Eu realmente tenho um apreço enorme pelo Meruem como um personagem — acho incrível a maneira cuidadosa em que ele foi desenvolvido. Todas as coisas que aconteceram em um espaço muito curto de tempo, os motivos que o fizeram mudar: não tem como dizer que não é uma mensagem bonita. Nosso Rei estava entediado, ele esperava que algo acontecesse e então decidiu jogar. E a partir daí ele foi em uma tangente completa de seu objetivo principal, mas que também estava completamente em consonância com o seu personagem — querer ser o melhor em tudo. Aí chega aquele momento em que ele percebe que os seres humanos são mais do que ele pensava deles e que ele estava errado. A luta com Netero enfatiza bem isso: o velho diz que ele não deve subestimar a capacidade de aprendizado dos seres humanos, seus costumes e determinação. Isso também é enfatizado quando ele chega à percepção de como Netero obteve seu poder, praticando um único movimento por anos: algo que nenhuma pessoa sã faria.
Depois de perceber tudo isso, ele vê que ele estava errado — e é isto. Ele entende que há mais na vida do que o que ele poderia imaginar e que ninguém tem o direito de impor seus sistemas de crenças a outros como ele planejava fazer. Tudo isso é, naturalmente, conduzido principalmente pelo seu relacionamento com a Komugi... E tudo isso foi desencadeado porque ele não podia vencê-la no jogo, algo que, de forma poética, deveria ajudá-lo a ficar menos entediado.
Togashi é realmente um cara iluminado.