O Sōzō Saisei é baseado em acelerar a velocidade da regeneração que o próprio corpo humano possui naturalmente. Quando uma pessoa quebra um braço, por exemplo, serão necessárias algumas semanas até que esta parte do corpo seja completamente recuperada (dependendo da gravidade, é claro). O poder da Tsunade não faz mais do que acelerar esse processo de cura, fazendo com que tal dano seja curado em poucos segundos. É como se ela avançasse no tempo, necessariamente envelhecendo o seu corpo até o ponto em que seus ferimentos estiverem completamente restaurados. É por isso que a técnica reduz a expectativa de vida.
Em relação aos limites, há três:
1) O primeiro limite é o chakra. Se a Tsunade não possui chakra para manter o Sōzō Saisei, não há regeneração, independente se o dano é letal ou um mero arranhão.
2) O segundo limite é a capacidade de regeneração do corpo humano. Mesmo se a Tsunade possuir chakra, é irrelevante acelerar o processo de cura do corpo humano quando o dano é impossível de reparar. Basicamente, se o usuário do Sōzō Saisei tiver um membro, como um braço, completamente destruído, não haverá o nascimento de outro braço no lugar, o máximo que pode acontecer é a pele da região selar a abertura ou, se houver um braço disponível, recolocá-lo (assim como o Madara fez com o braço do Zetsu). É por isso que a descrição da técnica nos DBs enfatiza que os órgãos vitais não podem sofrer um dano muito grave, pois são órgãos com pouco poder de regeneração, então a maioria dos danos nestas regiões são letais e não podem ser restaurados pelo corpo. Neste sentido, danos graves no cérebro e no coração da Tsunade ainda podem ser letais.
3) O terceiro limite é a capacidade de divisão das células do corpo. Neste sentido, se um órgão ou tecido atingir esse limite, as células não podem mais se dividir e o dano não pode ser regenerado, independente se há chakra disponível ou se aquela parte do corpo podia ser regenerada anteriormente. Então se, por exemplo, a Tsunade levar infinitos golpes que rasguem sua pele, chegará um momento que a pele não irá mais se regenerar.
Enfim, esses são os limites.
Se os braços dela forem amputados? Não vão nascer novos, mas ela pode pegar o antigo. Por outro lado, se os braços forem completamente destruídos, ela vai precisar se contentar em ficar eles.
Se ela for partida ao meio? Não vão nascer novas pernas, mas suas antigas pernas podem ser recolocadas.
Se ela for decapitada? Não vai nascer um corpo novo, mas dizem que pessoas decapitadas ainda permanecem conscientes por alguns segundos, então supondo que a cabeça e o corpo fossem reunidos, é provável que ela sobreviveria.
Por outro lado… se o cerébro dela for perfurado ou seriamente danificado, ela provavelmente morreria de imediato. Se o seu coração fosse arrancado ou muito danificado, é provável que ela também estaria em alto risco de morte, então um Chidori, tal como o Obito levou, poderia ser fatal (ele ia morrer, mesmo com a regeneração do Hashirama, mas se transformou no Jinchuuriki do Juubi e virou o jogo). Se o corpo dela for explodido em vários pedaços, tal como do Hidan foi, ela provavelmente morreria também.
É isso que penso.