Fórum NS Animes - Discussões incríveis sobre animes e mangás!
Bem vindo ao maior fórum de animes de Brasil & Portugal!

Não deixe de registrar sua conta para poder participar do fórum! Leia nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE e configure suas opções de privacidade: https://www.forumnsanimes.com/privacy (ao acessar nosso site, você aceita nossas políticas de privacidade)

Poste 5 mensagens no fórum para ativar o seu primeiro rank e começar sua jornada! Aqui, você irá fazer amigos, participar de eventos, subir de rank e até ganhar prêmios!

Fórum NS Animes - Discussões incríveis sobre animes e mangás!
Bem vindo ao maior fórum de animes de Brasil & Portugal!

Não deixe de registrar sua conta para poder participar do fórum! Leia nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE e configure suas opções de privacidade: https://www.forumnsanimes.com/privacy (ao acessar nosso site, você aceita nossas políticas de privacidade)

Poste 5 mensagens no fórum para ativar o seu primeiro rank e começar sua jornada! Aqui, você irá fazer amigos, participar de eventos, subir de rank e até ganhar prêmios!

Fórum NS Animes - Discussões incríveis sobre animes e mangás!
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fórum NS Animes - Discussões incríveis sobre animes e mangás! Conectar-se

Estamos sendo manipulados pelo capitalismo e isso tem mudado nossa percepção de tudo ao nosso redor

descriptionEstamos sendo manipulados pelo capitalismo e isso tem mudado nossa percepção de tudo ao nosso redor EmptyEstamos sendo manipulados pelo capitalismo e isso tem mudado nossa percepção de tudo ao nosso redor

more_horiz
AS CONQUISTAS ALI DO PERFIL DEVEM FICAR AQUI!
Calma. Eu ainda estou investigando mais profundamente sobre isso, mas é algo que eu sempre tive ciência, porém, agora recentemente estou entendendo o conceito formal. Quem são os culpados?

Os nomes deles são Heurísticas e Viese!
Sim, eu sei. Você nem deve saber o que são heurísticas ou viese, mas vou deixar a definição formal dele aqui embaixo e te explicar a "geralzona" da ideia:

"A utilização de heurísticas pode ocasionar vieses, ou seja, uma tendência sistemática de violar alguma forma de racionalidade teoricamente predominante. O que acontece é que os vieses acabam distorcendo, ou pelo menos limitando, a capacidade de tomarmos decisões racionais (Sternberg, 2008). Estes erros são fruto de uma resposta incompleta, que não permite que a decisão tomada seja ótima."
Fonte: http://www.wrprates.com/heuristicas-e-vieses-atalhos-e-erros-na-tomada-de-decisao/
Outra fonte para entender o tópico: https://verios.com.br/blog/voce-confia-mais-em-quem-usa-roupa-social/ (RECOMENDO A LEITURA da fonte para entender mais a respeito do assunto, diante do meu recém conhecimento formal dos fatos, apresentarei a geralzona de maneira limitada).


O exemplo do post que deixei na fonte é claro: Você está sempre estereotipando pessoas ou objetos. Por exemplo, se eu te levasse para duas universidades e pedisse para você escolher qual é a melhor! A primeira é aquela super tradicional, enorme, com campus, alunos aparentemente com poder aquisitivo e aquelas estátuas clássicas na entrada. E a segunda seria uma faculdade que mais parece uma clínica, pouco conhecida e com alunos do "povão".

Obviamente, você escolheria a primeira universidade! Pq? Pq você relacionou o espaço do lugar, a aparência dos estudantes e as construções clássicas dali com QUALIDADE. Isso tem a ver com vieses e heurísticas! Ou seja, um raciocínio baseado em incertezas. Quase um paralogismo(raciocínio falso q parece verdade). A diferença entre o paralogismo e esses dois culpados que apontei é que o paralogismo é involuntário, enquanto a heurística e o viese estão sendo MANIPULADOS em nós pelo CAPETALISMO DESDE CRIANCINHAS!

Outro exemplo: Em qual especialista você confiaria ao ser atendido? Em um barbudo vestido com camisa de alguma banda ou um com barba feita e terno? A maioria das pessoas confiarão no cara de terno.

E é basicamente isso que a TV tem feito contra nós. Numa droga de comercial de shampoo ou creme, eles mostram "cientistas" desenvolvendo o produto, num ambiente controlado, completamente tecnológico e super envolvidos. Fala sério, vcs acham que é assim msm?  :pat:

E não é somente no quesito de eletrônicos ou alguma coisa para comprar. É também em relacionamentos que temos com as famílias, com namoradas ou namorados, com esposas ou maridos! Eu já criei um tópico falando sobre os MALEFÍCIOS DA PORNOGRAFIA aqui no fórum, e basicamente quem leu vai entender agora como isso tem nos afetado. O exemplo da faculdade é clássico. Quantos não fizeram ou farão o vestibular esperando encontrar aquele gramado num campus, com alunos deitados lendo livro e sendo felizes? Os comerciais exploram isso, criam achismos na gente e falsas percepções sobre tudo. Quando vivenciamos a realidade, nos decepcionamos com a vida! Sendo que queremos viver uma ficção, que porventura é baseada na realidade! Ou seja, queremos que a realidade imite a ficção, que por sua vez "imita" a realidade!

A heurística e o viese estão presentes também na SUA TIMELINE do facebook! Aquela amiga "gostosa" que posta uma foto na praia pagando de patricinha que viaja o mundo enquanto vc está no mesmo lugar desde q nasceu, ou aquele amigo que coloca uma foto num emprego chique, numa profissão show, enquanto vc está desempregado. Essas coisas nos entristecem  Tudo vassilaum de bobeira, pq por mais q saibamos que são coisas "ilusórias", não ENTENDEMOS o QUÃO isso está encapsulado no nosso cotidiano e NA MAIORIA DOS CASOS dentro DE NÓS!

Quantos sonhos nós temos que são apenas sonhos baseados em heurísticas e vieses? Perguntei a uma amiga ADULTA por que ela queria ser cientista. Ela disse: "pq quero ser!". Perguntei novamente, ela respondeu: "Pq amo essas coisas de planetas, gosto de olhar as estrelas e bla bla bla"(aquela coisa de filmes).

Percebem? "aquela coisa de filmes". Talvez na mente da criatura, ela vá trabalhar procurando alienígenas em marte ou numa luneta admirando o que está além do céu. E quando for ver, vai estar trabalhando fazendo cálculos pesados de física, talvez o dia inteiro no computador sem ver a luz do dia, imagine o céu. Mas pq ela pensa isso? Pq talvez, ela esteja baseando seus sonhos numa viese, numa heurística REFORÇADA pelo CAPITALISMO, com base no imaginário popular! E isso é MUUUUUITO PERIGOSO! Quantas pessoas correm por anos atrás de um sonho e dizem: Não era isso oq eu queria. Ou se casam e pensam: Não era bem isso que eu imaginava...

E eu digo por mim, terminei um curso com base num achismos destes e me decepcionei bastante dps alguns anos. Estamos sendo manipulados o tempo inteiro! O capitalismo, através da mídia ou não, tem nos induzido a crer falsamente em uma "realidade". Eles mandam que você se barbeie para não parecer relaxado. Mandam pintar as unhas para não parecer porca. Mandam você usar ternos para parecer competente. Até mudam o assoalho do saguão da empresa para parecer um lugar mais chique e valorizado, consequentemente bem sucedido e com qualidade. Isso está em todos os lugares, nas empresas e na mente das pessoas! Vivemos num mundo com expectativas estereotipadas, e o "amadurecimento" se dá com base nos erros. Erros estes(denominado de gatilhos mentais), induzidos por tudo e por todos!


Na prática, esse tipo de simplificação mental acontece porque não dispomos de todas as informações necessárias para tomar decisões. Esse insight rendeu ao economista da Universidade de Stanford Michael Spence o prêmio Nobel em 2001. (Aliás, você deve ter acreditado muito mais no que leu depois que mencionei que Spence é de Stanford — e ainda por cima tem um Nobel, uau! Mas esse é um viés para abordar em outro artigo.)


Trecho retirado de: https://verios.com.br/blog/voce-confia-mais-em-quem-usa-roupa-social/

descriptionEstamos sendo manipulados pelo capitalismo e isso tem mudado nossa percepção de tudo ao nosso redor EmptyRe: Estamos sendo manipulados pelo capitalismo e isso tem mudado nossa percepção de tudo ao nosso redor

more_horiz
AS CONQUISTAS ALI DO PERFIL DEVEM FICAR AQUI!
Vem cá, você é minha irmã gêmea de um plano paralelo ou algo assim? Fala sério, eu penso exatamente assim em relação a quase tudo que citou. Eu concordo plenamente com essa sua linha tênue de raciocínio.

E é basicamente isso que a TV tem feito contra nós. Numa droga de comercial de shampoo ou creme, eles mostram "cientistas" desenvolvendo o produto, num ambiente controlado, completamente tecnológico e super envolvidos. Fala sério, vcs acham que é assim msm?

Embora eu quase não assista TV, confesso que, vivo me fazendo essas mesmas contradições:

- será que esse comercial realmente reflete ou representa o produto, e seus efeitos?

- O que esses atores e essa situação tem a ver com X ou Y produto?

- Por que as pessoas pagam tanto dinheiro em um Iphone, sendo que o Galaxy S6 ou S7, tem um preço mais em conta, e qualidade\desempenho superior.
Sim sou meio esquisito.




+1 - Bom tópico. :super:



descriptionEstamos sendo manipulados pelo capitalismo e isso tem mudado nossa percepção de tudo ao nosso redor EmptyRe: Estamos sendo manipulados pelo capitalismo e isso tem mudado nossa percepção de tudo ao nosso redor

more_horiz
AS CONQUISTAS ALI DO PERFIL DEVEM FICAR AQUI!
Desculpe-me por ser grosso e direto, mas nunca vi uma associação tão besta em todos esses anos de fórum, vacobs. Espero fortemente que tenha sido apenas um click bait -- e, se de fato for, você conseguiu pescar alguém.


@vacobs10 escreveu:
O exemplo do post que deixei na fonte é claro: Você está sempre estereotipando pessoas ou objetos. Por exemplo, se eu te levasse para duas universidades e pedisse para você escolher qual é a melhor! A primeira é aquela super tradicional, enorme, com campus, alunos aparentemente com poder aquisitivo e aquelas estátuas clássicas na entrada. E a segunda seria uma faculdade que mais parece uma clínica, pouco conhecida e com alunos do "povão".

Obviamente, você escolheria a primeira universidade! Pq? Pq você relacionou o espaço do lugar, a aparência dos estudantes e as construções clássicas dali com QUALIDADE. Isso tem a ver com vieses e heurísticas! Ou seja, um raciocínio baseado em incertezas. Quase um paralogismo(raciocínio falso q parece verdade). A diferença entre o paralogismo e esses dois culpados que apontei é que o paralogismo é involuntário, enquanto a heurística e o viese estão sendo MANIPULADOS em nós pelo CAPETALISMO DESDE CRIANCINHAS!


Isso é algo psicologicamente natural. Estereotipamos todas as coisas com que temos contato desde muito jovens. É algo inato e que está atrelada a nossa capacidade de compreender o mundo e entender/aprender sobre as coisas. Sabemos o que é um cachorro pois temos o esteriótipo de um em nossas mentes; um animal que late, morde e protege a casa.

Associar coisas e fazer um paralelo maniqueísta é algo que está muito além do sistema econômico vigente. É algo muito anterior ao capitalismo e é inerente à psicologia humana.

A propaganda que de fato (essa sim) explora muito bem essa característica humana, é algo que sempre existiu e veio muito antes do desenvolvimento do capitalismo. Se uma pessoa x tem o interesse de "vender" um produto a uma pessoa y, vai maquiar ao máximo tal produto, afim de atiçar a atenção e consequentemente conseguir o objetivo em cima da outra pessoa. Três exemplos:

a) União Soviética e Estados Unidos. A primeira era uma nação socialista e sempre teve uma indústria propagandista forte, principalmente no que se refere à indústria bélica. Estados Unidos desde a sua guerra por independência é conhecido por sua indústria propagandista que atiçava a curiosidade dos jovens, em busca da participação dos mesmos nas guerras (comida e roupas lavadas, viagem por todo o país, remuneração financeira...). Como já dito, isso está além do sistema econômico vigente, e, em ambos os casos, visava criar uma imagem de nação forte e próspera na mente das pessoas, assim como qualquer ideologia política que visa criar uma boa imagem na mente de qualquer pessoa.

b) Você, Daniel, eu e qualquer outra pessoa que poste nesse tópico vai buscar o jogo de palavras mais primoroso possível, para passar uma imagem de domínio em relação ao assunto para o leitor. É o que você tentou passar com o seu post. Você, vacobs, quer ser vista/estereotipada como inteligente. Isso se aplica em todos os lugares e em todas as camadas da sociedade. Somos seres sociais e queremos ser bem vistos.

c) Em tempos arcaicos (ainda hoje há), era comum o pai vender a mão da filha, visando um casamento "próspero e duradouro". Podemos dizer que o alvo é algo variado, mas já que estamos falando sobre algo que sempre existiu e que precisamos de exemplos anteriores ao capitalismo malvado: terras, status de nobreza, simpatia, alguém para manter certos hábitos/costumes etc. O pai venderia a filha como alguém bela, recatada e do lar, visando uma boa imagem da filha na cabeça do alvo. Karl Marx fez isso com qualquer um de seus livros, por exemplo, como qualquer outro pensador. É tudo lábia.

Agora chegamos ao último ponto, vacobs. A realidade já é desinteressante por si só, e por isso nós idealizamos certas coisas que você citou em seu post, como o "emprego/faculdade perfeita". Aliás, você só está aqui no fórum por também idealizar esse tipo de coisa, por também se imaginar em universos diferentes ou aplicar a sua mente em determinado universo, que no caso é Naruto. Uma das virtudes da arte é justamente a fuga da realidade, o que torna a sua explanação sobre filmes e outras coisas como ridícula.

Enfim, as suas situações foram mais ridículas ainda, já que atualmente passamos por um processo de globalização e estamos no ápice da absorção de culturas. Inclusive, reformulamos alguns esteriótipos, como o do nerd, que anteriormente era um ser repugnante e cheio de espinhas, hoje em dia todo mundo vai ao cinema ver filme de herói e se denomina como nerd. Só um exemplo, if you know what I mean. O tal do homem barbudo já não é tão associado ao homem mau e assim vamos.

descriptionEstamos sendo manipulados pelo capitalismo e isso tem mudado nossa percepção de tudo ao nosso redor EmptyRe: Estamos sendo manipulados pelo capitalismo e isso tem mudado nossa percepção de tudo ao nosso redor

more_horiz
AS CONQUISTAS ALI DO PERFIL DEVEM FICAR AQUI!
bom men sei q vc boto esforço e suor nese texto porem n irei lelo

descriptionEstamos sendo manipulados pelo capitalismo e isso tem mudado nossa percepção de tudo ao nosso redor EmptyRe: Estamos sendo manipulados pelo capitalismo e isso tem mudado nossa percepção de tudo ao nosso redor

more_horiz
AS CONQUISTAS ALI DO PERFIL DEVEM FICAR AQUI!
Eu não sou contra o capitalismo (até porque sem ele, estaríamos completamente nas mãos do governo), pois o mesmo usado da maneira correta, abre portas para várias pessoas, como o livre mercado, porque o numero de trabalhos independentes cresceu muito com o passar do tempo ?, porque o desempregou cresceu em níveis considerados preocupantes (principalmente quem mora aqui no Rj, o estado falido), enfim, eu não sou e nunca serei contra o capitalismo, mas sim contra o metacapitalismo.



Quem quiser saber o que é, veja o vídeo acima.

descriptionEstamos sendo manipulados pelo capitalismo e isso tem mudado nossa percepção de tudo ao nosso redor EmptyRe: Estamos sendo manipulados pelo capitalismo e isso tem mudado nossa percepção de tudo ao nosso redor

more_horiz
AS CONQUISTAS ALI DO PERFIL DEVEM FICAR AQUI!
PRIMEIRAMENTE, PERDÃO... ESCREVI MT...  Tudo vassilaum

Kyo escreveu:
Desculpe-me por ser grosso e direto, mas nunca vi uma associação tão besta em todos esses anos de fórum, vacobs. Espero fortemente que tenha sido apenas um click bait -- e, se de fato for, você conseguiu pescar alguém.


Agradeço pela resposta e pelo tempo dispendido em criá-la. Permita-me usar da mesma franqueza para respondê-lo: A associação não é besta, você talvez não tenha conhecimento para entendê-la e então discuti-la. Ou seja, deveria ter lido as fontes que deixei para obter rapidamente o conhecimento que o nível da postagem exige. E não, não foi um click bait. Pensei duas, três vezes para colocar um tópico tão profundo quanto este neste fórum, considerando o naipe do que é postado atualmente(com algumas exceções, claro).

Kyo escreveu:

Isso é algo psicologicamente natural. Estereotipamos todas as coisas com que temos contato desde muito jovens. É algo inato e que está atrelada a nossa capacidade de compreender o mundo e entender/aprender sobre as coisas. Sabemos o que é um cachorro pois temos o esteriótipo de um em nossas mentes; um animal que late, morde e protege a casa.


É como eu disse, você não leu as fontes deixadas e está baseando seu raciocínio em "estereótipos". Estereótipo foi uma associação rápida que eu fiz para entender  o conceito. Vou deixar aqui embaixo o conceito de HEURÍSTICA:

"Isoladamente as heurísticas não representam algo ruim. Pelo contrário, em contextos em que precisamos tomar diversas decisões complexas de forma rápida as heurísticas possuem papel fundamental, pois viabilizam escolhas adequadas, embora imperfeitas.

"Heurística é um procedimento simples que ajuda a encontrar respostas adequadas, ainda que geralmente imperfeitas, para perguntas difíceis. A palavra vem da mesma raiz que heureca" (Kahneman, 2012, p. 127)."

Ou seja, você não está errado em dizer que isso é natural e nem mesmo eu afirmei que não fosse. As heurísticas são RESPOSTAS RÁPIDAS que damos perantes PERGUNTAS DIFÍCEIS.

Quem vai ganhar a eleição de 2018? Talvez você diga bolsonaro, porque o lula está sendo investigado e bla bla bla. Talvez vc diga o aécio, pq tem mais capacidade de conseguir votos e bla bla bla. Não importa oq vc responda, esta é uma pergunta difícil e você vai me respondê-la com BASE em algum "achismo", alguma "probabilidade da sua cabeça", algum "estereótipo".... ou seja, ALGUMA HEURÍSTICA! (entendeu agora?)

Sem ela não podemos viver pois são estratégias para responde rapidamente alguma coisa difícil. O problema é QUANDO VOCÊ NÃO SABE DEFINIR OS LIMITES DESTA ESTRATÉGIA. Ou seja, você toma uma conclusão "precipitadamente", por mais que conclua com todas as sequências lógicas que ela é a mais viável possível! Sakou agora?

Quando vc toma essa decisão precipitada, dá-se o nome de VIESE! Logo, vieses são DISTORÇÕES do pensamento RACIONAL com base em falhas lógicas provocadas por fatores INTERNOS ou EXTERNOS(ou seja, por seus achismos falhos ou por influência de alguém).

Entendido isto? Vamos adiante! Estamos sendo manipulados pelo capitalismo e isso tem mudado nossa percepção de tudo ao nosso redor 612285193

Kyo escreveu:

Associar coisas e fazer um paralelo maniqueísta é algo que está muito além do sistema econômico vigente. É algo muito anterior ao capitalismo e é inerente à psicologia humana.


E eu disse o contrário? A proposta do tópico foi mostrar como isso tem sido POTENCIALIZADO pelo capitalismo. A ideia do TÓPICO É "DENUNCIAR" como nossos achismos mais profundos do nosso subsconsciente é influenciado por um FATOR EXTERNO(capitalismo), e com o choque de realidade, achamos q o mundo é desinteressante(como vc msm afirma logo logo).

Kyo escreveu:

A propaganda que de fato (essa sim) explora muito bem essa característica humana, é algo que sempre existiu e veio muito antes do desenvolvimento do capitalismo. Se uma pessoa x tem o interesse de "vender" um produto a uma pessoa y, vai maquiar ao máximo tal produto, afim de atiçar a atenção e consequentemente conseguir o objetivo em cima da outra pessoa. Três exemplos:


Sim, antes do capitalismo havia os BURGOS. Comerciantes que vendiam artesanatos ou qualquer coisa(tipo camelô). Com o tempo, montaram muralhas em volta dele, surgiram reinos, se tornou um centro econômico e os mais PRÓSPEROS se tornaram os BURGUESES. Daí tempo vai e vem, bla bla bla surgiu o capitalismo e bla bla bla. Porém, como você mesmo deixa evidente no trecho acima, todo mundo queria vender seu peixe! E é claro, se eu quero vender meu peixe eu vou falar que o meu é mais salgado que o seu! Naquela época o marketing era boca a boca e o capitalismo não era selvagem.

Mas o que temos hoje? Temos marketing televisivo, pelo youtube, pela internet, por banners, Outdoor, por postagens, por anúncios randons, séries, filmes, etc etc etc. Todo mundo precisa vender seu pão para sobreviver! Logo, todo mundo vai mostrar algo a mais do que ele! Se fosse no tempo dos burgos, beleza, mas agora é CAPITALISMO SELVAGEM! Todo mundo tem algo a dizer sobre seu peixe e o quanto ele é salgado! Vivemos num mundo onde "tudo é salgado", onde expectativas são criadas em demasia e muda nossa percepção das coisas, pq atualmente ngm nasce "experimentando" o mundo, se nasce e é deixado em frente a tv quando criança para "não encher o saco". Para não fazer birra e etc. Desde crianças somos induzidos a ver o mundo de maneira diferente e criamos nossos sonhos com base nessas expectativas.

Até o gibi da turma da mônica faz isso. Vai lá ler o gibi e ver quanta coisa "sem sentido" é mostrada ali para uma criança. O médico é o ser sempre atencioso, e por aí vai.

Mas voltando ao nosso mundo real:

Estamos sendo manipulados pelo capitalismo e isso tem mudado nossa percepção de tudo ao nosso redor Estudar-fora-1-2

Basicamente é assim que muitos vestibulandos brasileiros se imaginam.

Mais um exemplo de relacionamento que circula nas redes sociais. Vai dizer q vc nunca viu aquele scrap de uma garota de calcinha em casa abraçada com um cara fortão, como se morassem juntos e vivessem numa "férias eterna", sem pai ou mãe enchendo o saco daquele amor impossível? E ainda às vezes vem com a legenda: "quando eu e vc estivermos juntos... será assim..."  :pat:  ....
Estamos sendo manipulados pelo capitalismo e isso tem mudado nossa percepção de tudo ao nosso redor Eu-e-ele-7-638

Outro exemplo do que eu falei:
Estamos sendo manipulados pelo capitalismo e isso tem mudado nossa percepção de tudo ao nosso redor Folder+escola+dominacio

Quer ser bem sucedido na sua vida profissional? Não tem outro jeito, tem que ser na DOM INÁCIO! Pq nela se começa o sucesso profissional e não em outro lugar. Se não for na dom inácio, você será um FRACASSADO PELO RESTO DA VIDA! Pq está perdendo seu tempo? Matricule-se agora na dom inácio ou seja um fracassado pelo resto da vida!

Isso é um exemplo bem besta que estamos acostumados a ver desde crianças, usando imperativo e bla bla bla. O problema é quando você é INDUZIDO o tempo todo a ter vieses para gastar seu dinheiro!

Exemplo do próprio post:

"No livro “Economia Nua e Crua”, Charles Wheelan propõe a seguinte reflexão. Suponha que você esteja escolhendo um empresa de investimentos após ter ganhado uma bolada na loteria (sonhar não custa nada). A primeira empresa que você visita tem um belo revestimento de madeira, um saguão todo em mármore, pinturas impressionistas penduradas pelas paredes e executivos que vestem ternos italianos feitos à mão. Imaginou a chiqueza? Nessa  situação, você pensa:

1) “É o meu dinheiro que vai pagar todo esse glamour — que exploração!”; ou

2) “Nossa, essa empresa deve ser muito bem-sucedida, espero que me aceitem como cliente”?

De acordo com Wheelan, a maioria das pessoas vai pensar algo mais próximo da opção 2.

Esse é um efeito que as empresas usam para sinalizar sua própria qualidade no mercado. Os chamarizes que indicam sucesso, como a mármore e o terno italiano, não têm nenhuma relação inerente com a conduta profissional da empresa. São apenas sinais que nos fazem imaginar que o serviço da empresa é de qualidade. E em resumo é por isso que meu marido não pode ir trabalhar com a camiseta do Foo Fighters.
Leia mais em: https://verios.com.br/blog/voce-confia-mais-em-quem-usa-roupa-social/"


Kyo escreveu:

a) União Soviética e Estados Unidos. A primeira era uma nação socialista e sempre teve uma indústria propagandista forte, principalmente no que se refere à indústria bélica. Estados Unidos desde a sua guerra por independência é conhecido por sua indústria propagandista que atiçava a curiosidade dos jovens, em busca da participação dos mesmos nas guerras (comida e roupas lavadas, viagem por todo o país, remuneração financeira...). Como já dito, isso está além do sistema econômico vigente, e, em ambos os casos, visava criar uma imagem de nação forte e próspera na mente das pessoas, assim como qualquer ideologia política que visa criar uma boa imagem na mente de qualquer pessoa.

b) Você, Daniel, eu e qualquer outra pessoa que poste nesse tópico vai buscar o jogo de palavras mais primoroso possível, para passar uma imagem de domínio em relação ao assunto para o leitor. É o que você tentou passar com o seu post. Você, vacobs, quer ser vista/estereotipada como inteligente. Isso se aplica em todos os lugares e em todas as camadas da sociedade. Somos seres sociais e queremos ser bem vistos.

c) Em tempos arcaicos (ainda hoje há), era comum o pai vender a mão da filha, visando um casamento "próspero e duradouro". Podemos dizer que o alvo é algo variado, mas já que estamos falando sobre algo que sempre existiu e que precisamos de exemplos anteriores ao capitalismo malvado: terras, status de nobreza, simpatia, alguém para manter certos hábitos/costumes etc. O pai venderia a filha como alguém bela, recatada e do lar, visando uma boa imagem da filha na cabeça do alvo. Karl Marx fez isso com qualquer um de seus livros, por exemplo, como qualquer outro pensador. É tudo lábia.


A) Sim, seu primeiro exemplo está correto e o interessante é você utilizar uma nação capitalista que usava a imagem do tio sam para criar tais vieses I Love Big Boss <3 .
Os EUA mexeram com a cabeça dos jovens, assim como Fidel Castro usou a propaganda de Che Guevara para mexer com a cabeça de outros jovens. É tudo propaganda!
Exemplo: https://www.tecmundo.com.br/tecnologia-militar/33350-eua-planejavam-detonar-bomba-atomica-na-lua-durante-a-guerra-fria.htm

Com qual objetivo? Mostrar poder bélico e criar um viese na união soviética que eles estavam perdidos. Era um fato? Não! Mas veja como vieses são usados o tempo inteiro para que venhamos concluir algo sem que seja necessário o falar, apenas o "ver". Isso q vc não tá entendendo, não são simplesmente as propagandas, mas as imagens MENTAIS que temos em relação a tudo. A mídia trabalha o tempo inteiro nisso.

B) N tenho o mesmo entusiasmo que você para dizer que o @Daniel tá bancando o canastrão aqui. Acho que todos aqui são capazes de utilizar a sua própria cabeça, mas é claro, o intuito do tópico é que venhamos utilizar NOSSA cabeça e não a cabeça alheia, e para que isso aconteça o primeiro passo a ser dado é não acreditar no capitão américa né. I Love Big Boss <3 E não, não utilizei de textos pomposos ou faustosos para criar minha ponderação, tampouco quis fazer jogos de palavras. Na verdade, tive receio da maioria preguiçosa do fórum nem ler as fontes e pelo visto acertei. Mas mesmo com tal receio, tive o cuidado de deixar as explicações sobre termos que não tinha a obrigação de explicar. Escrevi da maneira mais fácil possível para que todos entendessem. Só faltei desenhar neste tópico. Acredite, nem mesmo nesta resposta eu estou debatendo, apenas explicando um ponto de vista que talvez eu tenha falhado em esclarecer.

E não quero parecer inteligente, não estou aqui pra isso. O problema é que TALVEZ, eu queira parecer inteligente para minha própria pessoa, e você também! E todos nós no mundo, porque isso é uma "vaidade" inerente a nós. Alguns buscam isso através da filosofia, outros da faculdade, outros através de esculachos públicos afim de se amostrar. Eu era assim no passado e amadureci, hoje em dia nem me importo mais se me chamam disso ou daquilo. O problema é que intimamente nos importamos e tentamos dizer que não é verdade para NÓS MESMO! Ou seja, corremos atrás de REAFIRMAÇÃO, de auto-afirmação! CRIAMOS UM PERSONAGEM DA NOSSA PRÓPRIA PESSOA! Se vc pensava que era forte quando criança e cresceu e viu que não era bem assim, vc correu atrás de força! Se achava que era inteligente e viu q era assim, vc correu atrás de inteligência! Pq? Por conta de muitos "vieses" que dizem q se vc não fizer, será fracassado. Obrigado pela contribuição!


C) O pai vendia a imagem da filha através de seu trabalho artesanal, de sua virgindade e de outros atributos. Você vende a sua imagem, talvez através de uma academia, de um penteado, de um perfuminho ou um tênis bem chavo(sabécomoéné lek). É normal nos tratarmos como produtos e vendermos essa imagem, não vejo problema algum nisso. O problema é quando vc GERA EXPECTATIVAS A MAIS daquilo que vende. Por exemplo, se eu vejo você com esse cabelo arrepiado, tênis chavo, bem perfumado e camisa funkeiro listrado... E ME APAIXONO POR CAUSA DISSO APENAS, sem procurar outras referências do seu EU!  :sam:
Imagino filhos, um casamento feliz e bla bla bla bla... E quando vai ver... Vc é um merda. :pat:  Onde errei? Obviamente, na heurística que não soube limitar as regras de raciocínio avaliando você e gerou uma viese, ou seja, UMA FALHA, UM ERRO!

Quem me induziu a isto? Você com sua bermuda ah leleklek lek ? Com seu boné de segunda mão da adidas? Com seus pêlos da pena dourados? Eu? Com meus conceitos errados sobre o que seria um relacionamento duradouro? NÃO! A MÍDIA que nos diz: SIGA SEU CORAÇÃO!
O CAPITALISMO que através de Holywood, nos mostra crepúsculo e aquela baboseira lá induz a jovens a pensarem que vão encontrar algo assim. A disney, com suas princesas e príncipes encantados! Uma criança que cresce em frente a TV, criando no que vê seus conceitos e "desenhando o mundo à sua volta" vai se comportar COMO quando crescer? Com vieses, com erros de raciocínio clichês e MUITAS DAS VEZES IMPERCEPTÍVEIS(e é isso q denuncio no tópico!).

Kyo escreveu:

Agora chegamos ao último ponto, vacobs. A realidade já é desinteressante por si só, e por isso nós idealizamos certas coisas que você citou em seu post, como o "emprego/faculdade perfeita". Aliás, você só está aqui no fórum por também idealizar esse tipo de coisa, por também se imaginar em universos diferentes ou aplicar a sua mente em determinado universo, que no caso é Naruto. Uma das virtudes da arte é justamente a fuga da realidade, o que torna a sua explanação sobre filmes e outras coisas como ridícula.


Respeito sua opinião, mas discordo VEEMENTEMENTE. A realidade é muito interessante, o problema é que fomos criados pelo capitalismo onde tudo é "idealizado", onde todo peixe é salgado. É natural o ser humano procurar por universos diferentes já que nossa mente é fértil, e se não encontramos isso aqui, nos dispomos de ver esse desejo realizado em algo fictício(como ninjas fazendo selos de mão e saindo água ou fogo da boca). Mas não se esqueça que Naruto não é o assunto mais debatido neste fórum à toa. Todos reclamam do que se tornou(megazords). Ué. Tudo isso não continua fora da realidade? Então pq todos reclamam se, segundo vc, essa é a proposta de estarmos todos aqui? Simples: Pq não há mais um aprofundamento da nossa realidade como havia no clássico.

Ou seja, procuramos entender nosso mundo através de Naruto. Procuramos entender as motivações, os desejos, e bla bla bla, através de naruto. Como dizer que a realidade não é interessante? Aliás, você tá confundindo naruto com Literatura Fantástica, que é tipo o filme Avatar e etc.

"Uma das virtudes da arte é justamente a fuga da realidade, o que torna a sua explanação sobre filmes e outras coisas como ridícula. "

O nome disso é: ESCAPISMO

"Escapismo ou desejo de evasão é o alívio ou a distração mental de obrigações ou realidades desagradáveis recorrendo a devaneios e imaginações. Podemos definir escapismo também como a desconsideração da realidade.

Manifesta-se na busca da natureza, na fuga para o passado próximo (a infância) ou distante (a Idade Média), o sonho ou a fantasia e a morte.

É uma das características do Romantismo, movimento cultural do século XIX. Para os românticos, o mundo real é sempre uma frustração de seus idealismos e sonhos. Daí a rebeldia dos poetas do mal-do-século no Romantismo, onde eles procuravam se refugiar de seus problemas e um desses modos era a morte."


Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Escapismo

Você tá confundindo entretenimento por distração com DEPRESSÃO, com VÍCIO DE PENSAMENTO. Games, animes, filmes, séries, são bem legais e recorro a elas de vez em quando para refletir sobre aqueles mundos criados. O problema é quando o jovem não tem mais esta reflexão, só quer ficar no MINECRAFT, LEAGUE OF LEGENDS, vendo anime após anime, série após série, filme após filme. Ele tem vício de pensamento, não consegue enfrentar a realidade e recorre a estes ESCAPISMOS. Ou seja, ele acha a sociedade desinteressante e procura uma fuga de realidade em literatura fantástica, em fantasia.

POR ISSO QUE MUITA GENTE NESTE FÓRUM SE DIZ ANTISSOCIAL, VÍTIMA DE BULLYING E BLA BLA BLA. Se vc for ver a fundo, são pessoas depressivas e vira e mexe alguém posta algo aqui do tipo.

Kyo escreveu:

Enfim, as suas situações foram mais ridículas ainda, já que atualmente passamos por um processo de globalização e estamos no ápice da absorção de culturas. Inclusive, reformulamos alguns esteriótipos, como o do nerd, que anteriormente era um ser repugnante e cheio de espinhas, hoje em dia todo mundo vai ao cinema ver filme de herói e se denomina como nerd. Só um exemplo, if you know what I mean. O tal do homem barbudo já não é tão associado ao homem mau e assim vamos.


Errado. Globalização não é absorção de culturas, globalização é A ABSORÇÃO DE TUDO. Não vivemos numa era globalizada, vivemos numa era de INTERNACIONALIZAÇÃO(É DIFERENTE). O homem barbudo continua sendo associado com relaxado sim, vai trabalhar como advogado com cavanhaque que eu quero ver! Ridículo é não reconhecer isso.

Enfim, desculpa escrever muito... Tenho um defeito de expor pensamentos profundos com muitas palavras para me entenderem e pelo visto ando falhando ultimamente. Leia as fontes e depois responda com o mesmo embasamento no assunto please....

descriptionEstamos sendo manipulados pelo capitalismo e isso tem mudado nossa percepção de tudo ao nosso redor EmptyRe: Estamos sendo manipulados pelo capitalismo e isso tem mudado nossa percepção de tudo ao nosso redor

more_horiz
AS CONQUISTAS ALI DO PERFIL DEVEM FICAR AQUI!
O capitalismo não é uma ideologia. É um sistema econômico que existiu e provou suas virtudes desde dois séculos antes que alguém se lembrasse de formulá-lo em palavras. E o primeiro que esboça essa formulação, Adam Smith,não é de maneira alguma um ideólogo, um inventor de símbolos retóricos para construir futuros no ar em favor de tais ou quais ambições de classe. É um homem de ciência em toda a extensão do termo, esboçando hipóteses para descrever e explicar uma realidade existente. O socialismo, em contrapartida,milênios antes de existir sequer como estratégia política concreta, já tinha seus ideólogos, seus embelezadores de enganos, seus estilistas de interesses de grupos ressentidos e ambiciosos. Por isso, o confronto de socialistas e liberais não opõe ideologia a ideologia: a defesa do socialismo é sempre a autoatribuição ideológica dos méritos imaginários de um futuro possível; a do capitalismo é sempre a análise científica de processos econômicos existentes e dos meios objetivos de aumentar sua eficiência.

capitalismo não somente gerou riquezas incalculáveis, mas pôs em ação os meios práticos de distribuí-las ao povo e criou instituições como a democracia parlamentar, a liberdade de imprensa, os direitos humanos, ao passo que o socialismo só o que fez até hoje foi prometer um futuro melhor ao mesmo tempo que reintroduzia o trabalho escravo banido pelo capitalismo, suprimia todos os direitos civis e políticos conhecidos, reduzia mais de 1 bilhão de pessoas a uma angustiante miséria e, para se sustentar no poder, recorria a meios de uma crueldade quase impensável, como por exemplo a empalação e o esfolamento de prisioneiros um recurso muito usado durante o governo de Lenin

by Olavo de carvalho.

descriptionEstamos sendo manipulados pelo capitalismo e isso tem mudado nossa percepção de tudo ao nosso redor EmptyRe: Estamos sendo manipulados pelo capitalismo e isso tem mudado nossa percepção de tudo ao nosso redor

more_horiz
AS CONQUISTAS ALI DO PERFIL DEVEM FICAR AQUI!
Deveria ter começado em "Olavo de carvalho" para eu nem ter lido o resto.

" o trabalho escravo banido pelo capitalismo".

Fala isso para um trabalhador que acorda 6 da manhã e só chega em casa dez da noite. Não vou nem perder meu tempo contra-argumentando, pq sei que não tiro nada de vc que não tenha lido por aí.

descriptionEstamos sendo manipulados pelo capitalismo e isso tem mudado nossa percepção de tudo ao nosso redor EmptyRe: Estamos sendo manipulados pelo capitalismo e isso tem mudado nossa percepção de tudo ao nosso redor

more_horiz
AS CONQUISTAS ALI DO PERFIL DEVEM FICAR AQUI!
Prefiro trabalhar 24h por dia para sustentar minha família do que ser um vagabundo comunista, que não gosta de trabalhar,e deixar minha família com fome para ser sustentado por um governo ladrão e corrupto. Trabalho escravo é o que acontece na China comunista, e na Coréia do Norte Socialista. Capitalismo é liberdade de fazer sua própria riqueza,com seu próprio esforço.

Que feio mocinha...

descriptionEstamos sendo manipulados pelo capitalismo e isso tem mudado nossa percepção de tudo ao nosso redor EmptyRe: Estamos sendo manipulados pelo capitalismo e isso tem mudado nossa percepção de tudo ao nosso redor

more_horiz
AS CONQUISTAS ALI DO PERFIL DEVEM FICAR AQUI!
Fala isso para um trabalhador que acorda 6 da manhã e só chega em casa dez da noite. Não vou nem perder meu tempo contra-argumentando, pq sei que não tiro nada de vc que não tenha lido por aí.

Isso é trabalho escravo pra você? Vem cá, qual o seu Problema? Esses caras são loucos, imaginam um mundo onde tudo vai dar certo mesmo a humanidade fazendo tudo errado!
Qual o seu Projeto de Mundo, filha(o)? Responda-me, só quero ver sua resposta!

Capitalismo não é uma Ideologia nem Sistema Politico, é a REALIDADE neste mundo. Você não pode pegar algo sem dar algo em troca, sempre foi, sempre será assim.

descriptionEstamos sendo manipulados pelo capitalismo e isso tem mudado nossa percepção de tudo ao nosso redor EmptyRe: Estamos sendo manipulados pelo capitalismo e isso tem mudado nossa percepção de tudo ao nosso redor

more_horiz
AS CONQUISTAS ALI DO PERFIL DEVEM FICAR AQUI!
@SenjuIchizoku escreveu:
Fala isso para um trabalhador que acorda 6 da manhã e só chega em casa dez da noite. Não vou nem perder meu tempo contra-argumentando, pq sei que não tiro nada de vc que não tenha lido por aí.

Isso é trabalho escravo pra você? Vem cá, qual o seu Problema? Esses caras são loucos, imaginam um mundo onde tudo vai dar certo mesmo a humanidade fazendo tudo errado!
Qual o seu Projeto de Mundo, filha(o)? Responda-me, só quero ver sua resposta!

Capitalismo não é uma Ideologia nem Sistema Politico, é a REALIDADE neste mundo. Você não pode pegar algo sem dar algo em troca, sempre foi, sempre será assim.



@SenjuIchizoku

Parece até que ela não leu a ''Tirinha do Dante'' na minha sign né malandragem? :felizan:

descriptionEstamos sendo manipulados pelo capitalismo e isso tem mudado nossa percepção de tudo ao nosso redor EmptyRe: Estamos sendo manipulados pelo capitalismo e isso tem mudado nossa percepção de tudo ao nosso redor

more_horiz
AS CONQUISTAS ALI DO PERFIL DEVEM FICAR AQUI!
@SenjuIchizoku escreveu:
Fala isso para um trabalhador que acorda 6 da manhã e só chega em casa dez da noite. Não vou nem perder meu tempo contra-argumentando, pq sei que não tiro nada de vc que não tenha lido por aí.

Isso é trabalho escravo pra você? Vem cá, qual o seu Problema? Esses caras são loucos, imaginam um mundo onde tudo vai dar certo mesmo a humanidade fazendo tudo errado!
Qual o seu Projeto de Mundo, filha(o)? Responda-me, só quero ver sua resposta!

Capitalismo não é uma Ideologia nem Sistema Politico, é a REALIDADE neste mundo. Você não pode pegar algo sem dar algo em troca, sempre foi, sempre será assim.



Ninguém disse que é ideologia. É um sistema econômico que tem mudado nossa percepção das coisas, e quem não tem preguiça de ler o que eu argumentei durante o tópico todo, vem com essas churumelas aí. É trabalho escravo SIM! A partir do momento que vc é dono dos recursos naturais(50% da riqueza do mundo) e eu do meu trabalho(os outros 50% das riquezas), vc oferece as ferramentas para eu utilizar meu trabalho e formar algo de valor.

Ou seja, vc é dono dos recursos naturais e das ferramentas, e eu apenas do meu braço. Se vc quiser ficar apenas com os recursos naturais e as ferramentas numa sociedade URBANA, com OQ eu fico? Com nada, a não ser meu braço que não serve para me sustentar sozinho!

Estude mais sobre o fordismo e toytismo e me responda novamente se não existe trabalho escravo.

e @Dante10 , perda de tempo eu debater com vc. Vai lá procurar umas frases do lobão, vai.

descriptionEstamos sendo manipulados pelo capitalismo e isso tem mudado nossa percepção de tudo ao nosso redor EmptyRe: Estamos sendo manipulados pelo capitalismo e isso tem mudado nossa percepção de tudo ao nosso redor

more_horiz
AS CONQUISTAS ALI DO PERFIL DEVEM FICAR AQUI!
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
o pessoal desse fórum é uma piada

descriptionEstamos sendo manipulados pelo capitalismo e isso tem mudado nossa percepção de tudo ao nosso redor EmptyRe: Estamos sendo manipulados pelo capitalismo e isso tem mudado nossa percepção de tudo ao nosso redor

more_horiz
AS CONQUISTAS ALI DO PERFIL DEVEM FICAR AQUI!
Pois é, principalmente as crianças que comentam em tudo quanto é tópico pra subirem de rank mas na hora de argumentos.. não têm.

descriptionEstamos sendo manipulados pelo capitalismo e isso tem mudado nossa percepção de tudo ao nosso redor EmptyRe: Estamos sendo manipulados pelo capitalismo e isso tem mudado nossa percepção de tudo ao nosso redor

more_horiz
AS CONQUISTAS ALI DO PERFIL DEVEM FICAR AQUI!
que subir de rank o que, off-topic em todos os fóruns a contagem de post é desativada, só percebi que conta agora que você falo
E até parece que vou ler um tópico desse tamanho de um fake de mulher adulta psicóloga nacionalista de esquerda (?)
Permissão neste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum