O que eu tô fazendo é questionar sua interpretação com base em traduções oficiais que estão incoerentes com informações do mangá. Mesmo existindo duas traduções oficiais para idiomas diferentes que sustentem ideias “iguais”, o ideal seria comparar com uma terceira ou quarta tradução oficial, visto que há uma sutileza que permita interpretar duas expressões: "ao menos que" ou "mesmo que", que possuem ideias bem distintas, e muda totalmente o sentido do trecho. Isso precisa ser verificado, talvez até por algum membro daqui que realmente seja muito versado na língua japonesa. Traduções oficiais adaptam e erram também. Nada é infalível.
Eu concordo totalmente com isso. Porém, eu estou trabalhando com fatos. Você está trabalhando com hipóteses. ”E se as traduções oficiais erraram?”. É uma possibilidade, não é uma certeza. Recentemente, eu vi uma discussão sobre o Kisame ter mencionado que conheceu outros dois usuários de taijutsu do nível do Gai e, particularmente, eu sempre acreditei nisso. Mas apresentaram provas de que a tradução realmente estava errada e isso me convenceu. Sendo assim, uma vez que este trecho for comprovado como um erro, eu aceito a sua versão, do contrário, vou continuar trabalhando com os fatos.
"Ah, mas você está ignorando a tradução oficial sobre a regeneração do Hashirama na página do Byakugou". Sim, porque o próprio DB4 entra em contradição.
O Orochimaru perfurou o coração da Tsunade com a espada Kusanagi e não há nada que indique que foi um dano superficial, muito pelo contrário, ele transpassou o corpo dela até a espada ficar quase toda fora nas costas dela. Que perfuração não mortal é essa? O coração da Tsunade é de que tamanho para ser transpassado por uma espada que passou toda por ele e não ter sido regaçado?
Eu não mencionei em momento algum que a Tsunade sofreu um dano superficial nesta cena. Por outro lado, foi um corte profundo, mas fino. Não é o suficiente para ter destruído o coração de uma pessoa por completo, que é o tipo de dano que eu enfatizei que poderia ser demais para a regeneração restaurar com base no que mangá e databook apresentaram.
Eu não tô dizendo que a Tsunade não morre não importa qual golpe ela receba, de onde você tirou isso? É bem coerente considerar que decapitação ou explodir o cérebro dela a mate, mas isso está muito distante da ideia de um órgão não poder receber danos sérios. No caso, seriam órgãos específicos que não poderiam tomar danos sérios, e não os órgãos em geral.
Exato! Desde o primeiro comentário, os únicos órgãos que eu mencionei que, caso fossem muito prejudicados, poderiam ser impossíveis de restaurar, foram o coração e o cérebro, até porque esses são os órgãos vitais mais importantes. Em momento algum eu tive intenção de passar a ideia de qualquer órgão não poderia sofrer um dano grave e ainda assim ser restaurado.
Se você quer defender que ter o coração totalmente desintegrado a mataria, eu posso concordar, mas não é um dano sério no coração e em outros órgãos que a matam, pois o mangá já PROVOU que não. Daí o motivo de eu estar acreditando que faz mais sentido a versão não oficial que diz que a descrição da técnica é que ela faz voltar o corpo para seu estado sem dano mesmo diante de feridas que normalmente o matariam.
Bom, essa é a única ideia que eu sugeri desde o princípio.
”Se o seu coração fosse ARRANCADO ou MUITO DANIFICADO, é provável que ela também estaria em alto risco de morte, então um Chidori, tal como o Obito levou, poderia ser fatal (ele ia morrer, mesmo com a regeneração do Hashirama, mas se transformou no Jinchuuriki do Juubi e virou o jogo)”
Eu mencionei o Obito porque, do meu ponto de vista, o coração dele foi “completamente” destruído, não sobrou praticamente nada para regenerar ali:
Spoiler :
Eles se regeneram porque possuem células do Hashirama e, pelo que temos de informação, isso por si só já dá habilidade de regeneração. E eu te questiono: onde foi dito que ter as células do Hashirama permite chegar no mesmo patamar do Hashirama original em nível de técnicas?
O mangá e o databook dizem que aqueles que possuem as células do Hashirama podem utilizar a habilidade de regeneração que ele possuía, sem mais nem menos. O Obito, à beira da morte após ser esmagado pelas rochas, teve a sua vida salva pelas células do Hashirama. Ele e o Madara eram ambos capazes de se regenerar sem usar selos de mão, igualzinho ao Hashirama. Por qual motivo eu deveria considerar uma informação adicional que nunca foi sugerida em mangá ou databook?
Orochimaru com células do Hashirama ser capaz de restringir o Tobirama, mas afirmar que o Hashirama pode quebrar o controle a qualquer momento já não sustenta a ideia de que quem possui células do Hashirama não se sobressai a um corpo verdadeiro com essas células?
Não. Porque não tem nada a ver.
Eu só trouxe uma tradução oficial porque a achei quando estava pesquisando, mas a tradução em inglês que você utilizou também sustenta a mesma coisa que eu estou defendendo. Você tá cometendo um deslize terrível ao interpretar que as reservas de chakra do Hashirama não têm correlação com a cura dele, sendo que as reservas de chakra dele só são mencionadas no Databook do “SS - Byakugou no Jutsu” para informarem que a Tsunade precisa usar o selo Byakugou para chegar no patamar das reservas dele e, a partir disso, se curar constantemente como ele fazia ao lutar.
Talvez? Talvez! Mas os pontos são:
→ Essa correlação entre a quantidade de chakra e a capacidade do Hashirama se regenerar não existe no mangá.
→ O DB4, na seção que explica sobre a regeneração do Hashirama, não faz questão de mencionar este ponto.
→ O DB4, na página do Byakugou, como já mencionei antes, apresenta duas informações isoladas sobre o Hashirama, uma que ele possui uma grande quantidade de chakra, outra que ele pode se regenerar sem selos de mão.
→ O DB4 diz que Tsunade utiliza o Byakugou para aumentar sua quantidade de chakra e permitir o uso do Souzou Saisei por um longo período.
→ Há ninjas que podem se regenerar como o Hashirama mesmo sem possuir as reservas de chakra dele.
Qual a sua dúvida do papel do chakra enorme do Hashirama na cura “automática” dele em um embate? Tá muito explícito que possuir uma quantidade de chakra gigantesca é a única informação oficial que temos do porquê ele consegue se curar constantemente assim.
O papel do chakra enorme para o Hashirama usar a regeneração é o mesmo do Byakugou para o Souzou Saisei. Permitir a regeneração por períodos longos, porque se regenerar gasta muito chakra.
Não estou fazendo nenhuma confusão! Você não quer aceitar meus argumentos claros, com respaldo no mangá, porque enfiou na sua cabeça que só a sua versão do funcionamento da regeneração da Tsunade/Sakura é o correto. Eu estou apontando problemas na sua análise, e sustento todos os meus apontamentos, pois tenho o mangá ao meu lado. Traduções oficiais, assim como uma análise sua, não são infalíveis. Assim, espero que você seja capaz de aceitar uma interpretação muito melhor embasada no que diz respeito a unir as informações do mangá e dos materiais fontes do que a sua, até porque você escolheu arbitrariamente ignorar a tradução oficial do databook 4 quando defendeu que o chakra do Hashirama não tem peso na cura automática dele, sendo que mesmo ao se pegar a outra versão de tradução escolhida por você, você tá comentando um deslize de interpretação, pois essa versão também sustenta o que é dito na tradução oficial. E aí? Como ficamos? (:
Sim, você está fazendo confusão.
Eu disse que o Byakugou diminui o tempo de vida. → Você diz que essa informação sofreu retcon. → Eu te provo que a informação não sofreu. → Você concorda e muda o foco para “agora é menos sofrido” que nem estava em discussão.
Já sobre aceitar os seus argumentos:
O primeiro ponto que você levantou foi do Obito:
Eu disse que a Tsunade provavelmente não sobreviveria de ter o coração arrancado ou completamente destruído, como no caso do Obito. → Você discordou inicialmente. → Mas neste último comentário, você admite que poderia concordar que Tsunade provavelmente não sobreviveria de ter o coração arrancado ou completamente destruído, levando-nos de volta ao que eu já havia mencionado no início.
O segundo ponto que você levantou foi do tempo de vida do Byakugou, que já abordei mais acima.
No fim das contas, seus argumentos nem são contrários aos meus, apenas complementam com informações mais detalhadas sobre assuntos que eu meramente mencionei superficialmente, então eu os aceito de braços abertos. A impressão que eu tenho é que você simplesmente não entendeu o meu primeiro comentário, então discordou de alguns pontos que eu não havia mencionado para, agora, concordar com a ideia geral sem perceber.