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Devido à faixa etária da maior parte dos usuários do fórum, acredito que muitos aqui já fizeram o ENEM. Alguns terão que fazer novamente, enquanto que outros já estão livres.

Aos que fizeram a prova alguma vez na vida, vocês acham que o ENEM é um método de avaliação efetivo dos conhecimentos do vestibulando ou está mais para uma prova de resistência com alternativas confusas e questões com um certo viés político/ativista que não pode ser contrariado? Como já deu para notar, penso mais para o lado da segunda opção. Digam o que vocês pensam.

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Segunda opção. ²

Em um país que não chega nem aos 30 melhores no ranking da educação mundial, não é de se admirar que o MEC tenha uma desesperada proposta de tentar ''democratizar'' o acesso ao ensino superior.

E claro, falar de Enem sem falar de cotas é impossível.

Para que investir na educação se eu posso facilitar o acesso daqueles que não a tem por meio de incentivos do governo ?



O Enem é uma prova amplamente desgastante, sem nenhum método avaliativo profundo ( vide que chutes podem ser utilizados a bel prazer) e amplamente tendenciosas.

Fala sério, quem não está cansado de ler que os Europeus não compreendiam a cultura indígena ou posições feministas em provas de humanas ?

Claro que isso é importante para o país, mas dar uma visão unilateral de uma posição política é absurdo. 



Para mim, o Enem é só mais um das inúmeras falhas do sistema educacional do Brasil ( ainda que tenha alguns lados positivos).

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Eu concordo integralmente com você. Submeta um funcionário que tenha uma função complexa a esta pressão mental e as consequências com certeza serão desastrosas. Há várias aplicações para desenvolver a mente neste aspecto, mas é justamente nos treinamentos que desenvolvemos isso, não na prática. Isto porque falei simplesmente do que concerne ao cansaço mental proveniente do tamanho da prova, ela em si, o ambiente e o significado dela geram outros tipos de pressão que em conjunto massacram o aluno.

Fiz o ENEM ano passado, sem o preparo necessário, em todos os aspectos. Não fui mal, meu objetivo naquele ano foi atingido, mas a quantidade de questões que eu errei por bobeira é absurda. Eu errei questões óbvias, eu errei questões comuns, eu errei na redação e etc, tudo por estar sob pressão. Sempre fui alguém calmo em provas, jamais me afobei, e é por isso que quando estava para fazer uma, tinha certeza de que iria gabaritar. Mas a pressão gerada por todos os âmbitos que citei me fizeram sentir vergonha depois, olhando o caderno de questões. Errei no lápis questões que eu faria de cabeça, errei questões que corrijo mensalmente quando vejo por aí e etc. Eu fiquei bem abismado.

Eu acho ridículo todo o sistema em si, para ser sincero. Sempre fui bom em cálculo, mas tenho um amigo que é muito melhor, costumo dizer que ele nasceu para calcular. Acontece que ele não consegue construir um texto, uma redação. Não consegue colocar em palavras, sem mais, tirou uma nota pífia na redação, e uma nota altíssima em cálculo, que nem por isso o permitiu fazer o que queria. Fizemos um curso de Mecânica juntos uma vez com duração de um e meio, e ele competiu comigo para o melhor da turma, eu jamais imaginaria que ele teria problema com textos. Mas ele tem, e por causa de algo que não tem nada a ver com o que ele quer fazer, foi impedido.

Temos ainda o ridículo TRI, um sistema que acha que é contra o chute, mas que tem o efeito contrário. Sinceramente, com uma variabilidade de conteúdo tão grande, em um país com desigualdades maiores ainda, como um sistema desses pode ser considerado inteligente? Além do sistema geral, eu que tentarei medicina ainda, que possui nota de corte lá em cima, sei que a matemática é importante sim na matéria, mas em alguns anos os cálculos não tem nada a ver, e ainda assim eu serei alavancado se tirar mais nota em matemática, no geral, e isso vale para todos os outros cursos. Tem cabimento?

"Exame Nacional do Ensino Médio". Eu poderia terminar aqui o post, porque a parte em aspas já é a piada em si. Como diabos é possível entrar no curso que você quer tendo estudado só em escola pública? Eu fui chamado sim, mas 90% do que sei de toda matéria eu não aprendi na escola, isso porque a minha escola tinha professores que também davam aula em particulares, e é excelente em comparação com a maioria. Exame do Ensino médio onde os melhores alunos da cidade ou talvez do estado ainda precisam estudar mais um ou dois anos em cursinhos ou por si só, para poderem entrar em certos cursos, porque não basta ser bom no que quer, tem que ser no restante também.

Enfim, infelizmente eu dependo deste exame para entrar onde quero atualmente. Infelizmente, sei que poderei acertar mais questões e tirar menos pontos, perdendo vagas, infelizmente sei que muitos irão passar por isso.

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Fiz a prova do ENEM em 2014 como teste pois estava no segundo ano e depois fiz 2015 para valer.

Hoje estou na faculdade, bolsa integral, não precisei de cotas, e tudo só com praticamente a minha nota na redação (940 pts). Digo isto porque desde a vez que fiz o Enem em 2014 como teste, notei que estudar não garante praticamente nada nesta prova.

Assim como o @Kakau tanto em 2014 como em 2015 errei questões bobas, errei questões que sabia e errei questões por cansaço. E errei questões que o Ensino Médio da escola pública simplesmente não abordou em minha jornada letiva, tudo por causa do maldito ''currículo mínimo '' imposto pela secretaria da educaçao e por orgãos responsáveis pelo próprio Enem, que transmitem exatamente isso o mínimos de conhecimento. Alguns proessores se propunham em ir alem deste curriculo, mas sabe como é né...

O exame tem sim seus pontos positivos, que devem ser reconhecidos, mas uma reformulação é necessária para ontem! Questões longas e repetitivas, alternativas que sugerem sim tendências politico/ativistas, ensino médio não é preparado devidamente para o exame, pesos e notas nas disciplinas que correspondem aos cursos devem ser revistos para não ocorrer casos semelhantes vistos acima.

Minhas notas em Calculos, ciências da Natureza e Humanas foram bem comuns e na média, mesmo estudando regularmente. Da uma sensação de que saber não é suficiente, tem que ter a mente de um maratonista para fazer o exame.

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Concordo com a 2° Opção, Fiz o enem 3 vezes ou 2 sei lá, nessa última do ano passado consegui nota suficiente para entrar em uma faculdade, e como disseram, não só o método de avaliação é ridículo, como o ensino nas escolas em si também é, não é atoa que matérias bases na faculdade são Física geral, Biologia Geral, Química geral, Bases matemáticas, querendo ou não existe uma deficiência de ensino no ensino médio que na faculdade eles tem que recapitular praticamente tudo.

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ENEM é comunista, feminista e machista

Vale a pena naum.

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ENEM é uma piada e farsa.

Está cada vez mais complicado entrar em uma universidade, a prova do ENEM não deveria ter 180 questões, na minha opinião o problema não são as questões em si, e sim a quantidade de questões que ela tem, além do estudante ter que estudar para diversas matérias, em que a maioria delas não estarão presentes no futuro acadêmico, devem ainda ter um preparo físico e mental, o que uma prova dessa pode REALMENTE dizer sobre as suas capacidades?

Ainda tem um sistema horrível, as provas tem variadas questões de nível fácil, médio e difícil, caso o aluno tenha ciência que o ENEM é uma caixinha de surpresas e necessita de uma preparação prévia, o que ele fará? Ele vai estudar. Mas, o problema estará no método de correção, já citado pelo @Kakau, cada questão tem uma certa quantidade de pontos, as mais fáceis tem os maiores pontos, enquanto as mais complicadas com os menores pontos. E, ainda tem a probabilidade de um aluno ter dominado a maioria das questões e ter uma nota baixa, pelo fato de acertar uma questão difícil e ser considerada um chute/cola.

Eles não tem a capacidade de elaborar esse nível de prova com a situação da educação do nosso país, totalmente desigual em nível regional. Escolas particulares podem abordar o conteúdo do ENEM, e as escolas públicas?! Colocando cotas não vão ajudar o aluno a entrar a universidade, vai deixá-lo mais despreparado para o ramo acadêmico que é muito exigente.

Entrei à universidade em meados de 2010/2011, fiz o ENEM como nota parcial, mas preferi universidades com seus próprios métodos avaliativos. Me dei bem na redação, pois tive a sorte de ter ao meu lado um professor que corrige as notas de todo o Brasil, ele praticamente me deu a fórmula de obter uma ótima nota de redação sem necessitar de ser um dicionário ambulante. Eles não gostam de uma redação com palavras difíceis demais com significados simples, o próprio professor afirmou que muitos avaliadores retiram pontos de alunos que utilizam palavras que nem eles mesmos conhecem, absurdo? Sim, mas são os métodos do ENEM, eles querem que o aluno tenha conhecimento do assunto e crie uma redação de fácil compreensão.

Qual a possível solução? Melhorar a situação educacional do país, um programa especializado para alunos em escolas públicas que já vivem em constante desigualdade e que necessitam de um maior estímulo, para que não desistam de estudar pelas dificuldades que poderão enfrentar ao decorrer da vida, nem todos eles conseguem entrar à universidade e acabam desistindo dos estudos. As escolas devem modificar a forma de ensino, devem encontrar maneiras de facilitar a compressão do aluno, nada muito engessado, mas que tenham capacidade de estimular o aluno a permanecer no ambiente escolar.

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Outro problema que vale a pena ser citado é que esse ano, a prova tende a ter inúmeras mudanças.

Não temos mais o comando de Aluísio Mercadante no MEC (e nem ninguém mais do PT) e dificilmente ( para não dizer que será quase impossível) veremos questões de Simone de Beauvoir ou um tema de redação que envolva assuntos defendidos pela esquerda brasileira.

Ou seja, já temos o problema de termos UMA Enem por ano para conseguir realizar seu sonho de entrar na faculdade ( ou não, vai saber...) e ainda fica uma grande incógnita sobre a elaboração do TEMA da redação e das questões de Ciências Humanas.



Por que faculdades renomadas como a UFMG só querem considerar o Enem como primeira etapa ? Pois sabem que a seleção dessa prova é uma PORCARIA e não define quem está apto ou não para realizar determinados cursos.


Att,

''Brasil, pátria educadora.''

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Será que o MEC vai mudar o conteúdo da prova tão bruscamente ao ponto de ela trocar seu direcionamento ideológico? Duvido muito. Basta ver o estilo das provas de História/Geografia/Filosofia para perceber que a temática luta por direitos (movimento negro, feminista, lgbt, etc) não será abandonada tão cedo. São temas que a esquerda defende? Sim, são... mas ser de esquerda não é ser a encarnação do demônio ou estar completamente enganado, diferentemente do que muitos aqui acreditam. Contudo, no meu ponto de vista, o problema não é abordar essas temáticas, e sim focar excessivamente nelas ao ponto de impedir que o aluno tenha o direito de escrever o que bem entender na redação. Por exemplo, um discípulo fervoroso do Bolsonaro dificilmente poderia dizer numa redação que é a favor da família tradicional brasileira™. Na minha opinião, esse tipo de posicionamento é tão retrógrado quanto defender o comunismo em pleno século XXI ou sugerir erguer uma muralha para impedir o fluxo de imigrantes, mas o vestibulando deve ter liberdade para se expressar, desde que não extrapole os limites do bom senso. É essa mordaça ideológica que me incomoda.

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Eu vi as provas e achei muito grande e longa. Os enunciados das questões são enormes e ainda tem gráficos e tabelas. Meu Deus!

Cansa muito a mente fazer um trambolho desses.
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