O que você está fazendo
@pererecacomquiabo se chama analisar a metanarrativa, usar um elemento fora da narrativa como um tema para embasar um elemento dentro da narrativa, isso não importa para a análise que eu fiz que é puramente baseada no cânone, isto é, como é a idéia corrente puramente dentro da narrativa sem considerar os elementos externos do roteiro como inconsistências no powerscaling, os retcons, etc.
Dentro do cânone Orochimaru é o mais forte dos Sannin e eu trouxe evidências disso, evidências que existem dentro do cânone, não elementos metanarrativos ou frases soltas, essas evidências que eu trouxe se ligam e formam uma narrativa clara e coerente:
Orochimaru é o mais forte dos Sannin pois é um gênio que aparece uma vez por geração e Hiruzen desejava fazê-lo seu sucessor, porém Orochimaru se mostrou uma pessoal corrompida e não foi indicado a posição, gerando ruído entre os ninjas que acreditavam que ele devia ser o próximo Hokage por ser o mais forte entre os ninjas da Folha, Orochimaru não conseguindo a posição decidiu abandonar a vila e seu companheiro Jiraiya foi pará-lo, mas não conseguiu pois Orochimaru era mais forte do que ele.
Você não pode refutar essa narrativa, bem coerente e clara que existe dentro do cânone, trazendo fatos metanarrativos ("os Sannin são baseados no jokenpô") ou comentários soltos ("Mas no capítulo x é dito que o Jiraiya...", "no databook é dito que a Tsunade...").
No minimo você tem que trazer uma narrativa tão coerente quanto, nesse caso temos uma inconsistência da parte do Kishimoto, mas não é o caso pois como eu mencionei, nunca foi colocado que os Sannin são iguais (isto é, não a um superior ou inferior entre eles), mas sim que somente um Sannin tem chance contra outro Sannin, isto é, os ninjas abaixo deles mesmo que Jounins de Elite, não tem chance contra eles.