Essas definições não importam muito. Qualquer raça pode sofrer descriminação, seja pela nacionalidade, religião, escolaridade ou características físicas (que vão muito além de cor da pele).
Nagata escreveu:O preconceito já diminuiu muito e vai diminuir cada vez mais, tomara que suma logo da nossa sociedade, vai acontecer hora ou outra. E tomara que esse papo de "dívida histórica", uma bobagem sem tamanho, se vá junto.
Hon escreveu:Dentro da antiga definição do termo em si, seria o que o Nagata e o Rin citaram acima. Com o tempo, a definição foi sendo ajustada, adicionando o critério de 'ou com uma raça que sofre/sofreu segregação social.' No entanto, com as mudanças atuais, a resposta é não. Isso, do ponto de vista legal. Hoje em dia, o termo é usado para descrever casos em que uma raça inteira sofre discriminação. Dentro desse entendimento popular, isso nunca ocorreu com a raça caucasiana. Portanto, o que uma pessoa branca pode sofrer não é considerado racismo, mas sim injúria racial, pois atinge a pessoa individualmente e não sua raça como um todo.
Lembrando que isso não é minha opinião; vi essa explicação em um vídeo de uma advogada. Se necessário, posso procurar e compartilhar aqui.Nagata escreveu:Tudo depende da situação, na Africa um branco sofre mais do que um negro.
Não sei se foi fake news, mas isso me lembrou que, um tempo atrás, vi algumas notícias sobre brancos sendo expulsos de certas regiões na África apenas por serem brancos. O mais intrigante foi ver pessoas online justificando isso como uma espécie de "reparação histórica".
Ao pé da letra e o sentido literal de "racismo", onde há discriminação apenas pela raça, pode sim.
Kurama escreveu:Ao pé da letra e o sentido literal de "racismo", onde há discriminação apenas pela raça, pode sim.
Alguém aqui já ouviu falar de algum caso alguma pessoa conseguindo indiciar qualquer outra por racismo contra branco?
O seguinte, a carga histórica da comunidade negra é algo que provavelmente jamais será reparado,