O Tobirama contra-argumentou essa narrativa do Orochimaru, segundo ele, cedo ou tarde os uchihas iriam se rebelar pois já haviam seguidores alinhados aos ideais do Madara naquela época, o massacre do clã uchiha já era premeditado de acontecer cedo ou tarde.
Não é como se ele tivesse agido de má fé ou de argumentos infundados, Tobirama fez o que tinha que fazer na sua época, houveram depois situações extenuantes que agravaram essa situação ainda mais. O clã uchiha é um clã de fortes emoções, basta uma faísca para virar um fogaréu.
Hashirama tinha sim seus desejos, mas ele teve o próprio governo e não criou nenhuma instituição, isso só foi acontecer mais tarde pelo Tobirama, que detinha um conhecimento mais avançado sobre gestão. Tsunade por outro lado, na minha opinião em termos governamentais, foi a segunda pior hokage, só atrás do Hiruzen que conseguiu ser o mais omisso da história.
A começar que Tsunade toma uma atitude logo após assumir o cargo de mandar os genins mais promissores de sua vila atrás do Sasuke, isso pois não tinha mão de obra pra fazer essa missão. Ela basicamente mandou o jinchūriki da vila sem nenhuma supervisão maior para um risco de vida, junto com um gênio nara em ascenção, um akimichi em ascensão, um inuzuka em ascensão e simplesmente o maior gênio da história do clã hyūga, todos mandados para resgatar Sasuke de um esquadrão poderoso que nem os ninjas de nível jōnin estavam lidando, não preciso nem falar que foi uma decisão insensata que foi desaprovado até mesmo pelo Kakashi:
Nem preciso dizer que quase todos morreram...
O restante do governo de Tsunade é somente papelada e salvar Konoha quando precisava, que é basicamente o trabalho dela, a obrigação. Não há nenhum fator positivo além do que ela devia fazer, que era gerir e proteger, aliado ao erro grave do clássico. Tobirama por outro lado, coleciona feitos lendários.