Em primeiro lugar, não existe nenhuma evidência que o sandaime tenha sobrevivido a um golpe de bijuudama ou sequer que Gyuuki a tenha usado, sendo que toda a narrativa é que ele atingiu seu próprio corpo com o Nukite. Quando Naruto pergunta como o Hachibi feriu o raikage, a bijuu responde.
Spoiler :
With my biju bomb, i think - Com minha bomba bijuu, eu acho
Hmm... or maybe - Hmm ou talvez
We both collapsed forward completely spent yet still poised to attack... - Nós dois caímos para frente completamente esgotados, mas ainda prontos para atacar...
I don't remember much beyond that... Não me lembro de muito mais do que isso...Neste momento, Naruto que antes não tinha conseguido realizar a biju dama, chegou a conclusão de que foi a própria lança do raikage que ocasionou a cicatriz e prepara uma estratégia no modo sennin para testar sua teoria.
Segundo, o raikage (filho) é tratado com a mesma genética que a do raikage (pai) e por isso Mabui acreditava que somente ele poderia ter chances de replicar o feito de sobreviver ao Tensou no jutsu e não que os dois tenham exatamente o mesmo nível de resistência. Enquanto era certo que o sandaime sobreviveria a técnica, no caso do yondaime era apenas uma aposta.
Terceiro, Tsunade tem sim uma resistência (Byakugou) bem acima da média de outros personagens e isso é bem comum quando se tem esse nível de força física e vice versa. A não ser que ela tenha se ferido e curado em instantes, ela aguentou até mesmo as Yasaka no Magatamas a queima roupa.
Por último, bijudamas são das técnicas mais poderosas do mangá e vaporizam montanhas inteiras, isto é acima até mesmo do que o Tengu do Madara realizava. Nunca que elas seriam ''superestimadas''.