Embora muitos critiquem a batalha entre o Sasuke e o Deidara, o Uchiha teve mais ajuda do roteiro contra o Gaara nos Exames Chuunin.
Na batalha do Rock Lee contra o Gaara, já havia sido estabelecido que apenas ter velocidade para superar a areia era irrelevante contra a Armadura de Areia, é por isso que o Lee precisou usar a Lótus, que seria um taijutsu forte o suficiente para quebrar a armadura:
E o combate segue com o Lee mostrando um taijutsu cada vez mais forte para que, no fim das contas, fosse tudo inútil contra o Gaara. Já na vez do Sasuke:
O Gaara é retratado como ofegante depois de receber uns poucos golpes do Sasuke (que não eram melhores que os golpes do Lee). E ainda que a informação sobre a Armadura de Areia consumir muito chakra já houvesse sido apresentada, o desgaste passou longe de ser tão expressivo na luta contra o Lee.
Pior: se o Gaara apenas continuasse apanhando, era mais provável que o Sasuke iria se cansar antes de causar um dano relevante no Gaara e seria simplesmente engolido pela areia. Mas o roteiro fez a sede de sangue do Gaara consumir a mente dele para que ele ignorasse o plano, se transformando no Shukaku na frente de todo mundo:
E ainda que o Sasuke tivesse o Chidori, ele se aproveitou do tempo que o Gaara estava dentro do casulo de areia para prepará-lo, algo que provavelmente não conseguiria se o Gaara ficasse atacando ele com a areia:
Basicamente, o Sasuke só venceu porque a sede de sangue do Gaara enburreceu ele.
De qualquer forma, esse negócio de roteiro pode ser aplicado a praticamente qualquer coisa. As lutas do Sasuke, no geral, são bem consistentes. Na verdade, dá até pra dizer que o roteiro foi mal com ele em algumas, especialmente na Reunião dos Cinco Kages, onde toda aquela inteligência do Sasuke mostrada nas batalhas contra Deidara e Itachi foram jogadas para escanteio. Ali ele estava só poder bruto mesmo, mal estava pensando. Idem sobre a luta final contra o Naruto.