momentos embaraçosos como o seu antídoto.

Além disso, as pessoas perdoam e esquecem. São com os erros que nós aprendemos. Basta rir a respeito disso e seguir em frente...

9) 50% do aprendizado encontra-se na linguagem de corpo. E, teoricamente, é muito importante aprender com um nativo — principalmente da Espanha. Lembre-se que a Espanha e suas antigas colônias são duas culturas separadas por uma linguagem em comum. Portanto, se você aprender espanhol no México, well, boa sorte falando na Espanha... É claro, isto continua sendo um problema, mas eu estarei aqui para ajudar! \o/

10) A chave azul!

A "chave mágica" para aprender espanhol é não se concentrar apenas nos detalhes — partindo para o aprendizado de todas as expressões!


Obs: este tópico estará sendo atualizado conforme a minha preguiça for permitindo.