Eu não critico o autor ou a personagem por não ter lutado contra Pain e escolhido proteger a aldeia porque considerando que Tsunade e Jiraiya possuem o mesmo nível o resultado da batalha era óbvio e não havia o ineditismo e nem o fator emocional que teve na luta de Jiraiya, além disso é extremamente coerente com a construção de personagem que a Tsunade tenha optado por salvar a vida dos habitantes de Konoha, porém eu acho que o autor falhou ao não aproveitar ofensivamente o Hokage em outros momentos que eram oportunos: Hidan e Kakuzu invadiram o país do Fogo, ou seja, eles foram até o território da Tsunade e essa seria uma oportunidade ideal para colocar a Tsunade em combate sendo que ela poderia perfeitamente substituir o Kakashi. Outro momento em que a Tsunade poderia ter atuado, mas não fez foi na 4ª Guerra Mundial Ninja onde ela e o Raikage assumiram uma postura muito mais passiva que os demais kages, o autor poderia perfeitamente ter colocado ela para lutar contra um kage reencarnado ou contra Hanzō, já imaginou Tsunade vs Hanzō, Chiyo e Kimimaro? Outro momento em que ela poderia ter lutado foi quando ela e o Raikage foram parar os 2 jins, ela poderia pelo menos ter lutado um pouco contra o B ou ter concretizado a ameaça dela contra o Raikage. Ela também poderia ter lutado ao lado dos demais Hokages ou mesmo na invasão de Pain, ela poderia permanecer no papel de curandeira, mas invocar mais lesmas para lutar com as invocações de Pain.
E antes que alguém responda o tópico de forma equivocada lembre-se que o Kishimoto é o deus desse universo e se ele quisesse a Tsunade poderia derrotar o Madara com um peteleco.
E antes que alguém responda o tópico de forma equivocada lembre-se que o Kishimoto é o deus desse universo e se ele quisesse a Tsunade poderia derrotar o Madara com um peteleco.