Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais!
Bem vindo ao maior fórum de animes de Brasil & Portugal!

Não deixe de registrar sua conta para poder participar do fórum! Leia nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE e configure suas opções de privacidade: https://www.forumnsanimes.com/privacy (ao acessar nosso site, você aceita nossas políticas de privacidade)

Poste 5 mensagens no fórum para ativar o seu primeiro rank e começar sua jornada! Aqui, você irá fazer amigos, participar de eventos, subir de rank e até ganhar prêmios!

Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais!
Bem vindo ao maior fórum de animes de Brasil & Portugal!

Não deixe de registrar sua conta para poder participar do fórum! Leia nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE e configure suas opções de privacidade: https://www.forumnsanimes.com/privacy (ao acessar nosso site, você aceita nossas políticas de privacidade)

Poste 5 mensagens no fórum para ativar o seu primeiro rank e começar sua jornada! Aqui, você irá fazer amigos, participar de eventos, subir de rank e até ganhar prêmios!

Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais!
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais! Entrar


descriptionClanWars2016 - O cavalheirismo é um exercício do machismo? EmptyO cavalheirismo é um exercício do machismo?

more_horiz
Segundo Leandro Karnal, historiador e professor, o cavalheirismo é um exercício do machismo, e/ou ainda uma espécie de reflexo dele nos dias atuais. A respeito de alguns exemplos concernentes a isto: a noiva vem de branco, que representa a pureza (virgindade), e ela é levada por um homem (seu pai) até outro homem (seu noivo), ou seja, entregue de uma jurisdição à outra; o homem fala alto e se orgulha ao ajudar em casa, querendo que todos vejam. Ou seja, a tarefa era da mulher, mas o homem é tão bom, mas tão bom, que ajuda ela; o homem vai andar do lado da rua, na calçada, porque se vier um carro, a mulher é tão lerda que não vai poder desviar; o homem abre a porta para a mulher, porque ela é tão fraca que teria um enorme trabalho ao fazer isto; o homem paga a conta da mulher, porque ela é um tanto quando incompetente financeiramente, além do homem ganhar mais; colocamos o casaco sobre a mulher, porque ela é frágil. 

Há quem nada veja de errado no cavalheirismo, e há quem ache um completo absurdo o que o senhor Karnal disse. Há ainda aqueles que acharão um completo absurdo também, mas que dão razão ao Professor, ao se gabarem para os amigos de trocar a fralda da criança para a esposa, ou seja, isso também era função dela, mas como eu sou um homem que se compadece, irei fazer esta tarefa que nem era minha.

Quero saber o que pensam disso.

#ClanWars2016

descriptionClanWars2016 - O cavalheirismo é um exercício do machismo? EmptyRe: O cavalheirismo é um exercício do machismo?

more_horiz
Sinceramente? Acho isso uma bobagem.

Não vejo nada demais de um homem se gabar e tentar ajudar a sua mulher. Por qual motivo ele se sente orgulhoso e se gaba aos amigos? Mesmo atualmente não é comum que os homens ajudem a mulher com as tarefas domésticas em casa, então, se ele faz isso por vontade própria que ótimo. Ainda vivemos em uma sociedade enraizada ao machismo, em que é comum que as mulheres cuidem da casa, dos filhos, e sejam sustentadas pelos maridos. Não enxergo o cavalheirismo um exercício do machismo, conheço muitos homens que não fazem questão de agradar a sua mulher mesmo que seja abrindo a porta do carro, então, se muitos homens ainda fazem questão de agradá-las, é sinal que o sentimento deles é genuíno e que ele a enxerga como um ser humano igual a ele e que merece ter os mesmos direitos que qualquer homem tem. Ajudar a cozinhar, lavar a louça, cuidar dos filhos, tem que ser feito por ambos, e acho muito importante que a mulher ajude com as contas em casa. Hoje em dia muitos homens carregam o peso que devem sustentar a casa e sua mulher, e muitos geram a ideia que a mulher é interesseira e só pensa em dinheiro. E, infelizmente, existem muitas mulheres que pensam dessa forma egoísta.

Meu namorado é o tipo de homem que gosta de me agradar, e ele não faz isso para ganhar algo em troca ou se gabar aos amigos. É a vontade própria dele. Desde aos 15 anos de idade, ele sempre gostou de me presentear, pagar almoço, abrir a porta do carro, me ajudar com estudos e outras coisas. Mas, em hipótese alguma exigi que ele fizesse essas coisas a mim. Ele sempre fez por querer, e sabe que defendo os direitos iguais aos homens e às mulheres, tanto que ele nunca achou ruim quando paguei jantares, dei presentes caros e o levei em meu carro para sair.

Depois posto mais. o/

Bom tópico.

descriptionClanWars2016 - O cavalheirismo é um exercício do machismo? EmptyRe: O cavalheirismo é um exercício do machismo?

more_horiz
Creio que historiador e professor, Leandro Karnal , esteja tentando desconstruir os hábitos que existem entre os gêneros masculino e feminino na nossa sociedade, querendo associar tais atos como fruto do machismo eminente, porém, penso que o machismo é algo muito estrito, que não possa ser generalizado á qualquer coisa, inclusive a costumes que já foram sendo passado de geração em geração a vários seculos na história.

O machismo está na cabeça de quem pensa que ele está, mas não que ele não exista, claro que ele existe, porém, ele irá se realizar a partir da construção que tal alto ou coisa é machista, pois, desde os primórdios da história sempre foi dessa forma, é algo cultural e está enraizado em todas as nações, o modo em que algumas pessoas pensam que certas coisas são machistas, sendo que elas sempre foram consideradas padrões todo esse tempo,e acho que isso é o rumo natural da especie humana, homens terem certo tipo de funções e comportamento em uma relação com uma mulher, assim como ela também tenha suas especificidades.

#ClanWars2016

descriptionClanWars2016 - O cavalheirismo é um exercício do machismo? EmptyRe: O cavalheirismo é um exercício do machismo?

more_horiz
Sinceramente, pra mim esse pensamento  bastante estranho, tem muita bobagem neles também, vamos ver se consigo explicar o que penso corretamente, já que qualquer tema relacionado a "machismo" sempre rende, e sempre tem um ponto a mais á considerar.


Primeiro que, cavalheirismo ser "um exercício do machismo" está errado, visto que o cavalheirismo é basicamente executar o ato de ser gentil com as mulheres, especificamente com as mulheres, e não apenas por elas. O que há de errado em um homem ser gentil com uma mulher? dando um exemplo simples, um marido pode ser extremamente cavalheiro com a sua esposa por diversos motivos, caso ela por exemplo cuide da casa, dos filhos e etc, ele pode abria a porta do carro por respeito, pra ser cortês com ela, por saber que ela está cansada, como um meio de agradecer por isso, ou diversos outros motivos, isso é ser cavalheiro.

Na minha visão, isso só poderia ser considerado "machista" caso este mesmo homem que é cavalheiro com as mulheres, não seja capaz de fazer o mesmo por homens, que daria carona á uma mulher na chuva com um bebê, mas não faria o mesmo por um homem na mesma situação. E digo que concordo com esta parte, porque isso realmente tem relação com certa cultura, eu mesmo, caso visse uma mulher carregando algo muito pesado ajudaria na mesma hora, caso fosse um homem, não deixaria de ajudar também, mas certamente eu não enxergaria tanta necessidade de ajuda pra ele do que pra uma mulher. E mesmo assim, não concordo com o uso do termo "machista", se por exemplo uma mulher estivesse carregando malas pesadíssimas e ele ajudasse, e não fizesse o mesmo por um homem, ele poderia entender que o homem é capaz de lidar com aquilo e a mulher não, pois naturalmente é mesmo, é inegável.


A parte em que concordo com o autor das ideias, é que, sim, parte do cavalheirismo é sim incentivado por diversos fatores, que opcionalmente ele chama ou não de machismo, o que para mim não é. Existe certa cultura em torno disso, o homem é sempre incentivado a ser cavalheiro com as mulheres, e essa mesma cultura é em parte o que faz boa parte das mulheres gostar disso. Também não existe uma regra, um homem pode muito bem ser gentil apenas com mulheres porque quer, por achar realmente que os homens são superiores. Mas não falo de ser superior a mulher em si, mas sim do fato do próprio homem achar que sempre tem que ser mais forte, sempre tem que lidar com as coisas sozinho, sempre tem de ser durão,  e etc, essa tal cultura "machista" vale para estes dois lados da moeda, tanto pra mulher que costuma admirar isso, o que não é problema nenhum visto que todo mundo gosta de ser tratado com gentileza, tanto pro homem que tem em em mente que deve sim ser mais forte, e mesmo que não seja ele terá de ser a força, mesmo que a mulher ganhe mais ele mesmo ira querer pagar a conta, mesmo que ele esteja tão cansado quanto a mulher ele terá que abir a porta do carro, não por considerar a mulher inferior, e sim por ter acreditar ter a obrigação de ser mais forte e etc.

Da mesma forma por exemplo, que uma mulher dificilmente abriria a porta de um carro para um homem, ou o ajudaria com malas pesadas, e isso realmente tem certa influência das pessoas de modo geral, e identificando isso nas entrelinhas desses conceitos aí, é a única parte em que eu concordo.

Pra concluir, de modo geral, o cavalheirismo não é nada prejudicial, nem propaga algum tipo de inferioridade das mulheres, muito pelo contrário, na minha visão é normal e nada mais. E, de modo geral, ou até mesmo na maioria dos casos, as mulheres não abrem a porta do carro, não pagam a conta, não ajudam com coisas pesadas, mas em um casamento por exemplo, elas ajeitam seu guarda-roupas, arrumam a gravata que não sabemos colocar, cuida de nós homens de forma geral, cozinham, entre outras coisas, e pra ser contra um tipo de gentileza por parte dos homens, teriam de ser contra estes tipo de gentileza das mulheres, e daqui a pouco até mesmo no casamento vão pregar o "cada um por si", ou de modo geral homens não sabem cozinhar? ou arrumar a gravata? isso não propaga sinal algum de inferioridade.

É isso aí, acabei passando da conta por isso não passo muito em Assuntos gerais, teriam mais desses.. :vlwflw:

#ClanWars2016

descriptionClanWars2016 - O cavalheirismo é um exercício do machismo? EmptyRe: O cavalheirismo é um exercício do machismo?

more_horiz
Discordo totalmente dessa afirmação. Não vejo como o cavalheirismo é um exercício do machismo.

Mesmo que ainda exista este pensamento de que somente a mulher deva cuidar da casa e o homem ser o provedor da família, trabalhando fora, há os que optam por ajudá-las com as tarefas domésticas. E isso seria um exemplo de machismo? Claro que não. Seria um ato de carinho de um marido tentando ajudar a sua esposa (em muitos casos também trabalham fora), mantendo a casa, onde ambos vivem, limpa e organizada.  Cuidar dos filhos é algo que deva ser feito pelos dois, já que a criança é fruto dos dois. Abrir portas de carros também é um simples ato de gentileza, visto que a mulher seria capaz de fazer por si mesma. Muitos homens pagam a conta em restaurante pelo fato de quererem agradá-las, contudo, há muitos casais que já gostam de dividir.

O mundo atualmente está tão escasso de pessoas que se preocupam em ajudar, se preocupam em proceder de forma educada que às vezes até se torna algo estranho esse tipo de comportamento. Muitos homens hoje em dia nem ligam para a cortesia, e normalmente são aqueles que costumam mostrar traços de postura machista (baseado no que eu já vi). Sem contar que algumas mulheres também não costumam aceitar muito bem esse tipo de atitude. Aquelas que pensam que de alguma forma seja um ato de superioridade masculina e a fragilidade feminina (acho uma besteira, mas acredito que há mulheres assim). Então, seria meio absurdo dizer que ao agirem de forma cortês é porque estão exercendo o seu machismo. Não vejo nenhum sentido nisso. Eu particularmente não me importo quando se comportam assim comigo. Não me sinto ofendida, pelo contrário, esse tipo de coisa me faz acreditar que ainda há uma esperança para o ser humano em geral.


#ClanWars2016

descriptionClanWars2016 - O cavalheirismo é um exercício do machismo? EmptyRe: O cavalheirismo é um exercício do machismo?

more_horiz
Isso é relativo para cada tipo de pessoa. Em minha opinião o Cavalheirismo é
algo que varia de homem para homem, muitos vão fazer aquilo por querer
algo em troca e outros vão fazer por ser algo agradável.

Eu acho que na verdade o machismo é imposto pela sociedade, e eles usam 
isso como base em outros assuntos.
Claro que se houver uma ajuda da parte das mulheres não seria ruim ou exagerado
porém a sociedade mostrou que o homem é alguém que deve sempre proteger e 
ajudar que é importo como um ser/sexo "frágil".




#ClanWars2016

descriptionClanWars2016 - O cavalheirismo é um exercício do machismo? EmptyRe: O cavalheirismo é um exercício do machismo?

more_horiz
O que eu acho disso? - Coisa de retardado, chega a ser engraçado saber que um Professor/Historiador falou isso.

Agora querer tratar bem uma mulher ou se orgulhar de ajudar em casa é machismo? só pode ser piada, ser cavalheiro não tem a ver com o sexo e sim com a educação, eu falo isso pq não sou cavalheiro apenas com mulheres, sou educado e gosto de ajudar qualquer pessoa, homem e mulher, o cavalheirismo se aplica nao só quando se é educado com uma mulher e sim com qualquer pessoa.

#ClanWars2016

descriptionClanWars2016 - O cavalheirismo é um exercício do machismo? EmptyRe: O cavalheirismo é um exercício do machismo?

more_horiz
Discordo totalmente... A pessoa tem total direito de querer tratar bem uma mulher que ama ou vice versa... Fazer agrados, elogios... As pessoas gostam de ser bem tratadas, simples...

#ClanWars2016

descriptionClanWars2016 - O cavalheirismo é um exercício do machismo? EmptyRe: O cavalheirismo é um exercício do machismo?

more_horiz
Prazer, me chamo Jean Machista Aguiar. Sou educado e por isso sou machista. :horak:

Os colegas acima já falaram tudo, ser cavalheiro é ser alguém educado, carinhoso, gentil, o que passa longe de ser machismo, ou acham mesmo que se, por exemplo, um homem abrir a porta do carro para amulher ele está na verdade subestimando-a que não possa fazer isso sozinha? Claro que não.

O Senhor Karnal está completamente equivocado.

#ClanWars2016

descriptionClanWars2016 - O cavalheirismo é um exercício do machismo? EmptyRe: O cavalheirismo é um exercício do machismo?

more_horiz
Isso é pura bobagem, o Homem fazer tais coisas é um modo de mostrar de como ama e gosta de fazer o possível para ajudar sua esposa, abrir a porta do carro para ela entrar, pagar as contas, ajudar a cuidar dos filhos,ajudar a lavar a louça a limpar a casa é um modo de mostrar que valoriza a mulher que tem ao seu lado, a mulher que lhe dará a maior alegria da sua vida, que lhe dará um filho, que se dedica a você e a família, que trabalha para poder ajudar você a conseguir alcançar os seus objetivos, que te apoia nos momentos difíceis que te anima, que pergunta como foi seu dia, que se preocupa com seu bem estar,que te ama.

Machismo, seria se o homem quisesse que ela ficasse em casa, limpando, passando, lavando, cuidando dos filhos, e que quando chegasse a janta teria que estar pronta, quando fosse de noite e o filho chorasse que ela que teria que levantar para cuidar, que quando chegasse irritado do serviço ela que teria a culpa.

É uma pena um Professor pensar desse jeito.

#ClanWars2016

descriptionClanWars2016 - O cavalheirismo é um exercício do machismo? EmptyRe: O cavalheirismo é um exercício do machismo?

more_horiz
Concordo, o professor em questão está corretíssimo.
Eu fiquei esperando que alguém concordasse com o professor, mas fiquei até um pouco assustado em como todo mundo foi contra. :deus:
Pra você ver como o machismo é algo enraizado e que se manifesta até mesmo sem a nossa consciência.

- Se um homem abre a porta ou carrega as malas de uma mulher por querer preserva-la do esforço físico que a atividade obriga ou por acha-la fraca a tal ponto, significa que ele é machista, não gentil;

O que é óbvio pois assim está se assumindo a inferioridade feminina nesta questão, como também perpetuando essa relação de submissão e fraqueza, pois o machismo, tem como um dos seus arcabouços simbólicos a diferença biológica entre os sexos.

- Se o cavalheirismo ficasse limitado apenas a ajudar o mais fraco, os homens não somente teriam que ajudar as mulheres, mas também aos outros homens que por algum motivo não conseguiriam realizar tal atividade;

Então, alguém aqui carregaria malas de outro sem pensar "ele é homem, porque não carrega sozinho"? ou qualquer coisa parecida?

- E se o cavalheirismo ficasse limitado à apenas esta questão, porque ainda haveria a etiqueta social de que o homem deve pagar a conta do motel ou restaurante?

Sendo homem ou mulher que se incomoda com este fato, há sim um sintoma de machismo, pois as mulheres durante a maior parte da história não eram financeiramente emancipadas. E é óbvio também que muitas mulheres vão querer que o homem pague tudo, afinal são elas as vítimas de uma ideologia que internalizou que o certo é assim.

- Porque a mulher ao casar, tem sua mão levada ao noivo, como se fosse uma mercadoria?

Tudo isso trata-se de um sexismo benevolente que resumidamente pode ser descrito assim:

O Sexismo Benevolente é aquele que, sem ser ostensivo ou agressivo, reforça a idéia de que “mulheres são seres frágeis”, “não foram feitas para trabalhos pesados” e, portanto, devem ser cuidadas e tuteladas pelos homens. A ideologia do Sexismo Benevolente baseia-se na pretensa diferença de “força” entre homens e mulheres e se infiltra nas atitudes cotidianas disfarçada de “demonstração de carinho”, “cuidado com a mulher” e até mesmo de “cavalheirismo”. Mas, diferentemente do sexismo explícito, aquele obviamente machista e misógino, ou do sexismo “moderno” que não quer aparentar machismo, mas “o que essa dona queria, saindo de casa assim com essa roupa provocante?”, o Sexismo Benevolente é insidioso, porque aparenta positividade. O sexista benevolente nunca dirá que lugar-de-mulher-é-na-cozinha, mas sempre reforçará sua namorada com elogios, beijos e carinhos por ter feito aquele jantar maravilhoso; e será bem comedido nos comentários sobre a promoção da namorada ao cargo de gerência.


E mais:

O sexismo benevolente "recompensa" mulheres quando elas desempenham papeis tradicionais, enquanto o hostil pune as mulheres que não se comportam de acordo com os padrões ideais machistas.


E é claro que, como eu disse antes, tudo é feito de forma quase inconsciente, pois já está culturalmente enraizado e por isso de uma forma muito sutil e subliminar reforça diversos tipos de esteriótipos. :sorry:

descriptionClanWars2016 - O cavalheirismo é um exercício do machismo? EmptyRe: O cavalheirismo é um exercício do machismo?

more_horiz
Eu sinceramente acho isso uma grande besteira...

É perfeitamente natural que o Homem e Mulheres tenha certos tipos de Atitudes, diferentes Atributos e etc...

descriptionClanWars2016 - O cavalheirismo é um exercício do machismo? EmptyRe: O cavalheirismo é um exercício do machismo?

more_horiz
Acredito que não. Quando alguém me explicar como que abrir uma porta para uma mulher gera opressão na sociedade, eu mudarei de opinião. Isso é muito diferente do que sofrer assédio (é impossível para uma mulher ir sozinha para um estádio de futebol, por exemplo), ou ter um salário/reconhecimento menor que o outro individuo por causa do sexo, que são exemplos de coisas que acabam gerando o machismo na sociedade em situações que realmente influenciam como a pessoa se coloca nesse mundo.

descriptionClanWars2016 - O cavalheirismo é um exercício do machismo? EmptyRe: O cavalheirismo é um exercício do machismo?

more_horiz
Ser educado, genti ou cortês não é machismo. Por acaso ajudar um idoso ou uma criança também é algum "ismo"?[/b]

Você está oprimindo a mulher ou qualquer outra pessoa só por querer ajudar ou ser gentil?

Acho que a maioria do pessoal pelo teor dos comentários acima concorda que não em relação as 2 perguntas acima.


Carregar uma mala ou coisa pesada pra mulher demonstra inferioridade dela?
Lógico que não, homens são naturalmente mais fortes fisicamente que as mulheres, portanto realizar uma gentileza, de fazer algo que é tecnicamente mais fácil pra você fazer não é machista. Seria a mesma coisa que se oferecer pra ajudar um homem ou outra que não possui tanta força física a executar uma tarefa que exige o uso da força.
Assim como os homens são naturalmente mais fores fisicamente, mulheres possuem outras qualidades naturais que as tornam superiores em determinado campo e não sou eu quem diz isso, a própria ciência comprova que homens e mulheres possuem diferenças biológicas.


Depois ficam reclamando quando casos como o do Navio que começou a afundar na Itália(caso antigo) e os ditos homens pensaram apenas na regra do "salve-se quem puder e que se danem os outros", empurrando mulheres, idosas, e crianças, só pra pegarem os botes salva-vida e boias primeiro, um cavalheiro somente pegaria uma boia ou bote após certificar-se completamente de que todos os idosos, mulheres e crianças já estivessem devidamente protegidos/salvos.

Toda essa porcaria dita pelo tal professor não passa de pura hipocrisia.

descriptionClanWars2016 - O cavalheirismo é um exercício do machismo? EmptyRe: O cavalheirismo é um exercício do machismo?

more_horiz
Nossa, @Leon Lancaster, descreveu perfeitamente meu Pensamento quanto a isso.
Só complementando, existe por exemplo, trabalhos que só são aceitas mulheres, pois no geral são mais atenciosas que os Homens.

descriptionClanWars2016 - O cavalheirismo é um exercício do machismo? EmptyRe: O cavalheirismo é um exercício do machismo?

more_horiz
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos