Primeiro eu analiso os personagens ou a situação, tenho um passo a passo:
1º Feitos e fatos do mangá:
Quando algo realmente é feito, por exemplo, o Sasuke utilizando do sharingan pra antecipar e então desviar fisicamente do raikage.
É importante se ater aos bônus e aos ônus dos personagens. É extremamente comum aqui no fórum ver os fanboys destacando seus personagens favoritos citando apenas os bônus e ignorando uma tonelada de ônus ou tentando usar desculpas pra contornar, visando deixar seus personagens muito mais destacados que eles realmente são. Eu vejo muito esse destaque exagerado e ignorância do ônus dos personagens Sakura, Tsunade e Itachi.
2º Ditos por personagens relevantes do mangá:
Quando o Iruka diz que o Hiruzen foi o kage mais forte, não é uma menção relevante, pois ele não era vivo durante a era dos kages anteriores e cresceu com todo mundo exaltando o Hiruzen, vendo o auge dele e sendo o ninja mais forte de konoha em sua juventude. Mesmo assim, a fala do Iruka só realmente se mostrou sem peso após entrar em conflito com o primeiro ponto, que citei acima.
Então se a Ino chamar a Sakura gennin de "rápida" enquanto nenhum outro personagem diz isso, mostra que é uma análise sem peso relevante pra confirmar que a personagem é veloz, até pelo fato de que no exame todos os personagens que eram realmente bons eram destacados por isso pelos shinobis da plateia.
3º Fatos do databook:
Databook trabalha com fatos e hipérboles, eu prefiro não contar com as hipérboles.
4º Comparação entre personagens que pode ser feita uma alusão mais direta.
Por exemplo: Itachi lutou contra Sasuke e o derrotou no taijutsu, Bee lutou contra Sasuke e o derrotou no taijutsu, Itachi lutou contra Bee e perdeu no taijutsu. Então aqui eu criei uma escala em que, para taijutsu, temos que: Bee > Itachi > Sasuke.
Usando isso como base, eu sei que quem perder no taijutsu para o Sasuke, não lida contra os que estão acima nessa área de combate, exceto se tiver apoio de alguma outra área ou circunstância específica, como o uso do elemento surpresa (muito utilizado pela Tsunade).
5º Lógicas apresentadas no mangá:
O mangá apresentou várias lógicas e padrões que se repetem por muitas vezes, como o fator surpresa ser algo relevante, o sensor não ser automático na maioria dos casos, etc, isso impacta na hora de analisarmos as lutas ou os personagens. Em Naruto, diferente de DBZ ou Fairy tail, em que só importa o "nível de ki" ou "nível da magia", geralmente a quantidade de recursos e habilidades em diferentes setores é o que mais impacta.
Podemos ver Sasori com e Sasori sem recursos, na sua versão viva e versão edo, a diferença do nível de perigo que o personagem oferece é absurdamente diferente.
Em Naruto o preparo também faz muita diferença, diferente de outros mangás em que os truques não são tão impactantes assim:
Podemos ver isso no arco dos imortais, onde após saberem o segredo do Hidan, conseguem elimitar uma das máscaras do Kakuzu e ainda enganar o Hidan com um simples preparo de seringa com sangue.
Powerscalling em Naruto só tem uma interferência mínima quando se trata de qualidade ou fluxo do chakra, onde podemos ver que chakra bijuu, senjutsu, portões e modo borboleta aprimoram atributos dos personagens, enquanto quantidade de chakra (como Uzumakis ou o byakugou) não aprimoram os atributos, do contrário Sakura, Tsunade, Naruto base, Gaara base, entre outros, seriam os personagens com atributos muito absurdos, ultrapassando em muito o Sasuke, que é muito mais ressaltado em velocidade que esses todos mencionados.
Citação especial: Hype
Eu acho bonitinho o hype, gosto de hypar meus favoritos, mas em um debate o hype não deve ser contabilizado, exceto se for um personagem que pouco mostrou e precisa ser hypado (como Hiruzen auge, Sakura adulta, Kakashi hokage, etc). E nesse caso o hype deve, de preferência, seguir uma lógica, aplicando as coisas ditas acima.
Em um debate eu gosto de quotar cada comentário que eu discordo e responder usando esse passo a passo acima.