O Jajanken (a pedra) é basicamente um soco reforçado com Aura, não? Pelo menos, eu nunca comparei com o Rasengan enquanto assistia HxH. Na verdade, é mais parecido com aquele soco que o Chouji utiliza para derrotar o Jiroubou e habilidades de taijutsu no geral. Em HxH, as habilidades mais parecidas com o Rasengan são de Emissores, como aqueles orbes do Silva e aquela bola vermelha do Razor:
A emissão é, resumindo, a capacidade de lançar a aura, e o rasengan é uma técnica forte que não tem essa habilidade antes de ser evoluído pra rasenshuriken.
Também pelo fato dele ser forte e como tu apontou o fato do Naruto ser bom com o kage bunshin, deixaria ele mais próximo da conjuração e a conjuração é onde a emissão é mais fraca, então uma técnica de emissão não seria tão forte quanto o rasengan ou rasenshuriken, além de que o rasengan está dentro da área que ainda seria coberta pela aura do usuário.
E o Rasengan não estaria aprimorando nada ao meu ver. Já o Rasenshuriken, eu pensaria como um Hatsu que utiliza de Emissão e Transmutação, esta última para imitar as propriedades de algo cortante como a Jajanken Tesoura do Gon, já que o conceito de vento cortante é uma particularidade de Naruto.
Ainda como rasenshuriken ele precisa ser lançado usando a mão e muita força do usuário, por isso diria que ele tem características de emissão, mas não é uma técnica primordialmente de emissão, até pela última característica aprendida do rasenshuriken ter sido justamente o lançamento (emissão).
Aliás, lembrando dos demônios do Razor e daqueles guerreiros de fumaça do Morel que podiam imitar a aparência dos outros, deve ser possível criar algo parecido com o Kage Bunshin sem precisar de Conjuração, aí o Naruto cairia bem nesta categoria.
Eu concordo que talvez seja possível criar algo como o KB usando outras categorias, mas o Naruto começou a usar técnicas de distância bem tarde, só depois do 430, antes disso era tudo na distância equivalente a do Ko ou com kage bunshin, diferente do Kakashi ou Sasuke, que tinham técnicas como goukakyuu, suiryuudan, housenka, etc.
Algo interessante a ser mencionado é que o Naruto se encaixa na personalidade de emissor do Hisoka.
Outros personagens, como o Itachi, também se encaixam em sua respectiva categoria. Apesar disso, o próprio Hisoka diz que essa teoria dele não é diferente de astrologia.
Dá pra pensar nisso realmente, mas também acho que o Deidara conseguiria ser bem-sucedido como um Emissor. Aí usaria de Manipulação para controlar a argila pré-existente ao invés de conjurá-la do nada e ainda conseguiria pegar 60% em Transmutação para as explosões.
Eu tinha começado pensando em manipulação pro Deidara, por causa da argila, mas aí eu vi que estaria muito longe da transmutação, que iria fazer as explosões fortes.
Depois pensei em conjuração, pra conjurar as argilas (apesar de que estariam mais pra uma habilidade de manipulação mesmo), visto que a conjuração é próxima da transmutação e poderia criar explosões mais fortes do que se ele fosse um manipulador, mas não achei muito certo, pois ele molda a argila já existente.
A classe da emissão seria boa pra ele, assim como tu disse.